terça-feira, 4 de setembro de 2012

Matriz Curricular - Educação Física - 4º e 5º anos do Ciclo Complementar do Ensino Fundamental/PIP- SEE/MG

PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - PIP
MATRIZ CURRICULAR –  EDUCAÇÃO FÍSICA  – VERSÃO PRELIMINAR
CICLO COMPLEMENTAR DA ALFABETIZAÇÃO - 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL



EIXO
CAPACIDADES
CONTEÚDOS / CONCEITOS
CICLO COMPLEMENTAR

4º ANO
5º ANO







1  – Esporte































1.1 – Conhecer a história dos esportes e compreender o esporte como direito social.
História dos esportes





Diferença entre a prática esportiva educacional,  de rendimento de participação



Elementos técnicos básicos











Riscos  e benefícios da prática esportiva.







Riscos  e benefícios da prática esportiva.
















Hidratação e vestuário.










Importância do esporte no desenvolvimento de atitudes.




















Esporte e mídia.
I/T/C
R/T

1.2 – Identificar o esporte como elemento da cultura corporal.
I/T
C/R/T

1.3 – Identificar o lúdico na prática esportiva.
I/T/C
R/T

1.4 – Compreender a possibilidade do esporte como opção de lazer.
I/T/C
R/T

1.5 – Reconhecer e diferenciar cada modalidade.
I/T
C/R

1.6 – Aplicar os elementos técnicos básicos de cada modalidade em situação de jogos.
I/T
C/R

1.7 – Manifestar a apropriação das ações corporais através de controle das ações motoras fundamentais de locomoção, estabilização e manipulação.
I/T/C
R/T

1.8 - Reconhecer a importância da prática da atividade física para o desenvolvimento global das pessoas.
I/T/C
R/T

1.9 - Entender que o esporte é uma maneira de manter a saúde.
I/T/C
R/T

1.10 -  Conhecer seus limites e possibilidades corporais, com autonomia.
I/T
T/C

1.11 -  Reconhecer as alterações provocadas pelo esforço físico (cansaço, elevação dos batimentos cardíacos) e saber por que elas ocorrem.
-
I/T/C

1.12 -  Compreender a relação entre alimentação e a prática da atividade física.
-
I/T/C

1.13 -  Compreender a importância da atividade física na prevenção e no tratamento da obesidade.
-
I/T/C

1.14 -  Analisar os padrões de estética, beleza e saúde como parte da cultura que os produz e criticar o consumismo.
-
I/T/C

1.15 - Conhecer os efeitos da hidratação no organismo durante as práticas esportivas, inclusive durante as aulas de Ed. Física.
I/T
T/C

1.16 - Aplicar os conhecimentos sobre hidratação durante as atividades esportivas.
I/T/C
R/T

1.17 - Compreender os benefícios do uso de vestuário adequado para a prática da atividade esportiva.
I/T/C
R/T

1.18 - Analisar a importância dos conhecimentos da Educação Física no seu cotidiano e como eles podem modificar ou não as suas ações e interações nos diferentes tempos e espaços.
I/T
T/C

1.19 - Compreender o esporte como espaço de respeito às diferenças.
I/T
T/C

1.20 - Identificar o esporte como meio de superação de limitações.
I/T
T/C

1.21 - Reconhecer o potencial do esporte no desenvolvimento de atitudes e valores – solidariedade, respeito, autonomia, confiança e liderança.
I/T
T

1.22 - Adotar atitudes éticas em qualquer situação de prática esportiva.
I/T
T

1.23 - Manter o respeito mútuo, a dignidade e a solidariedade em situações lúdicas e esportivas.
I/T/C
R/T

1.24 - Identificar a influência da mídia nas variadas modalidades esportivas.
I/T
T/C

EIXO
CAPACIDADES
CONTEÚDOS / CONCEITOS
CICLO COMPLEMENTAR

4º ANO
5º ANO

2 – Jogos e brincadeiras















2.1 – Compreender a importância dos jogos e brincadeiras na vida dos sujeitos.














O brincar na vida dos alunos.

 Jogos populares
 Jogos esportivos
 Jogos de raquete
 Jogos de salão
 Capoeira
I/T/C
R/T

2.2 –  Conhecer e vivenciar as regras dos jogos e brincadeiras.

I/T/C
R/T

2.3 – Diferenciar e vivenciar jogos e brincadeiras de cada tema.

I/T
C/R/T

2.4 – Conhecer a origem dos jogos e brincadeiras.
I/T
C/R/T

2.5 - Compreender regras, sua funcionalidade e implicações em jogos e brincadeiras.

I/T
C/R/T

2.6 – Valorizar a ludicidade, a inclusão e a socialização.

I/T/C
R/T

2.7 – Identificar valores éticos nos jogos e brincadeiras.
I/T
T/C/R

2.8 - Identificar e valorizar os jogos e as brincadeiras da comunidade local.
I/T/C
R/T

2.9 - Ser capaz de participar dos jogos e brincadeiras e também modificá-los ou inventar outras formas diante de uma situação problema.
I/T
C/R/T

2.10 -  Construir materiais para a vivência de jogos e brincadeiras.
I/T/C
T/C

2.11 -  Organizar jogos, brincadeiras e outras atividades lúdicas.
-
T/C

2.12 - Participar de competições, como campeonatos, olimpíadas, etc.
I/T/C
I/T/C

2.13 - Conhecer jogos e brincadeiras de outras culturas.
-
I/T/C

EIXO
CAPACIDADES
CONTEÚDOS / CONCEITOS
CICLO COMPLEMENTAR

4º ANO
5º ANO

3 – Dança e movimentos expressivos













3.1 -  Vivenciar o movimento em diferentes ritmos.

O Corpo na dança e nos movimentos expressivos


















Criação e improvisação




A diversidade cultural das danças brasileiras.




Dança como meio de desenvolvimento de valores e atitudes.



Dança e relações  de gênero.





Dança e mídia.
I/T
T/C

3.2 -  Articular o gesto com sons e ritmos produzidos pelo corpo, por diferentes objetos e instrumentos musicais.
I/T
T/C

3.3 -  Expressar sentimentos e ideias utilizando as múltiplas linguagens do corpo.
I/T
T/C

3.4 - Conhecer as possibilidades do corpo na dança: impulsionar, dobrar, flexionar, contrair, elevar, alongar, relaxar, dentre outras.

I/T
T/C

3.5 - Compor pequenas coreografias a partir de temas, materiais ou músicas.
-
I/T/C

3.6-  Vivenciar a dança em eventos escolares.

I/T
T/C

3.7 - Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais na dança em nosso país.
-
I/T/C

3.8 - Vivenciar diferentes manifestações culturais da dança.

I/T
T/C

3.9 - Compreender a dança como meio de desenvolvimento de valores e atitudes – afetividade, confiança, criatividade, sensibilidade, respeito às diferenças, inclusão.
-
I/T/C

3.10 - Identificar a dança como possibilidade de superação de preconceitos.
-
I/T

3.11 - Compreender as relações sociais entre homens e mulheres na dança.

-
I/T

3.12 - Identificar a influência da mídia nas formas de dançar.
I/T
T/C




Um comentário: