sexta-feira, 19 de julho de 2013

Planejamento Anual de História - 7º ano - De acordo com o CBC - MG


PLANO DE CURSO – ANO 2013

 

I. IDENTIFICAÇÃO:

 

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA

CONTEÚDO:  HISTÓRIA          TURMA: 7º ano    Nº DE AULAS SEMANAIS:

PROFESSOR(ES):

 

II. OBJETIVOS GERAIS

*Promover a aquisição de ferramentas intelectuais e a formação de atitudes de que capacite os alunos a participarem dos debates no processo histórico
brasileiro e nos processos internacionais;
*Propiciar o desenvolvimento de atitudes de respeito e de compreensão com relação à diversidade sociocultural das sociedades e da sociedade
brasileira, em particular;
*Priorizar o estímulo a descoberta, o respeito e o reconhecimento do outro, de outras culturas e valorizar a diversidade étnico-cultural e a convivência
saudável com a diferença;

 

III- DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Planejamento Anual do 7º ano  Fonte: CBC de História
Eixo Temático
Tema
Tópico
Objetivos específicos
Nº de aulas
1-História de Vida,
Diversidade
Populacional e
Migrações.
1.História de Vida
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural, Regional e Social) e Migrações
Locais, Regionais e Intercontinentais.
1. Diversidade
populacional e
migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
3. Os primeiros
europeus: os
portugueses do Reino.
3.1. Identificar e caracterizar a cultura européia e
portuguesa nos séculos XV e XVI
3
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
1.História de Vida
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural, Regional e Social) e Migrações
Locais, Regionais e
Intercontinentais.
1. Diversidade
populacional e
migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
3.Os primeiros
europeus: os
portugueses do Reino.
. 3.2. Analisar o contexto e motivação para o início da
colonização portuguesa no Brasil
3
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
1. Histórias de Vida
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural, Regional e
Social) e Migrações
Locais, Regionais e
Intercontinentais.
2.Transformações
econômicas,
diversidade
populacional e
colonização portuguesa
no Brasil.
7.Expansão econômica
européia e
descobrimentos
marítimos nos séculos
XV e XVI.
7.1. Analisar o processo de expansão econômica e
marítima européia nos séculos XV e XVI
4
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
1.Histórias de Vida,
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural, Regional e Social) e Migrações
Locais, Regionais e
Intercontinentais.
2. Transformações
econômicas,
diversidade
populacional e
colonização portuguesa
no Brasil.
8. O “Sistema
Colonial” e a realidade
efetiva da colonização:
política metropolitana  versus diversificação
econômica e interesses
locais.
8.1.Conceituar colonização.
8.2.Analisar as contradições inerentes ao
funcionamento do “sistema colonial” como projeto metropolitano que foi constantemente frustrado pelas
especificidades e diversidade da América Portuguesa.
8.3. Analisar a formação de um mercado interno na
Colônia através do surgimento de vários mercados
locais e a constituição de mercados regionais.
8.4. Conceituar mercado interno e acumulação de
capital.
8.5. Identificar a existência de acumulação interna de
capital no espaço colonial.
8.6. Relacionar atividades de acumulação de capital
na Colônia: controle do abastecimento interno,
tráfico negreiro e indígena.
2
 
2
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
2
 
 
 
 
 
 
 
 
2
 
 
 
2
 
 
 
 
 
2
 
 
 
 
 
 
 
 
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
1. Histórias de Vida,
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural, Regional e Social) e Migrações
Locais, Regionais e
Intercontinentais.
2. Transformações
econômicas,
diversidade
populacional e
colonização portuguesa
no Brasil.
9.A agromanufatura do
açúcar e a escravidão
9.1. Analisar e compreender o processo de
implantação da agromanufatura do açúcar no
Nordeste brasileiro em conexão com o tráfico de
escravos e a fixação dos portugueses no território
brasileiro.
5
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
1.Histórias de Vida,
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural, Regional e Social) e Migrações
Locais, Regionais e
Intercontinentais.
2.Transformações
econômicas,
diversidade
populacional e
colonização portuguesa
no Brasil.
10.A economia e a
sociedade mineira
colonial: dinamismo
econômico e
diversidade
populacional.
10.1.Analisar a sociedade mineira colonial como
concretização do ideal colonizador português, sendo
ao mesmo tempo seu opositor.
10.2. Contextualizar o cenário cultural das Minas
colonial: arte e festas barrocas, irmandades religiosas
e o cotidiano da população.
5
 
 
 
 
 
 
 
 
5
Total de aulas
37
Obs: Para a complementação das 120 aulas (para professores com 3 aulas semanais), cada professor poderá escolher os conteúdos dos tópicos
complementares estipulados pelo CBC, visto que os tópicos obrigatórios já estão contemplados neste planejamento.
. A investigação pressupõe perguntas e não apenas verificação de como as coisas ocorreram. Assim, eles devem ser estimulados a questionar: por que
as coisas aconteceram desta maneira? O que estas respostas influenciaram o nosso presente? O que mudou e o que permaneceu? As coisas mudaram da
mesma forma em tempos e sociedades diferentes? Os homens reagem de forma igual nas mesmas situações? Existem diferenças?

 

IV- METODOLOGIA

Trabalho em grupo ( )
Debate ( )
Pesquisa de campo ( )
Feira de Cultural ( )
Aula expositiva dialógica ( )
Excursão ( )
Exercícios ( )
Exposição de Trabalhos ( )
Mídias ( )
Leituras ( )
Atividades em ambiente virtual ( )
Outros:

 

V- RECURSOS

Caderno do aluno ( )
Datashow ( )
Quadro/giz ( )
Outros:
 
Livro didático ( )
 
Jornais, revistas ( )
 
Mídias ( )
 
Computador ( )
 

 

Obs.: O uso do livro didático e sua interface com o CBC

Passos:

1º- Selecionar os eixos temáticos e temas, tópicos e habilidades, referentes ao ano escolar no qual irá lecionar.
2º- Selecionar do livro didático adotado os textos, mapas, atividades que podem ser utilizadas para a concretização do conteúdo do CBC.
3º- Pesquisar em outros livros didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes e outros materiais as atividades que podem ser utilizadas para concretizar as habilidades selecionadas.

 

VI- AVALIAÇÃO

Diagnóstica ( )
Outros:
 
Oral ( )
Escrita ( )
Atitudinal ( )
Virtual ( )

 

VII – BIBLIOGRAFIA

Livro adotado – (Listar)
Blog SRE ( )
CBC  ( )
Outros:
 
 Orientações Pedagógicas( )
 
Roteiro de Atividades( )
 
 CRV ( )
 

 

 

 

 

 

Conteúdos Complementares 7º Ano - 2013
Eixo Temático
Tema
Tópico
Objetivos Específicos
Nº de aulas
Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
1.Histórias de vida, Diversidade populacional
(Étnica, Cultural, Regional e
Social) e Migrações Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2.Transformações
econômicas, diversidade
populacional e colonização
portuguesa no Brasil
II. A colonização litorânea: a
colonização portuguesa e as
tentativas de colonização de
franceses e holandeses
. Conceituar colonização.
. Analisar e comparar as
experiências de colonização
concorrentes à colonização
portuguesa no Brasil: franceses e holandeses.
. Contextualizar e relacionar
a ação dos primeiros
missionários católicos entre
os indígenas brasileiros; a
escravidão indígena na América Espanhola; a União
Ibérica; as guerras religiosas na Europa; as revoluções
inglesas do século XVII e surgimento do
parlamentarismo
monárquico.
 
Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações
1.Histórias de vida, Diversidade populacional
(Étnica, Cultural, Regional e Social) e Migrações Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2.Transformações
econômicas, diversidade
populacional e colonização
portuguesa no Brasil
III. Interiorização da colonização: o desbravamento do sertão.
. Compreender e situar, espacial e temporariamente
os vários processos de expansão da colonização
portuguesa: a pequena no
Nordeste e no Sul; o
extrativismo no Norte; bandeiras e entradas.
 
Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações
1. Histórias de Vida, Diversidade populacional
(Étnica, Cultural, Regional e
Social) e Migrações Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2. Transformações
econômicas, diversidade
populacional e colonização
portuguesa no Brasil.
IV. As missões no Sul e delimitação do território
brasileiro.
. Analisar as disputas sobre o
território sul-americano entre Portugal e outras potências européias no século XVIII por meio dos principais tratados do período.
 
Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações
1. Histórias de Vida, Diversidade populacional
(Étnica, Cultural, Regional e Social) e Migrações Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2. Transformações
econômicas, diversidade
populacional e colonização
portuguesa no Brasil.
V. Cidadania e sociedade
colonial: os “homens bons”
e a escravidão
. Analisar o conceito de cidadão na sociedade
estamental da Colônia em
sua relação (as camadas das
vilas e cidades).
 

 

Um comentário: