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TÓPICOS/SUBTÓPICOS | 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS | 
Nº de aulas | 
    | 
9. Textualização do discurso de relato• Fases ou etapas do relato noticioso:
 - sumário (título, subtítulo e lide): relato sumariado do acontecimento
    (quem, o quê, quando, onde, como, por quê);
 - continuação do acontecimento noticiado no lide: relato com detalhes sobre
    as pessoas envolvidas, repercussões, desdobramentos, comentários.
 • Estratégias de organização:
 - ordenação temporal linear;
 - ordenação temporal com retrospecção (flash-back);
 - ordenação temporal com prospecção.
 • Coesão verbal:
 
 
 | 
9.0. Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de
    textualização do discurso de relato, na compreensão e na produção de
    textos. |  | 
    | 
• valores do presente, dos pretéritos perfeito, imperfeito,
    mais-que-perfeito, do futuro do presente e do futuro do pretérito do
    indicativo. 
• Conexão textual:- marcas linguísticas e gráficas da articulação de sequencias de relato com
    sequências de outros tipos presentes no texto;
 - marcadores textuais da progressão / segmentação temática: articulações
    hierárquicas, temporais e/ou lógicas entre as fases ou etapas do discurso
    de relato.
 • Textualização de discursos citados ou relatados:
 - direto;
 - indireto;
 - resumo com citações.
 • Coesão nominal:
 - estratégias de introdução temática;
 - estratégias de manutenção e retomada temática.
 • Organização linguística do enunciado de relato: recursos semânticos e
    morfossintáticos mais característicos e/ou frequentes.
 | 
9.1. Reconhecer e usar as fases ou etapas do discurso de relato em
    um texto ou sequência de relato. | 
1 | 
    | 
9.2. Distinguir fato de opinião em um texto ou sequência de relato. | 
1 | 
    | 
9.3. Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de
    ordenação temporal do discurso em um texto ou sequência de relato. | 
1 | 
    | 
9.4. Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal em um texto ou
    sequência de relato. | 
1 | 
    | 
9.5. Reconhecer e usar marcas linguísticas e gráficas de conexão
    textual em um texto ou sequência de relato. | 
1 | 
    | 
9.6. Reconhecer e usar mecanismos de textualização de discursos
    citados ou relatados dentro de um texto ou sequência de relato. | 
1 | 
    | 
9.7. Reconhecer e usar mecanismos de coesão nominal em um texto ou
    sequência de relato. | 
1 | 
    | 
9.8. Reconhecer e usar recursos linguísticos e gráficos de estruturação
    de enunciados de relato. | 
1 | 
    | 
9.9. Reconhecer e corrigir problemas de textualização do discurso em
    um texto ou sequência de relato. | 
1 | 
    | 
9.10. Retextualizar, produtiva e autonomamente, relatos orais em
    relatos escritos, ou vice-versa. | 
1 | 
    | 
9.11. Recriar relatos lidos ou ouvidos em textos do mesmo gênero ou
    de gênero diferente. | 
1 | 
    | 
9.12. Usar, na produção de textos ou sequências de relato orais ou
    escritas, recursos de textualização adequados ao discurso, ao gênero, ao
    suporte, ao destinatário e ao objetivo da interação. | 
1 | 
    | 
10. Textualização do discurso descritivo• Fases ou etapas:
 - introdução do tema por uma forma nominal ou tema-título no início, no fim
    ou no curso da descrição;
 - enumeração de diversos aspectos do tópico discursivo, com atribuição de
    propriedades a cada um deles;
 - relacionamento dos elementos descritos a outros por meio de comparação ou
    metáfora.
 | 
10.0. Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de
    textualização do discurso descritivo, na compreensão e na produção de
    textos. |  | 
    | 
10.1. Reconhecer e usar as fases ou etapas da descrição em um texto
    ou sequência descritiva. | 
1 | 
    | 
10.2. Reconhecer e usar estratégias de organização da descrição em
    um texto ou sequência descritiva. | 
1 | 
    | 
TÓPICOS/SUBTÓPICOS | 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS | 
Nº de aulas | 
    | 
• Estratégias de organização: 
- subdivisão;- enumeração;
 - exemplificação;
 - analogia;
 - comparação ou confronto;
 - outras.
 • Coesão verbal:
 - valores do presente e do pretérito imperfeito, do pretérito perfeito e do
    futuro do indicativo.
 - Conexão textual:
 - marcas linguísticas e gráficas da articulação de sequências descritivas
    com sequências de outros tipos presentes no texto;
 - marcadores textuais da progressão / segmentação temática: articulações
    hierárquicas, temporais e/ou lógicas entre as fases ou etapas do discurso
    descritivo.
 • Textualização de discursos citados ou relatados:
 - direto;
 - indireto;
 - indireto livre.
 • Coesão nominal:
 - estratégias de introdução temática;
 - estratégias de manutenção e retomada temática.
 • Organização linguística do enunciado descritivo: recursos semânticos e
    morfossintáticos mais característicos e/ou frequentes.
 | 
10.3. Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal em um texto ou
    sequência descritiva. | 
1 | 
    | 
10.4. Reconhecer e usar marcas linguísticas e gráficas de conexão
    textual em um texto ou sequência descritiva. | 
1 | 
    | 
10.5. Reconhecer e usar mecanismos de textualização de discursos
    citados ou relatados dentro de um texto ou sequência descritiva. | 
1 | 
    | 
10.6. Reconhecer e usar mecanismos de coesão nominal em um texto ou
    sequência descritiva. | 
1 | 
    | 
10.7. Reconhecer e usar recursos linguísticos e gráficos de
    estruturação de enunciados descritivos. | 
1 | 
    | 
10.8. Reconhecer e corrigir problemas de textualização do discurso
    em um texto ou sequência descritiva. | 
1 | 
    | 
10.9. Retextualizar, produtiva e autonomamente, descrições orais em
    descrições escritas, ou vice-versa. | 
1 | 
    | 
10.10. Recriar descrições lidas ou ouvidas em textos do mesmo gênero
    ou de gênero diferente. | 
1 | 
    | 
10.11. Usar, na produção de textos ou sequências descritivas orais
    ou escritas, recursos de textualização adequados ao discurso, ao gênero, ao
    suporte, ao destinatário e ao objetivo da interação. | 
1 | 
    | 
  
  
  
  
11. Textualização do discurso expositivo• Fases ou etapas:
 - constatação: introdução de um fenômeno ou fato tomado como incontestável;
 - problematização: colocação de questões da ordem do porquê ou do como;
 - resolução ou explicação: resposta às questões colocadas;
 - conclusão-avaliação: retomada da constatação inicial
 • Estratégias de organização:
 - definição analítica;
 | 
11.0. Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de
    textualização do discurso expositivo, na compreensão e na produção de
    textos. |  | 
    | 
TÓPICOS/SUBTÓPICOS | 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS | 
Nº de aulas | 
    | 
explicação; - exemplificação;- analogia; - comparação ou confronto;
 - causa-e-consequência; - outras.
 • Coesão verbal: valores do presente do indicativo e do futuro do presente
    do indicativo;
 - correlação com tempos do subjuntivo.
 • Conexão textual:
 - marcas linguísticas e gráficas da articulação de sequências expositivas
    com sequências de outros tipos presentes no texto;
 - marcadores textuais da progressão/ segmentação temática: articulações
    hierárquicas, temporais e/ou lógicas entre as fases ou etapas do discurso
    expositivo.
 • Textualização de discursos citados ou relatados:
 - direto; - indireto; - paráfrase; - resumo com citações.
 • Coesão nominal:
 - estratégias de introdução temática;
 - estratégias de manutenção e retomada temática.
 • Organização linguística do enunciado expositivo: recursos semânticos e
    morfossintáticos mais característicos e/ou frequentes.
 | 
11.0. Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de
    textualização do discurso expositivo, na compreensão e na produção de
    textos. | 
  | 
    | 
11.10. Recriar exposições lidas ou ouvidas em textos do mesmo gênero
    ou de gênero diferente. | 
1 | 
    | 
12. Textualização do discurso argumentativo• Fases ou etapas:
 - proposta: questão polêmica, explícita ou implícita no texto, diante da
    qual o locutor toma uma posição;
 - proposição: posicionamento favorável ou desfavorável do locutor em
    relação à proposta, orientador de toda a argumentação;
 | 
12.0. Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de
    textualização do discurso argumentativo, na compreensão e na produção de
    textos. |  | 
    | 
12.1. Reconhecer e usar as fases ou etapas da argumentação em um
    texto ou sequência argumentativa. | 
1 | 
    | 
12.2. Reconhecer e usar estratégias de organização da argumentação
    em um texto ou sequência argumentativa. | 
1 | 
    | 
12.3. Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal em um texto ou
    sequência argumentativa. | 
1 | 
    | 
12.4. Reconhecer e usar marcas linguísticas e gráficas de conexão
    textual em um texto ou sequência argumentativa. | 
1 | 
    | 
12.5. Reconhecer e usar mecanismos de textualização de discursos
    citados ou relatados dentro de um texto ou sequência argumentativa. | 
1 | 
    | 
TÓPICOS/SUBTÓPICOS | 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS | 
Nº de aulas | 
    | 
- comprovação: apresentação de provas que sustentam a proposição do
    locutor, assegurando a veracidade ou validade dela e permitindo-lhe chegar
    à conclusão;- conclusão: retomada da proposta e/ ou uma possível decorrência dela.
 • Estratégias de organização:
 - causa-e-consequência;
 - comparação ou confronto;
 - concessão restritiva;
 - exemplificação;
 - analogia;
 - argumentação de autoridade;
 - outras.
 • Coesão verbal:
 - valores do presente do indicativo e do futuro do presente do indicativo;
 - correlação com tempos do subjuntivo.
 | 
12.6. Reconhecer e usar mecanismos de coesão nominal em um texto ou
    sequência argumentativa. | 
1 | 
    | 
12.7. Reconhecer e usar recursos linguísticos e gráficos de
    estruturação de enunciados argumentativos. | 
1 | 
    | 
12.8. Reconhecer e corrigir problemas de textualização do discurso
    em um texto ou sequência argumentativa. | 
1 | 
    | 
12.9. Retextualizar, produtiva e autonomamente, discursos
    argumentativos orais em discursos argumentativos escritos, ou vice-versa. | 
1 | 
    | 
12.10. Recriar textos argumentativos lidos ou ouvidos em textos do
    mesmo gênero ou de gênero diferente. | 
1 | 
    | 
• Conexão textual:- marcas linguísticas e gráficas da articulação de sequências
    argumentativas com sequências de outros tipos presentes no texto;
 - marcadores textuais da progressão / segmentação temática: articulações
    hierárquicas, temporais e/ou lógicas entre as fases ou etapas do discurso
    argumentativo.
 • Textualização de discursos citados ou relatados:
 - direto;
 - indireto;
 - paráfrase;
 - resumo com citações.
 • Coesão nominal:
 • estratégias de introdução temática;
 • estratégias de manutenção e retomada.
 • Organização linguística do enunciado argumentativo: recursos semânticos e
    morfossintáticos mais característicos e/ou frequentes.
 | 
12.11. Usar, na produção de textos ou sequências argumentativas
    orais ou escritas, recursos de textualização adequados ao discurso, ao
    gênero, ao suporte, ao destinatário e ao objetivo da interação. | 
1 | 
    | 
TÓPICOS/SUBTÓPICOS | 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS | 
Nº de aulas | 
    | 
13. Textualização do discurso injuntivo  
• Fases ou etapas:• exposição do macrobjetivo acional:
 indicação de um objetivo geral a ser atingido sob a orientação de um plano
    de execução, ou seja, de um conjunto de comandos;
 • apresentação dos comandos: disposição de um conjunto de ações
    (seqüencialmente ordenadas ou não) a ser executado para que se possa
    atingir o macrobjetivo;
 • justificativa: esclarecimento dos motivos pelos quais o destinatário deve
    seguir os comandos estabelecidos.
 • Estratégias de organização:
 • plano de execução cronologicamente ordenada;
 • plano de execução não cronologicamente ordenada.
 • Coesão verbal:
 • valores do modo imperativo e seus substitutos (infinitivo, gerúndio,
    futuro do presente e outros).
 • Conexão textual:
 - marcas lingüísticas e gráficas da articulação do discurso injuntivo com
    outros discursos e seqüências do texto;
 - marcadores textuais da progressão / segmentação temática: articulações
    hierárquicas, temporais e/ou lógicas entre as fases ou etapas do discurso
    injuntivo.
 • Textualização de discursos citados ou relatados:
 - direto;
 - indireto;
 - resumo com citações.
 • Coesão nominal:
 - estratégias de introdução temática;
 - estratégias de manutenção e retomada temática.
 • Organização lingüística do enunciado injuntivo: recursos semânticos e
    morfossintáticos mais característicos e/ou freqüentes.
 | 
13.0. Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de
    textualização do discurso injuntivo, na compreensão e na produção de
    textos. | 
  | 
    | 
13.1. Reconhecer e usar as fases ou etapas da injunção em um texto
    ou seqüência injuntiva. | 
1 | 
    | 
13.2. Reconhecer e usar estratégias de organização do discurso em um
    texto ou seqüência injuntiva. | 
1 | 
    | 
13.3. Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal em um texto ou
    seqüência injuntiva. | 
1 | 
    | 
13.4. Reconhecer e usar marcas lingüísticas e gráficas de conexão
    textual em um texto ou seqüência injuntiva. | 
1 | 
    | 
13.5. Reconhecer e usar mecanismos de textualização de discursos
    citados ou relatados dentro de um texto ou seqüência injuntiva. | 
1 | 
    | 
13.6. Reconhecer e usar mecanismos de coesão nominal em um texto ou
    seqüência injuntiva. | 
1 | 
    | 
13.7. Reconhecer e usar recursos lingüísticos e gráficos de
    estruturação de enunciados injuntivos. | 
1 | 
    | 
13.8. Reconhecer e corrigir problemas de textualização do discurso
    em um texto ou sequência injuntiva. | 
1 | 
    | 
13.9. Retextualizar, produtiva e autonomamente, discursos injuntivos
    orais em discursos injuntivos escritos, ou vice-versa. | 
1 | 
    | 
13.10. Recriar textos injuntivos lidos ou ouvidos em textos do mesmo
    gênero ou de gênero diferente. | 
1 | 
    | 
13.11. Usar, na produção de textos ou sequências injuntivas orais ou
    escritas, recursos de textualização adequados ao discurso, ao gênero, ao
    suporte, ao destinatário e ao objetivo da interação. | 
1 | 
    | 
TÓPICOS/SUBTÓPICOS | 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS | 
Nº de aulas | 
    | 
14. Textualização do discurso poético  
• O estrato fônico e as estratégias musicais. 
• O estrato óptico e as estratégias visuais (gráficas e digitais).• O estrato semântico e a construção de imagens poéticas.
 | 
14.0. Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de
    textualização do discurso poético, na compreensão e na produção de textos. |  | 
    | 
14.1. Relacionar sensações e impressões despertadas pela leitura de
    poemas à exploração da dimensão material das palavras. | 
1 | 
    | 
14.2. Escandir versos, reconhecendo as possibilidades rítmicas de um
    poema apresentado. | 
1 | 
    | 
14.3. Interpretar efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos
    musicais (ritmo, rima, aliteração, assonância, eco, onomatopeia, etc.) em
    poemas. | 
1 | 
    | 
14.4. Relacionar efeitos de sentido de um poema ao uso de
    estratégias musicais de distribuição, repetição, acréscimo, corte ou
    substituição de fonemas/sons (ritmo, onomatopeia, aliteração, assonância,
    eco, metáfora sonora, rima, paronomásia) | 
1 | 
    | 
14.5. Relacionar efeitos de sentido de um poema à sua configuração
    visual (tamanho e distribuição de versos na página, exploração de espaços
    em branco, uso de sinais gráficos e digitais). | 
1 | 
    | 
14.6. Recriar poemas e canções, buscando novas disposições visuais
    de seus versos e palavras, de modo a realçar uma ideia, um ritmo, uma
    palavra... | 
1 | 
    | 
14.7. Reconhecer imagens poéticas em um texto ou sequência textual
    literária. | 
1 | 
    | 
14.8. Reconhecer efeitos de sentido de imagens poéticas, em um texto
    ou sequência literária. | 
1 | 
    | 
14.9. Reconhecer o uso de estratégias do discurso poético e seus
    efeitos de sentido, em discursos, textos e gêneros não literários (canções,
    contos, romances, anúncios publicitários, slogans, provérbios, notícias,
    filmes, telenovelas, etc.). | 
1 | 
    | 
14.10. Usar, na produção de textos literários ou não, estratégias do
    discurso poético (ritmo, métrica, sonoridade das palavras, recursos
    gráficos e digitais, imagens poéticas) de modo a obter os efeitos de
    sentido desejados. | 
1 | 
 
Adorei! Obrigada pela ajuda!
ResponderExcluirNão tenho usado gmail
ResponderExcluirUso vandasandim@hotmail.com