PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - PIP
MATRIZ CURRICULAR – EDUCAÇÃO FÍSICA – VERSÃO PRELIMINAR
CICLO INICIAL
1º, 2º E 3º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
EIXO
|
CAPACIDADES
|
DETALHAMENTO
|
CONTEÚDO
|
CICLO
INICIAL
| ||
1º
|
2º
|
3º
| ||||
1. Jogos pré- desportivos
|
1.1- Conhecer a história de cada modalidade pré- desportiva.
|
Essa capacidade tem por objetivo possibilitar aos alunos conhecer a história de jogos pré- desportivos que são jogos que preparam o aluno para qualquer modalidade esportiva. Para isso, o professor pode utilizar-se de estratégias como: roda de conversa, pesquisa, entrevista com profissionais da área.
|
História das modalidades pré-desportivas.
|
I/T/C
|
R/I/T/C
|
R/I/T/C
|
1.2- Executar os elementos básicos de cada modalidade pré-desportiva ludicamente.
|
Propiciar ao aluno oportunidades de jogar e brincar, em situação direcionada, permite que ele conheça ludicamente os movimentos básicos de cada modalidade pré-desportiva. É dessa forma que professor vai propiciar ao aluno o desenvolvimento dessa capacidade. Jogos como: queimada gigante, jogo de estafeta, jogo de varal são boas estratégias.
|
Elementos básicos de cada modalidade pré-desportiva.
|
I/T/C
|
R/T
|
T/C
| |
1.3 - Conhecer os objetivos e regras dos jogos pré-desportivos usados.
|
Oportunizar às crianças conhecer os jogos e praticar jogos com regras pré-estabelecidas ou construídas por elas, com a mediação do professor, coloca-as em situação que lhes permite desenvolver essa capacidade.
|
Regras e objetivos dos jogos pré-desportivos.
|
I/T/C
|
R/T
|
T/C
| |
1.4- Organizar autonomamente alguns jogos pré-desportivos.
|
Os alunos devem ter oportunidade de criar jogos e elaborar regras a partir de jogos tradicionalmente conhecidos. Brincar com esses jogos e brincadeiras aparentemente novos dá aos alunos a sensação de autoria e autonomia.
|
Organização de jogos pré-desportivos.
|
I/T/C
|
R/T
|
T/C
| |
1.5- Compreender os jogos pré-desportivos como opção de lazer.
|
Os alunos devem ter momentos em que possam brincar livremente, utilizando-se de brincadeiras tradicionalmente conhecidas como: amarelinha, roda, pular corda, escravo de Jó, bilboquê, adoleta.
|
Brincadeiras livres
|
I/T/C
|
R/T
|
T/C
| |
1.6- Compreender os jogos pré-desportivos como opção de respeito às diferenças.
|
Respeitar as diferenças é uma capacidade que deve ser desenvolvida em todos os conteúdos e momentos da vida escolar, inclusive e principalmente nas aulas de Educação Física. Para isso os alunos devem ser capazes de se dividirem em grupos para a prática dos jogos. Devem ser capazes de fazer trocas de pares durante as brincadeiras, em atividades como: coelhinho sai da toca, rinha de galo.
|
Jogos pré-desportivos na construção do respeito às diferenças.
|
I/T
|
T/C
|
R/T/C
| |
1.7- Compreender e identificar o vestuário adequado para a prática da educação física
|
Conscientizar as crianças da importância do uso de vestuário adequado para a prática de atividades física também é tarefa do professor. Ele poderá utilizar-se de roda de conversa, pesquisa, trabalho interdisciplinar com Ciências, a fim de que oriente seus alunos para que venham preparados para esse momento escolar e, consequentemente, para outras práticas esportivas.
|
Vestuário adequado: uma necessidade para prática desportiva.
|
I/T
|
T
|
T/C
| |
1.8- Reconhecer o potencial dos jogos pré-desportivos no desenvolvimento de atitudes e valores
|
A criança deve usar os jogos pré-desportivos para aprender e desenvolver as atitudes e valores. Como: corre cutia, futebol maluco, procure seu par, cada pássaro em seu ninho.
|
Desenvolvimento de atitudes e valores na prática de jogos.
|
I/T
|
I/T/C
|
I/T/C
|
EIXO
|
CAPACIDADES
|
DETALHAMENTO
|
CONTEÚDO
|
CICLO
INICIAL
| ||
1º
|
2º
|
3º
| ||||
2 – Jogos e brincadeiras
|
2.1- Vivenciar e diferenciar os jogos e as brincadeiras de cada tema. (jogos de salão, jogos de raquete, jogos pré-desportivos, jogos populares)
|
A criança deve desenvolver a capacidade de vivenciar e diferenciar os vários tipos de jogos e brincadeiras. Como: Jogos e brincadeiras populares (barra manteiga, amarelinha, rouba bandeira); Jogos pré-desportivos (vôlei de lençol, fut bichos, queimada maluca, queimada gigante); jogos de salão; jogos de raquete.
|
Jogos e brincadeiras e sua importância no desenvolvimento do aluno.
|
I/T
|
T
|
T/C
|
2.2- (Re) construir jogos e brincadeiras
|
O aluno deve ser capaz de construir novos jogos e reconstruir a partir dos jogos já existentes, como: queimada e quatro cantos.
|
Criação e reconstrução de jogos.
|
I/T
|
T/C
|
R/T/C
| |
2.3- Compreender que as brincadeiras proporcionam alegria e descontração.
|
Levar a criança a perceber a alegria e a descontração que os jogos e brincadeiras proporcionam.
|
Jogos e brincadeiras: alegria e descontração.
|
I/T/C
|
T/C
|
R/T/C
| |
2.4- Utilizar as brincadeiras e os jogos como fonte de desenvolvimento individual e por equipe.
|
A criança deverá ser capaz de verificar o seu crescimento em relação a si e ao grupo.
|
Jogos e brincadeiras: fonte de desenvolvimento da criança.
|
I/T/C
|
R/T
|
T/C
|
EIXO
|
CAPACIDADES
|
DETALHAMENTO
|
CONTEÚDO
|
CICLO
INICIAL
| ||
1º
|
2º
|
3º
| ||||
3 – Jogos e brincadeiras.
|
3.1 – Articular o gesto com sons e ritmos produzidos pelo corpo, por diferentes objetos e instrumentos musicais.
|
O aluno deve articular gestos e ritmos movimentando todo o corpo. Som do corpo: seu corpo é um batuque.
|
Articulação entre gesto e ritmo: expressão corporal
|
I/T
|
T
|
T/C
|
3.2 – Vivenciar movimentos em diferentes ritmos.
|
Fazer o educando movimentar o seu corpo, se orientando ao ritmo da música. O professor pode utilizar-se de atividades como: dança dos ritmos e dança do esquisito.
|
Ritmos e seus movimentos
|
I/T
|
T/C
|
R/T/C
| |
3.3 – Expressar sentimentos e idéias utilizando as múltiplas linguagens do corpo.
|
A criança deve expressar seus sentimentos e idéias através da linguagem corporal.
|
Sentimentos e ideias e as múltiplas linguagens do corpo.
|
I/T/C
|
R/T
|
T/C
| |
3.4 – Vivenciar a dança e eventos escolares.
|
Os alunos devem participar de eventos e festivais em que organizem apresentações de dança.
|
Festival de dança na escola.
|
I/T
|
T
|
T/C
| |
3.5 – Reconhecer a qualidade dos movimentos nas atividades rítmicas e expressivas quanto, ao ritmo, à velocidade, intensidade e a fluidez.
|
O aluno deve reconhecer os ritmos e expressões, levando em conta a velocidade, intensidade e fluidez. Isso pode ser trabalhado através de atividades como: dança dos ritmos, dança dos níveis, danças dos tempos.
|
Ritmo e movimento.
|
I
|
T
|
T/C
| |
3.6 – Compor pequenas coreografias a partir de temas materiais ou música.
|
A criança deve ser capaz de criar e executar pequenas coreografias, partindo de temas e/ou músicas: dança dos bichos, dança das frutas, desafio musical.
|
Composição de pequenas coreografias.
|
I
|
T
|
T/C
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário