PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - PIP
MATRIZ CURRICULAR - MATEMÁTICA
CICLO COMPLEMENTAR
4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LEGENDA:
I – Introduzir T – Trabalhar C - Consolidar R - Retomar
EIXOS
|
CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS/CONCEITOS
|
CICLO COMPLEMENTAR
| |
4º ANO
|
5º ANO
| |||
1.
ESPAÇO E FORMA
|
1.1- Descrever, interpretar, identificar e representar a movimentação de uma pessoa ou objeto no espaço e construir itinerários.
|
- Descrição, interpretação e representação, no plano, da posição de uma pessoa ou objeto.
|
T
|
T/C
|
1.2- Representar a posição de uma pessoa ou objeto utilizando malhas quadriculadas.
|
- Utilização de malha quadriculada para representar, no plano, a posição de uma pessoa.
|
T
|
C
| |
1.3- Identificar pontos de referência para situar e deslocar pessoas/objetos no espaço.
|
- Descrição, interpretação e representação do movimento.
|
T
|
C
| |
1.4- Representar o espaço por meio de maquetes, croquis e outras representações gráficas.
|
- Construção e interpretação de maquetes, croquis e outras representações gráficas.
|
T
|
T/C
| |
1.5- Identificar e conceituar paralelismo e perpendicularismo entre retas.
|
- Retas e segmentos de reta.
- Relações de paralelismo e perpendicularismo.
|
I
|
I/T
| |
1.6- Identificar triângulos e quadriláteros (quadrado, retângulo, trapézio, paralelogramo, losango) observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares)
|
- Figuras Planas.
- Quadriláteros: quadrado, retângulo, losango, paralelogramo.
- Triângulos.
|
T/C
|
C
|
1.
ESPAÇO E FORMA
|
1.7- Identificar e conceituar elementos de figuras geométricas, como faces, vértices, arestas e lados.
|
- Sólidos Geométricos:
|
T
|
T
| |
1.8- Identificar figuras tridimensionais (três dimensões) e bidimensionais (duas dimensões), reconhecendo suas partes (vista frontal, lateral e superior dos objetos).
|
I
|
T
| |||
C
|
R
T
| ||||
1.9- Identificar semelhanças e diferenças entre poliedros (cubo, prisma, pirâmide e outros) e não poliedros (esfera, cone, cilindro e outros).
| |||||
1.10- Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros relacionando figuras tridimencionais (cubo e bloco retangular) com suas planificações.
| |||||
T
|
T
| ||||
1.11-Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras planas (triângulo, quadrilátero e pentágono) de acordo com o número de lados.
|
- Identificação de semelhanças e diferenças entre os polígonos.
- Composição de figuras geométricas planas a partir da justaposição de outras e a utilização do Tangran.
|
T
|
T
|
EIXOS
|
CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS / CONCEITOS
|
4º ANO
|
5º ANO
| |
2.
GRANDEZAS
E MEDIDAS
|
2.1- Comparar grandezas de massa, comprimento, capacidade e tempo, tendo como referência unidades de medidas não-convencionais ou convencionais.
|
- Utilização dos instrumentos de Medidas presentes no cotidiano:
régua, trena, fita métrica, metro, balança, recipientes graduados ( para comparar quantidade de líquido) termômetro, velocímetro, relógios e cronômetros.
|
T/C
|
C
| |
2.2- Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como Km/m/cm/mm, Kg/g/mg, l/ml.
|
- Medidas de massa e capacidade.
- Situação-problema envolvendo as medidas de tempo, superfície, massa e capacidade.
- Situações-problema significativas que requeiram conversão (transformação): km/m; m/dm; m/cm; cm/mm; m/mm; m²/dm²; dm²/cm²; kg/g; g/mg; t/kg; etc.
|
T
|
T/C
| ||
2.3- Estabelecer relações entre as unidades de medidas de tempo, isto é, hora/minuto, minuto/segundo, dia/mês, dia/semana, outros e compreender as transformações do tempo cronológico em situações do cotidiano.
|
- Situações envolvendo unidades de tempo: hora, minuto, dia, semana, mês, ano;
- utilização de instrumentos de medida de tempo: relógios, agendas e calendário.
|
I/T
|
T/C
| ||
T
I/T
|
T/C
T/C
| ||||
2.4- Reconhecer e interpretar datas e horas em relógio analógico e digital.
| |||||
2.5- Estabelecer relações entre o horário de início e de término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
|
I/T
|
T/C
| |||
2.6- Comparar os conceitos de área e perímetro de figuras planas, usando materiais concretos e malhas quadriculadas em situações do cotidiano (por exemplo: ladrilhar um pavimento, dividir uma sala, embalar uma caixa).
|
- Medida de comprimento e superfície: cálculo de perímetro e da área de figuras desenhadas em malhas quadriculadas;
- Comparação de perímetros e áreas de duas figuras.
|
I/T
|
T
| ||
2.7- Resolver situação-problema envolvendo o cálculo do perímetro e da área de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
| |||||
I
|
T
|
EIXOS
|
CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS
|
4º ANO
|
5ºANO
|
3.
