segunda-feira, 29 de abril de 2013

Planejamento Anual de Matemática - 6º ano - De acordo com o CBC - MG


PLANO DE CURSO – ANO 2013

I- IDENTIFICAÇÃO

 

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA

CONTEÚDO: Matemática                  TURMA: 6º ano                N°DE AULAS SEMANAIS:

PROFESSOR (ES):

 

 

II- OBJETIVOS GERAIS

*Desenvolver o pensamento numérico, ampliando e construindo
novos significados para os números e as operações e o pensamento algébrico.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
*Generalizar propriedades das operações aritméticas, buscando na
 geometria, trabalhar primeiro as figuras espaciais ou tridimensionais,
depois as figuras planas ou bidimensionais e em seguida os contornos
de figuras planas ou figuras unidimensionais.

*Estabelecer o raciocínio proporcional, observando a variação entre
grandezas e estabelecendo relações entre elas bem como o
 raciocínio estatístico e probabilístico, coletando, organizando e
analisando informações.

*Promover atitude positiva em relação à Matemática, valorizando
sua utilidade, sua lógica e sua beleza em cada conceito estudado.
A comunicação de ideias matemáticas de diferentes formas: oral,
escrita, por tabelas, diagramas, gráficos entre outros.

 

III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO OBRIGATÓRIO

 

 

Programação anual 6° ano      Fonte: CBC Matemática
Eixo Temático
Tema
Tópico
Objetivos Específicos
N° de aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
1.Conjunto dos Números Naturais
 
1.0 Conceituar
 
3 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
1.Conjunto dos Números Naturais
 
1.1 Operar com os números naturais: adicionar, multiplicar, subtrair, calcular potências, calcular a raiz quadrada de quadrados perfeitos
10 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
1.Conjunto dos Números Naturais
 
1.2 Utilizar os critérios de divisibilidade
por 2, 3, 5 e 10
5 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
1.Conjunto dos Números Naturais
 
1.3 Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides
 1 aula
 
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
1.Conjunto dos Números Naturais
 
1.4 Representar a relação entre dois números naturais em termos de quociente e resto
1 aula
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
1.Conjunto dos Números Naturais
 
1.5 Fatorar números naturais em produto de primos
5 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
1.Conjunto dos Números Naturais
 
1.6 Calcular o mdc e o mmc de números naturais
6 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
1.Conjunto dos Números Naturais
 
1.7 Resolver problemas que envolvam técnicas simples de contagem
2 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
1.Conjunto dos Números Naturais
 
1.8 Resolver problemas envolvendo operações com números naturais
6 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
3. Conjunto dos números racionais
3.1 Reconhecer a necessidade da ampliação do conjunto dos números inteiros através de situações contextualizadas e/ou resolução de equação
1 aula
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
3. Conjunto dos números racionais
3.2 Operar com números racionais em forma decimal e fracionária: adicionar, multiplicar, subtrair, dividir e calcular potências e calcular a raiz quadrada de quadrados perfeitos
13 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
3. Conjunto dos números racionais
3.3 Associar uma fração à sua representação decimal e vice-versa
4 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
3. Conjunto dos números racionais
3.4 Resolver problemas que envolvam números racionais
10 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
3. Conjunto dos números racionais
3.5 Localizar números racionais na reta numérica , utilizando a ordenação do conjunto
4 aulas
I-Números e Operações
2:Grandezas Proporcionais
5. Porcentagem
5.1 Interpretar e utilizar o símbolo %
1 aula
I-Números e Operações
2:Grandezas Proporcionais
5. Porcentagem
5.2 Resolver problemas que envolvam o cálculo de porcentagem
6 aulas
II-Álgebra
1:Expressóes Algébricas
7. Linguagem Algébrica
7.2 Traduzir informações dadas em textos ou verbalmente para a linguagem algébrica
3 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
13. Figuras Planas
13.1 Reconhecer as principais propriedades dos triângulo isósceles e equiláteros, e dos principais quadriláteros: quadrado, retângulo, paralelogramo, trapézio, losango
11 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
13. Figuras Planas
13.2 Identificar segmento, ponto médio de um segmento, triângulo e seus elementos, polígonos e seus elementos, circunferência, disco, raio, diâmetro, corda, retas tangentes e secantes.
7 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
13. Figuras Planas
13.3 Identificar ângulo como mudança de direção
2 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
13. Figuras Planas
13.4 Identificar retas concorrentes, perpendiculares e paralelas
2 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
13. Figuras Planas
13.5 Reconhecer e descrever objetos do mundo físico utilizando termos geométricos
2 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
13. Figuras Planas
13.6 Reconhecer a altura de um triângulo relativa a um de seus lados
2 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
16. Construções Geométricas
16.1 Construir perpendiculares, paralelas e mediatriz de um segmento usando régua e compasso
5 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões algébricas
19. Medidas de comprimento e perímetros
19.1 Reconhecer a necessidade de medidas padrão
6 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões algébricas
19. Medidas de comprimento e perímetros
19.2 Relacionar o metro com seus múltiplos e submúltiplos
2 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões algébricas
19. Medidas de comprimento e perímetros
19.3 Escolher adequadamente múltiplos ou submúltiplos do metro para efetuar medidas
1 aula
III-Espaço e Forma
2:Expressões algébricas
19. Medidas de comprimento e perímetros
19.4 Utilizar instrumentos para medir comprimentos
1 aula
III-Espaço e Forma
2:Expressões algébricas
19. Medidas de comprimento e perímetros
19.5 Fazer estimativas de medidas lineares tais como comprimentos e alturas
1 aula
III-Espaço e Forma
2:Expressões algébricas
19. Medidas de comprimento e perímetros
19.6 Resolver problemas que envolvam o perímetro de figuras planas
5 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões algébricas
20. Áreas e suas medidas
20.0 Conceituar
2 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões algébricas
20. Áreas e suas medidas
20.1 Relacionar o metro quadrado com seus múltiplos e submúltiplos
3 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões algébricas
20. Áreas e suas medidas
20.2 Escolher adequadamente múltiplos ou submúltiplos do metro quadrado para efetuar medidas
1 aula
III-Espaço e Forma
2:Expressões algébricas
20. Áreas e suas medidas
20.3 Fazer estimativas de áreas
2 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões algébricas
20. Áreas e suas medidas
20.4 Resolver problemas que envolvam a área de figuras planas: triângulo, quadrado, retângulo, paralelogramo, trapézio, discos ou figuras compostas por algumas dessas
8 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões algébricas
21. Volume, capacidade e suas medidas
21.1 Relacionar o metro cúbico com seus múltiplos e submúltiplos
3 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões algébricas
21. Volume, capacidade e suas medidas
21.2 Relacionar o decímetro cúbico com o litro e o mililitro
3 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões algébricas
21. Volume, capacidade e suas medidas
21.3 Escolher adequadamente múltiplos ou submúltiplos do metro cúbico para efetuar medidas
3 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões algébricas
21. Volume, capacidade e suas medidas
21.4 Fazer estimativas de volumes e capacidades
3 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões algébricas
21. Volume, capacidade e suas medidas
21.5 Resolver problemas que envolvam cálculo de volume ou capacidade de blocos retangulares, expressos em unidade de medida de volume ou em unidades de medidas de capacidade: litros ou mililitros
9 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões algébricas
22. Medidas de ângulo
22.1 Utilizar o grau como unidade de medida de ângulo
2 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões algébricas
22. Medidas de ângulo
22.2 Utilizar instrumentos para medir ângulos
4 aulas
IV-Tratamento de Dados
1:Representação gráfica e Média Aritmética
23.Organização e apresentação de um conjunto de dados em tabelas ou gráficos
23.1 Organizar e tubular um conjunto de dados
3 aulas
IV-Tratamento de Dados
1:Representação gráfica e Média Aritmética
23.Organização e apresentação de um conjunto de dados em tabelas ou gráficos
23.2 Interpretar e utilizar dados apresentados em tabelas
4 aulas
IV-Tratamento de Dados
1:Representação gráfica e Média Aritmética
23.Organização e apresentação de um conjunto de dados em tabelas ou gráficos
23.5 Utilizar um gráfico de colunas para representar um conjunto de dados
4 aulas
IV-Tratamento de Dados
1:Representação gráfica e Média Aritmética
23.Organização e apresentação de um conjunto de dados em tabelas ou gráficos
23.6 Interpretar e utilizar dados apresentados num gráfico de setores
4 aulas
IV-Tratamento de Dados
1:Representação gráfica e Média Aritmética
24. Média aritmética
24.0 Conceituar
1 aula
IV-Tratamento de Dados
2:Probabilidade
25. Contagem
25.1 Resolver problemas simples de contagem utilizando listagens ou diagrama de árvore
4 aulas
TOTAL DE AULAS:
191 aulas
OBS
Não existem tópicos complementares para o 6º ano, visto que os tópicos obrigatórios já estão contemplados neste planejamento.
Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos, e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
O projeto pedagógico para a Matemática deve ser elaborado de forma articulada com as outras disciplinas e que, sempre que possível, seja ressaltada a relação entre os conceitos abstratos com as suas aplicações e interpretações em situações concretas, tanto na aula de Matemática quanto na disciplina em que está sendo utilizada.

 

 

 

IV- METODOLOGIA

 

Trabalho em grupo (   )
Debate (   )
Pesquisa de campo (   )
Feira de Cultural (   )
Aula expositiva dialógica (   )
Excursão (   )
Exercícios (   )
Exposição de Trabalhos (   )
Mídias (   )
Leituras (   )
Atividades em ambiente virtual (   )
Outros:

 

V- RECURSOS

 

Caderno do aluno (   )
Datashow (   )
Quadro/giz (   )
Outros:
Livro didático (   )
Jornais, revistas (   )
 
Mídias (   )
 
Computador (   )
 

 

 

Obs.: O uso do livro didático e sua interface com o CBC

Passos:

1º- Selecionar os eixos temáticos e temas, tópicos e habilidades, referentes ao ano escolar no qual irá lecionar.

2º- Selecionar do livro didático adotado os textos, mapas, atividades que podem ser utilizadas para a concretização do conteúdo do CBC.

3º- Pesquisar em outros livros didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes e outros materiais as atividades que podem ser utilizadas para concretizar as habilidades selecionadas.

 

 

 

VI- AVALIAÇÃO

 

Diagnóstica (   )
Outros:
Oral (   )
Escrita (   )
Atitudinal (   )
 
Virtual (   )
 

 

VII – BIBLIOGRAFIA

 

Livro Adotado (Listar)
 
Blog SRE (   )
CBC (   )
Outros:
Orientações Pedagógicas (   )
Roteiro de Atividades (   )
CRV (   )
 

 

 

        

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário