PLANO DE CURSO – ANO 2013
I- IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
CONTEÚDO: CIÊNCIAS TURMA: 7º ano N°DE
AULAS SEMANAIS:
PROFESSOR (ES):
II- OBJETIVOS GERAIS
*Compreender
o que é a ciência e como o conhecimento cientifico interfere em nossas relações
com o mundo natural, com o mundo construído e com as outras pessoas.
*Discutir
e examinar impactos de ciência e tecnologia na sociedade, envolvendo
dimensões ética, estética, política, social, econômica e ambiental.
*Compreender
o mundo em que vivemos de modo a orientar as ações em nível individual e
social.
*Propor
um modo de pensar, de chegar a conclusões coerentes a partir de proposições,
de questionar preconceitos e hipóteses.
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III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Programação Anual 7 º ano
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Fonte : Conteúdos Básicos Comuns (CBC) de Ciências do Ensino
Fundamental
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Eixo Temático
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Tema
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Tópicos
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Objetivos Específicos
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Nº de aulas
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I Ambiente e Vida
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1. Diversidade da Vida nos Ambientes
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2. Critérios de classificação de seres vivos
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2.0. Compreender os modos adotados pela ciência para
agrupar os seres vivos.
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6
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I Ambiente e Vida
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1. Diversidade da Vida nos Ambientes
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2. Critérios de classificação de seres vivos
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2.1. Utilizar como características para agrupamento dos
seres vivos os seguintes critérios: modo de nutrição, modo de obtenção de oxigênio, modo de reprodução e
tipo de sustentação do corpo.
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6
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I Ambiente e Vida
|
1. Diversidade da Vida nos Ambientes
|
2. Critérios de classificação de seres vivos
|
2.2. Idéia geral sobre os grandes reinos: Monera,
Protista, Fungi, Plantae, Animalia; Plantas medicinais e Vírus.
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6
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I Ambiente e Vida
|
1.
Diversidade da Vida nos Ambientes
|
2. Critérios de classificação de seres vivos
|
2.3. Reconhecer alguns padrões adaptativos de
grandes grupos de animais por meio de exemplares, com ênfase nas relações
entre as estruturas adaptativas e suas funções nos modos de vida do animal em
seu ambiente.
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4
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I Ambiente e Vida
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2:
Diversidade dos Materiais
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4. Materiais e suas propriedades
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4.0. Identificar os conhecimentos químicos presentes
em atividades do cotidiano.
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2
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I Ambiente e Vida
|
2:
Diversidade dos Materiais
|
5. Reações químicas: ocorrência,identificação e
representação
|
5.0. Reconhecer a ocorrência de uma reação química
por meio de evidências e da comparação entre sistemas inicial e final.
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2
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I Ambiente e Vida
|
2:
Diversidade dos Materiais
|
7. Ação de microrganismos na produção de alguns
alimentos
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7.0. Relacionar os fatores: presença de ar, luz,
calor e umidade com o desenvolvimento de microrganismos, e a ação dos
microrganismos com transformações dos alimentos, como produção de pães,
coalhadas, iogurte, queijos e outros.
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3
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I Ambiente e Vida
|
2:
Diversidade dos Materiais
|
7. Ação de microrganismos na produção de alguns
alimentos
|
7.1. Reconhecer, através da comparação entre
sistemas, fatores que alteram a rapidez das reações químicas, como:
temperatura, superfície de contato e catalisadores orgânicos e inorgânicos.
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3
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I Ambiente e Vida
|
2:
Diversidade dos Materiais
|
8. Ação de microrganismos na ciclagem de materiais
|
8.0. Relacionar o lixo com o papel dos
microrganismos e de uma ampla fauna (vermes,larvas,insetos, moluscos) na
decomposição de alimentos, restos de seres vivos e outros materiais.
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4
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I Ambiente e Vida
|
5: Qualidade
da Água e Qualidade de Vida
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9. Disponibilidade e qualidade de água
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9.3. Reconhecer a importância da água para os seres
vivos.
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2
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I Ambiente e Vida
|
6: Energia
nos Ambientes
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11. Transformações e transferências de energia
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11.1. Reconhecer energia armazenada em sistemas
(energia potencial gravitacional, energia potencial elástica, energia
potencial química).
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4
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I Ambiente e Vida
|
7: Evolução
dos Seres Vivos
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14. A Seleção natural
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14.1. Associar processos de seleção natural à
evolução dos seres vivos, a partir de descrições de situações reais.
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4
|
I Ambiente e Vida
|
7: Evolução
dos Seres Vivos
|
15. Adaptações reprodutivas dos seres vivos
|
15.0. Compreender o papel da reprodução sexuada na
evolução e diversidade das espécies.
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4
|
I Ambiente e Vida
|
7: Evolução
dos Seres Vivos
|
15. Adaptações reprodutivas dos seres vivos
|
15.1. Diferenciar reprodução sexuada e assexuada.
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4
|
I Ambiente e Vida
|
7: Evolução
dos Seres Vivos
|
15. Adaptações reprodutivas dos seres vivos
|
15.2. Reconhecer diferentes comportamentos de
localização e atração de parceiros, compreendendo sua importância evolutiva
para a espécie.
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4
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II Corpo Humano e Saúde
|
8: A Dinâmica
do Corpo
|
16. Sistemas do corpo humano e suas integrações
|
16.0. Identificar alguns sistemas ou órgãos do
organismo humano em representações figurativas.
|
4
|
II Corpo Humano e Saúde
|
8: A Dinâmica
do Corpo
|
16. Sistemas do corpo humano e suas integrações
|
16.1. Analisar mecanismos de integração de sistemas
em situações cotidianas.
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4
|
II Corpo Humano e Saúde
|
8: A Dinâmica
do Corpo
|
17. Funções de nutrição no corpo humano
|
17.0. Reconhecer a importância da passagem de
nutrientes e água do tubo digestório para os capilares sangüíneos.
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4
|
II Corpo Humano e Saúde
|
8: A Dinâmica
do Corpo
|
17. Funções de nutrição no corpo humano
|
17.1. Reconhecer a importância do transporte e da
absorção dos nutrientes na nutrição humana.
|
4
|
II Corpo Humano e Saúde
|
8: A Dinâmica
do Corpo
|
17. Funções de nutrição no corpo humano
|
17.2. Reconhecer que o sangue é composto,
principalmente, por água, onde se encontram dissolvidos materiais nutritivos
e resíduos metabólicos.
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4
|
II Corpo Humano e Saúde
|
8: A Dinâmica
do Corpo
|
17. Funções de nutrição no corpo humano
|
17.3. Associar a manutenção das condições internas
do corpo com a eliminação de resíduos através da urina e do suor.
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4
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II Corpo Humano e Saúde
|
10: Interação
do Corpo com Estímulos do Ambiente
|
22. Luz e visão
|
22.0. Associar a formação de sombras com a
propagação retilínea da luz.
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3
|
II Corpo Humano e Saúde
|
10: Interação
do Corpo com Estímulos do Ambiente
|
22. Luz e visão
|
22.1. Associar a reflexão da luz com as cores dos
objetos e com a formação de imagens em espelhos.
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3
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Total de Aulas. 88
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Avaliação: 12
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Total de Aulas:100
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IV-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – Tópicos
Complementares
Programação Anual 7 º ano
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Fonte : Conteúdos Básicos Comuns (CBC) de Ciências do Ensino Fundamental
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Eixo Temático
|
Tema
|
Tópicos
|
Objetivos Específicos
|
Nº de aulas
|
I Ambiente e Vida
|
2:
Diversidade dos Materiais
|
II. O ar – propriedades e composição
|
• Reconhecer a presença de componentes do ar
atmosférico em reações químicas como a combustão, fermentação, fotossíntese e
respiração celular.
|
3
|
II Corpo Humano e Saúde
|
8: A Dinâmica
do Corpo
|
V. Saúde preventiva
|
• Reconhecer os fatores de risco associados às
doenças circulatórias e formas de prevenção.
|
2
|
II Corpo Humano e Saúde
|
8: A Dinâmica
do Corpo
|
V. Saúde preventiva
|
• Reconhecer fatores ambientais (fumo e poluição) em
doenças do sistema respiratório.
|
2
|
II Corpo Humano e Saúde
|
8: A Dinâmica
do Corpo
|
V. Saúde preventiva
|
• Examinar problemas no sistema excretor, formas de
tratamento e cuidados de prevenção.
|
2
|
II Corpo Humano e Saúde
|
9.Sexualidade
|
VI. Mudanças na adolescência
|
• Reconhecer e discutir mudanças físicas e
psicológicas na adolescência.
|
2
|
II Corpo Humano e Saúde
|
9.Sexualidade
|
VI. Mudanças na adolescência
|
• Diferenciar identidade pessoal e coletiva e sua
importância na vida em sociedade.
|
2
|
II Corpo Humano e Saúde
|
10: Interação
do Corpo com Estímulos do Ambiente
|
VII. Produção e percepção de sons
|
• Identificar a presença de vibração em fenômenos de
produção de sons.
|
3
|
II Corpo Humano e Saúde
|
10: Interação
do Corpo com Estímulos do Ambiente
|
VII. Produção e percepção de sons
|
• Utilizar o modelo ondulatório para descrever a
propagação de sons.
|
3
|
Total de Aulas: 19
|
Obs : Os tópicos complementares e
respectivos números de aulas serão ministrados
e avaliados a critério do professor, de acordo
com o desenvolvimento da turma,
priorizando os tópicos
obrigatórios.
V- METODOLOGIA
Trabalho em grupo ( )
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Debate ( )
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Pesquisa de campo ( )
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Feira de Cultural ( )
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Aula prática ( )
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Excursão ( )
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Exercícios ( )
|
Exposição de Trabalhos
( )
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Mídias ( )
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Leituras ( )
|
Atividades em ambiente
virtual ( )
|
Outros:
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VI- RECURSOS
Caderno do aluno ( )
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Datashow ( )
|
Quadro/giz ( )
|
Outros:
|
Laboratório ( )
|
|
Jornais, revistas ( )
|
|
Mídias ( )
|
|
Computador ( )
|
Obs.: O uso do livro didático
e sua interface com o CBC
Passos:
1º- Selecionar os eixos temáticos
e temas, tópicos e habilidades, referentes ao ano
escolar no qual irá lecionar.
2º- Selecionar do livro didático
adotado os textos, experiências, atividades que podem
ser utilizadas para a concretização do
conteúdo do CBC.
3º- Pesquisar em outros livros
didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes e
outros materiais as atividades que podem ser
utilizadas para concretizar as habilidades
selecionadas.
VII- AVALIAÇÃO
Diagnóstica ( )
|
Outros:
|
Oral ( )
|
|
Escrita ( )
|
|
Atitudinal ( )
|
|
Virtual ( )
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VIII - BIBLIOGRAFIA
Livro Adotado (Listar)
|
Blog SRE ( )
|
CBC ( )
|
Outros:
|
Orientações Pedagógicas
( )
|
|
Roteiro de Atividades ( )
|
|
CRV ( )
|
ÓTIMO SEU BLOG, JÁ VOU USAR O SEU MODELO ESTE ANO, MUITO OBRIGADA!
ResponderExcluirMuito Legal, importante e instrutivo!!!
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