PLANO DE CURSO – ANO 2013I-
IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL
JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
CONTEÚDO: CIÊNCIAS_ TURMA:
9º ano N°DE AULAS SEMANAIS:
PROFESSOR (ES):
II- OBJETIVOS GERAIS
*Compreender o que é a ciência e como o conhecimento
cientifico interfere em nossas relações com o mundo natural, com o mundo
construído e com as outras pessoas.
*Discutir e examinar impactos de ciência e
tecnologia na sociedade, envolvendo dimensões ética, estética, política,
social, econômica e ambiental.
*Compreender o mundo em que vivemos de modo a
orientar as ações em nível individual e social.
*Propor um modo de pensar, de chegar a conclusões coerentes
a partir de proposições, de questionar preconceitos e hipóteses.
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III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Programação Anual 9 º ano
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Fonte : Conteúdos Básicos Comuns (CBC)
de
Ciências do Ensino Fundamental
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Eixo Temático
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Tema
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Tópicos
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Objetivos Específicos
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Nº de aulas
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I Ambiente e Vida
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2:
Diversidade dos Materiais
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4. Materiais
e suas
propriedades
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4.0. Identificar os conhecimentos químicos presentes
em atividades do cotidiano.
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4
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I Ambiente e Vida
|
2: Diversidade dos Materiais
|
5. Reações
químicas:
ocorrência,
identificação
e
representação
|
5.0. Reconhecer a ocorrência de uma reação química
por meio de evidências e da comparação entre sistemas inicial e final.
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3
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I Ambiente e Vida
|
2: Diversidade dos Materiais
|
5. Reações
químicas:
ocorrência,
identificação
e representação
|
5.1. Reconhecer a conservação da massa nas reações
químicas.
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3
|
I Ambiente e Vida
|
3: Formação e Manejo dos Solos
|
6. Solos:
formação,
fertilidade e
conservação
|
6.2. Relacionar as queimadas com a morte dos seres
vivos do solo e com a perda de fertilidade.
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3
|
I Ambiente e Vida
|
3: Formação e Manejo dos Solos
|
6. Solos:
formação,
fertilidade e
conservação
|
6.3. Analisar a permeabilidade do solo e as
conseqüências de sua alteração em ambientes naturais ou transformados pelo ser humano.
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3
|
I Ambiente e Vida
|
6: Energia nos Ambientes
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11. Transformações e transferências de energia
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11.1. Reconhecer energia armazenada em sistemas
(energia potencial gravitacional, energia potencial elástica, energia
potencial química).
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4
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II Corpo Humano e Saúde
|
10: Interação do Corpo com Estímulos do Ambiente
|
21. Drogas e sistema nervoso
|
21.0. Compreender a estrutura do sistema nervoso.
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2
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II Corpo Humano e Saúde
|
10: Interação do Corpo com Estímulos do Ambiente
|
21. Drogas e sistema nervoso
|
21.1. Explicar a transmissão de impulsos nervosos.
|
2
|
II Corpo Humano e Saúde
|
10: Interação do Corpo com Estímulos do Ambiente
|
21. Drogas e sistema nervoso
|
21.2. Relacionar o efeito das drogas com a alteração
do funcionamento do sistema nervoso.
|
2
|
II Corpo Humano e Saúde
|
10: Interação do Corpo com Estímulos do Ambiente
|
21. Drogas e sistema nervoso
|
21.3. Identificar drogas que alteram o sistema
nervoso.
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2
|
II Corpo Humano e Saúde
|
10: Interação do Corpo com Estímulos do Ambiente
|
21. Drogas e sistema nervoso
|
21.4. Avaliar as conseqüências do uso das drogas no
convívio social.
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2
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III Construindo modelos
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11: O Mundo Muito Grande
|
23. A Terra no espaço
|
23.2. Diferenciar os modelos geocêntrico e
heliocêntrico do Universo e reconhecê-los como modelos criados a partir de
referenciais diferentes.
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3
|
III Construindo modelos
|
11: O Mundo Muito Grande
|
23. A Terra no espaço
|
23.3. Explicar as evidências e argumentos usados por
Galileu a favor do heliocentrismo (noção de inércia e observações ao
telescópio da aparência da Lua, fases do planeta Vênus e satélites de
Júpiter).
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3
|
III Construindo modelos
|
11: O Mundo Muito Grande
|
24. Força e inércia
|
24.0. Compreender inércia como tendência dos corpos em
prosseguir em movimento em linha reta e velocidade constante ou em repouso.
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4
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III Construindo modelos
|
11: O Mundo Muito Grande
|
24. Força e inércia
|
24.1. Identificar força enquanto ação externa capaz
de modificar o estado de repouso ou movimento dos corpos.
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4
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III Construindo modelos
|
12: O Mundo Muito Pequeno
|
25. Modelo cinético molecular
|
25.0. Relacionar os estados físicos da matéria ao
modelo cinético molecular: movimento, distância e organização das partículas.
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3
|
III Construindo modelos
|
12: O Mundo Muito Pequeno
|
25. Modelo cinético molecular
|
25.1. Reconhecer os seguintes aspectos do modelo de
partículas e utilizá-los para interpretar fenômenos: a matéria é feita de
muitas partículas e espaço vazio entre elas; as partículas estão em constante
movimento em todas as direções; as partículas interagem umas com as outras.
|
3
|
III Construindo modelos
|
12: O Mundo Muito Pequeno
|
25. Modelo cinético molecular
|
25.2. Explicar fenômenos diversos: como dissolução,
crescimento dos cristais, difusão, transferências de calor, dilatação e
mudanças de estados físicos,usando o modelo cinético de partículas.
|
3
|
III Construindo modelos
|
12: O Mundo Muito Pequeno
|
26. O comportamento elétrico da matéria
|
26.0. Interpretar carga elétrica como propriedade
essencial de partículas que compõem a matéria (elétrons e prótons).
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4
|
III Construindo modelos
|
12: O Mundo Muito Pequeno
|
26. O comportamento elétrico da matéria
|
26.1. Interpretar fenômenos eletrostáticos simples
como resultado de transferência de elétrons entre materiais.
|
4
|
III Construindo modelos
|
12: O Mundo Muito Pequeno
|
27. Introdução ao conceito de átomo
|
27.0. Identificar e caracterizar as partículas
constituintes do átomo e sua organização.
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4
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III Construindo modelos
|
12: O Mundo Muito Pequeno
|
27. Introdução ao conceito de átomo
|
27.1. Reconhecer elementos químicos como
constituintes básicos dos materiais.
|
4
|
III Construindo modelos
|
12: O Mundo Muito Pequeno
|
27. Introdução ao conceito de átomo
|
27.2. Identificar, por meio de consulta à tabela
periódica, elementos químicos e seus respectivos números atômicos e número de
massa.
|
4
|
III Construindo modelos
|
12: O Mundo Muito Pequeno
|
27. Introdução ao conceito de átomo
|
27.3. Explicar as diferenças entre condutores e
isolantes elétricos como resultado da mobilidade de cargas elétricas nos
condutores (elétrons livres nos metais e íons em solução).
|
4
|
III Construindo modelos
|
13: Mecanismo de Herança
|
28. Características herdadas e as influências do
ambiente
|
28.0. Compreender que o meio ambiente pode alterar o
fenótipo de um indivíduo.
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3
|
III Construindo modelos
|
13: Mecanismo de Herança
|
28. Características herdadas e as influências do
ambiente
|
28.1. Associar o processo da hereditariedade como a
transmissão de características de pais para seus filhos.
|
3
|
III Construindo modelos
|
13: Mecanismo de Herança
|
28. Características herdadas e as influências do
ambiente
|
28.2. Analisar no trabalho de Mendel, sobre a
transmissão dos caracteres hereditários e a possibilidade de sua manifestação
em gerações alternadas (1ª Lei de Mendel).
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4
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Total de Aulas: 87
|
Avaliação: 12
|
Total de Aulas: 99
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IV-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – Tópicos
Complementares
Programação Anual 9 º ano
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Fonte : Conteúdos Básicos Comuns (CBC)
de
Ciências do Ensino Fundamental
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Eixo Temático
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Tema
|
Tópicos
|
Objetivos Específicos
|
Nº de aulas
|
I Ambiente e Vida
|
1. Diversidade da Vida nos Ambientes
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I. Impactos
ambientais e
extinção de
espécies
|
• Interpretar informações de diferentes fontes sobre
transformações nos ambientes provocadas pela ação humana e o risco de
extinção de espécies.