NÚMEROS E OPERAÇÕES – ÁLGEBRA E FUNÇÕES
3.NÚMEROS E OPERAÇÕES – ÁLGEBRA E FUNÇÕES
|
3.1- Relacionar a história da matemática na construção do conceito de número e sua importância no contexto social.
|
- História da Matemática ( hindus, arábicos, romanos, outras).
|
T
|
C
|
3.2- Reconhecer o agrupamento em base 10 e sua relação com o Sistema de Numeração Decimal: ordens, classes e valor posicional, construindo terminologias a partir da compreensão do significado dos mesmos.
|
- agrupamento em base 10: ordens, classes e valor posicional.
|
T
|
C
| |
3.3- Reconhecer números naturais e racionais em diversas situações (jornais, filmes, comércio etc.).
|
- Reconhecimento de números naturais e racionais no cotidiano.
|
T
|
C
| |
3.4- Escrever, comparar e ordenar números naturais de qualquer grandeza.
|
- Escrita, leitura, comparação e ordenação de notações numéricas pela compreensão das características do sistema de numeração decimal.
|
C
|
R
| |
3.5- Localizar na reta numérica a posição de números naturais.
|
- Representação e localização de números naturais na reta numérica.
|
I/T
|
T
| |
3.6-Utilizar estratégias pessoais e técnicas convencionais para resolver situação-problema envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão.
|
- Adição e Subtração, Multiplicação e Divisão com números naturais:
|
T/C/R
|
C/R
|
3.
NÚMEROS E OPERAÇÕES – ÁLGEBRA E FUNÇÕES
|
3.7-Representar números racionais nas formas fracionárias, decimal e de porcentagem.
|
- Frações:
- Números decimais:
- Sistema de numeração decimal:
- Sistema Monetário Brasileiro:
- Situações-problema simples envolvendo ideia de porcentagem e probabilidade.
- Utilização da calculadora para produzir e comparar escritas numéricas.
|
I/T
|
T
| |
3.8- Estabelecer relações entre as diferentes representações de um número racional.
|
I
| ||||
3.9- Estabelecer trocas entre cédulas e moedas em situações envolvendo valores monetários por meio de preços, trocos, orçamentos.
|
I
|
T
| |||
3.10- Comparar e ordenar números racionais na forma decimal.
| |||||
I/T
|
T
| ||||
3.11- Localizar na reta numérica a posição de números racionais.
| |||||
3.12- Analisar e resolver situações-problema com o uso de números racionais.
| |||||
3.13- Reconhecer quando se dá o uso da porcentagem no cotidiano.
| |||||
I/T
|
T/C
|
EIXOS
|
CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS/CONCEITOS
|
4º ANO
|
5º ANO
|
4.
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
|
4.1- Coletar, organizar e registrar dados e informações;
|
- Pesquisa de campo (observações, questionários, levantamentos, medições).
- Pesquisa e interpretação de dados.
- Seleção e organização dos dados em tabelas simples.
|
C
|
R
|
4.2- Ler e interpretar informações e dados apresentados de maneira organizada por meio de listas, tabelas, mapas e gráficos, e em situações-problema;
|
- Leitura e interpretação de informações presentes nos meios de comunicação e no mundo, registrados por meio de tabelas e gráficos;
|
C
|
R
| |
4.3-Elaborar, em situações-problema e por meio de apresentação de dados, tabelas e gráficos;
|
- Interpretar e sistematizar os dados.
- Elaborar tabelas e gráficos.
|
I
|
T
| |
4.4- Transformar listas e tabelas em gráficos e vice-versa;
|
- Interpretar e sistematizar os dados de listas, tabelas e gráficos.
- Construir gráficos a partir de listas e tabelas e vice-versa
|
T
|
T
| |
4.5- Reconhecer possíveis formas de combinar elementos de uma coleção e de contabilizá-las usando estratégias pessoais (forma de fazer de cada aluno, a partir dos conhecimentos prévios)
|
- Noções de combinação associada à multiplicação e tabela.
|
T/C
|
C
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário