quinta-feira, 6 de março de 2014

Planejamento Anual de História - 9º ano - De acordo com o CBC - MG



PLANO DE CURSO – 9º ANO – HISTÓRIA/ANO 2014
I. IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
CONTEÚDO:  HISTÓRIA          TURMA: 9º ano    Nº DE AULAS SEMANAIS: 03 aulas
PROFESSOR(ES):                                                      Nº DE AULAS ANUAIS: 120 aulas

II. OBJETIVOS GERAIS
 * Propiciar o desenvolvimento de atitudes de respeito e de compreensão com relação à diversidade sociocultural das sociedades e da sociedade
brasileira, em particular;
* Contribuir para a compreensão de problemas e questões do presente e de suas relações com a dinâmica da mudança e permanências dos processos históricos;
* Analisar e apreciar as diferentes fontes históricas;
* Desenvolver habilidades de leitura, interpretação e produção de textos históricos, de gêneros diversos.


III- DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Planejamento Anual do 7º ano  Fonte: CBC de História
Eixo Temático
Tema
Tópico
Objetivos específicos
Nº de aulas
1. Construção do
Brasil:Território, Estado
e Nação.M
2. Brasil, Nação
Republicana
1.A “República de
Poucos”: a República
Velha e a dominação
oligarquicofederalista
16.Primeira República:
“modernidade”, grande
propriedade, coronelismo
e federalismo.
16.1 Conceituar oligarquia,
clientelismo, coronelismo e
federalismo e relacioná-los como
elementos constitutivos do sistema
político oligárquico.
3
1. Construção do
Brasil : Território,
Estado e Nação.
1. Brasil, Nação
Republicana
A “República de
Poucos”: a República
Velha e a dominação
oligarquicofederalista
16.Primeira República:
“modernidade”, grande
propriedade, coronelismo
e federalismo.
16.2.Identificar a estrutura jurídicoinstitucional
do regime republicano
brasileiro, contida na Constituição de
1891
3
1.Construção do Brasil:
Território, Estado e
Nação.
1. Brasil, Nação
Republicana
A “República de
Poucos”: a República
Velha e a dominação
oligarquicofederalista
16.Primeira República:
“modernidade”, grande
propriedade, coronelismo
e federalismo.
16.3. Compreender o significado da
construção de Belo Horizonte em
termos da modernidade e do ideal
republicano.
3
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
1.A Era Vargas (1930-
1945): fortalecimento
do Poder Central, a
Nação abrasileira “resignificada”
e a
Cidadania.
1. A Revolução de
1930, Estado e
Industrialização:os
avanços e recuos da
cidadania, extensão
dos direitos sociais X
cerceamento dos
direitos políticos e
civis.
17. Revolução de 1930 no
Brasil
17.1 Compreender o processo de crise
do sistema oligárquico brasileiro,
relaconando-o à ascenção de novas
forças políticas e econômicas

4








2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
1. A Era Vargas
(1930-1945):
fortalecimento do
Poder Central, a Nação
brasileira “resignificada”
e a
Cidadania.dos direitos
sociais X cerceamento
dos direitos políticos e
civis.
17. Revolução de 1930 no
Brasil
17.2- Identificar no Brasil dos anos 30
e início dos anos 40 a presença de
embates entre comunistas e facistas
4

2.Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
1.A Era Vargas(1930-
1945): fortalecimento
do Poder Central, a
nação Brasileira “resignificada”
e a
Cidadania.
1. A revolução de
1930, Estado e
Industrialização: os
avanços e recuos da
cidadania, extensão
dos direitos sociais X
cerceamento dos
direitos políticos e
civis.
18. A Era Vargas:
autoritarismo, estado e
nação
18.1. Relacionar o autoritarismo do
governo Vargas com a ascensão do
nazi-fascismo.
2









2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
1. A Era Vargas
(1930-1945):
fortalecimento do
Poder Central, a nação
Brasileira “resignificada”
e a
Cidadania x
cerceamento dos
direitos políticos e
civis.
18. A Era Vargas:
autoritarismo, estado e
nação
18.2. Identificar as ambiguidades da
política econômica nacionalista do
governo Vargas.
2
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
1.A Era Vargas (1930-
1945): fortalecimento
do Poder Central, a
Nação Brasileira “resignificada”
e a
Cidadania.
1. A Revolução de
1930, Estado e
Industrialização: os
avanços e recuos da
cidadania, extensão
dos direitos sociais X
cerceamento dos
direitos políticos e
civis.
18. A Era Vargas:
autoritarismo, estado e
nação
18.3. Relacionar a Segunda Guerra
Mundial e a industrialização no Brasil.
2
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
1. A Era Vargas
(1930-1945):
fortalecimento do
Poder Central, a Nação
Brasileira “resignificada”
e a
Cidadania, dos direitos
sociais X cerceamento
dos direitos políticos e
civis
18.3. A Era Vargas:
autoritarismo, estado e
nação
18.4.Analisar e compreender os
avanços e recuos da cidadania nesse
período: extensão dos direitos
sociais(direitos trabalhistas, ampliação
do direito de voto) X cerceamento dos
direitos políticos e civis
(autoritarismo).
4
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
1.A Era Vargas (1930-
1945): fortalecimento
do Poder Central, a
Nação Brasileira “resignificada” e a
Cidadania, dos direitos
sociais X cerceamento
dos direitos políticos e
civis.
18. A Era Vargas:
autoritarismo, estado e
nação
18.5. Analisar e compreender o
processo de constituição de uma nova
identidade nacional ligada à
industrialização e à centralização do poder.
3
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
1.A Era Vargas (1930-
1945); fortalecimento
do Poder Central,
Nação Brasileira “resignificada”
e a
Cidadania.
1. A Revolução de
1930, Estado e
Industrialização: os
avanços e recuos da
cidadania, extensão
dos direitos sociais X
cerceamento dos
direitos políticos e
civis.
18. A Era Vargas:
autoritarismo, estado e
nação
18.6. Analisar o papel da propaganda
oficial para difusão do novo ideário
nacional, utilizando os meios de
comunicação( rádio) e as expressões
artísticas( música, literatura, cinema).
3
2.Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
2- A República
Democrático-Populista
( 1945-1964): Avanços
e Recuos da
Cidadania, Guerra Fria
e Internacionalização
Econômica
1.A Guerra Fria, a
internacionalização da
economia e a
industrialização do
Brasil.
19- Novo contexto
internacional: fim da
Segunda Guerra Mundial
e Guerra fria
19.1. Contextualizar a Guerra Fria e a
divisão do mundo em áreas de
influência dos EUA e URSS,
identificando os conflitos em que essas
potências se envolveram na Europa,
Ásia,África e América.
4
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
2- A República
Democrático-Populista
( 1945-1964): Avanços
e Recuos da
Cidadania, Guerra Fria
e Internacionalização
Econômica
1.A Guerra Fria, a
internacionalização da
economia e a
industrialização do
Brasil.
19- Novo contexto
internacional: fim da
Segunda Guerra Mundial
e Guerra fria
19.2. Compreender a importância das
Revoluções Chinesa e Cubana para a
história do século XX, no mundo e no
Brasil.
4
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
2- A República
Democrático-Populista
( 1945-1964): Avanços
e Recuos da
Cidadania, Guerra Fria
e Internacionalização
Econômica
1.A Guerra Fria, a
internacionalização da
economia e a
industrialização do
Brasil
20- Avanços do capital
estrangeiro e crise do
populismo
20.1. Analisar a influencia do capital
estrangeiro na industrialização do
Brasil e os embates internos entre
“entreguistas” e “nacionalistas”
2
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
2- A República
Democrático-Populista
( 1945-1964): Avanços
e Recuos da
Cidadania, Guerra Fria
e Internacionalização
Econômica
1.A Guerra Fria, a
internacionalização da
economia e a
industrialização do
Brasil
20- Avanços do capital
estrangeiro e crise do
populismo
20.2.Conceituar populismo
2
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
2- A República
Democrático-Populista
( 1945-1964): Avanços
e Recuos da
Cidadania, Guerra Fria
e Internacionalização
Econômica
1.A Guerra Fria, a
internacionalização da
economia e a
industrialização do
Brasil
20- Avanços do capital
estrangeiro e crise do
populismo
20.3. Identificar e analisar a
constituição dos partidos políticos no
Brasil nas décadas de 50 - 60.
2
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
2- A República
Democrático-Populista
( 1945-1964): Avanços
e Recuos da
Cidadania, Guerra Fria
e Internacionalização
Econômica
1.A Guerra Fria, a
internacionalização da
economia e a
industrialização do
Brasil
20- Avanços do capital
estrangeiro e crise do
populismo
20.4. Analisar o
“desenvolvimentismo” nos anos
dourados de JK (1956 -1960)
4
2.Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
2- A República
Democrático-Populista
( 1945-1964): Avanços
e Recuos da
Cidadania, Guerra Fria
e Internacionalização
Econômica
1.A Guerra Fria, a
internacionalização da
economia e a
industrialização do
Brasil
20- Avanços do capital
estrangeiro e crise do
populismo
20.5. Analisar e compreender os
embates político-ideológicos entre
direita e esquerda nos governos Jânio
Quadros e João Goulart: o golpe
militar de 1964.
4
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
2- A República
Democrático-Populista
( 1945-1964): Avanços
e Recuos da
Cidadania, Guerra Fria
e Internacionalização
Econômica
1.A Guerra Fria, a
internacionalização da
economia e a
industrialização do
Brasil.
20- Avanços do capital
estrangeiro e crise do
populismo
20.6. Compreender os motivos
pretextos e as estratégias subjacentes
ao golpe militar de 1964.
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2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
2- A República
Democrático-Populista
( 1945-1964): Avanços
e Recuos da
Cidadania, Guerra Fria
e Internacionalização
Econômica
1.A Guerra Fria, a
internacionalização da
economia e a
industrialização do
Brasil
20- Avanços do capital
estrangeiro e crise do
populismo
20.7. Analisar limites e avanços da
cidadania entre 1945 e 1964.
3
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil
3. Anos de Chumbo e
Anos Rebeldes: a
Ditadura Militar
(1964-1985)
1.Os avanços do
capital estrangeiro, a
crise do populismo e o
golpe de 1964
21- Repressão, resistência
política e produção
cultural no Brasil.
21.1. Analisar o processo de
implantação da ditadura no Brasil.
3
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil
3. Anos de Chumbo e
Anos Rebeldes: a
Ditadura Militar
(1964-1985)
1.Os avanços do
capital estrangeiro, a
crise do populismo e o
golpe de 1964
21- Repressão, resistência
política e produção
cultural no Brasil.
21.2. Identificar as bases jurídicas e
institucionais da ditadura militar: atos
institucionais, Constituição de 1967 e
Emenda Constitucional de 1969.
3
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil
3. Anos de Chumbo e
Anos Rebeldes: a
Ditadura Militar
(1964-1985)
1.Os avanços do
capital estrangeiro, a
crise do populismo e o
golpe de 1964
21- Repressão, resistência
política e produção
cultural no Brasil.
21.3. Analisar o aparato repressivo
militar e paramilitar instituído pela
ditadura, com apoio da sociedade civil,
para eliminação dos opositores
(“subversivos”) e sustentação do
regime.
3
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil
3. Anos de Chumbo e
Anos Rebeldes: a
Ditadura Militar
(1964-1985)
1.Os avanços do
capital estrangeiro, a
crise do populismo e o
golpe de 1964
21- Repressão, resistência
política e produção
cultural no Brasil.
21.4. Analisar os principais
movimentos de resistência da esquerda
(guerrilhas urbanas e rurais)
4
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
3. Anos de Chumbo e
Anos Rebeldes: a
Ditadura Militar
(1964-1985)
1.Os avanços do
capital estrangeiro, a
crise do populismo e o
golpe de 1964
21- Repressão, resistência
política e produção
cultural no Brasil.
215.Identificar e analisar à cidadania
na ditadura e as limitações aos direitos
políticos e civis.
3
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
3. Anos de Chumbo e
Anos Rebeldes: a
Ditadura Militar
(1964-1985)
1.Os avanços do
capital estrangeiro, a
crise do populismo e o
golpe de 1964
21- Repressão, resistência
política e produção
cultural no Brasil.
21.6. Analisar as mudanças no
contexto econômico brasileiro durante
a ditadura: internacionalização,
urbanização, dependência econômica e
constituição de uma sociedade de
consumo.
4
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
3. Anos de Chumbo e
Anos Rebeldes: a
Ditadura Militar
(1964-1985)
1.Os avanços do
capital estrangeiro, a
crise do populismo e o
golpe de 1964
21- Repressão, resistência
política e produção
cultural no Brasil.
21.7. Analisar o contexto cultural
brasileiro antes do golpe de 64 e a
forma como foi afetado ; as diversas
formas de resistência dos artistas e
intelectuais brasileiros: a MPB, os
festivais da canção e o cinema novo
4
2. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
3. Anos de Chumbo e
Anos Rebeldes: a
Ditadura Militar
(1964-1985)
1.Os avanços do
capital estrangeiro, a
crise do populismo e o
golpe de 1964
21- Repressão, resistência
política e produção
cultural no Brasil.
21.8. Analisar a implantação dos
governos autoritários e da luta armada
na América Latina.
3
2. Nação , Trabalho e
Cidadania no Brasil.
4. Estado e Cidadania
no Brasil Atual: A
República
Democrática e o
Neoliberalismo (1985
aos dias atuais)
1.Estado, economia e
sociedade: o papel do
estado na organização
econômica, a abertura
do mercado e os
direitos sociais
22. Democracia e
cidadania no Brasil atual.
22.1.Analisar o contexto de
formulação da “Constituição Cidadã”
de 1988 e os avanços da cidadania
nela expressos.
4
2. Nação , Trabalho e
Cidadania no Brasil.
4. Estado e Cidadania
no Brasil Atual: A
República
Democrática e o
Neoliberalismo (1985
aos dias atuais)
1.Estado, economia e
sociedade: o papel do
estado na organização
econômica, a abertura
do mercado e os
direitos sociais
22. Democracia e
cidadania no Brasil atual.
22.2. contextualizar as transformações
mundiais do final do século XX a
partir da desagregação do socialismo
real.
3
2. Nação , Trabalho e
Cidadania no Brasil.
4. Estado e Cidadania
no Brasil Atual: A
República
Democrática e o
Neoliberalismo (1985
aos dias atuais)
1.Estado, economia e
sociedade: o papel do
estado na organização
econômica, a abertura
do mercado e os
direitos sociais
22. Democracia e
cidadania no Brasil atual.
22.3. Analisar o contexto das tensões e
reivindicações sociais no Brasil atual:
eleições brasileiras de 2002, o
Movimento dos Sem-Terra (MST) e a
reforma agrária; os semteto;
movimento negro; a questão das
políticas afirmativas.
3


Total de aulas

101







IV- METODOLOGIA
Trabalho em grupo ( )
Debate ( )
Pesquisa de campo ( )
Feira de Cultural ( )
Aula expositiva dialógica ( )
Excursão ( )
Exercícios ( )
Exposição de Trabalhos ( )
Mídias ( )
Leituras ( )
Atividades em ambiente virtual ( )
Outros:

V- RECURSOS
Caderno do aluno ( )
Datashow ( )
Quadro/giz ( )
Outros:

Livro didático ( )

Jornais, revistas ( )

Mídias ( )

Computador ( )


Obs.: O uso do livro didático e sua interface com o CBC
Passos:
1º- Selecionar os eixos temáticos e temas, tópicos e habilidades, referentes ao ano escolar no qual irá lecionar.
2º- Selecionar do livro didático adotado os textos, mapas, atividades que podem ser utilizadas para a concretização do conteúdo do CBC.
3º- Pesquisar em outros livros didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes e outros materiais as atividades que podem ser utilizadas para concretizar as habilidades selecionadas.

VI- AVALIAÇÃO
Diagnóstica ( )
Outros:

Oral ( )
Escrita ( )
Atitudinal ( )
Virtual ( )

VII – BIBLIOGRAFIA
Livro adotado – (Listar)
Blog SRE ( )
CBC  ( )
Outros:

 Orientações Pedagógicas( )

Roteiro de Atividades( )

 CRV ( )



Conteúdos Complementares  9º Ano - 2014

Eixo Temático
Tema
Tópico
Objetivos Específicos
Nº de aulas

2.Construção do
Brasil: Território,
Estado e Nação.
2.Brasil, Nação
Republicana.
1. A “República de
Poucos”:a República
Velha e a dominação
oligárqucofederalista.
IX.Transformações
econômicas, sociais e
culturais no Brasil da
Primeira República.
Analisar os partidos políticos, o
processo eleitoral na república
oligárquica e os limites da cidadania
nesse contexto.
.Compreender o processo de
diversificação econômica no Brasil
aliado aos processos de imigração,
urbanização e industrialização.
.Compreender o processo de
transformação da paisagem urbana da
cidade do Rio de Janeiro, associando
modernidade e exclusão social.
.Relacionar o modernismo e a busca
da nacionalidade: a Semana de Arte
Moderna de 1922.


2. Construção do
Brasil: Território,
Estado e Nação.
2.Brasil, Nação
Republicana.
1. A “ Republica de
Poucos”:a Republica
Velha e a dominação
oligárquicofederalista.
X. Revolução Russa de
1917 e movimento
operário,anarquismo e
comunismo no Brasil.
. Compreender a Revolução Russa de
1917 e o processo de construção do
comunismo na União Soviética e sua
repercussão no Brasil.
.Analisar o movimento tenentista e a
Coluna Prestes.
.Analisar o período entre-guerras e a
crise de 1929.


1. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.



















A Era Vargas (1930-
1945): fortalecimento
do Poder Central, a
Nação Brasileira “resignificada”
e a
Cidadania. A
Revolução de 1930,
Estado e
Industrialização: os
avanços e recuos da
cidadania, extensão dos
direitos sociais X
cerceamento dos
direitos políticos e civis.

XI. Ascensão do nazifascismo
na Europa.
 Compreender o processo de ascensão
dos regimes extremistas de direita na
Alemanha e Itália.



1. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
1945): fortalecimento
do Poder Central, a
Nação Brasileira “resignificada”
e a
Cidadania. A
Revolução de 1930, Estado e
Industrialização: os
avanços e recuos da
cidadania, extensão dos
direitos sociais X
cerceamento dos
direitos políticos e civis.
XII. O rádio, o cinema, o
carnaval e o futebol: a
cultura de massas no
Brasil.
.Compreender a constituição e a
difusão de uma cultura popular e, ao
mesmo tempo de uma cultura de
massas, no Brasil da Era Vargas;
.Conceituar cultura de massas e cultura
popular.

1. Nação, Trabalho e
Cidadania no Brasil.
4. Estado e Cidadania
no Brasil Atual: a
República Democrática
e o Neoliberalismo
(1985 ao dias atuais).
1. Estado,
economia e sociedade:
o papel do estado na
organização econômica,
a abertura do mercado e
os direitos sociais.
XIII. Neoliberalismo e
tensões sociais no Brasil.
. Analisar o contexto de
estabelecimento de uma “nova ordem”
mundial: ascensão dos governos
conservadores e do neoliberalismo.
. Analisar a eleição de Fernando
Collor e a abertura econômica do
mercado brasileiro.
.Analisar a mobilização popular e o
impeachment de Fernando Collor de
Mello (1992).
.Analisar os dois governos de
Fernando Henrique Cardoso e a
implantação do neoliberalismo no
Brasil.
.Analisar a criação dos blocos
econômicas regionais: Mercosul, Nafta
e MCE.












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