PLANO DE CURSO – ANO 2013
I- IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM
DELGADO DE PAIVA
CONTEÚDO: Matemática
TURMA: 8º ano NºDE AULAS SEMANAIS:
PROFESSOR (ES):
________________________________
*Desenvolver o pensamento numérico, ampliando e
construindo novos
significados para
os números e as operações e o pensamento
algébrico.
*Generalizar propriedades das operações aritméticas,
buscando na
geometria, trabalhar primeiro as figuras espaciais ou
tridimensionais,depois as figuras planas ou bidimensionais e em seguida os contornos
de figuras planas ou figuras unidimensionais.
*Estabelecer o raciocínio proporcional, observando a
variação entre
grandezas e estabelecendo relações entre elas bem como o
raciocínioestatístico e probabilístico, coletando, organizando e analisando informações.
*Promover atitude positiva em relação à Matemática,
valorizando sua
utilidade, sua
lógica e sua beleza em cada conceito estudado.A comunicação de ideias matemáticas de diferentes formas: oral,
escrita, por tabelas, diagramas, gráficos entre outros.
III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Programação
anual 8° ano - Fonte: CBC Matemática
|
||||
Eixo Temático
|
Tema
|
Tópico
|
Objetivos Específicos
|
N° de aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
1.Conjunto dos Números Naturais
|
1.1 Operar com os números naturais: adicionar,
multiplicar, subtrair, calcular potências, calcular a raiz quadrada de
quadrados perfeitos
|
2 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
1.Conjunto dos Números Naturais
|
1.7 Resolver problemas que envolvam técnicas simples de
contagem
|
3 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
1.Conjunto dos Números Naturais
|
1.8 Resolver problemas envolvendo operações com números
naturais
|
2 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
3. Conjunto dos números racionais
|
3.0 Conceituar
|
2 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
3. Conjunto dos números racionais
|
3.2 Operar com números racionais em forma decimal e
fracionária: adicionar, multiplicar, subtrair, dividir e calcular potências e
calcular a raiz quadrada de quadrados perfeitos
|
8 aulas
|
Programação
anual 8° ano
|
- Fonte: CBC Matemática
|
|||
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
3. Conjunto dos números racionais
|
3.4 Resolver problemas que envolvam números racionais
|
4 aulas
|
I-Números e Operações
|
2:Grandezas Proporcionais
|
4. Proporcionalidade Direta e Inversa
|
4.0 Conceituar
|
2 aulas
|
I-Números e Operações
|
2:Grandezas Proporcionais
|
4. Proporcionalidade Direta e Inversa
|
4.3 Resolver problemas que envolvam grandezas direta ou
inversamente proporcionais
|
6 aulas
|
I-Números e Operações
|
2:Grandezas Proporcionais
|
5. Porcentagem
|
5.1 Interpretar e utilizar o símbolo %
|
3 aulas
|
I-Números e Operações
|
2:Grandezas Proporcionais
|
5. Porcentagem
|
5.2 Resolver problemas que envolvam o cálculo de percentagem
|
4 aulas
|
I-Números e Operações
|
2:Grandezas Proporcionais
|
6. Juros
|
6.1 Calcular descontos, lucros e prejuízos
|
6 aulas
|
II-Álgebra
|
1:Expressões Algébricas
|
7. Linguagem Algébrica
|
7.1 Utilizar a linguagem algébrica para representar
simbolicamente as propriedades das operações nos conjuntos numéricos e na
geometria
|
2 aulas
|
II-Álgebra
|
1:Expressões Algébricas
|
7. Linguagem Algébrica
|
7.2 Traduzir informações dadas em textos ou verbalmente
para a linguagem algébrica
|
2 aulas
|
II-Álgebra
|
1:Expressões Algébricas
|
7. Linguagem Algébrica
|
7.3 Utilizar a linguagem algébrica para a resolução de
problemas
|
6 aulas
|
Programação
anual 8° ano
|
- Fonte: CBC Matemática
|
|||
II-Álgebra
|
1:Expressões Algébricas
|
8. Valor Numérico de uma Expressão
|
