PLANO DE CURSO – 9º ANO
– HISTÓRIA/ANO 2014
I. IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
CONTEÚDO:
HISTÓRIA TURMA: 9º
ano Nº DE AULAS SEMANAIS: 03 aulas
PROFESSOR(ES):
Nº DE AULAS ANUAIS: 120 aulas
II. OBJETIVOS GERAIS
* Propiciar o desenvolvimento de atitudes de
respeito e de compreensão com relação à diversidade sociocultural das
sociedades e da sociedade
brasileira,
em particular;
*
Contribuir para a compreensão de problemas e questões do presente e de suas
relações com a dinâmica da mudança e permanências dos processos históricos;
*
Analisar e apreciar as diferentes fontes históricas;
*
Desenvolver habilidades de leitura, interpretação e produção de textos
históricos, de gêneros diversos.
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III- DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Planejamento
Anual do 7º ano Fonte: CBC de História
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Eixo Temático
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Tema
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Tópico
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Objetivos específicos
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Nº de aulas
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1. Construção do
Brasil:Território, Estado
e Nação.M
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2. Brasil, Nação
Republicana
1.A “República de
Poucos”: a República
Velha e a dominação
oligarquicofederalista
|
16.Primeira República:
“modernidade”, grande
propriedade, coronelismo
e federalismo.
|
16.1 Conceituar oligarquia,
clientelismo, coronelismo e
federalismo e relacioná-los como
elementos constitutivos do sistema
político oligárquico.
|
3
|
|
1. Construção do
Brasil : Território,
Estado e Nação.
|
1. Brasil, Nação
Republicana
A “República de
Poucos”: a República
Velha e a dominação
oligarquicofederalista
|
16.Primeira República:
“modernidade”, grande
propriedade, coronelismo
e federalismo.
|
16.2.Identificar a estrutura jurídicoinstitucional
do regime republicano
brasileiro, contida na Constituição de
1891
|
3
|
|
1.Construção do Brasil:
Território, Estado e
Nação.
|
1. Brasil, Nação
Republicana
A “República de
Poucos”: a República
Velha e a dominação
oligarquicofederalista
|
16.Primeira República:
“modernidade”, grande
propriedade, coronelismo
e federalismo.
|
16.3. Compreender o significado da
construção de Belo Horizonte em
termos da modernidade e do ideal
republicano.
|
3
|
|
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
1.A Era Vargas (1930-
1945): fortalecimento
do Poder Central, a
Nação abrasileira “resignificada”
e a
Cidadania.
1. A Revolução de
1930, Estado e
Industrialização:os
avanços e recuos da
cidadania, extensão
dos direitos sociais X
cerceamento dos
direitos políticos e
civis.
|
17. Revolução de 1930 no
Brasil
|
17.1 Compreender o processo de crise
do sistema oligárquico brasileiro,
relaconando-o à ascenção de novas
forças políticas e econômicas
|
4
|
|
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
1. A Era Vargas
(1930-1945):
fortalecimento do
Poder Central, a Nação
brasileira “resignificada”
e a
Cidadania.dos direitos
sociais X cerceamento
dos direitos políticos e
civis.
|
17. Revolução de 1930 no
Brasil
|
17.2- Identificar no Brasil dos anos 30
e início dos anos 40 a presença de
embates entre comunistas e facistas
|
4
|
|
2.Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
1.A Era Vargas(1930-
1945): fortalecimento
do Poder Central, a
nação Brasileira “resignificada”
e a
Cidadania.
1. A revolução de
1930, Estado e
Industrialização: os
avanços e recuos da
cidadania, extensão
dos direitos sociais X
cerceamento dos
direitos políticos e
civis.
|
18. A Era Vargas:
autoritarismo, estado e
nação
|
18.1. Relacionar o autoritarismo do
governo Vargas com a ascensão do
nazi-fascismo.
|
2
|
|
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
1. A Era Vargas
(1930-1945):
fortalecimento do
Poder Central, a nação
Brasileira “resignificada”
e a
Cidadania x
cerceamento dos
direitos políticos e
civis.
|
18. A Era Vargas:
autoritarismo, estado e
nação
|
18.2. Identificar as ambiguidades da
política econômica nacionalista do
governo Vargas.
|
2
|
|
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
1.A Era Vargas (1930-
1945): fortalecimento
do Poder Central, a
Nação Brasileira “resignificada”
e a
Cidadania.
1. A Revolução de
1930, Estado e
Industrialização: os
avanços e recuos da
cidadania, extensão
dos direitos sociais X
cerceamento dos
direitos políticos e
civis.
|
18. A Era Vargas:
autoritarismo, estado e
nação
|
18.3. Relacionar a Segunda Guerra
Mundial e a industrialização no Brasil.
|
2
|
|
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
1. A Era Vargas
(1930-1945):
fortalecimento do
Poder Central, a Nação
Brasileira “resignificada”
e a
Cidadania, dos direitos
sociais X cerceamento
dos direitos políticos e
civis
|
18.3. A Era Vargas:
autoritarismo, estado e
nação
|
18.4.Analisar e compreender os
avanços e recuos da cidadania nesse
período: extensão dos direitos
sociais(direitos trabalhistas, ampliação
do direito de voto) X cerceamento dos
direitos políticos e civis
(autoritarismo).
|
4
|
|
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
1.A Era Vargas (1930-
1945): fortalecimento
do Poder Central, a
Nação Brasileira “resignificada” e a
Cidadania, dos direitos
sociais X cerceamento
dos direitos políticos e
civis.
|
18. A Era Vargas:
autoritarismo, estado e
nação
|
18.5. Analisar e compreender o
processo de constituição de uma nova
identidade nacional ligada à
industrialização e à centralização do poder.
|
3
|
|
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
1.A Era Vargas (1930-
1945); fortalecimento
do Poder Central,
Nação Brasileira “resignificada”
e a
Cidadania.
1. A Revolução de
1930, Estado e
Industrialização: os
avanços e recuos da
cidadania, extensão
dos direitos sociais X
cerceamento dos
direitos políticos e
civis.
|
18. A Era Vargas:
autoritarismo, estado e
nação
|
18.6. Analisar o papel da propaganda
oficial para difusão do novo ideário
nacional, utilizando os meios de
comunicação( rádio) e as expressões
artísticas( música, literatura, cinema).
|
3
|
|
2.Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
2- A República
Democrático-Populista
( 1945-1964): Avanços
e Recuos da
Cidadania, Guerra Fria
e Internacionalização
Econômica
1.A Guerra Fria, a
internacionalização da
economia e a
industrialização do
Brasil.
|
19- Novo contexto
internacional: fim da
Segunda Guerra Mundial
e Guerra fria
|
19.1. Contextualizar a Guerra Fria e a
divisão do mundo em áreas de
influência dos EUA e URSS,
identificando os conflitos em que essas
potências se envolveram na Europa,
Ásia,África e América.
|
4
|
|
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
2- A República
Democrático-Populista
( 1945-1964): Avanços
e Recuos da
Cidadania, Guerra Fria
e Internacionalização
Econômica
1.A Guerra Fria, a
internacionalização da
economia e a
industrialização do
Brasil.
|
19- Novo contexto
internacional: fim da
Segunda Guerra Mundial
e Guerra fria
|
19.2. Compreender a importância das
Revoluções Chinesa e Cubana para a
história do século XX, no mundo e no
Brasil.
|
4
|
|
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
2- A República
Democrático-Populista
( 1945-1964): Avanços
e Recuos da
Cidadania, Guerra Fria
e Internacionalização
Econômica
1.A Guerra Fria, a
internacionalização da
economia e a
industrialização do
Brasil
|
20- Avanços do capital
estrangeiro e crise do
populismo
|
20.1. Analisar a influencia do capital
estrangeiro na industrialização do
Brasil e os embates internos entre
“entreguistas” e “nacionalistas”
|
2
|
|
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
2- A República
Democrático-Populista
( 1945-1964): Avanços
e Recuos da
Cidadania, Guerra Fria
e Internacionalização
Econômica
1.A Guerra Fria, a
internacionalização da
economia e a
industrialização do
Brasil
|
20- Avanços do capital
estrangeiro e crise do
populismo
|
20.2.Conceituar populismo
|
2
|
|
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
2- A República
Democrático-Populista
( 1945-1964): Avanços
e Recuos da
Cidadania, Guerra Fria
e Internacionalização
Econômica
1.A Guerra Fria, a
internacionalização da
economia e a
industrialização do
Brasil
|
20- Avanços do capital
estrangeiro e crise do
populismo
|
20.3. Identificar e analisar a
constituição dos partidos políticos no
Brasil nas décadas de 50 - 60.
|
2
|
|
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
2- A República
Democrático-Populista
( 1945-1964): Avanços
e Recuos da
Cidadania, Guerra Fria
e Internacionalização
Econômica
1.A Guerra Fria, a
internacionalização da
economia e a
industrialização do
Brasil
|
20- Avanços do capital
estrangeiro e crise do
populismo
|
20.4. Analisar o
“desenvolvimentismo” nos anos
dourados de JK (1956 -1960)
|
4
|
|
2.Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
2- A República
Democrático-Populista
( 1945-1964): Avanços
e Recuos da
Cidadania, Guerra Fria
e Internacionalização
Econômica
1.A Guerra Fria, a
internacionalização da
economia e a
industrialização do
Brasil
|
20- Avanços do capital
estrangeiro e crise do
populismo
|
20.5. Analisar e compreender os
embates político-ideológicos entre
direita e esquerda nos governos Jânio
Quadros e João Goulart: o golpe
militar de 1964.
|
4
|
|
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
2- A República
Democrático-Populista
( 1945-1964): Avanços
e Recuos da
Cidadania, Guerra Fria
e Internacionalização
Econômica
1.A Guerra Fria, a
internacionalização da
economia e a
industrialização do
Brasil.
|
20- Avanços do capital
estrangeiro e crise do
populismo
|
20.6. Compreender os motivos
pretextos e as estratégias subjacentes
ao golpe militar de 1964.
|
3
|
|
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
2- A República
Democrático-Populista
( 1945-1964): Avanços
e Recuos da
Cidadania, Guerra Fria
e Internacionalização
Econômica
1.A Guerra Fria, a
internacionalização da
economia e a
industrialização do
Brasil
|
20- Avanços do capital
estrangeiro e crise do
populismo
|
20.7. Analisar limites e avanços da
cidadania entre 1945 e 1964.
|
3
|
|
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil
|
3. Anos de Chumbo e
Anos Rebeldes: a
Ditadura Militar
(1964-1985)
1.Os avanços do
capital estrangeiro, a
crise do populismo e o
golpe de 1964
|
21- Repressão, resistência
política e produção
cultural no Brasil.
|
21.1. Analisar o processo de
implantação da ditadura no Brasil.
|
3
|
|
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil
|
3. Anos de Chumbo e
Anos Rebeldes: a
Ditadura Militar
(1964-1985)
1.Os avanços do
capital estrangeiro, a
crise do populismo e o
golpe de 1964
|
21- Repressão, resistência
política e produção
cultural no Brasil.
|
21.2. Identificar as bases jurídicas e
institucionais da ditadura militar: atos
institucionais, Constituição de 1967 e
Emenda Constitucional de 1969.
|
3
|
|
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil
|
3. Anos de Chumbo e
Anos Rebeldes: a
Ditadura Militar
(1964-1985)
1.Os avanços do
capital estrangeiro, a
crise do populismo e o
golpe de 1964
|
21- Repressão, resistência
política e produção
cultural no Brasil.
|
21.3. Analisar o aparato repressivo
militar e paramilitar instituído pela
ditadura, com apoio da sociedade civil,
para eliminação dos opositores
(“subversivos”) e sustentação do
regime.
|
3
|
|
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil
|
3. Anos de Chumbo e
Anos Rebeldes: a
Ditadura Militar
(1964-1985)
1.Os avanços do
capital estrangeiro, a
crise do populismo e o
golpe de 1964
|
21- Repressão, resistência
política e produção
cultural no Brasil.
|
21.4. Analisar os principais
movimentos de resistência da esquerda
(guerrilhas urbanas e rurais)
|
4
|
|
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
3. Anos de Chumbo e
Anos Rebeldes: a
Ditadura Militar
(1964-1985)
1.Os avanços do
capital estrangeiro, a
crise do populismo e o
golpe de 1964
|
21- Repressão, resistência
política e produção
cultural no Brasil.
|
215.Identificar e analisar à cidadania
na ditadura e as limitações aos direitos
políticos e civis.
|
3
|
|
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
3. Anos de Chumbo e
Anos Rebeldes: a
Ditadura Militar
(1964-1985)
1.Os avanços do
capital estrangeiro, a
crise do populismo e o
golpe de 1964
|
21- Repressão, resistência
política e produção
cultural no Brasil.
|
21.6. Analisar as mudanças no
contexto econômico brasileiro durante
a ditadura: internacionalização,
urbanização, dependência econômica e
constituição de uma sociedade de
consumo.
|
4
|
|
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
3. Anos de Chumbo e
Anos Rebeldes: a
Ditadura Militar
(1964-1985)
1.Os avanços do
capital estrangeiro, a
crise do populismo e o
golpe de 1964
|
21- Repressão, resistência
política e produção
cultural no Brasil.
|
21.7. Analisar o contexto cultural
brasileiro antes do golpe de 64 e a
forma como foi afetado ; as diversas
formas de resistência dos artistas e
intelectuais brasileiros: a MPB, os
festivais da canção e o cinema novo
|
4
|
|
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
3. Anos de Chumbo e
Anos Rebeldes: a
Ditadura Militar
(1964-1985)
1.Os avanços do
capital estrangeiro, a
crise do populismo e o
golpe de 1964
|
21- Repressão, resistência
política e produção
cultural no Brasil.
|
21.8. Analisar a implantação dos
governos autoritários e da luta armada
na América Latina.
|
3
|
|
2. Nação , Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
4. Estado e Cidadania
no Brasil Atual: A
República
Democrática e o
Neoliberalismo (1985
aos dias atuais)
1.Estado, economia e
sociedade: o papel do
estado na organização
econômica, a abertura
do mercado e os
direitos sociais
|
22. Democracia e
cidadania no Brasil atual.
|
22.1.Analisar o contexto de
formulação da “Constituição Cidadã”
de 1988 e os avanços da cidadania
nela expressos.
|
4
|
|
2. Nação , Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
4. Estado e Cidadania
no Brasil Atual: A
República
Democrática e o
Neoliberalismo (1985
aos dias atuais)
1.Estado, economia e
sociedade: o papel do
estado na organização
econômica, a abertura
do mercado e os
direitos sociais
|
22. Democracia e
cidadania no Brasil atual.
|
22.2. contextualizar as transformações
mundiais do final do século XX a
partir da desagregação do socialismo
real.
|
3
|
|
2. Nação , Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
4. Estado e Cidadania
no Brasil Atual: A
República
Democrática e o
Neoliberalismo (1985
aos dias atuais)
1.Estado, economia e
sociedade: o papel do
estado na organização
econômica, a abertura
do mercado e os
direitos sociais
|
22. Democracia e
cidadania no Brasil atual.
|
22.3. Analisar o contexto das tensões e
reivindicações sociais no Brasil atual:
eleições brasileiras de 2002, o
Movimento dos Sem-Terra (MST) e a
reforma agrária; os semteto;
movimento negro; a questão das
políticas afirmativas.
|
3
|
|
|
|
Total de aulas
|
|
101
|
|
IV- METODOLOGIA
Trabalho em grupo ( )
|
Debate ( )
|
Pesquisa de campo ( )
|
Feira de Cultural ( )
|
Aula expositiva dialógica ( )
|
Excursão ( )
|
Exercícios ( )
|
Exposição de Trabalhos ( )
|
Mídias ( )
|
Leituras ( )
|
Atividades em ambiente virtual ( )
|
Outros:
|
V- RECURSOS
Caderno do aluno ( )
|
Datashow ( )
|
|
Quadro/giz ( )
|
Outros:
|
|
Livro didático ( )
|
||
Jornais, revistas ( )
|
||
Mídias ( )
|
||
Computador ( )
|
Obs.: O uso do livro didático
e sua interface com o CBC
Passos:
1º- Selecionar os eixos
temáticos e temas, tópicos e habilidades, referentes ao ano escolar no qual
irá lecionar.
2º- Selecionar do livro
didático adotado os textos, mapas, atividades que podem ser utilizadas para a
concretização do conteúdo do CBC.
3º- Pesquisar em outros
livros didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes e outros materiais as
atividades que podem ser utilizadas para concretizar as habilidades
selecionadas.
|
VI- AVALIAÇÃO
Diagnóstica ( )
|
Outros:
|
Oral ( )
|
|
Escrita ( )
|
|
Atitudinal ( )
|
|
Virtual ( )
|
VII – BIBLIOGRAFIA
Livro adotado – (Listar)
|
Blog SRE ( )
|
|
CBC ( )
|
Outros:
|
|
Orientações
Pedagógicas( )
|
||
Roteiro de Atividades( )
|
||
CRV ( )
|
Conteúdos Complementares 9º Ano - 2014
|
|||||||
Eixo Temático
|
Tema
|
Tópico
|
Objetivos Específicos
|
Nº de aulas
|
|||
2.Construção do
Brasil: Território,
Estado e Nação.
|
2.Brasil, Nação
Republicana.
1. A “República de
Poucos”:a República
Velha e a dominação
oligárqucofederalista.
|
IX.Transformações
econômicas, sociais e
culturais no Brasil da
Primeira República.
|
Analisar os partidos políticos, o
processo eleitoral na república
oligárquica e os limites da cidadania
nesse contexto.
.Compreender o processo de
diversificação econômica no Brasil
aliado aos processos de imigração,
urbanização e industrialização.
.Compreender o processo de
transformação da paisagem urbana da
cidade do Rio de Janeiro, associando
modernidade e exclusão social.
.Relacionar o modernismo e a busca
da nacionalidade: a Semana de Arte
Moderna de 1922.
|
|
|||
2. Construção do
Brasil: Território,
Estado e Nação.
|
2.Brasil, Nação
Republicana.
1. A “ Republica de
Poucos”:a Republica
Velha e a dominação
oligárquicofederalista.
|
X. Revolução Russa de
1917 e movimento
operário,anarquismo e
comunismo no Brasil.
|
. Compreender a Revolução Russa de
1917 e o processo de construção do
comunismo na União Soviética e sua
repercussão no Brasil.
.Analisar o movimento tenentista e a
Coluna Prestes.
.Analisar o período entre-guerras e a
crise de 1929.
|
|
|||
1. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
A Era Vargas (1930-
1945): fortalecimento
do Poder Central, a
Nação Brasileira “resignificada”
e a
Cidadania. A
Revolução de 1930,
Estado e
Industrialização: os
avanços e recuos da
cidadania, extensão dos
direitos sociais X
cerceamento dos
direitos políticos e civis.
|
XI. Ascensão do nazifascismo
na Europa.
|
Compreender o
processo de ascensão
dos regimes extremistas de direita na
Alemanha e Itália.
|
|
|||
1. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
1945): fortalecimento
do Poder Central, a
Nação Brasileira “resignificada”
e a
Cidadania. A
Revolução de 1930, Estado e
Industrialização: os
avanços e recuos da
cidadania, extensão dos
direitos sociais X
cerceamento dos
direitos políticos e civis.
|
XII. O rádio, o cinema, o
carnaval e o futebol: a
cultura de massas no
Brasil.
|
.Compreender a constituição e a
difusão de uma cultura popular e, ao
mesmo tempo de uma cultura de
massas, no Brasil da Era Vargas;
.Conceituar cultura de massas e cultura
popular.
|
|
|||
1. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
|
4. Estado e Cidadania
no Brasil Atual: a
República Democrática
e o Neoliberalismo
(1985 ao dias atuais).
1. Estado,
economia e sociedade:
o papel do estado na
organização econômica,
a abertura do mercado e
os direitos sociais.
|
XIII. Neoliberalismo e
tensões sociais no Brasil.
|
. Analisar o contexto de
estabelecimento de uma “nova ordem”
mundial: ascensão dos governos
conservadores e do neoliberalismo.
. Analisar a eleição de Fernando
Collor e a abertura econômica do
mercado brasileiro.
.Analisar a mobilização popular e o
impeachment de Fernando Collor de
Mello (1992).
.Analisar os dois governos de
Fernando Henrique Cardoso e a
implantação do neoliberalismo no
Brasil.
.Analisar a criação dos blocos
econômicas regionais: Mercosul, Nafta
e MCE.
|
|
|||
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