PLANO DE CURSO – ANO 2013
I. IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
CONTEÚDO: 
HISTÓRIA          TURMA: 8º
ano    Nº DE AULAS SEMANAIS:
PROFESSOR(ES):
II. OBJETIVOS GERAIS
| 
 * Propiciar o desenvolvimento de atitudes de
  respeito e de compreensão com relação à diversidade sociocultural das
  sociedades e da sociedade 
brasileira,
  em particular; 
*
  Contribuir para a compreensão de problemas e questões do presente e de suas
  relações com a dinâmica da mudança e permanências dos processos históricos; 
*
  Analisar e apreciar as diferentes fontes históricas; 
*
  Desenvolver habilidades de leitura, interpretação e produção de textos
  históricos, de gêneros diversos. | 
III- DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
| 
Planejamento
  Anual do 7º ano  Fonte: CBC de História | |||||
| 
Eixo Temático | 
Tema | 
Tópico | 
Objetivos específicos | 
Nº de aulas | |
| 
1-História de Vida, 
Diversidade 
Populacional e 
Migrações. | 
1.História de Vida 
Diversidade 
Populacional (Étnica, 
Cultural, Regional e Social) e Migrações 
Locais, Regionais e Intercontinentais. 
1. Diversidade 
populacional e 
migrações em Minas 
Gerais e no Brasil. | 
6. Os imigrantes europeus nos séculos XIX e XX. | 
6.1. Identificar as 
características básicas do capitalismo industrial. | 
4 | |
| 
1.Histórias de Vida, 
Diversidade Populacional e 
Migrações. | 
1.História de Vida 
Diversidade 
Populacional (Étnica, Cultural, Regional e Social) e
  Migrações 
Locais, Regionais e 
Intercontinentais. 
1. Diversidade 
populacional e 
migrações em Minas 
Gerais e no Brasil. | 
6. Os imigrantes europeus nos séculos XIX e XX. | 
6.2. Identificar os grupos migratórios no Brasil nos
  séculos XIX e XX dentro do 
contexto da expansão 
do capitalismo. | 
4 | |
| 
Construção do Brasil: 
Território, Estado e Nação. | 
1.O Estado Brasileiro e a 
Nação: Monarquia X 
República. 
1.A “virada do século” formações políticas no 
Brasil do século XVIII para 
o século XIX. | 
11. Revoluções liberais: industrial, americana e 
francesa. | 
11.1.Compreender o 
contexto das revoluções e 
seus impactos para a 
construção do mundo 
contemporâneo de 
cidadania. | 
3 | |
| 
Construção do Brasil: 
Território, Estado e Nação. | 
1.O Estado Brasileiro e a 
Nação: Monarquia X 
República. 
1.A “virada do século” 
formações políticas no 
Brasil do século XVIII para 
o século XIX. | 
11. Revoluções liberais: 
industrial, americana e 
francesa. | 
 11.2. conceituar 
historicamente no contexto das construções:república, 
liberalismo e cidadania. | 
3 | |
| 
Construção do Brasil: 
Território, Estado e Nação. | 
1.O Estado Brasileiro e a 
Nação: Monarquia X 
República. 
1.A “virada do século” 
formações políticas no 
Brasil do século XVIII para 
o século XIX. | 
11. Revoluções liberais: industrial, americana e 
francesa. | 
11.3. Conceituar e 
identificar o sistema 
capitalista emergente e a resistência dos trabalhadores
  à nova organização do 
trabalho. | 
4 | |
| 
 Construção do
  Brasil: 
Território, Estado e Nação. | 
1.O Estado Brasileiro e a Nação: Monarquia X 
República. 
1.A “virada do século” formações políticas no 
Brasil do século XVIII para 
o século XIX. | 
11. Revoluções liberais: 
industrial, americana e 
francesa. | 
11.4. Identificar e analisar o progresso técnico e
  científico europeu do século 
XVIII. | 
3 | |
| 
Construção do Brasil: 
Território, Estado e Nação. | 
1.O Estado Brasileiro e a Nação: Monarquia X República. 
1.A “virada do século” formações políticas no Brasil do
  século XVIII para o século XIX. | 
12. Inconfidências e Brasil Joanino: movimentos de 
contestação e reorganização 
da relação metrópolecolônia. | 
12.1. Caracterizar e analisar os diversos movimentos
  políticos no Brasil de fins do século XVIII e início do 
século XIX. | 
3 | |
| 
Construção do Brasil: 
Território, Estado e Nação. | 
1.O Estado Brasileiro e a Nação: Monarquia X República. 
1.A “virada do século” formações políticas no Brasil do
  século XVIII para o século XIX. | 
12. Inconfidências e Brasil Joanino: movimentos de 
contestação e reorganização 
da relação metrópolecolônia. | 
12.2. Relacionar a 
independência do Haiti com o medo da “haitinização” do 
Brasil. | 
3 | |
| 
Construção do Brasil: 
Território, Estado e Nação. | 
1.O Estado Brasileiro e a 
Nação: Monarquia X República. 
1.A “virada do século” formações políticas no 
Brasil do século XVIII para o século XIX. | 
12. Inconfidências e Brasil Joanino: movimentos de 
contestação e reorganização 
da relação metrópolecolônia. | 
12.3. Identificar as 
decorrências da instalação da corte no Rio de Janeiro: 
centralização administrativa na Colônia, constituição
  de grupos de interesse no Sudeste brasileiro em torno da monarquia ( a
  chamada “interiorização da 
metrópole”). | 
4 | |
| 
Construção do Brasil: 
Território, Estado e Nação. | 
1.O Estado Brasileiro e a 
Nação: Monarquia X 
República. 
1.A “virada do século” 
formações políticas no 
Brasil do século XVIII para 
o século XIX. | 
12. Inconfidências e Brasil Joanino: movimentos de 
contestação e reorganização 
da relação metrópolecolônia. | 
12.4. Analisar os impactos da transferência da corte 
portuguesa sobre o universo da vida cotidiana e
  cultural 
brasileira e, especificamente, 
sobre a cidade do Rio de Janeiro. | 
3 | |
| 
Construção do Brasil: 
Território, Estado e Nação. | 
1.O Estado Brasileiro e a 
Nação: Monarquia X 
República. 
1.A “virada do século” 
formações políticas no 
Brasil do século XVIII para 
o século XIX. | 
13. A Revolução de l817 e a 
Independência. | 
13.1. Perceber a constituição 
de uma identidade 
brasileira,entre fins do 
século XVIII e início do 
XIX, em paralelo com as identidades locais ( mineira,
  pernambucana, baiana, 
paulista,etc.) e com a 
identidade portuguesa. | 
3 | |
| 
Construção do Brasil: 
Território, Estado e Nação. | 
1.O Estado Brasileiro e a 
Nação: Monarquia X República. 
1.A “virada do século” 
formações políticas no 
Brasil do século XVIII para 
o século XIX. | 
13. A Revolução de l817 e a 
Independência. | 
13.2. Analisar o impacto da 
transferência da corte 
portuguesa para o Rio de Janeiro para o processo de 
emancipação política do Brasil: de um lado, a eclosão
  de movimentos separatistas 
republicanos e, de outro, a construção de uma
  independência pela via da 
monarquia e da manutenção 
da integuidade territorial a das estruturas 
socioeconômicas e no latifúndio. | 
5 | |
| 
Construção do Brasil: 
Território, Estado e Nação. | 
1.O Estado Brasileiro e a 
Nação: Monarquia X República. 
2. A experiência monárquica 
no Brasil. | 
14. Bases do estado 
monárquico e limites da 
cidadania: patrimonialismo, 
escravidão e grande 
propriedade. | 
14.1.Analisar e compreender 
as bases socioeconômicas da 
monarquia brasileira, 
identificando continuidades 
e mudanças em relação a era 
colonial e a época atual. | 
3 | |
| 
Construção do Brasil: 
Território, Estado e Nação. | 
1.O Estado Brasileiro e a 
Nação: Monarquia X República. 
