PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - PIP
MATRIZ CURRICULAR – Ciências – VERSÃO PRELIMINAR
CICLO COMPLEMENTAR DA ALFABETIZAÇÃO - 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Eixo 1 – VIDA E AMBIENTE | 
CAPACIDADES | 
CONTEÚDOS / CONCEITOS | 
CICLO COMPLEMENTAR | |
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4º ANO | 
5º ANO | |||
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1.1 Estabelecer relação entre troca de calor e mudanças de estados físicos da água para fundamentar explicações acerca do ciclo da água. | 
ÁGUA: 
          ·            Estados Físicos  
          ·            Mudanças de estado. | 
RTC | ||
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1.2 Comparar diferentes misturas na natureza identificando a presença da água, para caracterizá-la como solvente. | 
          ·            Características | 
RT | 
RTC | |
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1.3 Identificar os processos de captação, distribuição e armazenamento de água e os modos domésticos de tratamento da água – fervura e adição de cloro relacionando-os com as condições necessárias à preservação da saúde. | 
          ·            A distribuição da água doce no Planeta 
          ·            A Água que bebemos 
          ·            Processos de captação, distribuição e armazenamento da água. 
          ·            Processo de tratamento da água. | 
IT | 
RTC | |
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1.4   Compreender a importância dos modos adequados de destinação das águas servidas para a promoção e manutenção da saúde.  | 
          ·            Processos de despoluição e reutilização da água. | 
IT | 
RTC | |
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1.5   Reconhecer a importância da água na natureza como bem finito (preservação). | 
          ·            Conservação da água 
          ·            Poluição. | 
RT | 
RTC | |
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1.6   Comparar solos de diferentes ambientes relacionando suas características às condições desses ambientes para se aproximar da noção de solo como componente dos ambientes integrados aos demais. | 
SOLO:  
          ·            Formação 
          ·            Características do solo 
          ·            Composição do solo 
          ·            Minerais | 
IT | 
RTC | |
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1.7 Caracterizar técnicas de utilização do solo nos ambientes urbano e rural, identificando os produtos desses usos e as conseqüências das formas inadequadas de ocupação. | 
          ·            Técnicas de Utilização do solo. | 
ITC | ||
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1.8 Estabelecer comparação de diferentes tipos de solo para identificar suas características comuns: presença de água, ar, areia, argila, matéria orgânica.  | 
          ·            Tipos de solo 
          ·            Propriedades  
          ·            Utilização | 
ITC | ||
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1.9   Estabelecer relação entre o solo, a água e os seres vivos nos fenômenos de permeabilidade, fertilidade e erosão.  | 
          ·            O solo e os seres vivos | 
IT | 
RTC | |
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1.10 Reconhecer o ar como elemento da natureza que ocupa espaço. | 
AR:  
          ·            Características do Ar | 
RT | 
RTC | |
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1.11Reconhecer as suas propriedades. | 
          ·            Propriedades do Ar | 
IT | 
RTC | |
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1.12 Identificar os gases que compõem o ar e a importância deles para a vida do planeta. | 
          ·            Composição do Ar. | 
ITC | ||
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1.13 Identificar as situações de poluição do ar, suas conseqüências e as medidas para a sua redução. | 
          ·            Poluição do ar. 
          ·            Conseqüências da Poluição e Medidas de Redução. | 
RT | 
RTC | |
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1.14 Reconhecer a importância da camada de ozônio para a preservação da vida e saúde dos seres vivos e as conseqüências da emissão de gases poluentes na atmosfera. | 
          ·            A Camada de Ozônio  
          ·            Função / 
          ·             Consequência da poluição do ar na atmosfera. | 
ITC | ||
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1.15 Compreender o efeito estufa enquanto processo natural benéfico para a vida na terra. | 
          ·            O efeito estufa e a vida na Terra | 
IT | 
RTC | |
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1.16 Relacionar o efeito estufa com o processo contínuo de aquecimento global e suas conseqüências. | 
          ·            O efeito estufa e o aquecimento global. | 
IT | 
RTC | |
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1.17 Compreender o ar em movimento e seus efeitos. | 
          ·            O ar em movimento. | 
ITC | ||
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1.18 Reconhecer o ar como fonte de energia e os processos para a sua utilização. | 
          ·            Ar, fonte de energia. | 
IT | 
RTC | |
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1.19 Estabelecer relações de dependência entre os seres vivos em diferentes ambientes. | 
SERES VIVOS:  
          ·            Os seres vivos e a cadeia alimentar. | 
IT | 
RTC | |
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1.20 Estabelecer relação de dependência entre a luz e os vegetais (fotossíntese), para compreendê-los como iniciadores das cadeias alimentares.  | 
          ·            As plantas / Características 
          ·            Partes da planta 
          ·            Fotossíntese 
          ·            Espécies 
          ·            Habitat | 
RTC | ||
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1.21 Reconhecer a diversidade de hábitos e comportamentos dos seres vivos relacionados aos períodos do dia e da noite e à disponibilidade de água. | 
          ·            Hábitos e comportamentos dos seres vivos. 
          ·            Mundo Animal e Vegetal 
          ·             | 
RT | 
RTC | |
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1.22 Comparar as condições do solo, do ar, da água e a diversidade de seres vivos em diferentes ambientes ocupados pelo homem. | 
          ·            Condições do solo, do ar e da água e a diversidade de seres vivos. | 
RT | 
RTC | |
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1.23 Caracterizar espaços do planeta possíveis de serem ocupados pelo homem, considerando as condições de qualidade de vida. | 
          ·            A vida no Planeta. 
          ·            Espaços ocupados pelo homem. 
          ·            Qualidade de vida 
. | 
IT | 
RTC | |
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1.24 Interpretar informações de diferentes fontes sobre transformações nos ambientes provocadas pelo homem e o risco da extinção de espécies. | 
          ·            A atuação do homem na depredação ambiental e extinção das espécies. | 
RT | 
RTC | |
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1.25 Identificar e compreender as relações entre solo, água e seres vivos nos fenômenos de escoamento da água, erosão e fertilidade dos solos, nos ambientes urbano e rural.  | 
          ·            Relação solo, água e seres vivos. 
          ·            Fenômenos escoamento da água, erosão e fertilidade. | 
ITC | ||
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1.26 Caracterizar causas e consequências da poluição da água, do solo, do ar. | 
          ·            Consequências da poluição do solo, do ar, da água na vida no Planeta. | 
RT | 
RTC | |
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1.27 Reconhecer as principais formas de poluição e outras agressões ao meio ambiente da região em que a escola está localizada, identificando as principais causas e relacionando-as aos problemas de saúde local. | 
Verificando o entorno: 
.Poluição e Degradação     Ambiental 
.A saúde nesses ambientes | 
RTC | ||
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1.28 Relacionar a reciclagem dos materiais com a preservação ambiental. | 
          ·            Reciclagem e conservação ambiental. | 
RT | 
RTC | |
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1.29    Reconhecer o lixo como fator de degradação ambiental, suas consequências e possibilidades de recuperação dos espaços degradados e de reutilização dos materiais do lixo. | 
          ·            Lixo 
          ·            Degradação ambiental. 
          ·            Recuperação de espaços degradados. | 
RT | 
RTC | |
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1.30    Caracterizar materiais recicláveis e processos de reciclagem do lixo. | 
          ·            Tratamento e Reciclagem 
          ·            .Coleta Seletiva 
          ·            .A vida nos lixões 
          ·            . Catadores de lixo | 
IT | 
RTC | |
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1.31 Reconhecer o saneamento básico como técnica que contribui para a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente. | 
          ·            Saneamento básico e a qualidade de vida. | 
ITC | ||
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1.32        Relacionar queimadas à morte dos seres vivos e do solo e, consequentemente, à perda da  fertilidade.  | 
          ·            As queimadas e suas conseqüências. | 
RT | 
RTC | |
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Eixo 2 – SER HUMANO E SAÚDE | 
2.1 Reconhecer cada sistema em sua particularidade, sua relação com os demais e com o corpo humano como um todo, num processo harmônico. | 
          ·            O corpo humano e seus        sistemas. 
          ·            Corpo Humano: Um todo integrado aparelhos e sistemas: locomotor, circulatório, respiratório, digestório, nervoso, urinário e reprodutor. 
          ·            Sistemas digestório, circulatório e respiratório e as funções de nutrição. | 
ITC | |
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2.2 Estabelecer relações entre os diferentes aparelhos e sistemas que realizam as funções de nutrição para compreender o corpo como um todo integrado: 
   Transformações sofridas pelo alimento na digestão e na respiração; 
   Transporte de materiais pela circulação e eliminação de resíduos pela urina. | 
ITC | |||
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2.3 Reconhecer que a urina é produto de filtração do sangue pelos rins, processo que concorre para a eliminação de resíduos do corpo. | 
ITC | |||
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2.4 Reconhecer que as fezes são constituídas por materiais que não foram absorvidos pelo organismo durante o processo digestivo. | 
ITC | |||
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2.5 Identificar limites e potencialidades do próprio corpo, compreendendo-o como semelhante mas não igual aos demais para desenvolver autoestima e cuidado consigo próprio. | 
Cuidados com o corpo: 
          ·            Higiene 
          ·            Alimentação 
          ·            Exercício físico 
          ·            Saúde | 
RT | 
RTC | |
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2.6 Comparar os principais órgãos e funções do aparelho reprodutor masculino e feminino, relacionando seu amadurecimento às mudanças no corpo e no comportamento de meninos e meninas durante a puberdade e respeitando as diferenças individuais. | 
Sistema Reprodutor: 
          ·            As fases da vida 
          ·            Diferença no desenvolvimento de meninos e meninas. | 
ITC | ||
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2.7 Reconhecer a alimentação, a higiene pessoal e ambiental, os vínculos afetivos, a inserção social, o lazer e repouso adequados como conjunto de atitudes e interações com o meio de que dependem o equilíbrio físico e mental e, consequentemente, a saúde do se humano. | 
 CORPO HUMANO: SAÚDE FÍSICA, MENTAL E AS INTERAÇÕES COM O MEIO. 
Importância da alimentação saudável, dos cuidados pessoais, da higiene pessoal e ambiental, dos vínculos afetivos, das relações familiares e sociais para o equilíbrio físico e mental. 
Fatores de risco à saúde presentes no meio em que se vive e formas de combatê-los e/ou evitá-los. 
Melhoria das condições de vida e sua relação com a melhoria na saúde. | 
RT | 
RTC | |
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2.8 Compreender que a saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde pessoal e coletiva presentes no meio em que se vive. | 
IT | 
RTC | ||
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2.9 Estabelecer relações entre aspectos biológicos, afetivos, culturais, socioeconômicos e educacionais na preservação da saúde para compreendê-la como bem-estar psíquico, físico e social. | 
ITC | |||
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2.10 Estabelecer relações entre aspectos biológicos, afetivos e culturais na compreensão da sexualidade e suas manifestações nas diferentes fases da vida. | 
ITC | |||
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2.11 Conhecer e utilizar formas de intervenção sobre fatores desfavoráveis à saúde presentes na realidade em que vive, agindo com responsabilidade em relação à própria saúde e à saúde coletiva. | 
IT | 
RTC | ||
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2.12 Estabelecer relações entre a saúde do corpo e a existência de defesas naturais (sistema imunológico) e estimuladas (vacinas). 
2.13 Identificar as campanhas de vacinação pública como medidas preventivas em favor da saúde da população. 
2.14 Identificar o uso de soros como medidas curativas de acidentes (antiofídico, antiescorpiônico). 
2.15 Reconhecer o termômetro,o aferidor de pressão como instrumentos utilizados para cuidar da saúde. | 
          ·            Cuidando da saúde 
          ·            Causas de algumas doenças 
          ·            Doenças infecciosas 
          ·            Verminoses 
          ·            Sistemas imunológicos e as vacinas 
As vacinas: 
          ·            importância 
          ·            período de aplicação 
          ·            Soros curadores 
          ·            Instrumentos para os cuidados com a saúde. | 
RT 
RTC 
ITC | 
RTC 
ITC | |
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2.16 Conhecer os recursos da comunidade voltados para a promoção, proteção e recuperação da saúde, em especial os serviços de saúde. | 
          ·            Políticas públicas voltadas para a saúde. 
          ·            Serviços 
          ·            Saneamento Básico | 
ITC | ||
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2.17 Reconhecer o processo de alimentação como forma de obtenção de nutrientes (materiais e energia) para o funcionamento e crescimento do corpo. | 
          ·            Pirâmide Alimentar: como ter uma alimentação saudável. | 
IT | 
RTC | |
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2.18 Estabelecer relações entre falta de higiene pessoal e ambiental e a aquisição de doenças: contágio por vermes e microorganismos. | 
          ·            A falta de higiene pessoal e ambiental e o desenvolvimento de doenças. | 
RT | 
RTC | |
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2.19 Reconhecer os alimentos como fonte de energia e materiais para crescimento e manutenção do corpo saudável, valorizando a máxima utilização dos recursos disponíveis na reorientação dos hábitos de alimentação. | 
Desenvolvimento de bons hábitos alimentares para a manutenção da saúde em todas as fases da vida. | 
RT | 
RTC | |
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2.20 Associar o amadurecimento dos órgãos genitais internos e externos à capacidade reprodutiva. | 
          ·            A puberdade, suas características e conseqüências 
          ·            Doenças sexualmente transmissíveis: AIDS -  Contágio e Prevenção. 
          ·            AIDS -  como evitá-la | 
ITC | ||
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2.21 Identificar as formas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e à AIDS. | 
ITC | |||
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2.22 Avaliar as consequências do uso das drogas na vida pessoal e no convívio familiar e social. | 
          ·            As drogas e suas conseqüências. | 
ITC | ||
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Eixo 3 – TERRA E UNIVERSO 
Eixo 4 
Tecnologia e Sociedade | 
3.1 Reconhecer nas teorias que tentam explicar a origem do Universo o pensamento e as crenças do homem de diversos momentos da história da humanidade. | 
UNIVERSO – Origem  
Corpos Celestes 
          ·            Teorias para a origem do Universo. | 
ITC | |
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3.2 Compreender o que são Corpos Celestes e como as teorias explicam a existência, o movimento, a expansão permanente do Universo e de seus componentes. | 
          ·            Movimento e expansão do Universo. | 
ITC | ||
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3.3 Identificar galáxias, estrelas, planetas, satélites naturais e artificiais. | 
          ·            Corpos Celestes | 
IT | 
RTC | |
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3.4 Identificar o sol, os planetas e seus satélites como constituintes do Sistema Solar, consequentemente, da galáxia Via Láctea. | 
          ·            Sistema Solar | 
ITC | ||
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3.5 Compreender que vivemos na superfície da Terra que é um planeta do Sistema Solar. | 
          ·            O Sistema Solar 
          ·            Planeta Terra | 
ITC | ||
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3.6 Identificar os dois movimentos simultâneos realizados pela Terra: Rotação e Translação, e suas decorrências: 
                                       ·            Calendário 
                                       ·            Estações do Ano 
                                       ·            Dias e Noites | 
          ·            Movimentos de Rotação e Translação | 
ITC | ||
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3.7 Identificar a Lua como satélite da Terra. 
    Fases da Lua 
    Movimentos 
    Eclipses | 
Lua: Satélite da Terra | 
IT | 
RTC | |
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4.1 Comparar e classificar equipamentos, utensílios, ferramentas para estabelecer entre suas características e sua utilização. | 
EQUIPAMENTOS E FONTES DE ENERGIA 
          ·             Da enxada aos computadores: as ferramentas de trabalho no campo e na cidade. 
          ·            As grandes invenções. | 
ITC | ||
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4.2 Comparar e classificar equipamentos, utensílios, ferramentas, relacionando seu funcionamento à utilização de energia. | 
Utilização das fontes de energia:  
          ·            do vento  
          ·            da água 
          ·            do sol 
          ·            dos gases 
          ·            do petróleo | 
ITC | ||
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4.3 Reconhecer e nomear as fontes de energia que são utilizadas por equipamentos ou que são produto de suas transformações. | 
ITC | |||
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4.4 Relacionar algumas atividades humanas (iluminação pública, telecomunicação, uso de eletrodoméstico, indústrias, informática) com a utilização de diferentes formas de energia. | 
IT | 
RTC | ||
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4.5 Relacionar principais instrumentos de observação astronômica (telescópios, lunetas, satélites, sondas) aos tipos de informação ou dados coletados com seus uso. | 
As grandes invenções. | 
ITC | ||
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4.6 Elaborar relatórios dos experimentos ou atividades realizadas. | 
SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS: 
          ·            Elaboração de relatórios. | 
IT | 
RTC | |
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4.7 Elaborar perguntas, formular hipóteses durante o processo de realização das atividades. | 
          ·            Elaboração de planos de trabalho. | 
IT | 
RTC | |
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4.8 Buscar e organizar informações por meio de observação direta e indireta, experimentação, entrevistas, visitas, leitura de imagens e textos selecionados, valorizando a diversidade de fontes. | 
          ·            Produção de textos científicos de observação e de experimentação. | 
ITC | ||
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4.9 Confrontar suposições individuais e coletivas com as informações obtidas. | 
          ·            Produção de registros em outros gêneros: tabelas, maquetes, gráficos, quadros. | 
ITC | ||
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4.10 Organizar e registrar informações por meio de desenhos, quadros, tabelas, esquemas, listas, textos, maquetes. | 
ITC | 
RTC | ||
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4.11 Interpretar informações por intermédio do estabelecimento de causa e efeito, sincronicidade e sequência. | 
          ·            Utilização do laboratório para experimentos e descobertas. | 
IT | 
RTC | |
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4.12 Utilizar informações obtidas para justificar as idéias construídas, desenvolvendo flexibilidade para reconsiderá-las mediante fatos e provas. | 
          ·            Comunicação aos pais e comunidade escolar das experiências e descobertas realizadas. | 
IT | 
RTC | |
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4.13 Comunicar escrita e oralmente suposições, dados e conclusões. | 
IT | 
RTC | ||
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4.14 Realizar a divulgação dos conhecimentos elaborados na escola para a comunidade. | 
IT | 
RTC | ||
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4.15 Tomar fatos e dados como tais e utilizá-los na elaboração das próprias idéias. | 
IT | 
RTC | ||
 
olá! tenho ja as matrizes de referencias. queria saber o que significa as letras no fim das páginas. tipo: I T C R...
ResponderExcluirestou em dúvidas. por favor me ajudem meu email é:
mbethaniae@yahoo.com.br
muito obrigada!!
Bethania
I – Introduzir
ExcluirT – Trabalhar
C - Consolidar
R - Retomar
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ResponderExcluirvc tem as outras matrizes curriculares? tenho umas mas estao em pdf e gostaria de arruma-las pra caber num plano de aula que estou montando e nao tem jeito de mexer nelas por serem nesse formato ao copia-las perdem a formatação fica uma porcaria rsrsr!
Excluirse puder divulgue por favor que eu copio. todo professor deveria ter uma copia dessas ja que o ESTADO cobra tanto...