sábado, 15 de setembro de 2012

Matriz Curricular de Ciências - 4º e 5º anos do Ciclo Complementar do Ensino Fundamental - PIP/SEE-MG


 





PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - PIP
MATRIZ CURRICULAR – Ciências – VERSÃO PRELIMINAR
CICLO COMPLEMENTAR DA ALFABETIZAÇÃO - 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL




Eixo 1 – VIDA E AMBIENTE




CAPACIDADES


CONTEÚDOS / CONCEITOS
CICLO COMPLEMENTAR

4º ANO

5º ANO
1.1 Estabelecer relação entre troca de calor e mudanças de estados físicos da água para fundamentar explicações acerca do ciclo da água.
ÁGUA:
          ·            Estados Físicos
          ·            Mudanças de estado.

RTC


1.2 Comparar diferentes misturas na natureza identificando a presença da água, para caracterizá-la como solvente.
          ·            Características

RT

RTC
1.3 Identificar os processos de captação, distribuição e armazenamento de água e os modos domésticos de tratamento da água – fervura e adição de cloro relacionando-os com as condições necessárias à preservação da saúde.


          ·            A distribuição da água doce no Planeta
          ·            A Água que bebemos
          ·            Processos de captação, distribuição e armazenamento da água.
          ·            Processo de tratamento da água.

IT

RTC
1.4   Compreender a importância dos modos adequados de destinação das águas servidas para a promoção e manutenção da saúde.
          ·            Processos de despoluição e reutilização da água.

IT

RTC
1.5   Reconhecer a importância da água na natureza como bem finito (preservação).
          ·            Conservação da água
          ·            Poluição.

RT

RTC
1.6   Comparar solos de diferentes ambientes relacionando suas características às condições desses ambientes para se aproximar da noção de solo como componente dos ambientes integrados aos demais.


SOLO:
          ·            Formação
          ·            Características do solo
          ·            Composição do solo
          ·            Minerais


IT


RTC
1.7 Caracterizar técnicas de utilização do solo nos ambientes urbano e rural, identificando os produtos desses usos e as conseqüências das formas inadequadas de ocupação.

          ·            Técnicas de Utilização do solo.




ITC
1.8 Estabelecer comparação de diferentes tipos de solo para identificar suas características comuns: presença de água, ar, areia, argila, matéria orgânica.
          ·            Tipos de solo
          ·            Propriedades
          ·            Utilização




ITC
1.9   Estabelecer relação entre o solo, a água e os seres vivos nos fenômenos de permeabilidade, fertilidade e erosão.






          ·            O solo e os seres vivos




IT

RTC
1.10 Reconhecer o ar como elemento da natureza que ocupa espaço.
AR:
          ·            Características do Ar

RT

RTC
1.11Reconhecer as suas propriedades.
          ·            Propriedades do Ar
IT
RTC
1.12 Identificar os gases que compõem o ar e a importância deles para a vida do planeta.
          ·            Composição do Ar.

ITC
1.13 Identificar as situações de poluição do ar, suas conseqüências e as medidas para a sua redução.
          ·            Poluição do ar.
          ·            Conseqüências da Poluição e Medidas de Redução.

RT


RTC
1.14 Reconhecer a importância da camada de ozônio para a preservação da vida e saúde dos seres vivos e as conseqüências da emissão de gases poluentes na atmosfera.
          ·            A Camada de Ozônio
          ·            Função /
          ·             Consequência da poluição do ar na atmosfera.



ITC
1.15 Compreender o efeito estufa enquanto processo natural benéfico para a vida na terra.
          ·            O efeito estufa e a vida na Terra
IT
RTC
1.16 Relacionar o efeito estufa com o processo contínuo de aquecimento global e suas conseqüências.
          ·            O efeito estufa e o aquecimento global.
IT
RTC
1.17 Compreender o ar em movimento e seus efeitos.
          ·            O ar em movimento.
ITC

1.18 Reconhecer o ar como fonte de energia e os processos para a sua utilização.

          ·            Ar, fonte de energia.

IT

RTC
1.19 Estabelecer relações de dependência entre os seres vivos em diferentes ambientes.
SERES VIVOS:
          ·            Os seres vivos e a cadeia alimentar.

IT

RTC
1.20 Estabelecer relação de dependência entre a luz e os vegetais (fotossíntese), para compreendê-los como iniciadores das cadeias alimentares.
          ·            As plantas / Características
          ·            Partes da planta
          ·            Fotossíntese
          ·            Espécies
          ·            Habitat


RTC

1.21 Reconhecer a diversidade de hábitos e comportamentos dos seres vivos relacionados aos períodos do dia e da noite e à disponibilidade de água.

          ·            Hábitos e comportamentos dos seres vivos.
          ·            Mundo Animal e Vegetal
          ·             
RT
RTC
1.22 Comparar as condições do solo, do ar, da água e a diversidade de seres vivos em diferentes ambientes ocupados pelo homem.
          ·            Condições do solo, do ar e da água e a diversidade de seres vivos.
RT
RTC
1.23 Caracterizar espaços do planeta possíveis de serem ocupados pelo homem, considerando as condições de qualidade de vida.


          ·            A vida no Planeta.
          ·            Espaços ocupados pelo homem.
          ·            Qualidade de vida
.

IT

RTC
1.24 Interpretar informações de diferentes fontes sobre transformações nos ambientes provocadas pelo homem e o risco da extinção de espécies.
          ·            A atuação do homem na depredação ambiental e extinção das espécies.

RT

RTC
1.25 Identificar e compreender as relações entre solo, água e seres vivos nos fenômenos de escoamento da água, erosão e fertilidade dos solos, nos ambientes urbano e rural.
          ·            Relação solo, água e seres vivos.
          ·            Fenômenos escoamento da água, erosão e fertilidade.



ITC
1.26 Caracterizar causas e consequências da poluição da água, do solo, do ar.




          ·            Consequências da poluição do solo, do ar, da água na vida no Planeta.



RT
RTC

1.27 Reconhecer as principais formas de poluição e outras agressões ao meio ambiente da região em que a escola está localizada, identificando as principais causas e relacionando-as aos problemas de saúde local.


Verificando o entorno:
.Poluição e Degradação     Ambiental
.A saúde nesses ambientes


RTC

1.28 Relacionar a reciclagem dos materiais com a preservação ambiental.
          ·            Reciclagem e conservação ambiental.
RT
RTC
1.29    Reconhecer o lixo como fator de degradação ambiental, suas consequências e possibilidades de recuperação dos espaços degradados e de reutilização dos materiais do lixo.

          ·            Lixo
          ·            Degradação ambiental.
          ·            Recuperação de espaços degradados.

RT



RTC



1.30    Caracterizar materiais recicláveis e processos de reciclagem do lixo.

  





          ·            Tratamento e Reciclagem
          ·            .Coleta Seletiva
          ·            .A vida nos lixões
          ·            . Catadores de lixo


IT

RTC

1.31 Reconhecer o saneamento básico como técnica que contribui para a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.


          ·            Saneamento básico e a qualidade de vida.


ITC
1.32        Relacionar queimadas à morte dos seres vivos e do solo e, consequentemente, à perda da  fertilidade.




















          ·            As queimadas e suas conseqüências.

RT

RTC
Eixo 2 – SER HUMANO E SAÚDE
2.1 Reconhecer cada sistema em sua particularidade, sua relação com os demais e com o corpo humano como um todo, num processo harmônico.








          ·            O corpo humano e seus        sistemas.
          ·            Corpo Humano: Um todo integrado aparelhos e sistemas: locomotor, circulatório, respiratório, digestório, nervoso, urinário e reprodutor.
          ·            Sistemas digestório, circulatório e respiratório e as funções de nutrição.





ITC

2.2 Estabelecer relações entre os diferentes aparelhos e sistemas que realizam as funções de nutrição para compreender o corpo como um todo integrado:

   Transformações sofridas pelo alimento na digestão e na respiração;
   Transporte de materiais pela circulação e eliminação de resíduos pela urina.

ITC
2.3 Reconhecer que a urina é produto de filtração do sangue pelos rins, processo que concorre para a eliminação de resíduos do corpo.


ITC
2.4 Reconhecer que as fezes são constituídas por materiais que não foram absorvidos pelo organismo durante o processo digestivo.

ITC
2.5 Identificar limites e potencialidades do próprio corpo, compreendendo-o como semelhante mas não igual aos demais para desenvolver autoestima e cuidado consigo próprio.
Cuidados com o corpo:
          ·            Higiene
          ·            Alimentação
          ·            Exercício físico
          ·            Saúde
RT
RTC
2.6 Comparar os principais órgãos e funções do aparelho reprodutor masculino e feminino, relacionando seu amadurecimento às mudanças no corpo e no comportamento de meninos e meninas durante a puberdade e respeitando as diferenças individuais.

Sistema Reprodutor:
          ·            As fases da vida
          ·            Diferença no desenvolvimento de meninos e meninas.



ITC










2.7 Reconhecer a alimentação, a higiene pessoal e ambiental, os vínculos afetivos, a inserção social, o lazer e repouso adequados como conjunto de atitudes e interações com o meio de que dependem o equilíbrio físico e mental e, consequentemente, a saúde do se humano.

 CORPO HUMANO: SAÚDE FÍSICA, MENTAL E AS INTERAÇÕES COM O MEIO.
Importância da alimentação saudável, dos cuidados pessoais, da higiene pessoal e ambiental, dos vínculos afetivos, das relações familiares e sociais para o equilíbrio físico e mental.

Fatores de risco à saúde presentes no meio em que se vive e formas de combatê-los e/ou evitá-los.


Melhoria das condições de vida e sua relação com a melhoria na saúde.


RT


RTC
2.8 Compreender que a saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde pessoal e coletiva presentes no meio em que se vive.


IT

RTC
2.9 Estabelecer relações entre aspectos biológicos, afetivos, culturais, socioeconômicos e educacionais na preservação da saúde para compreendê-la como bem-estar psíquico, físico e social.




ITC
2.10 Estabelecer relações entre aspectos biológicos, afetivos e culturais na compreensão da sexualidade e suas manifestações nas diferentes fases da vida.




ITC
2.11 Conhecer e utilizar formas de intervenção sobre fatores desfavoráveis à saúde presentes na realidade em que vive, agindo com responsabilidade em relação à própria saúde e à saúde coletiva.



IT

RTC

2.12 Estabelecer relações entre a saúde do corpo e a existência de defesas naturais (sistema imunológico) e estimuladas (vacinas).










2.13 Identificar as campanhas de vacinação pública como medidas preventivas em favor da saúde da população.




2.14 Identificar o uso de soros como medidas curativas de acidentes (antiofídico, antiescorpiônico).


2.15 Reconhecer o termômetro,o aferidor de pressão como instrumentos utilizados para cuidar da saúde.

          ·            Cuidando da saúde
          ·            Causas de algumas doenças
          ·            Doenças infecciosas
          ·            Verminoses
          ·            Sistemas imunológicos e as vacinas



As vacinas:
          ·            importância
          ·            período de aplicação




          ·            Soros curadores



          ·            Instrumentos para os cuidados com a saúde.


RT






RTC



ITC





RTC












ITC
2.16 Conhecer os recursos da comunidade voltados para a promoção, proteção e recuperação da saúde, em especial os serviços de saúde.

          ·            Políticas públicas voltadas para a saúde.
          ·            Serviços
          ·            Saneamento Básico



ITC
2.17 Reconhecer o processo de alimentação como forma de obtenção de nutrientes (materiais e energia) para o funcionamento e crescimento do corpo.


          ·            Pirâmide Alimentar: como ter uma alimentação saudável.

IT

RTC

2.18 Estabelecer relações entre falta de higiene pessoal e ambiental e a aquisição de doenças: contágio por vermes e microorganismos.



          ·            A falta de higiene pessoal e ambiental e o desenvolvimento de doenças.
RT
RTC
2.19 Reconhecer os alimentos como fonte de energia e materiais para crescimento e manutenção do corpo saudável, valorizando a máxima utilização dos recursos disponíveis na reorientação dos hábitos de alimentação.

Desenvolvimento de bons hábitos alimentares para a manutenção da saúde em todas as fases da vida.

RT

RTC

2.20 Associar o amadurecimento dos órgãos genitais internos e externos à capacidade reprodutiva.

          ·            A puberdade, suas características e conseqüências
          ·            Doenças sexualmente transmissíveis: AIDS -  Contágio e Prevenção.

          ·            AIDS -  como evitá-la




ITC
2.21 Identificar as formas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e à AIDS.



ITC

2.22 Avaliar as consequências do uso das drogas na vida pessoal e no convívio familiar e social.



          ·            As drogas e suas conseqüências.


ITC
Eixo 3 – TERRA E UNIVERSO










































































Eixo 4
Tecnologia e Sociedade

3.1 Reconhecer nas teorias que tentam explicar a origem do Universo o pensamento e as crenças do homem de diversos momentos da história da humanidade.

UNIVERSO – Origem
Corpos Celestes

          ·            Teorias para a origem do Universo.



ITC
3.2 Compreender o que são Corpos Celestes e como as teorias explicam a existência, o movimento, a expansão permanente do Universo e de seus componentes.

          ·            Movimento e expansão do Universo.



ITC
3.3 Identificar galáxias, estrelas, planetas, satélites naturais e artificiais.

          ·            Corpos Celestes

IT

RTC
3.4 Identificar o sol, os planetas e seus satélites como constituintes do Sistema Solar, consequentemente, da galáxia Via Láctea.

          ·            Sistema Solar

ITC


3.5 Compreender que vivemos na superfície da Terra que é um planeta do Sistema Solar.

          ·            O Sistema Solar
          ·            Planeta Terra


ITC


3.6 Identificar os dois movimentos simultâneos realizados pela Terra: Rotação e Translação, e suas decorrências:
                                       ·            Calendário
                                       ·            Estações do Ano
                                       ·            Dias e Noites


          ·            Movimentos de Rotação e Translação

ITC


3.7 Identificar a Lua como satélite da Terra.
    Fases da Lua
    Movimentos
    Eclipses


















Lua: Satélite da Terra

IT

RTC
4.1 Comparar e classificar equipamentos, utensílios, ferramentas para estabelecer entre suas características e sua utilização.
EQUIPAMENTOS E FONTES DE ENERGIA
          ·             Da enxada aos computadores: as ferramentas de trabalho no campo e na cidade.
          ·            As grandes invenções.

ITC
4.2 Comparar e classificar equipamentos, utensílios, ferramentas, relacionando seu funcionamento à utilização de energia.





Utilização das fontes de energia:
          ·            do vento
          ·            da água
          ·            do sol
          ·            dos gases
          ·            do petróleo


ITC
4.3 Reconhecer e nomear as fontes de energia que são utilizadas por equipamentos ou que são produto de suas transformações.


ITC
4.4 Relacionar algumas atividades humanas (iluminação pública, telecomunicação, uso de eletrodoméstico, indústrias, informática) com a utilização de diferentes formas de energia.

IT

RTC
4.5 Relacionar principais instrumentos de observação astronômica (telescópios, lunetas, satélites, sondas) aos tipos de informação ou dados coletados com seus uso.
As grandes invenções.

ITC
4.6 Elaborar relatórios dos experimentos ou atividades realizadas.
SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS:
          ·            Elaboração de relatórios.

IT

RTC
4.7 Elaborar perguntas, formular hipóteses durante o processo de realização das atividades.
          ·            Elaboração de planos de trabalho.
IT
RTC
4.8 Buscar e organizar informações por meio de observação direta e indireta, experimentação, entrevistas, visitas, leitura de imagens e textos selecionados, valorizando a diversidade de fontes.
          ·            Produção de textos científicos de observação e de experimentação.

ITC
4.9 Confrontar suposições individuais e coletivas com as informações obtidas.
          ·            Produção de registros em outros gêneros: tabelas, maquetes, gráficos, quadros.

ITC
4.10 Organizar e registrar informações por meio de desenhos, quadros, tabelas, esquemas, listas, textos, maquetes.

ITC

RTC
4.11 Interpretar informações por intermédio do estabelecimento de causa e efeito, sincronicidade e sequência.
          ·            Utilização do laboratório para experimentos e descobertas.
IT
RTC
4.12 Utilizar informações obtidas para justificar as idéias construídas, desenvolvendo flexibilidade para reconsiderá-las mediante fatos e provas.
          ·            Comunicação aos pais e comunidade escolar das experiências e descobertas realizadas.
IT
RTC
4.13 Comunicar escrita e oralmente suposições, dados e conclusões.

IT
RTC
4.14 Realizar a divulgação dos conhecimentos elaborados na escola para a comunidade.
IT
RTC
4.15 Tomar fatos e dados como tais e utilizá-los na elaboração das próprias idéias.
IT
RTC




4 comentários:

  1. olá! tenho ja as matrizes de referencias. queria saber o que significa as letras no fim das páginas. tipo: I T C R...
    estou em dúvidas. por favor me ajudem meu email é:
    mbethaniae@yahoo.com.br
    muito obrigada!!
    Bethania

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    1. vc tem as outras matrizes curriculares? tenho umas mas estao em pdf e gostaria de arruma-las pra caber num plano de aula que estou montando e nao tem jeito de mexer nelas por serem nesse formato ao copia-las perdem a formatação fica uma porcaria rsrsr!
      se puder divulgue por favor que eu copio. todo professor deveria ter uma copia dessas ja que o ESTADO cobra tanto...

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