2. A experiência monárquica 
no Brasil. | 
14. Bases do estado 
monárquico e limites da 
cidadania: patrimonialismo, 
escravidão e grande 
propriedade. | 
14.2. Conceituar 
patrimonialismo e estado. | 
2 | |
| 
Construção do Brasil: 
Território, Estado e Nação. | 
1.O Estado Brasileiro e a 
Nação: Monarquia X República. 
2. A experiência monárquica 
no Brasil. | 
14. Bases do estado 
monárquico e limites da 
cidadania: patrimonialismo, 
escravidão e grande 
propriedade. | 
14.3.Compreender e analisar 
os limites da cidadania no contexto da sociedade
  escravista do Império. | 
3 | |
| 
Construção do Brasil: 
Território, Estado e Nação. | 
1.O Estado Brasileiro e a 
Nação: Monarquia X República. 
2. A experiência monárquica 
no Brasil. | 
14. Bases do estado 
monárquico e limites da 
cidadania: patrimonialismo, 
escravidão e grande 
propriedade. | 
14.4. Analisar a Lei de 
Terras de 1850 e relacioná-la 
com a questão agrária no Império. | 
3 | |
| 
Construção do Brasil: 
Território, Estado e Nação. | 
1.O Estado Brasileiro e a 
Nação: Monarquia X República. 
2. A experiência monárquica 
no Brasil. | 
15.Mudanças 
socioeconômicas, crise política e fim da monarquia. | 
15.1.Analisar e compreender 
as mudanças na organização 
do trabalho e a diversidade 
econômica no Império. | 
2 | |
| 
Construção do Brasil: 
Território, Estado e Nação. | 
1.O Estado Brasileiro e a 
Nação: Monarquia X República. 
2. A experiência monárquica 
no Brasil. | 
15.Mudanças 
socioeconômicas, crise política e fim da monarquia. | 
15.2. Analisar e discutir: o 
abolicionismo, o 
republicanismo e a guerra do 
Paraguai. | 
4 | |
| 
Construção do Brasil: 
Território, Estado e Nação. | 
1.O Estado Brasileiro e a 
Nação: Monarquia X República. 
2. A experiência monárquica 
no Brasil. | 
15.Mudanças 
socioeconômicas, crise política e fim da monarquia. | 
15.3.Analisar as tensões no interior do Estado; a Coroa
  em conflito com os militares e a igreja. | 
3 | |
|  |  | 
Total de aulas |  | 
62 | |
| 
Obs: Para a
  complementação das 120 aulas anuais (para professores com 3 aulas semanais),
  cada professor poderá escolher os conteúdos dos tópicos complementares
  estipulados pelo CBC, visto que os tópicos obrigatórios já estão contemplados
  neste planejamento. 
*A
  história-problema, diferentemente da história tradicional, visa ao exame
  analítico de um problema, de questóes através de diferentes períodos históricos. | |||||
| 
*O CBC de
  História do Ensino Fundamental tem como eixo integrador o tema “História e
  Cidadania” no Brasil. A escolha da questão-problema ou eixo norteador da
  proposta partiu de um problema contemporâneo que pode ser traduzido na
  pergunta: Quais foram os processos históricos de construção da cidadania e da
  democracia, considerando as características que essas apresentam hoje na
  sociedade brasileira? O entendimento 
equilibrado dos
  dilemas e dos desafios hoje vividos pela sociedade brasileira depende, em
  grande medida, da compreensão, dos obstáculos enfrentados para a construção
  de uma sociedade democrática e cidadã no passado. | |||||
IV- METODOLOGIA
| 
Trabalho em grupo ( ) | 
Debate ( ) | 
| 
Pesquisa de campo ( ) | 
Feira de Cultural ( ) | 
| 
Aula expositiva dialógica ( ) | 
Excursão ( ) | 
| 
Exercícios ( ) | 
Exposição de Trabalhos ( ) | 
| 
Mídias ( ) | 
Leituras ( ) | 
| 
Atividades em ambiente virtual ( ) | 
Outros: | 
V- RECURSOS
  
  
  
  | 
Caderno do aluno ( ) | 
Datashow ( ) | |
| 
Quadro/giz ( ) | 
Outros: | |
| 
Livro didático ( ) | ||
| 
Jornais, revistas ( ) | ||
| 
Mídias ( ) | ||
| 
Computador ( ) | ||
Obs.: O uso do livro didático
e sua interface com o CBC
Passos:
| 
1º- Selecionar os eixos
  temáticos e temas, tópicos e habilidades, referentes ao ano escolar no qual
  irá lecionar. 
2º- Selecionar do livro
  didático adotado os textos, mapas, atividades que podem ser utilizadas para a
  concretização do conteúdo do CBC. 
3º- Pesquisar em outros
  livros didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes e outros materiais as
  atividades que podem ser utilizadas para concretizar as habilidades
  selecionadas. | 
VI- AVALIAÇÃO
| 
Diagnóstica ( ) | 
Outros: | 
| 
Oral ( ) | |
| 
Escrita ( ) | |
| 
Atitudinal ( ) | |
| 
Virtual ( ) | 
VII – BIBLIOGRAFIA
  
  
  | 
Livro adotado – (Listar) | 
Blog SRE ( ) | |
| 
CBC  ( ) | 
Outros: | |
| 
 Orientações
  Pedagógicas( ) | ||
| 
Roteiro de Atividades( ) | ||
| 
 CRV ( ) | ||
| 
Conteúdos Complementares  8º Ano - 2013 | ||||
| 
Eixo Temático | 
Tema | 
Tópico | 
Objetivos
  Específicos | 
Nº de aulas | 
| 
. Construção do Brasil: 
Território, Estado e Nação. | 
1. O Estado Brasileiro e a Nação: Monarquia 
X República. 
2. A experiência 
monárquica no Brasil. | 
VI. O Imperador e a Constituição de l824: 
fundamentos jurídicos e políticos da 
monarquia. | 
. Compreender e 
analisar o processo deimplantação da 
monarquia no Brasil e sua singularidade. 
. Compreender o 
contexto político da 
Assembléia Constituinte de 1823, resultando na 
formulação da 
Constituição de 1824. 
. Identificar as linhas 
gerais da Constituição 
de 1988 com a 
Constituição de 1824, sobretudo no que se refere à
  cidadania. |  | 
| 
Construção do Brasil: 
Território, Estado e 
Nação. | 
1 O Estado Brasileiro e a Nação: Monarquia X República. | 
VII. Centralismo X federalismo, ordem X desordem na
  Regência e início do Segundo 
Reinado. | 
. Analisar o processo e caracterizar os 
conflitos entre o poder centralizador e o federalismo
  das elites provinciais (revoltas e rebeliões). 
. Analisar o processo 
de “pacificação” das 
rebeliões provinciais 
como afirmação do 
estado monárquico brasileiro. 
. Analisar e discutir a 
relação do Brasil com os países da Bacia do Rio da
  Prata: questões 
platinas. |  | 
| 
Construção do Brasil: 
Território, Estado e 
Nação. | 
1.O Estado Brasileiro e 
a Nação: Monarquia X 
República. 
2. A experiência 
monárquica no Brasil. | 
VIII. Construção de 
identidade nacional: 
“branqueamento” e elitismo. | 
. Analisar e 
compreender a 
formulação de uma 
primeira identidade 
nacional como projeto das elites políticas do Império,
  e, portanto, 
excludente. 
. Analisar a 
importância das 
escolas literárias 
(“indigenismo”, 
romantismo) e criação de institutos 
acadêmicos para 
constituição de uma 
identidade nacional. 
. Analisar a educação 
no Brasil imperial: 
exclusão das mulheres 
e da população pobre e escrava. |  | 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário