PLANO DE CURSO – ANO 2013
I. IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
CONTEÚDO: HISTÓRIA TURMA: 7º ano Nº DE AULAS SEMANAIS:
PROFESSOR(ES):
II. OBJETIVOS GERAIS
*Promover a aquisição de
ferramentas intelectuais e a formação de atitudes de que capacite os alunos a
participarem dos debates no processo histórico
brasileiro e nos processos
internacionais;
*Propiciar o desenvolvimento
de atitudes de respeito e de compreensão com relação à diversidade
sociocultural das sociedades e da sociedade
brasileira, em particular;
*Priorizar o estímulo a
descoberta, o respeito e o reconhecimento do outro, de outras culturas e
valorizar a diversidade étnico-cultural e a convivência
saudável com a diferença;
|
III- DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Planejamento
Anual do 7º ano Fonte: CBC de História
|
||||
Eixo Temático
|
Tema
|
Tópico
|
Objetivos específicos
|
Nº de aulas
|
1-História de Vida,
Diversidade
Populacional e
Migrações.
|
1.História de Vida
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural, Regional e Social) e Migrações
Locais, Regionais e Intercontinentais.
1. Diversidade
populacional e
migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
|
3. Os primeiros
europeus: os
portugueses do Reino.
|
3.1. Identificar e caracterizar a cultura européia e
portuguesa nos séculos XV e XVI
|
3
|
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
|
1.História de Vida
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural, Regional e Social) e Migrações
Locais, Regionais e
Intercontinentais.
1. Diversidade
populacional e
migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
|
3.Os primeiros
europeus: os
portugueses do Reino.
|
. 3.2. Analisar o contexto e motivação para o início da
colonização portuguesa no Brasil
|
3
|
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
|
1. Histórias de Vida
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural, Regional e
Social) e Migrações
Locais, Regionais e
Intercontinentais.
2.Transformações
econômicas,
diversidade
populacional e
colonização portuguesa
no Brasil.
|
7.Expansão econômica
européia e
descobrimentos
marítimos nos séculos
XV e XVI.
|
7.1. Analisar o processo de expansão econômica e
marítima européia nos séculos XV e XVI
|
4
|
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
|
1.Histórias de Vida,
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural, Regional e Social) e Migrações
Locais, Regionais e
Intercontinentais.
2. Transformações
econômicas,
diversidade
populacional e
colonização portuguesa
no Brasil.
|
8. O “Sistema
Colonial” e a realidade
efetiva da colonização:
política metropolitana
versus diversificação
econômica e interesses
locais.
|
8.1.Conceituar colonização.
8.2.Analisar as contradições inerentes ao
funcionamento do “sistema colonial” como projeto
metropolitano que foi constantemente frustrado pelas
especificidades e diversidade da América Portuguesa.
8.3. Analisar a formação de um mercado interno na
Colônia através do surgimento de vários mercados
locais e a constituição de mercados regionais.
8.4. Conceituar mercado interno e acumulação de
capital.
8.5. Identificar a existência de acumulação interna de
capital no espaço colonial.
8.6. Relacionar atividades de acumulação de capital
na Colônia: controle do abastecimento interno,
tráfico negreiro e indígena.
|
2
2
2
2
2
2
|
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
|
1. Histórias de Vida,
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural, Regional e Social) e Migrações
Locais, Regionais e
Intercontinentais.
2. Transformações
econômicas,
diversidade
populacional e
colonização portuguesa
no Brasil.
|
9.A agromanufatura do
açúcar e a escravidão
|
9.1. Analisar e compreender o processo de
implantação da agromanufatura do açúcar no
Nordeste brasileiro em conexão com o tráfico de
escravos e a fixação dos portugueses no território
brasileiro.
|
5
|
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
|
1.Histórias de Vida,
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural, Regional e Social) e Migrações
Locais, Regionais e
Intercontinentais.
2.Transformações
econômicas,
diversidade
populacional e
colonização portuguesa
no Brasil.
|
10.A economia e a
sociedade mineira
colonial: dinamismo
econômico e
diversidade
populacional.
|
10.1.Analisar a sociedade mineira colonial como
concretização do ideal colonizador português, sendo
ao mesmo tempo seu opositor.
10.2. Contextualizar o cenário cultural das Minas
colonial: arte e festas barrocas, irmandades religiosas
e o cotidiano da população.
|
5
5
|
Total de aulas
|
37
|
|||
Obs: Para a
complementação das 120 aulas (para professores com 3 aulas semanais), cada
professor poderá escolher os conteúdos dos tópicos
complementares
estipulados pelo CBC, visto que os tópicos obrigatórios já estão contemplados
neste planejamento.
. A investigação
pressupõe perguntas e não apenas verificação de como as coisas ocorreram.
Assim, eles devem ser estimulados a questionar: por que
as coisas
aconteceram desta maneira? O que estas respostas influenciaram o nosso
presente? O que mudou e o que permaneceu? As coisas mudaram da
mesma forma em
tempos e sociedades diferentes? Os homens reagem de forma igual nas mesmas
situações? Existem diferenças?
|
IV- METODOLOGIA
Trabalho em grupo ( )
|
Debate ( )
|
Pesquisa de campo ( )
|
Feira de Cultural ( )
|
Aula expositiva dialógica ( )
|
Excursão ( )
|
Exercícios ( )
|
Exposição de Trabalhos ( )
|
Mídias ( )
|
Leituras ( )
|
Atividades em ambiente virtual ( )
|
Outros:
|
V- RECURSOS
Caderno do aluno ( )
|
Datashow ( )
|
|
Quadro/giz ( )
|
Outros:
|
|
Livro didático ( )
|
||
Jornais, revistas ( )
|
||
Mídias ( )
|
||
Computador ( )
|
Obs.: O uso do livro didático
e sua interface com o CBC
Passos:
1º- Selecionar os eixos
temáticos e temas, tópicos e habilidades, referentes ao ano escolar no qual
irá lecionar.
2º- Selecionar do livro
didático adotado os textos, mapas, atividades que podem ser utilizadas para a
concretização do conteúdo do CBC.
3º- Pesquisar em outros
livros didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes e outros materiais as
atividades que podem ser utilizadas para concretizar as habilidades
selecionadas.
|
VI- AVALIAÇÃO
Diagnóstica ( )
|
Outros:
|
Oral ( )
|
|
Escrita ( )
|
|
Atitudinal ( )
|
|
Virtual ( )
|
VII – BIBLIOGRAFIA
Livro adotado – (Listar)
|
Blog SRE ( )
|
|
CBC ( )
|
Outros:
|
|
Orientações
Pedagógicas( )
|
||
Roteiro de Atividades( )
|
||
CRV ( )
|
Conteúdos Complementares 7º Ano - 2013
|
||||
Eixo Temático
|
Tema
|
Tópico
|
Objetivos
Específicos
|
Nº de aulas
|
Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
|
1.Histórias de vida, Diversidade populacional
(Étnica, Cultural, Regional e
Social) e Migrações Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2.Transformações
econômicas, diversidade
populacional e colonização
portuguesa no Brasil
|
II. A colonização litorânea: a
colonização portuguesa e as
tentativas de colonização de
franceses e holandeses
|
. Conceituar colonização.
. Analisar e comparar as
experiências de colonização
concorrentes à colonização
portuguesa no Brasil: franceses e holandeses.
. Contextualizar e relacionar
a ação dos primeiros
missionários católicos entre
os indígenas brasileiros; a
escravidão indígena na América Espanhola; a União
Ibérica; as guerras religiosas na Europa; as revoluções
inglesas do século XVII e surgimento do
parlamentarismo
monárquico.
|
|
Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações
|
1.Histórias de vida, Diversidade populacional
(Étnica, Cultural, Regional e Social) e Migrações Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2.Transformações
econômicas, diversidade
populacional e colonização
portuguesa no Brasil
|
III. Interiorização da colonização: o desbravamento do
sertão.
|
. Compreender e situar, espacial e temporariamente
os vários processos de expansão da colonização
portuguesa: a pequena no
Nordeste e no Sul; o
extrativismo no Norte; bandeiras e entradas.
|
|
Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações
|
1. Histórias de Vida, Diversidade populacional
(Étnica, Cultural, Regional e
Social) e Migrações Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2. Transformações
econômicas, diversidade
populacional e colonização
portuguesa no Brasil.
|
IV. As missões no Sul e delimitação do território
brasileiro.
|
. Analisar as disputas sobre o
território sul-americano entre Portugal e outras potências
européias no século XVIII por meio dos principais tratados do período.
|
|
Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações
|
1. Histórias de Vida, Diversidade populacional
(Étnica, Cultural, Regional e Social) e Migrações Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2. Transformações
econômicas, diversidade
populacional e colonização
portuguesa no Brasil.
|
V. Cidadania e sociedade
colonial: os “homens bons”
e a escravidão
|
. Analisar o conceito de cidadão na sociedade
estamental da Colônia em
sua relação (as camadas das
vilas e cidades).
|
PLANO OTIMO PARABENS
ResponderExcluir