PLANO DE CURSO – ANO 2013
I. IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
CONTEÚDO:
HISTÓRIA TURMA: 8º
ano Nº DE AULAS SEMANAIS:
PROFESSOR(ES):
II. OBJETIVOS GERAIS
* Propiciar o desenvolvimento de atitudes de
respeito e de compreensão com relação à diversidade sociocultural das
sociedades e da sociedade
brasileira,
em particular;
*
Contribuir para a compreensão de problemas e questões do presente e de suas
relações com a dinâmica da mudança e permanências dos processos históricos;
*
Analisar e apreciar as diferentes fontes históricas;
*
Desenvolver habilidades de leitura, interpretação e produção de textos
históricos, de gêneros diversos.
|
III- DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Planejamento
Anual do 7º ano Fonte: CBC de História
|
|||||
Eixo Temático
|
Tema
|
Tópico
|
Objetivos específicos
|
Nº de aulas
|
|
1-História de Vida,
Diversidade
Populacional e
Migrações.
|
1.História de Vida
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural, Regional e Social) e Migrações
Locais, Regionais e Intercontinentais.
1. Diversidade
populacional e
migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
|
6. Os imigrantes europeus nos séculos XIX e XX.
|
6.1. Identificar as
características básicas do capitalismo industrial.
|
4
|
|
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
|
1.História de Vida
Diversidade
Populacional (Étnica, Cultural, Regional e Social) e
Migrações
Locais, Regionais e
Intercontinentais.
1. Diversidade
populacional e
migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
|
6. Os imigrantes europeus nos séculos XIX e XX.
|
6.2. Identificar os grupos migratórios no Brasil nos
séculos XIX e XX dentro do
contexto da expansão
do capitalismo.
|
4
|
|
Construção do Brasil:
Território, Estado e Nação.
|
1.O Estado Brasileiro e a
Nação: Monarquia X
República.
1.A “virada do século” formações políticas no
Brasil do século XVIII para
o século XIX.
|
11. Revoluções liberais: industrial, americana e
francesa.
|
11.1.Compreender o
contexto das revoluções e
seus impactos para a
construção do mundo
contemporâneo de
cidadania.
|
3
|
|
Construção do Brasil:
Território, Estado e Nação.
|
1.O Estado Brasileiro e a
Nação: Monarquia X
República.
1.A “virada do século”
formações políticas no
Brasil do século XVIII para
o século XIX.
|
11. Revoluções liberais:
industrial, americana e
francesa.
|
11.2. conceituar
historicamente no contexto das construções:república,
liberalismo e cidadania.
|
3
|
|
Construção do Brasil:
Território, Estado e Nação.
|
1.O Estado Brasileiro e a
Nação: Monarquia X
República.
1.A “virada do século”
formações políticas no
Brasil do século XVIII para
o século XIX.
|
11. Revoluções liberais: industrial, americana e
francesa.
|
11.3. Conceituar e
identificar o sistema
capitalista emergente e a resistência dos trabalhadores
à nova organização do
trabalho.
|
4
|
|
Construção do
Brasil:
Território, Estado e Nação.
|
1.O Estado Brasileiro e a Nação: Monarquia X
República.
1.A “virada do século” formações políticas no
Brasil do século XVIII para
o século XIX.
|
11. Revoluções liberais:
industrial, americana e
francesa.
|
11.4. Identificar e analisar o progresso técnico e
científico europeu do século
XVIII.
|
3
|
|
Construção do Brasil:
Território, Estado e Nação.
|
1.O Estado Brasileiro e a Nação: Monarquia X República.
1.A “virada do século” formações políticas no Brasil do
século XVIII para o século XIX.
|
12. Inconfidências e Brasil Joanino: movimentos de
contestação e reorganização
da relação metrópolecolônia.
|
12.1. Caracterizar e analisar os diversos movimentos
políticos no Brasil de fins do século XVIII e início do
século XIX.
|
3
|
|
Construção do Brasil:
Território, Estado e Nação.
|
1.O Estado Brasileiro e a Nação: Monarquia X República.
1.A “virada do século” formações políticas no Brasil do
século XVIII para o século XIX.
|
12. Inconfidências e Brasil Joanino: movimentos de
contestação e reorganização
da relação metrópolecolônia.
|
12.2. Relacionar a
independência do Haiti com o medo da “haitinização” do
Brasil.
|
3
|
|
Construção do Brasil:
Território, Estado e Nação.
|
1.O Estado Brasileiro e a
Nação: Monarquia X República.
1.A “virada do século” formações políticas no
Brasil do século XVIII para o século XIX.
|
12. Inconfidências e Brasil Joanino: movimentos de
contestação e reorganização
da relação metrópolecolônia.
|
12.3. Identificar as
decorrências da instalação da corte no Rio de Janeiro:
centralização administrativa na Colônia, constituição
de grupos de interesse no Sudeste brasileiro em torno da monarquia ( a
chamada “interiorização da
metrópole”).
|
4
|
|
Construção do Brasil:
Território, Estado e Nação.
|
1.O Estado Brasileiro e a
Nação: Monarquia X
República.
1.A “virada do século”
formações políticas no
Brasil do século XVIII para
o século XIX.
|
12. Inconfidências e Brasil Joanino: movimentos de
contestação e reorganização
da relação metrópolecolônia.
|
12.4. Analisar os impactos da transferência da corte
portuguesa sobre o universo da vida cotidiana e
cultural
brasileira e, especificamente,
sobre a cidade do Rio de Janeiro.
|
3
|
|
Construção do Brasil:
Território, Estado e Nação.
|
1.O Estado Brasileiro e a
Nação: Monarquia X
República.
1.A “virada do século”
formações políticas no
Brasil do século XVIII para
o século XIX.
|
13. A Revolução de l817 e a
Independência.
|
13.1. Perceber a constituição
de uma identidade
brasileira,entre fins do
século XVIII e início do
XIX, em paralelo com as identidades locais ( mineira,
pernambucana, baiana,
paulista,etc.) e com a
identidade portuguesa.
|
3
|
|
Construção do Brasil:
Território, Estado e Nação.
|
1.O Estado Brasileiro e a
Nação: Monarquia X República.
1.A “virada do século”
formações políticas no
Brasil do século XVIII para
o século XIX.
|
13. A Revolução de l817 e a
Independência.
|
13.2. Analisar o impacto da
transferência da corte
portuguesa para o Rio de Janeiro para o processo de
emancipação política do Brasil: de um lado, a eclosão
de movimentos separatistas
republicanos e, de outro, a construção de uma
independência pela via da
monarquia e da manutenção
da integuidade territorial a das estruturas
socioeconômicas e no latifúndio.
|
5
|
|
Construção do Brasil:
Território, Estado e Nação.
|
1.O Estado Brasileiro e a
Nação: Monarquia X República.
2. A experiência monárquica
no Brasil.
|
14. Bases do estado
monárquico e limites da
cidadania: patrimonialismo,
escravidão e grande
propriedade.
|
14.1.Analisar e compreender
as bases socioeconômicas da
monarquia brasileira,
identificando continuidades
e mudanças em relação a era
colonial e a época atual.
|
3
|
|
Construção do Brasil:
Território, Estado e Nação.
|
1.O Estado Brasileiro e a
Nação: Monarquia X República.
2. A experiência monárquica
no Brasil.
|
14. Bases do estado
monárquico e limites da
cidadania: patrimonialismo,
escravidão e grande
propriedade.
|
14.2. Conceituar
patrimonialismo e estado.
|
2
|
|
Construção do Brasil:
Território, Estado e Nação.
|
1.O Estado Brasileiro e a
Nação: Monarquia X República.
2. A experiência monárquica
no Brasil.
|
14. Bases do estado
monárquico e limites da
cidadania: patrimonialismo,
escravidão e grande
propriedade.
|
14.3.Compreender e analisar
os limites da cidadania no contexto da sociedade
escravista do Império.
|
3
|
|
Construção do Brasil:
Território, Estado e Nação.
|
1.O Estado Brasileiro e a
Nação: Monarquia X República.
2. A experiência monárquica
no Brasil.
|
14. Bases do estado
monárquico e limites da
cidadania: patrimonialismo,
escravidão e grande
propriedade.
|
14.4. Analisar a Lei de
Terras de 1850 e relacioná-la
com a questão agrária no Império.
|
3
|
|
Construção do Brasil:
Território, Estado e Nação.
|
1.O Estado Brasileiro e a
Nação: Monarquia X República.
2. A experiência monárquica
no Brasil.
|
15.Mudanças
socioeconômicas, crise política e fim da monarquia.
|
15.1.Analisar e compreender
as mudanças na organização
do trabalho e a diversidade
econômica no Império.
|
2
|
|
Construção do Brasil:
Território, Estado e Nação.
|
1.O Estado Brasileiro e a
Nação: Monarquia X República.
2. A experiência monárquica
no Brasil.
|
15.Mudanças
socioeconômicas, crise política e fim da monarquia.
|
15.2. Analisar e discutir: o
abolicionismo, o
republicanismo e a guerra do
Paraguai.
|
4
|
|
Construção do Brasil:
Território, Estado e Nação.
|
1.O Estado Brasileiro e a
Nação: Monarquia X República.
2. A experiência monárquica
no Brasil.
|
15.Mudanças
socioeconômicas, crise política e fim da monarquia.
|
15.3.Analisar as tensões no interior do Estado; a Coroa
em conflito com os militares e a igreja.
|
3
|
|
|
|
Total de aulas
|
|
62
|
|
Obs: Para a
complementação das 120 aulas anuais (para professores com 3 aulas semanais),
cada professor poderá escolher os conteúdos dos tópicos complementares
estipulados pelo CBC, visto que os tópicos obrigatórios já estão contemplados
neste planejamento.
*A
história-problema, diferentemente da história tradicional, visa ao exame
analítico de um problema, de questóes através de diferentes períodos históricos.
|
|||||
*O CBC de
História do Ensino Fundamental tem como eixo integrador o tema “História e
Cidadania” no Brasil. A escolha da questão-problema ou eixo norteador da
proposta partiu de um problema contemporâneo que pode ser traduzido na
pergunta: Quais foram os processos históricos de construção da cidadania e da
democracia, considerando as características que essas apresentam hoje na
sociedade brasileira? O entendimento
equilibrado dos
dilemas e dos desafios hoje vividos pela sociedade brasileira depende, em
grande medida, da compreensão, dos obstáculos enfrentados para a construção
de uma sociedade democrática e cidadã no passado.
|
|||||
IV- METODOLOGIA
Trabalho em grupo ( )
|
Debate ( )
|
Pesquisa de campo ( )
|
Feira de Cultural ( )
|
Aula expositiva dialógica ( )
|
Excursão ( )
|
Exercícios ( )
|
Exposição de Trabalhos ( )
|
Mídias ( )
|
Leituras ( )
|
Atividades em ambiente virtual ( )
|
Outros:
|
V- RECURSOS
Caderno do aluno ( )
|
Datashow ( )
|
|
Quadro/giz ( )
|
Outros:
|
|
Livro didático ( )
|
||
Jornais, revistas ( )
|
||
Mídias ( )
|
||
Computador ( )
|
Obs.: O uso do livro didático
e sua interface com o CBC
Passos:
1º- Selecionar os eixos
temáticos e temas, tópicos e habilidades, referentes ao ano escolar no qual
irá lecionar.
2º- Selecionar do livro
didático adotado os textos, mapas, atividades que podem ser utilizadas para a
concretização do conteúdo do CBC.
3º- Pesquisar em outros
livros didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes e outros materiais as
atividades que podem ser utilizadas para concretizar as habilidades
selecionadas.
|
VI- AVALIAÇÃO
Diagnóstica ( )
|
Outros:
|
Oral ( )
|
|
Escrita ( )
|
|
Atitudinal ( )
|
|
Virtual ( )
|
VII – BIBLIOGRAFIA
Livro adotado – (Listar)
|
Blog SRE ( )
|
|
CBC ( )
|
Outros:
|
|
Orientações
Pedagógicas( )
|
||
Roteiro de Atividades( )
|
||
CRV ( )
|
Conteúdos Complementares 8º Ano - 2013
|
||||
Eixo Temático
|
Tema
|
Tópico
|
Objetivos
Específicos
|
Nº de aulas
|
. Construção do Brasil:
Território, Estado e Nação.
|
1. O Estado Brasileiro e a Nação: Monarquia
X República.
2. A experiência
monárquica no Brasil.
|
VI. O Imperador e a Constituição de l824:
fundamentos jurídicos e políticos da
monarquia.
|
. Compreender e
analisar o processo deimplantação da
monarquia no Brasil e sua singularidade.
. Compreender o
contexto político da
Assembléia Constituinte de 1823, resultando na
formulação da
Constituição de 1824.
. Identificar as linhas
gerais da Constituição
de 1988 com a
Constituição de 1824, sobretudo no que se refere à
cidadania.
|
|
Construção do Brasil:
Território, Estado e
Nação.
|
1 O Estado Brasileiro e a Nação: Monarquia X República.
|
VII. Centralismo X federalismo, ordem X desordem na
Regência e início do Segundo
Reinado.
|
. Analisar o processo e caracterizar os
conflitos entre o poder centralizador e o federalismo
das elites provinciais (revoltas e rebeliões).
. Analisar o processo
de “pacificação” das
rebeliões provinciais
como afirmação do
estado monárquico brasileiro.
. Analisar e discutir a
relação do Brasil com os países da Bacia do Rio da
Prata: questões
platinas.
|
|
Construção do Brasil:
Território, Estado e
Nação.
|
1.O Estado Brasileiro e
a Nação: Monarquia X
República.
2. A experiência
monárquica no Brasil.
|
VIII. Construção de
identidade nacional:
“branqueamento” e elitismo.
|
. Analisar e
compreender a
formulação de uma
primeira identidade
nacional como projeto das elites políticas do Império,
e, portanto,
excludente.
. Analisar a
importância das
escolas literárias
(“indigenismo”,
romantismo) e criação de institutos
acadêmicos para
constituição de uma
identidade nacional.
. Analisar a educação
no Brasil imperial:
exclusão das mulheres
e da população pobre e escrava.
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário