sábado, 15 de setembro de 2012

Matriz Curricular de Matemática - 4º e 5º anos do Ciclo Complementar do Ensino Fundamental - PIP/SEE-MG

PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - PIP
MATRIZ CURRICULAR - MATEMÁTICA  
CICLO COMPLEMENTAR
                                                                                                                                     4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 LEGENDA:              
I – Introduzir                        T – Trabalhar                       C - Consolidar                                       R - Retomar




EIXOS


CAPACIDADES

CONTEÚDOS/CONCEITOS
CICLO COMPLEMENTAR
4º ANO
5º ANO







1.

ESPAÇO E FORMA
1.1- Descrever, interpretar, identificar e representar a movimentação de uma pessoa ou objeto no espaço e construir itinerários.
- Descrição, interpretação e representação, no plano, da posição de uma pessoa ou objeto.
T
T/C
1.2- Representar a posição de uma pessoa ou objeto utilizando malhas quadriculadas.
- Utilização de malha quadriculada para representar, no plano, a posição de uma pessoa.
T
C
1.3- Identificar pontos de referência para situar e deslocar pessoas/objetos no espaço.
- Descrição, interpretação e representação do movimento.
T
C
1.4- Representar o espaço por meio de maquetes, croquis e outras representações gráficas.
- Construção e interpretação de maquetes, croquis e outras representações gráficas.
T
T/C
1.5- Identificar e conceituar paralelismo e perpendicularismo entre retas.
- Retas e segmentos de reta.
- Relações de paralelismo e perpendicularismo.
I
I/T
1.6- Identificar triângulos e quadriláteros (quadrado, retângulo, trapézio, paralelogramo, losango) observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares)
- Figuras Planas.
- Quadriláteros: quadrado, retângulo, losango, paralelogramo.
- Triângulos.
T/C
C
















1.

ESPAÇO E FORMA
1.7- Identificar e conceituar elementos de figuras geométricas, como faces, vértices, arestas e lados.
- Sólidos Geométricos:

  • Classificação;

  • Elementos de um poliedro;

  • Propriedades comuns e diferenças;

  • Planificação (composição e decomposição) de figuras tridimensionais (cubos e paralelepípedos): construção de sólidos e embalagens.
T
T
1.8- Identificar figuras tridimensionais (três dimensões) e bidimensionais (duas dimensões), reconhecendo suas partes (vista frontal, lateral e superior dos objetos).
I
T


C




R



T
1.9- Identificar semelhanças e diferenças entre poliedros (cubo, prisma, pirâmide e outros) e não poliedros (esfera, cone, cilindro e outros).
1.10- Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros relacionando figuras tridimencionais (cubo e bloco retangular) com suas planificações.

T
T
1.11-Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras planas (triângulo, quadrilátero e pentágono) de acordo com o número de lados.
- Identificação de semelhanças e diferenças entre os polígonos.
- Composição de figuras geométricas planas a partir da justaposição de outras e a utilização do Tangran.






T
T






EIXOS
CAPACIDADES
CONTEÚDOS / CONCEITOS
4º ANO
5º ANO












2.


GRANDEZAS
E MEDIDAS
2.1- Comparar grandezas de massa, comprimento, capacidade e tempo, tendo como referência unidades  de medidas não-convencionais ou convencionais.
- Utilização dos instrumentos de Medidas presentes no cotidiano:
régua, trena, fita métrica, metro, balança, recipientes graduados ( para comparar quantidade de líquido) termômetro, velocímetro, relógios e cronômetros.
T/C
C
2.2- Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como Km/m/cm/mm, Kg/g/mg, l/ml.
- Medidas de massa e capacidade.
- Situação-problema envolvendo as medidas de tempo, superfície, massa e capacidade.
- Situações-problema significativas que requeiram conversão (transformação): km/m; m/dm; m/cm; cm/mm; m/mm; m²/dm²; dm²/cm²; kg/g; g/mg; t/kg; etc.
T
T/C
2.3- Estabelecer relações entre as unidades de medidas de tempo, isto é, hora/minuto, minuto/segundo, dia/mês, dia/semana, outros e compreender as transformações do tempo cronológico em situações do cotidiano.

- Situações envolvendo unidades de tempo: hora, minuto, dia, semana, mês, ano;
- utilização de instrumentos de medida de tempo: relógios, agendas e calendário.
I/T
T/C

T




I/T

T/C




T/C
2.4- Reconhecer e interpretar datas e horas em relógio analógico e digital.
2.5- Estabelecer relações entre o horário de início e de término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.

I/T
T/C
2.6- Comparar os conceitos de área e perímetro de figuras planas, usando materiais concretos e malhas quadriculadas em situações do cotidiano (por exemplo: ladrilhar um pavimento, dividir uma sala, embalar uma caixa).
- Medida de comprimento e superfície: cálculo de perímetro e da área de figuras desenhadas em malhas quadriculadas;
- Comparação de perímetros e áreas de duas figuras.








I/T
T
2.7- Resolver situação-problema envolvendo o cálculo do perímetro e da área de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.











I

T



EIXOS
CAPACIDADES
CONTEÚDOS
4º ANO
5ºANO







3.


NÚMEROS E OPERAÇÕES – ÁLGEBRA E FUNÇÕES











































3.NÚMEROS E OPERAÇÕES – ÁLGEBRA E FUNÇÕES

3.1- Relacionar a história da matemática na construção do conceito de número e sua importância no contexto social.



- História da Matemática ( hindus, arábicos, romanos, outras).
T
C
3.2- Reconhecer o agrupamento em base 10 e sua relação com o Sistema de Numeração Decimal: ordens, classes e valor posicional, construindo terminologias a partir da compreensão do significado dos mesmos.
- agrupamento em base 10: ordens, classes e valor posicional.
T
C
3.3- Reconhecer números naturais e racionais em diversas situações (jornais, filmes, comércio etc.).
- Reconhecimento de números naturais e racionais no cotidiano.
T
C
3.4- Escrever, comparar e ordenar números naturais de qualquer grandeza.
- Escrita, leitura, comparação e ordenação de notações numéricas pela compreensão das características do sistema de numeração decimal.

C
R
3.5- Localizar na reta numérica a posição de números naturais.


- Representação e localização de números naturais na reta numérica.
I/T
T
3.6-Utilizar estratégias pessoais e técnicas convencionais para resolver situação-problema envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão.
- Adição e Subtração, Multiplicação e Divisão com números naturais:
  • Composição  e decomposição de números por parcelas, fatores, ordens e classes;
  • Compreensão das quatro operações e seus significados;
  • Propriedades das operações;
  • Cálculos aproximados;
  • Resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações (Adição e Subtração, Multiplicação e Divisão);
  • Expressões numéricas com os números naturais;
  • Múltiplos e divisores de número natural;
T/C/R
C/R
















3.


NÚMEROS E OPERAÇÕES – ÁLGEBRA E FUNÇÕES

3.7-Representar números racionais nas formas fracionárias, decimal e de porcentagem.

- Frações:
  • Conceito de fração;
  • Frações próprias e impróprias;
  • Frações equivalentes;
  • Frações mistas;
  • Simplificação de frações;
  • Comparação de frações;
  • Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão com frações;
  • Situações-problema envolvendo fração.
- Números decimais:
  • Inteiros, décimos, centésimos e milésimos;
  • No sistema de numeração decimal;
  • Operações (adição, subtração, multiplicação e divisão);
  • Estabelecer relações entre fração e porcentagem;
  • Situações-problema envolvendo números decimais.
- Sistema de numeração decimal:
  • A representação dos números naturais;
  • Ordens e classes;
  • Arredondamentos;
  • A classe dos mil, milhões e milhares.
- Sistema Monetário Brasileiro:
  • Reconhecimento de cédulas e moedas;
  • Compra,venda, orçamento, lucro e prejuízo;
  • Situações-problema envolvendo o Sistema Monetário.
- Situações-problema simples envolvendo ideia de porcentagem e probabilidade.
- Utilização da calculadora para produzir e comparar escritas numéricas.
I/T

T


3.8- Estabelecer relações entre as diferentes representações de um número racional.


I


3.9- Estabelecer trocas entre cédulas e moedas em situações envolvendo valores monetários por meio de preços, trocos, orçamentos.


I

T




3.10- Comparar e ordenar números racionais na forma decimal.







I/T








T



3.11- Localizar na reta numérica a posição de números racionais.




3.12- Analisar e resolver situações-problema com o uso de números racionais.


3.13- Reconhecer quando se dá o uso da porcentagem no cotidiano.




I/T



T/C


EIXOS
CAPACIDADES
CONTEÚDOS/CONCEITOS
4º ANO
5º ANO










4.

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
4.1- Coletar, organizar e registrar dados e informações;
- Pesquisa de campo (observações, questionários, levantamentos, medições).
- Pesquisa e interpretação de dados.
- Seleção e organização dos dados em tabelas simples.
C
R
4.2- Ler e interpretar informações e dados apresentados de maneira organizada por meio de listas, tabelas, mapas e gráficos, e em situações-problema;
- Leitura e interpretação de informações presentes nos meios de comunicação e no mundo, registrados por meio de tabelas e gráficos;
C
R
4.3-Elaborar, em situações-problema e por meio de apresentação de dados, tabelas e gráficos;
- Interpretar e sistematizar os dados.
- Elaborar tabelas e gráficos.
I
T
4.4- Transformar listas e tabelas em gráficos e vice-versa;
- Interpretar e sistematizar os dados de listas, tabelas e gráficos.
- Construir gráficos a partir de listas e tabelas e vice-versa
T
T
4.5- Reconhecer possíveis formas de combinar elementos de uma coleção e de contabilizá-las usando estratégias pessoais (forma de fazer de cada aluno, a partir dos conhecimentos prévios)
- Noções de combinação associada à multiplicação e tabela.

T/C
C





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário