Tópicos / Subtópicos
|
Objetivos específicos
|
Nº de aulas
|
19. A
linguagem verbal: modalidades, variedades, registros
• Modalidades linguísticas:
- o contínuo oral–escrito;
- condições de produção, usos, funções sociais e estratégias de
textualização da fala e da escrita;
- convenções da língua escrita: grafia de palavras (ortografia, acentuação
gráfica, notações gráficas); parágrafo gráfico; pontuação;
- diferenças entre o sistema fonológico e o sistema ortográfico.
Variação linguística e estilística:
• fatores históricos (o passado e o presente), geográficos (o contínuo
rural—urbano), sociológicos (gênero, geração, classe social) e técnicos
(diferentes domínios da ciência e da tecnologia);
• manifestações fonéticas, lexicais, morfológicas e sintáticas;
• o contínuo da monitoração estilística: registros menos ou mais
monitorados.
• Prestígio e preconceito linguístico
|
19.0.
Compreender a língua como fenômeno histórico, cultural, social, variável,
heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
|
|
19.1.
Reconhecer semelhanças e diferenças entre a fala e a escrita quanto a
condições de produção, usos, funções sociais e estratégias de
textualização.
|
1
|
19.2.
Reconhecer funções da fala e da escrita em diferentes suportes e gêneros.
|
1
|
19.3.
Usar as convenções da língua escrita produtiva e autonomamente, entendendo
as diferenças entre o sistema fonológico e o sistema ortográfico.
|
1
|
19.4.
Identificar fatores relacionados às variedades linguísticas e estilísticas
de textos apresentados.
|
1
|
19.5.
Avaliar o uso de variedades linguísticas e estilísticas em um texto,
considerando a situação comunicativa e o gênero textual.
|
1
|
19.6.
Adequar a variedade linguística e/ou estilística de um texto à situação
comunicativa e ao gênero do texto.
|
1
|
19.7.
Mostrar uma atitude crítica e não preconceituosa em relação ao uso de
variedades linguísticas e estilísticas.
|
1
|
19.8.
Reconhecer a manifestação de preconceitos linguísticos como estratégia de
discriminação e dominação.
|
1
|
21.
Uso de pronomes pessoais no português padrão (PP) e não padrão (PNP)
• Sistemas pronominais do PP e do PNP: diferenças quanto
- ao preenchimento da posição de sujeito;
- à extensão do emprego de pronomes pessoais tônicos como objeto;
- ao desaparecimento de clíticos junto ao verbo;
- ao emprego de pronomes reflexivos;
- ao emprego de dêiticos e anafóricos.
|
21.0.
Reconhecer e usar o pronome pessoal, produtiva e autonomamente.
|
|
21.1.
Reconhecer diferenças de uso do pronome pessoal entre o português padrão
(PP) e o português não padrão (PNP).
|
1
|
21.2. Avaliar a adequação do uso padrão ou não
padrão do pronome pessoal em um texto ou sequência textual, considerando a
situação comunicativa e o gênero do texto.
|
1
|
21.3. Corrigir um texto ou sequência textual,
considerando a necessidade de uso da norma padrão de emprego do pronome
pessoal.
|
1
|
21.4. Usar a norma padrão do pronome pessoal em
situações comunicativas e gêneros textuais que a exijam.
|
1
|
22. Flexão verbal no português padrão (PP) e
não padrão (PNP)
• Sistemas de flexão verbal no PP e no PNP:
- manutenção / redução do paradigma das pessoas verbais;
- [- ou +] emprego de formas verbais compostas no futuro e no pretérito
mais-que-perfeito;
- [- ou +] uso do pretérito imperfeito pelo futuro do pretérito
(condicional);
- [- ou +] predominância do modo indicativo.
• Concordância verbal no PP e no PNP:
- concordância verbal e coesão;
- casos gerais de concordância verbal.
|
22.0. Reconhecer e usar mecanismos de flexão
verbal, produtiva e autonomamente.
|
|
22.1. Reconhecer diferenças de flexão verbal
entre o português padrão (PP) e o português não padrão (PNP).
|
1
|
22.2. Avaliar adequação da flexão verbal padrão
ou não padrão em um texto ou sequência textual, considerando a situação
comunicativa e o gênero do texto.
|
1
|
22.3. Corrigir um texto ou sequência textual,
considerando a necessidade de uso da norma padrão de flexão verbal.
|
1
|
22.4. Usar a norma padrão de flexão verbal em
situações comunicativas e gêneros textuais que a exijam.
|
1
|
23.
Flexão nominal no português padrão (PP) e não padrão (PNP)
• Sistemas de flexão verbal no PP e no PNP: diferenças de
- gênero e número do substantivo;
- gênero e número do adjetivo, quantificadores e determinantes variáveis do
substantivo.
|
23.0.
Reconhecer e usar mecanismos de flexão nominal, produtiva e autonomamente.
|
|
23.1.
Reconhecer diferenças de flexão nominal entre o português padrão (PP) e o
português não padrão (PNP).
|
1
|
23.2.
Avaliar adequação da flexão nominal padrão ou não padrão em um texto ou
sequência textual, considerando a situação comunicativa e o gênero do
texto.
|
1
|
|
|
|
Tópicos / Subtópicos
|
Objetivos específicos
|
N° de aulas
|
•
Concordância nominal no PP e no PNP:
-
concordância nominal e coesão;
- casos gerais de concordância nominal.
|
23.3.
Corrigir um texto ou sequência textual, considerando a necessidade de uso
da norma padrão de flexão nominal.
|
1
|
23.4.
Usar a norma padrão de flexão nominal em situações comunicativas e gêneros
textuais que a exijam.
|
1
|
24. A
frase na norma padrão
•
Frase: estruturação, delimitação e articulação
• Frase oracional e frase não oracional
• Marcas do relacionamento das palavras na frase:
- sinais de pontuação;
- ordem de colocação;
- concordância;
- articuladores ( preposições e conjunções);
- natureza dos sintagmas;
- operadores argumentativos;
- entoação / pontuação.
• A frase e seus sintagmas:
- sintagma nominal, sintagma adjetivo, sintagma adverbial;
- ordem canônica e não canônica dos sintagmas na frase e seus efeitos de
sentido.
|
24.0.
Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, a frase padrão em contextos
que a exijam.
|
|
24.1. Reconhecer, em um texto ou sequência
textual, os diferentes tipos de frases: não oracional, oracional simples
(período simples), oracional complexa (período composto).
|
2
|
24.2. Reconhecer marcas do relacionamento entre
as palavras de uma frase.
|
1
|
24.3.
Manipular marcas do relacionamento entre as palavras de uma frase, de forma
a produzir diferentes efeitos de sentido.
|
1
|
24.5.
Reconhecer sintagmas substantivos, adjetivos e adverbiais em uma frase.
|
1
|
24.6.
Identificar o núcleo ou os núcleos de sintagmas nominais, adjetivos e
adverbiais apresentados em frases ou sequências textuais.
|
1
|
24.7.
Reconhecer, os processos sintáticos de organização e hierarquização dos
sintagmas (coordenação e/ou subordinação), em frases apresentadas.
|
1
|
24.8. Interpretar, em frases apresentadas, o
valor semântico e/ou argumentativo de sintagmas nominais, adjetivos e
adverbiais.
|
1
|
24.9. Interpretar, em frases apresentadas, o
valor semântico e/ou argumentativo de sintagmas adverbiais que funcionam
como modalizadores do discurso.
|
1
|
24.10. Interpretar, em frases apresentadas, o
valor semântico de constituintes de sintagmas nominais, adjetivos e
adverbiais.
|
1
|
24.11. Reconhecer a necessidade de se
preposicionar ou não, em uma frase, um determinado sintagma.
|
1
|
24.12. Reconhecer diferenças sintáticas de
estruturação de frases entre o português padrão e o português não padrão.
|
1
|
24.13. Avaliar a adequação de uma estrutura
frasal padrão ou não padrão a um texto ou seqüência textual, considerando a
situação comunicativa e o gênero do texto.
|
1
|
24.14. Produzir frases com estrutura adequada à
situação comunicativa e ao gênero textual.
|
1
|
25. A frase na norma padrão: período simples
• Os sintagmas nominal, adjetivo e adverbial na estrutura oracional.
• O verbo e seus argumentos.
• Pontuação: segmentação e articulação de sintagmas.
|
25.0. Reconhecer e usar, produtiva e
autonomamente, o período simples padrão em contextos que o exijam.
|
|
25.1. Reconhecer sintagmas que funcionem como
constituintes imediatos de um período simples.
|
1
|
25.2. Reconhecer, em um período simples ou
oração, sintagmas que funcionem como constituintes de outros sintagmas.
|
1
|
25.3. Distinguir os argumentos semânticos de
verbos (sujeito, objeto direto, objeto indireto, agente da passiva, adjunto
adverbial) em frases apresentadas.
|
1
|
25.4. Explicar as relações entre o significado
de um verbo e a ausência, presença e forma de apresentação de seus
argumentos semânticos.
|
1
|
25.5. Relacionar vozes verbais, formas de
apresentação dos argumentos semânticos de um verbo e efeitos de sentido.
|
1
|
25.6. Distinguir os usos padrão e não padrão de
vozes verbais e seus efeitos de sentido, em uma frase ou sequência textual
apresentada.
|
1
|
25.7. Distinguir os usos padrão e não padrão de
verbos denominados impessoais, em uma frase ou sequência textual
apresentada.
|
1
|
25.8. Distinguir efeitos de sentido de adjuntos
e predicativos, em frase ou sequência textual apresentada.
|
1
|
25.9. Distinguir efeitos de sentido de
complementos e adjuntos em uma frase ou sequência textual apresentada.
|
1
|
25.10. Reconhecer valores semânticos e
argumentativos do aposto, em uma frase ou sequência textual apresentada.
|
1
|
25.11. Reconhecer o efeito de sentido de
sintagmas adverbiais modalizadores, em uma frase ou sequência textual
apresentada.
|
1
|
25.12. Avaliar a adequação de uso de um período
simples em um texto ou sequência textual, considerando a progressão
textual, a situação comunicativa e o gênero do texto.
|
1
|
25.13. Avaliar a correção de um período simples
usado em um texto ou sequência textual, considerando a norma padrão.
|
1
|
25.14. Corrigir problemas de estruturação de
períodos simples, considerando a norma padrão.
|
1
|
25.15. Produzir períodos simples
estruturalmente adequados à situação comunicativa, à sequência e ao gênero
textual.
|
1
|
26. A frase na norma padrão: o período composto
• Conexão sintática (coordenação e/ ou subordinação), semântica (relações
lógicas) e discursiva (instruções de progressão temática).
• O período composto e suas orações.
• Orações coordenadas:
- tipologia;
- relações lógicas e discursivas;
- pontuação.
• Orações subordinadas:
- tipologia;
- relações temporais, lógicas e discursivas;
- pontuação.
|
26.0. Reconhecer e usar, produtiva e
autonomamente, o período composto padrão em contextos que o exijam.
|
1
|
26.1. Reconhecer e usar a oração não
subordinada como unidade fundamental da frase oracional padrão simples ou
complexa.
|
2
|
26.2. Reconhecer o papel sintático, semântico e
discursivo de articuladores de orações em um período composto.
|
2
|
26.3. Reconhecer relações de adição, oposição
adversativa, alternância, explicação e conclusão entre orações coordenadas
de um período composto.
|
2
|
26.4. Identificar efeitos de sentido do uso de
orações coordenadas aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e
conclusivas em um período composto.
|
2
|
26.5. Reconhecer relações de causa, consequência,
concessão, condição, finalidade, tempo, comparação, proporção,
conformidade, modo e lugar entre orações subordinadas e principais de um
período composto.
|
1
|
26.6. Identificar efeitos de sentido do uso de
orações causais, consecutivas, concessivas, condicionais, finais,
temporais, comparativas, proporcionais, conformativas, modais e locativas
em um período composto.
|
1
|
26.7. Reconhecer relações de restrição e explicação
entre orações adjetivas e principais de um período composto.
|
1
|
26.8. Identificar efeitos de sentido do uso de
orações adjetivas restritivas e explicativas em um período composto.
|
1
|
26.9. Reconhecer, em um período composto, a
função modalizadora, focalizadora ou enunciativa de uma oração principal em
relação a uma subordinada substantiva.
|
1
|
26.10. Identificar efeitos de sentido do uso de
orações principais acompanhadas de substantivas em um período composto.
|
1
|
26.11. Estabelecer, entre orações de um período
composto, relações sintáticas, semânticas e discursivas adequadas ao efeito
de sentido pretendido.
|
2
|
26.12. Manter ou alterar o sentido e/ou o
efeito argumentativo de um período composto, incluindo, substituindo,
omitindo ou deslocando articuladores, orações e sinais de pontuação.
|
2
|
26.13. Reestruturar informações simples ou
complexas em períodos compostos, estabelecendo relações sintáticas,
semânticas e discursivas adequadas aos efeitos de sentido pretendidos.
|
2
|
26.14. Pontuar, produtiva e autonomamente,
orações de um período composto.
|
1
|
26.15. Corrigir impropriedades de estruturação
sintática, semântica e discursiva em um período composto.
|
1
|
26.16. Reconhecer diferenças sintáticas de
estruturação de frases entre o português padrão e o português não padrão.
|
1
|
26-17. Avaliar a adequação de uma estrutura
frasal padrão ou não padrão a um texto ou sequência textual, considerando a
situação comunicativa e o gênero do texto.
|
1
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário