TÓPICOS/SUBTÓPICOS
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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Nº de aulas
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9. Textualização do discurso de relato
• Fases ou etapas do relato noticioso:
- sumário (título, subtítulo e lide): relato sumariado do acontecimento
(quem, o quê, quando, onde, como, por quê);
- continuação do acontecimento noticiado no lide: relato com detalhes sobre
as pessoas envolvidas, repercussões, desdobramentos, comentários.
• Estratégias de organização:
- ordenação temporal linear;
- ordenação temporal com retrospecção (flash-back);
- ordenação temporal com prospecção.
• Coesão verbal:
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9.0. Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de
textualização do discurso de relato, na compreensão e na produção de
textos.
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• valores do presente, dos pretéritos perfeito, imperfeito,
mais-que-perfeito, do futuro do presente e do futuro do pretérito do
indicativo.
• Conexão textual:
- marcas linguísticas e gráficas da articulação de sequencias de relato com
sequências de outros tipos presentes no texto;
- marcadores textuais da progressão / segmentação temática: articulações
hierárquicas, temporais e/ou lógicas entre as fases ou etapas do discurso
de relato.
• Textualização de discursos citados ou relatados:
- direto;
- indireto;
- resumo com citações.
• Coesão nominal:
- estratégias de introdução temática;
- estratégias de manutenção e retomada temática.
• Organização linguística do enunciado de relato: recursos semânticos e
morfossintáticos mais característicos e/ou frequentes.
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9.1. Reconhecer e usar as fases ou etapas do discurso de relato em
um texto ou sequência de relato.
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1
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9.2. Distinguir fato de opinião em um texto ou sequência de relato.
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1
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9.3. Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de
ordenação temporal do discurso em um texto ou sequência de relato.
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1
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9.4. Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal em um texto ou
sequência de relato.
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1
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9.5. Reconhecer e usar marcas linguísticas e gráficas de conexão
textual em um texto ou sequência de relato.
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1
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9.6. Reconhecer e usar mecanismos de textualização de discursos
citados ou relatados dentro de um texto ou sequência de relato.
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1
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9.7. Reconhecer e usar mecanismos de coesão nominal em um texto ou
sequência de relato.
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1
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9.8. Reconhecer e usar recursos linguísticos e gráficos de estruturação
de enunciados de relato.
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1
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9.9. Reconhecer e corrigir problemas de textualização do discurso em
um texto ou sequência de relato.
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1
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9.10. Retextualizar, produtiva e autonomamente, relatos orais em
relatos escritos, ou vice-versa.
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1
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9.11. Recriar relatos lidos ou ouvidos em textos do mesmo gênero ou
de gênero diferente.
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1
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9.12. Usar, na produção de textos ou sequências de relato orais ou
escritas, recursos de textualização adequados ao discurso, ao gênero, ao
suporte, ao destinatário e ao objetivo da interação.
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1
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10. Textualização do discurso descritivo
• Fases ou etapas:
- introdução do tema por uma forma nominal ou tema-título no início, no fim
ou no curso da descrição;
- enumeração de diversos aspectos do tópico discursivo, com atribuição de
propriedades a cada um deles;
- relacionamento dos elementos descritos a outros por meio de comparação ou
metáfora.
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10.0. Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de
textualização do discurso descritivo, na compreensão e na produção de
textos.
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10.1. Reconhecer e usar as fases ou etapas da descrição em um texto
ou sequência descritiva.
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1
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10.2. Reconhecer e usar estratégias de organização da descrição em
um texto ou sequência descritiva.
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1
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TÓPICOS/SUBTÓPICOS
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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Nº de aulas
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• Estratégias de organização:
- subdivisão;
- enumeração;
- exemplificação;
- analogia;
- comparação ou confronto;
- outras.
• Coesão verbal:
- valores do presente e do pretérito imperfeito, do pretérito perfeito e do
futuro do indicativo.
- Conexão textual:
- marcas linguísticas e gráficas da articulação de sequências descritivas
com sequências de outros tipos presentes no texto;
- marcadores textuais da progressão / segmentação temática: articulações
hierárquicas, temporais e/ou lógicas entre as fases ou etapas do discurso
descritivo.
• Textualização de discursos citados ou relatados:
- direto;
- indireto;
- indireto livre.
• Coesão nominal:
- estratégias de introdução temática;
- estratégias de manutenção e retomada temática.
• Organização linguística do enunciado descritivo: recursos semânticos e
morfossintáticos mais característicos e/ou frequentes.
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10.3. Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal em um texto ou
sequência descritiva.
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1
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10.4. Reconhecer e usar marcas linguísticas e gráficas de conexão
textual em um texto ou sequência descritiva.
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1
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10.5. Reconhecer e usar mecanismos de textualização de discursos
citados ou relatados dentro de um texto ou sequência descritiva.
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1
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10.6. Reconhecer e usar mecanismos de coesão nominal em um texto ou
sequência descritiva.
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1
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10.7. Reconhecer e usar recursos linguísticos e gráficos de
estruturação de enunciados descritivos.
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1
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10.8. Reconhecer e corrigir problemas de textualização do discurso
em um texto ou sequência descritiva.
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1
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10.9. Retextualizar, produtiva e autonomamente, descrições orais em
descrições escritas, ou vice-versa.
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1
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10.10. Recriar descrições lidas ou ouvidas em textos do mesmo gênero
ou de gênero diferente.
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1
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10.11. Usar, na produção de textos ou sequências descritivas orais
ou escritas, recursos de textualização adequados ao discurso, ao gênero, ao
suporte, ao destinatário e ao objetivo da interação.
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1
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11. Textualização do discurso expositivo
• Fases ou etapas:
- constatação: introdução de um fenômeno ou fato tomado como incontestável;
- problematização: colocação de questões da ordem do porquê ou do como;
- resolução ou explicação: resposta às questões colocadas;
- conclusão-avaliação: retomada da constatação inicial
• Estratégias de organização:
- definição analítica;
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11.0. Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de
textualização do discurso expositivo, na compreensão e na produção de
textos.
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TÓPICOS/SUBTÓPICOS
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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Nº de aulas
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explicação; - exemplificação;
- analogia; - comparação ou confronto;
- causa-e-consequência; - outras.
• Coesão verbal: valores do presente do indicativo e do futuro do presente
do indicativo;
- correlação com tempos do subjuntivo.
• Conexão textual:
- marcas linguísticas e gráficas da articulação de sequências expositivas
com sequências de outros tipos presentes no texto;
- marcadores textuais da progressão/ segmentação temática: articulações
hierárquicas, temporais e/ou lógicas entre as fases ou etapas do discurso
expositivo.
• Textualização de discursos citados ou relatados:
- direto; - indireto; - paráfrase; - resumo com citações.
• Coesão nominal:
- estratégias de introdução temática;
- estratégias de manutenção e retomada temática.
• Organização linguística do enunciado expositivo: recursos semânticos e
morfossintáticos mais característicos e/ou frequentes.
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11.0. Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de
textualização do discurso expositivo, na compreensão e na produção de
textos.
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11.10. Recriar exposições lidas ou ouvidas em textos do mesmo gênero
ou de gênero diferente.
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1
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12. Textualização do discurso argumentativo
• Fases ou etapas:
- proposta: questão polêmica, explícita ou implícita no texto, diante da
qual o locutor toma uma posição;
- proposição: posicionamento favorável ou desfavorável do locutor em
relação à proposta, orientador de toda a argumentação;
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12.0. Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de
textualização do discurso argumentativo, na compreensão e na produção de
textos.
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12.1. Reconhecer e usar as fases ou etapas da argumentação em um
texto ou sequência argumentativa.
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1
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12.2. Reconhecer e usar estratégias de organização da argumentação
em um texto ou sequência argumentativa.
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1
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12.3. Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal em um texto ou
sequência argumentativa.
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1
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12.4. Reconhecer e usar marcas linguísticas e gráficas de conexão
textual em um texto ou sequência argumentativa.
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1
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12.5. Reconhecer e usar mecanismos de textualização de discursos
citados ou relatados dentro de um texto ou sequência argumentativa.
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1
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TÓPICOS/SUBTÓPICOS
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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Nº de aulas
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- comprovação: apresentação de provas que sustentam a proposição do
locutor, assegurando a veracidade ou validade dela e permitindo-lhe chegar
à conclusão;
- conclusão: retomada da proposta e/ ou uma possível decorrência dela.
• Estratégias de organização:
- causa-e-consequência;
- comparação ou confronto;
- concessão restritiva;
- exemplificação;
- analogia;
- argumentação de autoridade;
- outras.
• Coesão verbal:
- valores do presente do indicativo e do futuro do presente do indicativo;
- correlação com tempos do subjuntivo.
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12.6. Reconhecer e usar mecanismos de coesão nominal em um texto ou
sequência argumentativa.
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1
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12.7. Reconhecer e usar recursos linguísticos e gráficos de
estruturação de enunciados argumentativos.
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1
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12.8. Reconhecer e corrigir problemas de textualização do discurso
em um texto ou sequência argumentativa.
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1
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12.9. Retextualizar, produtiva e autonomamente, discursos
argumentativos orais em discursos argumentativos escritos, ou vice-versa.
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1
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12.10. Recriar textos argumentativos lidos ou ouvidos em textos do
mesmo gênero ou de gênero diferente.
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1
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• Conexão textual:
- marcas linguísticas e gráficas da articulação de sequências
argumentativas com sequências de outros tipos presentes no texto;
- marcadores textuais da progressão / segmentação temática: articulações
hierárquicas, temporais e/ou lógicas entre as fases ou etapas do discurso
argumentativo.
• Textualização de discursos citados ou relatados:
- direto;
- indireto;
- paráfrase;
- resumo com citações.
• Coesão nominal:
• estratégias de introdução temática;
• estratégias de manutenção e retomada.
• Organização linguística do enunciado argumentativo: recursos semânticos e
morfossintáticos mais característicos e/ou frequentes.
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12.11. Usar, na produção de textos ou sequências argumentativas
orais ou escritas, recursos de textualização adequados ao discurso, ao
gênero, ao suporte, ao destinatário e ao objetivo da interação.
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TÓPICOS/SUBTÓPICOS
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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Nº de aulas
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13. Textualização do discurso injuntivo
• Fases ou etapas:
• exposição do macrobjetivo acional:
indicação de um objetivo geral a ser atingido sob a orientação de um plano
de execução, ou seja, de um conjunto de comandos;
• apresentação dos comandos: disposição de um conjunto de ações
(seqüencialmente ordenadas ou não) a ser executado para que se possa
atingir o macrobjetivo;
• justificativa: esclarecimento dos motivos pelos quais o destinatário deve
seguir os comandos estabelecidos.
• Estratégias de organização:
• plano de execução cronologicamente ordenada;
• plano de execução não cronologicamente ordenada.
• Coesão verbal:
• valores do modo imperativo e seus substitutos (infinitivo, gerúndio,
futuro do presente e outros).
• Conexão textual:
- marcas lingüísticas e gráficas da articulação do discurso injuntivo com
outros discursos e seqüências do texto;
- marcadores textuais da progressão / segmentação temática: articulações
hierárquicas, temporais e/ou lógicas entre as fases ou etapas do discurso
injuntivo.
• Textualização de discursos citados ou relatados:
- direto;
- indireto;
- resumo com citações.
• Coesão nominal:
- estratégias de introdução temática;
- estratégias de manutenção e retomada temática.
• Organização lingüística do enunciado injuntivo: recursos semânticos e
morfossintáticos mais característicos e/ou freqüentes.
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13.0. Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de
textualização do discurso injuntivo, na compreensão e na produção de
textos.
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13.1. Reconhecer e usar as fases ou etapas da injunção em um texto
ou seqüência injuntiva.
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1
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13.2. Reconhecer e usar estratégias de organização do discurso em um
texto ou seqüência injuntiva.
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1
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13.3. Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal em um texto ou
seqüência injuntiva.
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1
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13.4. Reconhecer e usar marcas lingüísticas e gráficas de conexão
textual em um texto ou seqüência injuntiva.
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1
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13.5. Reconhecer e usar mecanismos de textualização de discursos
citados ou relatados dentro de um texto ou seqüência injuntiva.
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1
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13.6. Reconhecer e usar mecanismos de coesão nominal em um texto ou
seqüência injuntiva.
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1
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13.7. Reconhecer e usar recursos lingüísticos e gráficos de
estruturação de enunciados injuntivos.
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1
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13.8. Reconhecer e corrigir problemas de textualização do discurso
em um texto ou sequência injuntiva.
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1
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13.9. Retextualizar, produtiva e autonomamente, discursos injuntivos
orais em discursos injuntivos escritos, ou vice-versa.
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1
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13.10. Recriar textos injuntivos lidos ou ouvidos em textos do mesmo
gênero ou de gênero diferente.
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1
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13.11. Usar, na produção de textos ou sequências injuntivas orais ou
escritas, recursos de textualização adequados ao discurso, ao gênero, ao
suporte, ao destinatário e ao objetivo da interação.
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1
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TÓPICOS/SUBTÓPICOS
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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Nº de aulas
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14. Textualização do discurso poético
• O estrato fônico e as estratégias musicais.
• O estrato óptico e as estratégias visuais (gráficas e digitais).
• O estrato semântico e a construção de imagens poéticas.
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14.0. Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de
textualização do discurso poético, na compreensão e na produção de textos.
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14.1. Relacionar sensações e impressões despertadas pela leitura de
poemas à exploração da dimensão material das palavras.
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1
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14.2. Escandir versos, reconhecendo as possibilidades rítmicas de um
poema apresentado.
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1
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14.3. Interpretar efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos
musicais (ritmo, rima, aliteração, assonância, eco, onomatopeia, etc.) em
poemas.
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1
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14.4. Relacionar efeitos de sentido de um poema ao uso de
estratégias musicais de distribuição, repetição, acréscimo, corte ou
substituição de fonemas/sons (ritmo, onomatopeia, aliteração, assonância,
eco, metáfora sonora, rima, paronomásia)
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1
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14.5. Relacionar efeitos de sentido de um poema à sua configuração
visual (tamanho e distribuição de versos na página, exploração de espaços
em branco, uso de sinais gráficos e digitais).
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1
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14.6. Recriar poemas e canções, buscando novas disposições visuais
de seus versos e palavras, de modo a realçar uma ideia, um ritmo, uma
palavra...
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1
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14.7. Reconhecer imagens poéticas em um texto ou sequência textual
literária.
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1
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14.8. Reconhecer efeitos de sentido de imagens poéticas, em um texto
ou sequência literária.
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1
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14.9. Reconhecer o uso de estratégias do discurso poético e seus
efeitos de sentido, em discursos, textos e gêneros não literários (canções,
contos, romances, anúncios publicitários, slogans, provérbios, notícias,
filmes, telenovelas, etc.).
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1
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14.10. Usar, na produção de textos literários ou não, estratégias do
discurso poético (ritmo, métrica, sonoridade das palavras, recursos
gráficos e digitais, imagens poéticas) de modo a obter os efeitos de
sentido desejados.
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Adorei! Obrigada pela ajuda!
ResponderExcluirNão tenho usado gmail
ResponderExcluirUso vandasandim@hotmail.com