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4
|
I Ambiente e Vida
|
2: Diversidade dos Materiais
|
II. O ar –
Propriedades
e composição
|
• Reconhecer a presença de componentes do ar
atmosférico em reações químicas como a combustão, fermentação, fotossíntese e
respiração celular.
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3
|
I Ambiente e Vida
|
2:
Diversidade dos Materiais
|
II. O ar – propriedades e composição
|
• Explicar fenômenos diversos envolvendo a pressão
atmosférica e pressão em líquidos.
|
3
|
I Ambiente e Vida
|
2: Diversidade dos Materiais
|
III. Reciclagem e preservação ambiental
|
• Relacionar a reciclagem dos materiais com a
preservação ambiental.
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3
|
III Construindo modelos
|
13: Mecanismo de Herança
|
VIII. Biotecnologia em debate
|
• Compreender informações básicas sobre clonagem e
transgênicos, considerando implicações éticas e ambientais envolvidas.
|
4
|
III Construindo modelos
|
14: Processos de Transferências de Energia
|
IX. Eletricidade em nossas casas
|
• Reconhecer circuitos elétricos simples,
identificando o que é necessário para que a corrente elétrica se estabeleça
num circuito.
|
3
|
III Construindo modelos
|
T 14: Processos de Transferências de Energia
|
IX. Eletricidade em nossas casas
|
• Compreender as instalações elétricas de nossas
casas como um grande circuito identificando os principais dispositivos
elétricos utilizados.
|
3
|
III Construindo modelos
|
Tema 14: Processos de Transferências de Energia
|
IX. Eletricidade em nossas casas
|
• Reconhecer o significado da potência de aparelhos
elétricos em situações práticas envolvendo avaliação de consumo de energia
elétrica.
|
3
|
III Construindo modelos
|
Tema 14: Processos de Transferências de Energia
|
IX. Eletricidade em nossas casas
|
• Reconhecer o risco de choques elétricos no corpo
humano, identificando materiais condutores e isolantes elétricos e como
utilizá-los com segurança .
|
3
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Total de Aulas: 29
|
Obs : Os tópicos complementares e respectivos números de
aulas serão
ministrados e avaliados a critério do professor, de acordo
com o desenvolvimento
da turma, priorizando
os tópicos obrigatórios.
V- METODOLOGIA
Trabalho em grupo ( )
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Debate ( )
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Pesquisa de campo ( )
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Feira de Cultural ( )
|
Aula prática ( )
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Excursão ( )
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Exercícios ( )
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Exposição de Trabalhos
( )
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Mídias ( )
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Leituras ( )
|
Atividades em ambiente
virtual ( )
|
Outros:
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VI- RECURSOS
Caderno do aluno ( )
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Datashow ( )
|
Quadro/giz ( )
|
Outros:
|
Labóratório ( )
|
|
Jornais, revistas ( )
|
|
Mídias ( )
|
|
Computador ( )
|
Obs.: O uso do livro didático e sua interface com o CBC
Passos:
1º- Selecionar os eixos temáticos e temas, tópicos e
habilidades, referentes ao
ano escolar no qual
irá lecionar.
2º- Selecionar do livro didático adotado os textos, experiências,
atividades que
podem ser utilizadas
para a concretização do conteúdo do CBC.
3º- Pesquisar em outros livros didáticos do mesmo ano ou de
anos diferentes
e outros materiais as
atividades que podem ser utilizadas para concretizar as
habilidades
selecionadas.
VII- AVALIAÇÃO
Diagnóstica ( )
|
Outros:
|
Oral ( )
|
|
Escrita ( )
|
|
Atitudinal ( )
|
|
Virtual ( )
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VIII - BIBLIOGRAFIA
Livro Adotado (Listar)
|
Blog SRE ( )
|
CBC ( )
|
Outros:
|
Orientações Pedagógicas
( )
|
|
Roteiro de Atividades ( )
|
|
CRV ( )
|
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