8.1 Calcular o valor numérico de uma expressão
|
2 aulas
|
II-Álgebra
|
1:Expressões Algébricas
|
8. Valor Numérico de uma Expressão
|
8.2 Utilizar valores numéricos de expressões algébricas
para constatar a falsidade de igualdade ou desigualdade
|
2 aulas
|
II-Álgebra
|
1:Expressões Algébricas
|
9. Operações com Expressões Algébricas Básicas
|
9.1 Somar, multiplicar e subtrair polinômios
|
4 aulas
|
II-Álgebra
|
1:Expressões Algébricas
|
9. Operações com Expressões Algébricas Básicas
|
9.2 Dividir um monômio por um monômio
|
1 aula
|
II-Álgebra
|
1:Expressões Algébricas
|
9. Operações com Expressões Algébricas Básicas
|
9.3 Dividir um polinômio por um monômio
|
4 aulas
|
II-Álgebra
|
1:Expressões Algébricas
|
9. Operações com Expressões Algébricas Básicas
|
9.4 Reconhecer os produtos notáveis
|
4 aulas
|
II-Álgebra
|
1:Expressões Algébricas
|
9. Operações com Expressões Algébricas Básicas
|
9.5 Fatorar uma expressão algébrica
|
4 aulas
|
II-Álgebra
|
2:Equações Algébricas
|
10. Equações de primeiro grau
|
10.0 Conceituar
|
1 aula
|
II-Álgebra
|
2:Equações Algébricas
|
10. Equações de primeiro grau
|
10.2 Resolver uma equação do primeiro grau
|
4 aulas
|
II-Álgebra
|
2:Equações Algébricas
|
10. Equações de primeiro grau
|
10.3 Resolver problemas que envolvam uma equação do
primeiro grau
|
4 aulas
|
II-Álgebra
|
2:Equações Algébricas
|
11. Sistemas de Equações do Primeiro Grau
|
11.0 Conceituar
|
4 aulas
|
Programação
anual 8° ano
|
- Fonte: CBC Matemática
|
|||
II-Álgebra
|
2:Equações Algébricas
|
11. Sistemas de Equações do Primeiro Grau
|
11.1 Identificar a(s) solução(ões) de um sistema de duas equações lineares
|
1 aula
|
II-Álgebra
|
2:Equações Algébricas
|
11. Sistemas de Equações do Primeiro Grau
|
11.2 Resolver problema que envolvam um sistema de duas
equações do primeiro grau com duas incógnitas
|
5 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
13. Figuras Planas
|
13.1 Reconhecer as principais propriedades dos
triângulos isósceles e equiláteros, e dos principais quadriláteros: quadrado,
retângulo, paralelogramo, trapézio, losango
|
7 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
13. Figuras Planas
|
13.2 identificar segmento, ponto médio de um segmento,
triângulo e seus elementos, polígonos e seus elementos, circunferência,
disco, raio, diâmetro, corda, retas tangentes e secantes
|
6 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
13. Figuras Planas
|
13.6 Reconhecer a altura de um triângulo relativa a um
de seus lados
|
2 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
14. Ângulos formados entre paralelas e transversais
|
14.1 Utilizar os termos ângulo, paralelas e transversais
e perpendiculares para descrever situações do mundo físico ou objetos
|
2 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
14. Ângulos formados entre paralelas e transversais
|
14.2 Reconhecer as relações entre os ângulos formados
por retas paralelas com uma transversal
|
4 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
14. Ângulos formados entre paralelas e transversais
|
14.3 Utilizar as relações entre ângulos formados por
retas paralelas com transversais para obter a soma dos ângulos internos de um
triângulo
|
2 aulas
|
Programação
anual 8° ano
|
- Fonte: CBC Matemática
|
|||
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
15. Congruência de triângulos
|
15.1 Reconhecer triângulos congruentes a partir dos
critérios de congruência
|
5 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
15. Congruência de triângulos
|
15.2 Resolver problemas que envolvam critérios de
congruência de triângulos
|
6 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
15. Congruência de triângulos
|
15.3 Utilizar congruência de triângulos para descrever
propriedades de quadriláteros: quadrados, retângulos, losangos e
paralelogramos
|
4 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
16. Construções geométricas
|
16.1 Construir perpendiculares, paralelas e mediatriz
de um segmento usando régua e compasso
|
3 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
16. Construções geométricas
|
16.2 Construir um triângulo a partir de seus lados, com
régua e compasso
|
4 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões Algébricas
|
19. Medidas de comprimento e perímetros
|
19.2 Relacionar o metro com seus múltiplos ou
submúltiplos
|
2 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões Algébricas
|
19. Medidas de comprimento e perímetros
|
19.3 Escolher adequadamente múltiplos ou submúltiplos
do metro para efetuar medidas
|
2 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões Algébricas
|
19. Medidas de comprimento e perímetros
|
19.4 Utilizar instrumentos para medir comprimentos
|
2 aulas
|
Programação
anual 8° ano
|
- Fonte: CBCMatemática
|
|||
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões Algébricas
|
19. Medidas de comprimento e perímetros
|
19.5 Fazer estimativas de medidas lineares tais como
comprimentos e alturas
|
2 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões Algébricas
|
19. Medidas de comprimento e perímetros
|
19.6 Resolver problemas que envolvam o perímetro de
figuras planas
|
7 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões Algébricas
|
20. Áreas e suas medidas
|
20.1 Relacionar o metro quadrado com seus múltiplos e
submúltiplos
|
2 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões Algébricas
|
20. Áreas e suas medidas
|
20.4 Resolver problemas que envolvam a área de figuras
planas: triângulo, quadrado, retângulo, paralelogramo, trapézio, discos ou
figuras compostas por alguma dessas
|
7 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões Algébricas
|
21. Volume, capacidade e suas medidas
|
21.1 Relacionar o metro cúbico com seus múltiplos e
submúltiplos
|
2 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões Algébricas
|
21. Volume, capacidade e suas medidas
|
21.2 Relacionar o decímetro cúbico com o litro e o
mililitro
|
1 aula
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões Algébricas
|
21. Volume, capacidade e suas medidas
|
21.5 Resolver problemas que envolvam cálculo de volume
ou capacidade de blocos retangulares, expressos em unidade de medida de
volume ou em unidades de medida de capacidade: litros ou mililitros
|
7 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões Algébricas
|
22. Medidas de ângulo
|
22.3 Resolver problemas que envolvam o cálculo de
medida de ângulos internos ou externos de um polígono
|
3 aulas
|
Programação
anual 8° ano
|
- Fonte: CBC Matemática
|
|||
IV-Tratamento de Dados
|
1:Representação Gráfica e Média Aritmética
|
23. Organização e apresentação de um conjunto de dados em
tabelas ou gráficos
|
23.7 Utlilizar um gráfico de setores para representar
um conjunto de dados
|
4 aulas
|
IV-Tratamento de Dados
|
1:Representação Gráfica e Média Aritmética
|
23. Organização e apresentação de um conjunto de dados em
tabelas ou gráficos
|
23.8 Interpretar e utilizar dados apresentados num
gráfico de setores
|
4 aulas
|
IV-Tratamento de Dados
|
2:Probabilidade
|
25. Contagem
|
25.1 Resolver problema simples de contagem utilizando
listagens ou diagrama de árvore
|
4 aulas
|
TOTAL DE AULAS:
|
188 aulas
|
|||
OBS.:
Para a complementação das aulas anuais (para professores com 5
aulas semanais), cada professor poderá escolher os conteúdos dos tópicos
complementares estipulados pelo CBC, visto que os tópicos obrigatórios já
estão contemplados neste planejamento.
Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes
campos, e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
O projeto pedagógico para a Matemática deve ser elaborado de
forma articulada com as outras disciplinas e que, sempre que possível, seja
ressaltada a relação entre os conceitos abstratos com as suas aplicações e
interpretações em situações concretas, tanto na aula de Matemática quanto na
disciplina em que está sendo utilizada.
|
IV- DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO -
TÓPICOS COMPLEMENTARES
Programação
anual 8° ano Fonte:
CBC Matemática
|
||||
Eixo Temático
|
Tema
|
Tópico
|
Objetivos Específicos
|
N° de aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
I.Conjunto dos números reais
|
*Reconhecer a necessidade da ampliação do conjuntos
dos números racionais através de situações contextualizadas e da resolução
de problemas
|
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
I.Conjunto dos números reais
|
*Identificar números racionais com as dízimas
periódicas
|
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
I.Conjunto dos números reais
|
*Identificar as dízimas não periódicas com os números
irracionais
|
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
I.Conjunto dos números reais
|
*Usar geometria para construir alguns segmentos de
comprimento irracional
|
|
II-Álgebra
|
1:Equações Algébricas
|
III.Operações com expressões algébricas
|
*Dividir dois polinômios
*Calcular o mdc e o mmc de polinômios simples
*Somar, multiplicar, subtrair e dividir polinômios
|
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
V.Pontos Notáveis de um triângulo
|
*Reconhecer as propriedades do ponto de encontro das medianas
de um triângulo (baricentro)
*Reconhecer as propriedades do ponto de encontro das três
alturas de um triângulo (ortocentro)
*Reconhecer as propriedades do ponto de encontro das
bissetrizes de um triângulo (incentro)
Resolver problemas que envolvam segmentos que unem cada vértice
de um triângulo a pontos do lado oposto (cevianas)
|
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
VIII.Construções Geométricas
|
*Reconhecer o ponto médio de um segmento, a mediatriz de um
segmento, a bissetriz de um ângulo com figuras obtidas a partir de simetrias
*Construir com régua e compasso: a mediatriz de um segmento, a
bissetriz de um ângulo, retas paralelas, retas perpendiculares, transporte
de ângulos e de segmentos
*Construir triângulos isósceles e equiláteros, quadrados e
hexágonos regulares
|
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
IX.Ângulos em uma circunferência
|
*Identificar ângulos centrais e inscritos em uma circunferência.
*Relacionar medidas de ângulos centrais, inscritos e arcos em
uma circunferência
|
|
OBS: Os
tópicos complementares e respectivos números de aulas serão ministrados
e avaliados a
critério do professor, de acordo com o desenvolvimento da turma,
priorizando os tópicos obrigatórios.
IV- METODOLOGIA
Trabalho em grupo (
)
|
Debate ( )
|
Pesquisa de campo (
)
|
Feira de Cultural (
)
|
Aula expositiva dialógica ( )
|
Excursão ( )
|
Exercícios ( )
|
Exposição de Trabalhos ( )
|
Mídias ( )
|
Leituras ( )
|
Atividades em ambiente virtual ( )
|
Outros:
|
V- RECURSOS
Caderno do aluno (
)
|
Datashow ( )
|
Quadro/giz ( )
|
Outros:
|
Livro didático (
)
|
|
Jornais, revistas (
)
|
|
Mídias ( )
|
|
Computador ( )
|
Obs.: O uso do livro didático e sua interface com o
CBC
Passos:
1º- Selecionar os eixos temáticos e temas, tópicos e
habilidades, referentes ao ano
escolar no qual
irá lecionar.
2º- Selecionar do livro didático adotado os textos,
mapas, atividades que podem ser
utilizadas para a
concretização do conteúdo do CBC.
3º- Pesquisar em outros livros didáticos do mesmo ano ou
de anos diferentes e outros
materiais as
atividades que podem ser utilizadas para concretizar as habilidades
selecionadas.
VI- AVALIAÇÃO
Diagnóstica ( )
|
Outros:
|
Oral ( )
|
|
Escrita ( )
|
|
Atitudinal ( )
|
|
Virtual ( )
|
VII – BIBLIOGRAFIA
Livro Adotado (Listar)
|
Blog SRE ( )
|
CBC ( )
|
Outros:
|
Orientações Pedagógicas ( )
|
|
Roteiro de Atividades ( )
|
|
CRV ( )
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário