sábado, 15 de setembro de 2012

Matriz Curricular de Matemática - 1º, 2º e 3º anos do Ciclo da Alfabetização do Ensino Fundamental - PIP/SEE-MG

PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - PIP
MATRIZ CURRICULAR - MATEMÁTICA  
CICLO DA ALFABETIZAÇÃO – 1º, 2º E 3º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LEGENDA:            
  I – Introduzir                        T – Trabalhar                       C - Consolidar                                       R - Retomar

 

EIXOS


CAPACIDADES

CONTEÚDOS
CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
1º ANO
2º ANO
ANO













1. ESPAÇO E FORMA












1.1- Descrever, interpretar, identificar e representar a movimentação de uma pessoa ou objeto no espaço e construir itinerários.





- Representação de caminhos:
. deslocamento nos espaços próximos ou em trajetórias familiares;
. relato de orientação e deslocamento no espaço;
. representação de deslocamento por meio de desenhos, mapas e plantas (para o reconhecimento do espaço e localização nele);
- Descrição de uma posição por meio do uso de expressões de referência: à frente, à esquerda de, à direita de, atrás de, etc.

I
T
T
1.2- Representar a posição de uma pessoa ou objeto utilizando malhas quadriculadas.

I
T
1.3- Identificar pontos de referência para situar e deslocar pessoas/objetos no espaço.
I
T
T
1.4- Representar o espaço por meio de maquetes, croquis e outras representações gráficas.

I
T
1.5- Perceber o próprio corpo, sua forma, suas dimensões e sua relação com o espaço físico.
- O espaço físico do aluno.
- Noção de direção e sentido: percursos.
I
T
T
1.6- Identificar, descrever e comparar padrões (por exemplo: blocos lógicos) usando uma grande variedade de atributos como tamanho, forma, espessura e cor.
- Dimensionamento de espaços – relação de tamanho e forma.
- As formas geométricas presentes no cotidiano (escola, objetos, natureza, etc.)
- Construção e representação de formas geométricas.
- Figuras Planas: quadrado, triângulo e retângulo.
- Triângulos e quadriláteros no Tangran.
- Semelhanças e diferenças entre as formas geométricas espaciais e planas.

- Formas geométricas espaciais e planas nos mais diferentes contextos.
- Composição e análise de figuras em malhas quadriculadas e sua relação com a medida de perímetro.
- Caracterização dos elementos das figuras espaciais: superfícies, bases, construções, número de faces, vértices e arestas.
I
T
T/C
1.7- Identificar triângulos e quadriláteros (quadrado, retângulo, trapézio, paralelogramo, losango) observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares).

I
T
1.8-Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras planas (triângulo, quadrilátero e pentágono) de acordo com o número de lados.

I
T
1.9- Identificar e conceituar elementos de figuras geométricas, como faces, vértices, arestas e lados.

I
T
1.10- Identificar linhas de simetria em formas bidimensionais (por exemplo: dobrando papel, desenhos a tinta, espelhos), no ambiente, objetos e letras.
- Figuras simétricas.
- Simetria de reflexão.
- Eixo de simetria.

I
T
1.11- Identificar semelhanças e diferenças entre poliedros (cubo, prisma, pirâmide e outros) e não poliedros (esfera, cone, cilindro e outros);
- Reconhecimento e estudo dos elementos das figuras espaciais: cilindros, cones, pirâmides, paralelepípedos, cubos.
- Poliedros e corpos redondos.
I
T
T/C



EIXOS


CAPACIDADES

CONTEÚDOS
CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
1º ANO
2º ANO
ANO













2. GRANDEZAS E MEDIDAS
2.1- Comparar, através de estratégias pessoais, grandezas de massa, comprimento e capacidade, tendo como referência unidades de medidas não convencionais ou convencionais.


- Noções de distância, sentido, espessura, cor e tamanho (conceitos básicos).
- Medidas
. Instrumentos de medida não convencionais: passos, palmos, etc.
. uso da régua e da fita métrica.
- Medidas de capacidades: litro, meio litro e mililitro.
- Medidas de massa: quilograma, grama, tonelada;
. uso de balanças
I/T
T
T
2.2- Reconhecer e utilizar, em situações-problema, modelos concretos e pictóricos, as unidades usuais de medida: tempo, sistema monetário, comprimento, massa, capacidade e temperatura.
I
T
T
2.3 - Usar horários, calendários e calcular o tempo decorrido em intervalos de hora para solucionar problemas do cotidiano.
- Medidas de tempo: segundos, minutos, horas, dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano, década.
- Calendário.
I
T
T
2.4- Estimar e medir o decorrer do tempo usando “antes ou depois”; “ontem, hoje ou amanhã”; “dia ou noite”; “manhã, tarde ou noite”; “hora ou meia hora”.
- O tempo: antes ou depois; ontem, hoje ou amanhã; dia ou noite; manhã, tarde ou noite; hora ou meia hora.
I
T
T
2.5- Identificar instrumentos apropriados (relógios e calendários) para medir tempo (incluindo dias, semanas e meses).

- Instrumentos de medida de tempo: rotina, relógio.
I
T
T
2.6- Identificar e escrever medidas de tempo marcadas em relógios digitais e analógicos (por exemplo: intervalos de hora e de meia hora).
- Tempo: horas
I
T
T
2.7- Identificar medidas de temperaturas em termômetros.
- Medida de temperatura: termômetro
I
T
T
2.8- Identificar e comparar quantidade de dinheiro em cédulas e moedas.
- Sistema Monetário:
. reconhecimento e utilização de cédulas  e moedas;
. leitura e escrita por extenso de valores;

I
T
T



EIXOS


CAPACIDADES

CONTEÚDOS
CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
1º ANO
2º ANO
ANO














3. NÚMEROS E OPERAÇÕES – ÁLGEBRA E FUNÇÕES
















    





3.1- Utilizar critérios de classificação, seriação, ordenação, inclusão e conservação de quantidades.
- Comparação, seriação, inclusão e conservação de quantidades.
I
T
C
3.2- Utilizar, em situações-problema, diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos.
- Quantificações discretas: correspondência biunívoca, sequência oral numérica, zoneamento (os elementos contados e a contar) e nomeação da coleção por uma quantidade de objetos ou por figuras tomando como referência o último elemento contado.
I
T
C
3.3- Relacionar a história da matemática na construção do número e sua importância no contexto social.
- História da matemática.
- A construção do número.

I
T
T
3.4- Reconhecer números naturais e decimais em diversas situações (jornais, filmes, comércio etc.).
- Números no dia a dia.
I
T
T
3.5- Escrever, comparar e ordenar números naturais de qualquer grandeza.
- Sistema de Numeração Decimal:
. registro, leitura e escrita numérica de quantidades até 100
. contar até 100 ou mais de 2 em 2, de 3 em 3, de 5 em 5, de 10 em 10, de 25 em 25, de 50 em 50 e de 100 em 100
. agrupamentos e desagrupamentos até 100
. valor posicional dos números
. composição e decomposição de números por parcelas, fatores, ordens e classes
. agrupamento na base 10
. número par e impar
. números ordinais: função, leitura e representação
. representação escrita por extenso dos numerais
. séries numéricas em ordem crescente e decrescente
. o milhar
. sinais convencionais para registrar adição e subtração
. cálculo mental em situações de atividade matemática oral
. relações entre os números: maior que, menor que, estar entre
. estimativa
. dobro, triplo, quádruplo
. dúzia, meia dúzia
. valorização das mãos como ferramenta na realização de contagem e cálculos
. situações de partilha com registro pictórico
I
T
T
3.6- Utilizar estratégias pessoais e técnicas convencionais para resolver situação-problema, envolvendo adição e subtração (sistematicamente); multiplicação, divisão (noções).
- Noções de adição: juntar e acrescentar
- Noções de subtração: tirar, comparar e completar
- Adição e subtração de dois ou mais algarismos sem recurso (empréstimo) e sem reagrupamento
- Adição e subtração de dois ou mais algarismos com recurso (empréstimo) e com reagrupamento
- As propriedades da adição e da subtração
- Noções de multiplicação: possibilidades
- Multiplicação como soma de parcelas iguais e organização retangular
- Noção de divisão: ideia de repartir
- Resolução de situações-problema envolvendo adição e subtração (sistematicamente); multiplicação e divisão (noções)

I
T
T
3.7- Reconhecer e representar o número fracionário em situações significativas e concretas.
- Frações comuns: metades, terços, quartos, quintos, sextos e oitavos, usando materiais concretos;


I
T
T
3.8- Reconhecer a função da vírgula na escrita e leitura de números decimais em situações envolvendo valores monetários por meio de preços, trocos, orçamentos.
- Sistema Monetário:
. troca entre valores;
. cálculo de preço;
. cálculos com valores envolvendo as quatro operações;
. elaboração de problemas significativos em contextos reais de situações de compra e venda.
I
T
T



EIXOS


CAPACIDADES

CONTEÚDOS
CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
 ANO
 ANO
ANO






4. TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

4.1- Coletar, organizar e registrar dados e informações (usando figuras, materiais concretos ou unidades de contagem).

- Noções de registro de dados.
I
T
T/C
4.2- Criar registros pessoais para comunicação das informações coletadas.
- Organização de dados.
- Registro de dados em tabelas simples.
I
T
C
4.3- Ler e interpretar informações e dados apresentados de maneira organizada por meio de listas, tabelas, mapas e gráficos, e em situações-problema;
- Leitura e interpretação de dados em listas, tabelas, mapas, gráficos.
I
T
T
4.4- Transformar listas e tabelas em gráficos pictóricos, de barra ou de colunas e vice-versa;
- Construção de gráficos pictóricos, de barra ou de colunas.

I
T
4.5- Reconhecer possíveis formas de combinar elementos de uma coleção e de contabilizá-las usando estratégias pessoais, envolvendo probabilidade.
- Situações problemas simples envolvendo ideias de possibilidade e probabilidade.
I
T
T







Um comentário:

  1. Lua,
    Boa Noite!
    Eu estava a procura de matriz curricular eencontrei seu Blog, adorei.
    Estou precisando das outras disciplinas de alfabetização. Vocêtêm?
    Abraços!
    Angela - E.M. Lígia Duque Catão - Lima Duarte

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