segunda-feira, 29 de abril de 2013

Planejamento Anual de Matemática - 8º ano - De acordo com o CBC - MG


PLANO DE CURSO – ANO 2013

I- IDENTIFICAÇÃO

 

ESCOLA ESTADUAL  JOAQUIM DELGADO DE PAIVA

CONTEÚDO: Matemática      TURMA: 8º ano     NºDE AULAS SEMANAIS:

PROFESSOR (ES): ________________________________

 
II- OBJETIVOS GERAIS

*Desenvolver o pensamento numérico, ampliando e construindo novos
 significados para os números e as operações  e o pensamento algébrico.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         
*Generalizar propriedades das operações aritméticas, buscando na
geometria, trabalhar primeiro as figuras espaciais ou tridimensionais,
 depois as figuras planas ou bidimensionais e em seguida os contornos
de figuras planas ou figuras unidimensionais.

*Estabelecer o raciocínio proporcional, observando a variação entre
grandezas e estabelecendo relações entre elas bem como o raciocínio
estatístico e probabilístico, coletando, organizando e analisando informações.

*Promover atitude positiva em relação à Matemática, valorizando sua
utilidade, sua lógica e sua beleza em cada conceito estudado.
A comunicação de ideias matemáticas de diferentes formas: oral,
escrita, por tabelas, diagramas, gráficos entre outros.

 

III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Programação anual 8° ano - Fonte: CBC Matemática
Eixo Temático
Tema
Tópico
Objetivos Específicos
N° de aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
1.Conjunto dos Números Naturais
 
1.1 Operar com os números naturais: adicionar, multiplicar, subtrair, calcular potências, calcular a raiz quadrada de quadrados perfeitos
2 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
1.Conjunto dos Números Naturais
 
1.7 Resolver problemas que envolvam técnicas simples de contagem
3 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
1.Conjunto dos Números Naturais
 
1.8 Resolver problemas envolvendo operações com números naturais
2 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
3. Conjunto dos números racionais
3.0 Conceituar
2 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
3. Conjunto dos números racionais
3.2 Operar com números racionais em forma decimal e fracionária: adicionar, multiplicar, subtrair, dividir e calcular potências e calcular a raiz quadrada de quadrados perfeitos
8 aulas
 
 
Programação anual 8° ano
- Fonte: CBC Matemática
 
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
3. Conjunto dos números racionais
3.4 Resolver problemas que envolvam números racionais
4 aulas
I-Números e Operações
2:Grandezas Proporcionais
 
4. Proporcionalidade Direta e Inversa
 
4.0 Conceituar
2 aulas
I-Números e Operações
2:Grandezas Proporcionais
 
4. Proporcionalidade Direta e Inversa
 
4.3 Resolver problemas que envolvam grandezas direta ou inversamente proporcionais
6 aulas
I-Números e Operações
2:Grandezas Proporcionais
 
 
5. Porcentagem
 
5.1 Interpretar e utilizar o símbolo %
3 aulas
I-Números e Operações
2:Grandezas Proporcionais
5. Porcentagem
5.2 Resolver problemas que envolvam o cálculo de percentagem
4 aulas
I-Números e Operações
2:Grandezas Proporcionais
6. Juros
6.1 Calcular descontos, lucros e prejuízos
6 aulas
II-Álgebra
1:Expressões Algébricas
7. Linguagem Algébrica
7.1 Utilizar a linguagem algébrica para representar simbolicamente as propriedades das operações nos conjuntos numéricos e na geometria
2 aulas
II-Álgebra
1:Expressões Algébricas
7. Linguagem Algébrica
7.2 Traduzir informações dadas em textos ou verbalmente para a linguagem algébrica
2 aulas
II-Álgebra
1:Expressões Algébricas
7. Linguagem Algébrica
7.3 Utilizar a linguagem algébrica para a resolução de problemas
6 aulas
 
 
Programação anual 8° ano
- Fonte: CBC Matemática
 
II-Álgebra
1:Expressões Algébricas
8. Valor Numérico de uma Expressão
8.1 Calcular o valor numérico de uma expressão
2 aulas
II-Álgebra
1:Expressões Algébricas
8. Valor Numérico de uma Expressão
8.2 Utilizar valores numéricos de expressões algébricas para constatar a falsidade de igualdade ou desigualdade
2 aulas
II-Álgebra
1:Expressões Algébricas
9. Operações com Expressões Algébricas Básicas
9.1 Somar, multiplicar e subtrair polinômios
4 aulas
II-Álgebra
1:Expressões Algébricas
9. Operações com Expressões Algébricas Básicas
9.2 Dividir um monômio por um monômio
1 aula
II-Álgebra
1:Expressões Algébricas
9. Operações com Expressões Algébricas Básicas
9.3 Dividir um polinômio por um monômio
4 aulas
II-Álgebra
1:Expressões Algébricas
9. Operações com Expressões Algébricas Básicas
9.4 Reconhecer os produtos notáveis
4 aulas
II-Álgebra
1:Expressões Algébricas
9. Operações com Expressões Algébricas Básicas
9.5 Fatorar uma expressão algébrica
4 aulas
II-Álgebra
2:Equações Algébricas
10. Equações de primeiro grau
10.0 Conceituar
1 aula
II-Álgebra
2:Equações Algébricas
10. Equações de primeiro grau
10.2 Resolver uma equação do primeiro grau
4 aulas
II-Álgebra
2:Equações Algébricas
10. Equações de primeiro grau
10.3 Resolver problemas que envolvam uma equação do primeiro grau
4 aulas
II-Álgebra
2:Equações Algébricas
11. Sistemas de Equações do Primeiro Grau
11.0 Conceituar
4 aulas
 
 
Programação anual 8° ano
- Fonte: CBC Matemática
 
II-Álgebra
2:Equações Algébricas
11. Sistemas de Equações do Primeiro Grau
11.1 Identificar a(s) solução(ões) de um sistema  de duas equações lineares
1 aula
II-Álgebra
2:Equações Algébricas
11. Sistemas de Equações do Primeiro Grau
11.2 Resolver problema que envolvam um sistema de duas equações do primeiro grau com duas incógnitas
5 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
13. Figuras Planas
13.1 Reconhecer as principais propriedades dos triângulos isósceles e equiláteros, e dos principais quadriláteros: quadrado, retângulo, paralelogramo, trapézio, losango
7 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
13. Figuras Planas
13.2 identificar segmento, ponto médio de um segmento, triângulo e seus elementos, polígonos e seus elementos, circunferência, disco, raio, diâmetro, corda, retas tangentes e secantes
6 aulas
 
III-Espaço e Forma
 
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
13. Figuras Planas
13.6 Reconhecer a altura de um triângulo relativa a um de seus lados
2 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
14. Ângulos formados entre paralelas e transversais
14.1 Utilizar os termos ângulo, paralelas e transversais e perpendiculares para descrever situações do mundo físico ou objetos
2 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
14. Ângulos formados entre paralelas e transversais
14.2 Reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas com uma transversal
4 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
14. Ângulos formados entre paralelas e transversais
14.3 Utilizar as relações entre ângulos formados por retas paralelas com transversais para obter a soma dos ângulos internos de um triângulo
 
 
 
 
2 aulas
 
 
Programação anual 8° ano
- Fonte: CBC Matemática
 
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
15. Congruência de triângulos
15.1 Reconhecer triângulos congruentes a partir dos critérios de congruência
5 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
15. Congruência de triângulos
15.2 Resolver problemas que envolvam critérios de congruência de triângulos
6 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
15. Congruência de triângulos
15.3 Utilizar congruência de triângulos para descrever propriedades de quadriláteros: quadrados, retângulos, losangos e paralelogramos
4 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
16. Construções geométricas
16.1 Construir perpendiculares, paralelas e mediatriz de um segmento usando régua e compasso
3 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
16. Construções geométricas
16.2 Construir um triângulo a partir de seus lados, com régua e compasso
4 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões Algébricas
19. Medidas de comprimento e perímetros
19.2 Relacionar o metro com seus múltiplos ou submúltiplos
2 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões Algébricas
19. Medidas de comprimento e perímetros
19.3 Escolher adequadamente múltiplos ou submúltiplos do metro para efetuar medidas
2 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões Algébricas
19. Medidas de comprimento e perímetros
19.4 Utilizar instrumentos para medir comprimentos
 
 
 
 
 
 
2 aulas
 
 
Programação anual 8° ano
   - Fonte: CBCMatemática
 
III-Espaço e Forma
2:Expressões Algébricas
19. Medidas de comprimento e perímetros
19.5 Fazer estimativas de medidas lineares tais como comprimentos e alturas
2 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões Algébricas
19. Medidas de comprimento e perímetros
19.6 Resolver problemas que envolvam o perímetro de figuras planas
7 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões Algébricas
20. Áreas e suas medidas
20.1 Relacionar o metro quadrado com seus múltiplos e submúltiplos
2 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões Algébricas
 
 
20. Áreas e suas medidas
20.4 Resolver problemas que envolvam a área de figuras planas: triângulo, quadrado, retângulo, paralelogramo, trapézio, discos ou figuras compostas por alguma dessas
7 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões Algébricas
 
21. Volume, capacidade e suas medidas
21.1 Relacionar o metro cúbico com seus múltiplos e submúltiplos
2 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões Algébricas
21. Volume, capacidade e suas medidas
21.2 Relacionar o decímetro cúbico com o litro e o mililitro
1 aula
III-Espaço e Forma
2:Expressões Algébricas
21. Volume, capacidade e suas medidas
21.5 Resolver problemas que envolvam cálculo de volume ou capacidade de blocos retangulares, expressos em unidade de medida de volume ou em unidades de medida de capacidade: litros ou mililitros
7 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões Algébricas
22. Medidas de ângulo
22.3 Resolver problemas que envolvam o cálculo de medida de ângulos internos ou externos de um polígono
 
 
 
 
3 aulas
 
 
Programação anual 8° ano
- Fonte: CBC Matemática
 
IV-Tratamento de Dados
1:Representação Gráfica e Média Aritmética
23. Organização e apresentação de um conjunto de dados em tabelas ou gráficos
23.7 Utlilizar um gráfico de setores para representar um conjunto de dados
4 aulas
IV-Tratamento de Dados
1:Representação Gráfica e Média Aritmética
23. Organização e apresentação de um conjunto de dados em tabelas ou gráficos
23.8 Interpretar e utilizar dados apresentados num gráfico de setores
4 aulas
IV-Tratamento de Dados
2:Probabilidade
25. Contagem
25.1 Resolver problema simples de contagem utilizando listagens ou diagrama de árvore
4 aulas
TOTAL DE AULAS:
188 aulas
OBS.:
Para a complementação das aulas anuais (para professores com 5 aulas semanais), cada professor poderá escolher os conteúdos dos tópicos complementares estipulados pelo CBC, visto que os tópicos obrigatórios já estão contemplados neste planejamento.
Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos, e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
O projeto pedagógico para a Matemática deve ser elaborado de forma articulada com as outras disciplinas e que, sempre que possível, seja ressaltada a relação entre os conceitos abstratos com as suas aplicações e interpretações em situações concretas, tanto na aula de Matemática quanto na disciplina em que está sendo utilizada.

 

 

IV- DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO  -  TÓPICOS COMPLEMENTARES

 

Programação anual 8° ano      Fonte: CBC Matemática
Eixo Temático
Tema
Tópico
Objetivos Específicos
N° de aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
I.Conjunto dos números reais
*Reconhecer a necessidade da ampliação do conjuntos dos números racionais através de situações contextualizadas e da resolução de problemas
 
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
I.Conjunto dos números reais
*Identificar números racionais com as dízimas periódicas
 
 
 
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
I.Conjunto dos números reais
*Identificar as dízimas não periódicas com os números irracionais
 
 
 
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
I.Conjunto dos números reais
*Usar geometria para construir alguns segmentos de comprimento irracional
 
 
 
II-Álgebra
1:Equações Algébricas
III.Operações com expressões algébricas
*Dividir dois polinômios
*Calcular o mdc e o mmc de polinômios simples
*Somar, multiplicar, subtrair e dividir polinômios
 
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
V.Pontos Notáveis de um triângulo
*Reconhecer as propriedades do ponto de encontro das medianas de um triângulo (baricentro)
*Reconhecer as propriedades do ponto de encontro das três alturas de um triângulo (ortocentro)
*Reconhecer as propriedades do ponto de encontro das bissetrizes de um triângulo (incentro)
Resolver problemas que envolvam segmentos que unem cada vértice de um triângulo a pontos do lado oposto (cevianas)
 
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
VIII.Construções Geométricas
*Reconhecer o ponto médio de um segmento, a mediatriz de um segmento, a bissetriz de um ângulo com figuras obtidas a partir de simetrias
*Construir com régua e compasso: a mediatriz de um segmento, a bissetriz de um ângulo, retas paralelas, retas perpendiculares, transporte de ângulos e de segmentos
*Construir triângulos isósceles e equiláteros, quadrados e hexágonos regulares
 
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
IX.Ângulos em uma circunferência
*Identificar ângulos centrais e inscritos em uma circunferência.
*Relacionar medidas de ângulos centrais, inscritos e arcos em uma circunferência
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

OBS: Os tópicos complementares e respectivos números de aulas serão ministrados

 e avaliados a critério do professor, de acordo com o desenvolvimento da turma,

priorizando os tópicos obrigatórios.

 

 

 

 

IV- METODOLOGIA

 

Trabalho em grupo (   )
Debate (   )
Pesquisa de campo (   )
Feira de Cultural (   )
Aula expositiva dialógica (   )
Excursão (   )
Exercícios (   )
Exposição de Trabalhos (   )
Mídias (   )
Leituras (   )
Atividades em ambiente virtual (   )
Outros:

 

V- RECURSOS

 

Caderno do aluno (   )
Datashow (   )
Quadro/giz (   )
Outros:
Livro didático (   )
Jornais, revistas (   )
 
Mídias (   )
 
Computador (   )
 

 

 

 

Obs.: O uso do livro didático e sua interface com o CBC

Passos:

1º- Selecionar os eixos temáticos e temas, tópicos e habilidades, referentes ao ano

 escolar no qual irá lecionar.

2º- Selecionar do livro didático adotado os textos, mapas, atividades que podem ser

 utilizadas para a concretização do conteúdo do CBC.

3º- Pesquisar em outros livros didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes e outros

 materiais as atividades que podem ser utilizadas para concretizar as habilidades

selecionadas.

 

 

 

VI- AVALIAÇÃO

 

Diagnóstica (   )
Outros:
Oral (   )
Escrita (   )
Atitudinal (   )
 
Virtual (   )
 

 

VII – BIBLIOGRAFIA

 

Livro Adotado (Listar)
 
Blog SRE (   )
CBC (   )
Outros:
Orientações Pedagógicas (   )
Roteiro de Atividades (   )
CRV (   )
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário