PLANO DE CURSO – ANO 2013
I. IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA ESTADUAL 
JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
CONTEÚDO: 
HISTÓRIA          TURMA: 6º ano    N° DE AULAS SEMANAIS:
PROFESSOR(ES):
II. OBJETIVOS GERAIS
.Desenvolver a noção de
  historicidade das ações dos homens da realidade social e dos processos
  históricos; 
.Promover a confrontação de
  versões e interpretações sobre um mesmo acontecimento histórico; 
.Adquirir ferramentas
  intelectuais e a formar atitudes que capacitem os alunos a participarem dos
  debates no processo histórico brasileiro e nos processos internacionais; 
.Propiciar o desenvolvimento
  de atitudes de respeito e de compreensão em relação à diversidade
  sociocultural, das sociedades e da sociedade brasileira, em particular; 
 | 
 
III- DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Planejamento
Anual do 6º ano  Fonte: CBC de História
Eixo Temático 
 | 
  
Tema 
 | 
  
Tópico 
 | 
  
Objetivos específicos 
 | 
  
Nº de aulas 
 | 
 
1.Histórias de Vida, 
Diversidade Populacional e 
Migrações 
 | 
  
1. História de Vida , 
Diversidade 
Populacional (Étnica, 
Cultural, 
  Regional e 
Social) e Migrações 
Locais,  
Regionais e 
Intercontinentais. 
2. Diversidade 
populacional e 
migrações em Minas 
Gerais e no Brasil. 
 | 
  
1. População mineira e 
brasileira: várias origens, 
várias histórias. 
 | 
  
1.1. Conceituar migração e 
imigração 
 | 
  
1 
 | 
 
1.Histórias de Vida, 
Diversidade Populacional e 
Migrações. 
 | 
  
1. História de Vida 
Diversidade 
Populacional (Étnica, 
Cultural, 
 Regional e 
Social) e Migrações 
Locais, 
Regionais e 
Intercontinentais. 
2. Diversidade 
populacional e 
migrações em Minas 
Gerais e no Brasil. 
 | 
  
1. População mineira e 
brasileira: várias origens, 
várias histórias. 
 | 
  
1.2. Identificar a diversidade 
populacional presente em 
sala de aula, na escola e na 
localidade do aluno. 
 | 
  
3 
 | 
 
1.Histórias de Vida, 
Diversidade Populacional e 
Migrações. 
 | 
  
1. História de Vida , 
Diversidade 
Populacional (Étnica, 
Cultural,  
Regional e 
Social) e Migrações 
Locais,  
Regionais e 
Intercontinentais. 
2. Diversidade populacional e 
migrações em Minas 
Gerais. 
 | 
  
1. População mineira e 
brasileira: várias origens, 
várias histórias 
 | 
  
1.3. Conceituar 
cultura,mestiçagem e 
hibridismo. 
 | 
  
2 
 | 
 
1.Histórias de Vida, 
Diversidade Populacional e 
Migrações. 
 | 
  
1. Histórias de Vida , 
Diversidade 
Populacional (Étnica, 
Cultural, Regional e Social) e Migrações 
Locais, Regionais e Intercontinentais. 
2. Diversidade 
populacional e 
migrações em Minas 
Gerais e no Brasil. 
 | 
  
1. População mineira e 
brasileira: várias origens, 
várias histórias 
 | 
  
1.4. Analisar as festas 
étnico-culturais como 
manifestação de hibridismo: 
Congado, 
Carnaval,Maracatu, Bumbameu- 
boi, Reisado, Capoeira, 
festa de Iemanjá, Folia de 
Reis, entre outras 
 | 
  
3 
 | 
 
1.Histórias de Vida, 
Diversidade Populacional e 
Migrações. 
 | 
  
1. Histórias de Vida , 
Diversidade 
Populacional (Étnica, 
Cultural,Regional e Social) e Migrações 
Locais, Regionais e 
Intercontinentais. 
2. Diversidade 
populacional e 
migrações em Minas Gerais e no Brasil 
 | 
  
2.Primeiros povoadores: os 
ameríndios e suas origens 
 | 
  
2.1. Caracterizar e 
diferenciar os povoadores de 
origem 
asiática(mongolóides) e de 
origem africana (negóides) e 
confrontar interpretações 
distintas sobre sua 
identidade. 
 | 
  
3 
 | 
 
1.Histórias de Vida, 
Diversidade Populacional e 
Migrações. 
 | 
  
1. Histórias de Vida , 
Diversidade 
Populacional (Étnica, 
Cultural,Regional e 
Social) e Migrações 
Locais, Regionais e 
Intercontinentais. 
2. Diversidade 
populacional e 
migrações em Minas Gerais e no Brasil 
 | 
  
2.Primeiros povoadores: os 
ameríndios e suas origens 
 | 
  
2.2.Problematizar a distinção 
entre história e pré-história. 
 | 
  
1 
 | 
 
1.Histórias de Vida, 
Diversidade Populacional e 
Migrações. 
 | 
  
1.História de Vida, 
Diversidade Populacional 
(Étnica, Cultural,Regional e 
Social) e Migrações Locais, 
Regionais e 
Intercontinentais. 
2. Diversidade populacional 
e migrações em Minas 
Gerais e no Brasil. 
 | 
  
2.Primeiros povoadores: os 
ameríndios e suas origens 
 | 
  
2.3.Caracterizar e analisar a 
origem, evolução e 
diversidade da espécie 
humana. 
 | 
  
3 
 | 
 
1.Histórias de Vida, 
Diversidade Populacional e 
Migrações. 
 | 
  
1.História de Vida, 
Diversidade Populacional 
(Étnica, Cultural,Regional e 
Social) e Migrações Locais, 
Regionais e 
Intercontinentais. 
2. Diversidade populacional 
e migrações em Minas 
Gerais e no Brasil. 
 | 
  
4- Os povos africanos 
 | 
  
4.1. Identificar a diversidade 
étnica, espacial e cultural 
dos povos africanos. 
 | 
  
3 
 | 
 
1.Histórias de Vida, 
Diversidade Populacional e 
Migrações. 
 | 
  
1.História de Vida, 
Diversidade Populacional 
(Étnica, Cultural,Regional e 
Social) e Migrações Locais, 
Regionais e 
Intercontinentais. 
2. Diversidade populacional 
e migrações em Minas 
Gerais e no Brasil. 
 | 
  
4- Os povos africanos 
 | 
  
4.2. Conceituar escravidão 
 | 
  
2 
 | 
 
1.Histórias de Vida, 
Diversidade Populacional e 
Migrações. 
 | 
  
1.História de Vida, 
Diversidade Populacional 
(Étnica, Cultural,Regional e 
Social) e Migrações Locais, 
Regionais e 
Intercontinentais. 
2. Diversidade populacional 
e migrações em Minas 
Gerais e no Brasil. 
 | 
  
4- Os povos africanos 
 | 
  
4.3.Problematizar a 
existência da escravidão na 
África antes da expansão 
marítima européia. 
 | 
  
3 
 | 
 
1.Histórias de Vida, 
Diversidade Populacional e 
Migrações. 
 | 
  
1.História de Vida, 
Diversidade Populacional 
(Étnica, Cultural,Regional e 
Social) e Migrações Locais, 
Regionais e 
Intercontinentais. 
2. Diversidade populacional 
e migrações em Minas 
Gerais e no Brasil. 
 | 
  
4- Os povos africanos 
 | 
  
4.4.Estabelecer diferenças 
entre o tipo de escravidão na 
África e o tipo implantado 
na América Portuguesa 
 | 
  
3 
 | 
 
1.Histórias de Vida, 
Diversidade Populacional e 
Migrações. 
 | 
  
1.História de Vida, 
Diversidade Populacional 
(Étnica, Cultural,Regional e 
Social) e Migrações Locais, 
Regionais e 
Intercontinentais. 
2. Diversidade populacional 
e migrações em Minas 
Gerais e no Brasil. 
 | 
  
5.Os povos indígenas: 
diversidade e migrações. 
 | 
  
5.1.Analisar e compreender 
as especificidades e 
complexidades dos povos 
indígenas brasileiros à época de sua “descoberta” pelos 
europeus: origens, 
movimentos migratórios e 
diversidade linguísticacultural. 
5.2. Diferenciar as principais 
“nações” indígenas 
brasileiras, especialmente as 
reconhecidas como presentes 
em Minas Gerais: Pataxó, 
Xacriabá, Krenak e Maxacali 
Caxixó, Aranã Paulíararu, 
Xucuru e Kariri. 
 | 
  
4 
4 
 | 
 
Total de aulas 
 | 
  
35 
 | 
 |||
OBS: Para a complementação das 120 aulas anuais (para
  professores com 3 aulas semanais), cada professor poderá escolher os
  conteúdos dos tópicos 
complementares estipulados pelo CBC, visto que os
  tópicos obrigatórios já estão contemplados neste planejamento. Atualmente,
  propõe-se um ensino 
de História comprometido com o avanço da democracia e
  da cidadania – processos sociais e políticos para os quais se espera a contribuição
  das novas 
gerações. Hoje, a educação para a cidadania, prioriza a
  aquisição de instrumentos intelectuais e a formação de atitudes para uma
  efetiva participação 
na esfera pública, de maneira motivada, consciente e
  esclarecida; prioriza o estímulo a descoberta, o respeito e o reconhecimento
  do outro, de outras 
culturas e valoriza a diversidade etnico-cultural e a
  convivência saudável com a diferença. 
 | 
 ||||
IV- METODOLOGIA
Trabalho em grupo ( ) 
 | 
  
Debate ( ) 
 | 
 
Pesquisa de campo ( ) 
 | 
  
Feira de Cultural ( ) 
 | 
 
Aula expositiva dialógica ( ) 
 | 
  
Excursão ( ) 
 | 
 
Exercícios ( ) 
 | 
  
Exposição de Trabalhos ( ) 
 | 
 
Mídias ( ) 
 | 
  
Leituras ( ) 
 | 
 
Atividades em ambiente virtual ( ) 
 | 
  
Outros: 
 | 
 
V- RECURSOS
Caderno do aluno ( ) 
 | 
  
Datashow ( ) 
 | 
 |
Quadro/giz ( ) 
 | 
  
Outros: 
 | 
  |
Livro didático ( ) 
 | 
  ||
Jornais, revistas ( ) 
 | 
  ||
Mídias ( ) 
 | 
  ||
Computador ( ) 
 | 
  ||
Obs.: O uso do livro didático
e sua interface com o CBC
Passos:
1º- Selecionar os eixos
  temáticos e temas, tópicos e habilidades, referentes ao ano escolar no qual
  irá lecionar. 
2º- Selecionar do livro
  didático adotado os textos, mapas, atividades que podem ser utilizadas para a
  concretização do conteúdo do CBC. 
3º- Pesquisar em outros
  livros didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes e outros materiais as
  atividades que podem ser utilizadas para concretizar 
as
  habilidades selecionadas. 
 | 
 
VI- AVALIAÇÃO
Diagnóstica ( ) 
 | 
  
Outros: 
 | 
 
Oral ( ) 
 | 
 |
Escrita ( ) 
 | 
 |
Atitudinal ( ) 
 | 
 |
Virtual ( ) 
 | 
 
VII – BIBLIOGRAFIA
Livro adotado – (Listar) 
 | 
  
Blog SRE ( ) 
 | 
 |
CBC  ( ) 
 | 
  
Outros: 
 | 
  |
 Orientações Pedagógicas(
  ) 
 | 
  ||
Roteiro de Atividades( ) 
 | 
  ||
 CRV ( ) 
 | 
  ||
Conteúdos Complementares 6º Ano - 2013 
 | 
 ||||
Eixo Temático 
 | 
  
Tema 
 | 
  
Tópico 
 | 
  
Objetivos Específicos 
 | 
  
Nº de aulas 
 | 
 
Histórias de Vida, 
Diversidade Populacional e 
Migrações. 
 | 
  
1. Histórias de Vida, 
Diversidade Populacional 
(Étnica, Cultural, Regional e 
Social) e Migrações Locais, 
Regionais e 
Intercontinentais. 
2. Diversidade populacional 
e migrações em Minas 
Gerais e no Brasil. 
 | 
  
I. Os “outros” imigrantes nos 
séculos XIX e XX: árabes, 
judeus, orientais. 
 | 
  
Analisar os processos que dão continuidade as políticas
  de imigração no Brasil e a chegada de novas levas de imigrantes em Minas
  Gerais 
nos séculos XIX e XX. 
 | 
  |
Nenhum comentário:
Postar um comentário