PLANO DE CURSO – ANO 2013
I- IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
CONTEÚDO: Matemática TURMA: 6º ano N°DE AULAS SEMANAIS:
PROFESSOR (ES):
II- OBJETIVOS GERAIS
*Desenvolver o pensamento numérico, ampliando e
construindo
novos significados
para os números e as operações e o pensamento algébrico.
*Generalizar propriedades das operações aritméticas, buscando na
geometria, trabalhar primeiro as figuras espaciais ou tridimensionais,
depois as figuras planas ou bidimensionais e em seguida os contornos
de figuras planas ou figuras unidimensionais.
*Estabelecer o raciocínio proporcional, observando a
variação entre
grandezas e
estabelecendo relações entre elas bem como oraciocínio estatístico e probabilístico, coletando, organizando e
analisando informações.
*Promover atitude positiva em relação à Matemática,
valorizando
sua utilidade, sua lógica e sua beleza em cada conceito
estudado.A comunicação de ideias matemáticas de diferentes formas: oral,
escrita, por tabelas, diagramas, gráficos entre outros.
III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO OBRIGATÓRIO
Programação
anual 6° ano Fonte: CBC Matemática
|
||||
Eixo Temático
|
Tema
|
Tópico
|
Objetivos Específicos
|
N° de aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
1.Conjunto dos Números Naturais
|
1.0 Conceituar
|
3 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
1.Conjunto dos Números Naturais
|
1.1 Operar com os números naturais: adicionar, multiplicar,
subtrair, calcular potências, calcular a raiz quadrada de quadrados perfeitos
|
10 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
1.Conjunto dos Números Naturais
|
1.2 Utilizar os critérios de divisibilidade
por 2, 3, 5 e 10
|
5 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
1.Conjunto dos Números Naturais
|
1.3 Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides
|
1 aula
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
1.Conjunto dos Números Naturais
|
1.4 Representar a relação entre dois números naturais
em termos de quociente e resto
|
1 aula
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
1.Conjunto dos Números Naturais
|
1.5 Fatorar números naturais em produto de primos
|
5 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
1.Conjunto dos Números Naturais
|
1.6 Calcular o mdc e o mmc de números naturais
|
6 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
1.Conjunto dos Números Naturais
|
1.7 Resolver problemas que envolvam técnicas simples de
contagem
|
2 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
1.Conjunto dos Números Naturais
|
1.8 Resolver problemas envolvendo operações com números naturais
|
6 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
3. Conjunto dos números racionais
|
3.1 Reconhecer a necessidade da ampliação do conjunto
dos números inteiros através de situações contextualizadas e/ou resolução de
equação
|
1 aula
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
3. Conjunto dos números racionais
|
3.2 Operar com números racionais em forma decimal e
fracionária: adicionar, multiplicar, subtrair, dividir e calcular potências e
calcular a raiz quadrada de quadrados perfeitos
|
13 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
3. Conjunto dos números racionais
|
3.3 Associar uma fração à sua representação decimal e
vice-versa
|
4 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
3. Conjunto dos números racionais
|
3.4 Resolver problemas que envolvam números racionais
|
10 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
3. Conjunto dos números racionais
|
3.5 Localizar números racionais na reta numérica ,
utilizando a ordenação do conjunto
|
4 aulas
|
I-Números e Operações
|
2:Grandezas Proporcionais
|
5. Porcentagem
|
5.1 Interpretar e utilizar o símbolo %
|
1 aula
|
I-Números e Operações
|
2:Grandezas Proporcionais
|
5. Porcentagem
|
5.2 Resolver problemas que envolvam o cálculo de
porcentagem
|
6 aulas
|
II-Álgebra
|
1:Expressóes Algébricas
|
7. Linguagem Algébrica
|
7.2 Traduzir informações dadas em textos ou verbalmente
para a linguagem algébrica
|
3 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
13. Figuras Planas
|
13.1 Reconhecer as principais propriedades dos
triângulo isósceles e equiláteros, e dos principais quadriláteros: quadrado,
retângulo, paralelogramo, trapézio, losango
|
11 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
13. Figuras Planas
|
13.2 Identificar segmento, ponto médio de um segmento,
triângulo e seus elementos, polígonos e seus elementos, circunferência,
disco, raio, diâmetro, corda, retas tangentes e secantes.
|
7 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
13. Figuras Planas
|
13.3 Identificar ângulo como mudança de direção
|
2 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
13. Figuras Planas
|
13.4 Identificar retas concorrentes, perpendiculares e
paralelas
|
2 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
13. Figuras Planas
|
13.5 Reconhecer e descrever objetos do mundo físico
utilizando termos geométricos
|
2 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
13. Figuras Planas
|
13.6 Reconhecer a altura de um triângulo relativa a um
de seus lados
|
2 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
16. Construções Geométricas
|
16.1 Construir perpendiculares, paralelas e mediatriz
de um segmento usando régua e compasso
|
5 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões algébricas
|
19. Medidas de comprimento e perímetros
|
19.1 Reconhecer a necessidade de medidas padrão
|
6 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões algébricas
|
19. Medidas de comprimento e perímetros
|
19.2 Relacionar o metro com seus múltiplos e
submúltiplos
|
2 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões algébricas
|
19. Medidas de comprimento e perímetros
|
19.3 Escolher adequadamente múltiplos ou submúltiplos
do metro para efetuar medidas
|
1 aula
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões algébricas
|
19. Medidas de comprimento e perímetros
|
19.4 Utilizar instrumentos para medir comprimentos
|
1 aula
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões algébricas
|
19. Medidas de comprimento e perímetros
|
19.5 Fazer estimativas de medidas lineares tais como
comprimentos e alturas
|
1 aula
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões algébricas
|
19. Medidas de comprimento e perímetros
|
19.6 Resolver problemas que envolvam o perímetro de
figuras planas
|
5 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões algébricas
|
20. Áreas e suas medidas
|
20.0 Conceituar
|
2 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões algébricas
|
20. Áreas e suas medidas
|
20.1 Relacionar o metro quadrado com seus múltiplos e
submúltiplos
|
3 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões algébricas
|
20. Áreas e suas medidas
|
20.2 Escolher adequadamente múltiplos ou submúltiplos
do metro quadrado para efetuar medidas
|
1 aula
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões algébricas
|
20. Áreas e suas medidas
|
20.3 Fazer estimativas de áreas
|
2 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões algébricas
|
20. Áreas e suas medidas
|
20.4 Resolver problemas que envolvam a área de figuras planas:
triângulo, quadrado, retângulo, paralelogramo, trapézio, discos ou figuras
compostas por algumas dessas
|
8 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões algébricas
|
21. Volume, capacidade e suas medidas
|
21.1 Relacionar o metro cúbico com seus múltiplos e submúltiplos
|
3 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões algébricas
|
21. Volume, capacidade e suas medidas
|
21.2 Relacionar o decímetro cúbico com o litro e o
mililitro
|
3 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões algébricas
|
21. Volume, capacidade e suas medidas
|
21.3 Escolher adequadamente múltiplos ou submúltiplos
do metro cúbico para efetuar medidas
|
3 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões algébricas
|
21. Volume, capacidade e suas medidas
|
21.4 Fazer estimativas de volumes e capacidades
|
3 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões algébricas
|
21. Volume, capacidade e suas medidas
|
21.5 Resolver problemas que envolvam cálculo de volume
ou capacidade de blocos retangulares, expressos em unidade de medida de
volume ou em unidades de medidas de capacidade: litros ou mililitros
|
9 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões algébricas
|
22. Medidas de ângulo
|
22.1 Utilizar o grau como unidade de medida de ângulo
|
2 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões algébricas
|
22. Medidas de ângulo
|
22.2 Utilizar instrumentos para medir ângulos
|
4 aulas
|
IV-Tratamento de Dados
|
1:Representação gráfica e Média Aritmética
|
23.Organização e apresentação de um conjunto de dados
em tabelas ou gráficos
|
23.1 Organizar e tubular um conjunto de dados
|
3 aulas
|
IV-Tratamento de Dados
|
1:Representação gráfica e Média Aritmética
|
23.Organização e apresentação de um conjunto de dados
em tabelas ou gráficos
|
23.2 Interpretar e utilizar dados apresentados em
tabelas
|
4 aulas
|
IV-Tratamento de Dados
|
1:Representação gráfica e Média Aritmética
|
23.Organização e apresentação de um conjunto de dados
em tabelas ou gráficos
|
23.5 Utilizar um gráfico de colunas para representar um
conjunto de dados
|
4 aulas
|
IV-Tratamento de Dados
|
1:Representação gráfica e Média Aritmética
|
23.Organização e apresentação de um conjunto de dados
em tabelas ou gráficos
|
23.6 Interpretar e utilizar dados apresentados num
gráfico de setores
|
4 aulas
|
IV-Tratamento de Dados
|
1:Representação gráfica e Média Aritmética
|
24. Média aritmética
|
24.0 Conceituar
|
1 aula
|
IV-Tratamento de Dados
|
2:Probabilidade
|
25. Contagem
|
25.1 Resolver problemas simples de contagem utilizando
listagens ou diagrama de árvore
|
4 aulas
|
TOTAL DE AULAS:
|
191 aulas
|
|||
OBS
Não existem tópicos complementares para o 6º ano, visto que os
tópicos obrigatórios já estão contemplados neste planejamento.
Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes
campos, e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
O projeto pedagógico para a Matemática deve ser elaborado de
forma articulada com as outras disciplinas e que, sempre que possível, seja
ressaltada a relação entre os conceitos abstratos com as suas aplicações e
interpretações em situações concretas, tanto na aula de Matemática quanto na
disciplina em que está sendo utilizada.
|
IV- METODOLOGIA
Trabalho em grupo (
)
|
Debate ( )
|
Pesquisa de campo (
)
|
Feira de Cultural (
)
|
Aula expositiva dialógica ( )
|
Excursão ( )
|
Exercícios ( )
|
Exposição de Trabalhos ( )
|
Mídias ( )
|
Leituras ( )
|
Atividades em ambiente virtual ( )
|
Outros:
|
V- RECURSOS
Caderno do aluno (
)
|
Datashow ( )
|
Quadro/giz ( )
|
Outros:
|
Livro didático (
)
|
|
Jornais, revistas (
)
|
|
Mídias ( )
|
|
Computador ( )
|
|
Obs.: O uso do livro didático e sua interface com o
CBC
Passos:
1º- Selecionar os eixos temáticos e temas, tópicos e
habilidades, referentes ao ano escolar no qual irá lecionar.
2º- Selecionar do livro didático adotado os textos,
mapas, atividades que podem ser utilizadas para a concretização do conteúdo do
CBC.
3º- Pesquisar em outros livros didáticos do mesmo ano ou
de anos diferentes e outros materiais as atividades que podem ser utilizadas
para concretizar as habilidades selecionadas.
VI- AVALIAÇÃO
Diagnóstica ( )
|
Outros:
|
Oral ( )
|
|
Escrita ( )
|
|
Atitudinal ( )
|
|
Virtual ( )
|
|
VII – BIBLIOGRAFIA
Livro Adotado (Listar)
|
Blog SRE ( )
|
CBC ( )
|
Outros:
|
Orientações Pedagógicas ( )
|
|
Roteiro de Atividades ( )
|
|
CRV ( )
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário