segunda-feira, 29 de abril de 2013

Planejamento Anual de Matemática - 7º ano - De acordo com o CBC - MG


PLANO DE CURSO – ANO 2013

I- IDENTIFICAÇÃO

 

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA 

CONTEÚDO: Matemática                  TURMA: 7º ano                N°DE AULAS SEMANAIS:
 
PROFESSOR (ES): _________________________________________

 

 

II- OBJETIVOS GERAIS

 
*Desenvolver o pensamento numérico, ampliando e construindo
 novos significados para os números e as operações  e o pensamento algébrico.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            .
*Generalizar propriedades das operações aritméticas, buscando na
 geometria, trabalhar primeiro as figuras espaciais ou tridimensionais,
depois as figuras planas ou bidimensionais e em seguida os contornos
de figuras planas ou figuras unidimensionais.

*Estabelecer o raciocínio proporcional, observando a variação entre
grandezas e estabelecendo relações entre elas bem como o raciocínio
estatístico e probabilístico, coletando, organizando e analisando informações.

*Promover atitude positiva em relação à Matemática, valorizando sua
utilidade, sua lógica e sua beleza em cada conceito estudado.
A comunicação de ideias matemáticas de diferentes formas: oral,
escrita, por tabelas, diagramas, gráficos entre outros.

 

III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – TÓPICOS OBRIGATÓRIOS

 

Programação anual 7° ano     Fonte: CBC Matemática
Eixo Temático
Tema
Tópico
Objetivos Específicos
N° de aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
1.Conjunto dos Números Naturais
 
1.1 Operar com os números naturais: adicionar, multiplicar, subtrair, calcular potências, calcular a raiz quadrada de quadrados perfeitos
4 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
1.Conjunto dos Números Naturais
 
1.2 Utilizar os critérios de divisibilidades por 2,3,5 e 10
2 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
1.Conjunto dos Números Naturais
 
1.3 Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides
1 aula
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
1.Conjunto dos Números Naturais
 
1.5 Fatorar números naturais em produto de primos
3 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
1.Conjunto dos Números Naturais
 
1.6 Calcular o mdc e o mmc de números naturais
4 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
1.Conjunto dos Números Naturais
 
1.7 Resolver problemas que envolvam técnicas simples de contagem
4 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
1.Conjunto dos Números Naturais
 
1.8 Resolver problemas envolvendo operações com números naturais
6 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
2. Conjunto dos Números Inteiros
2.0 Conceitos
1 aula
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
2. Conjunto dos Números Inteiros
2.1 Reconhecer a necessidade da ampliação do conjunto dos números naturais através de situações contextualizadas e resolução de equação
2 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
2. Conjunto dos Números Inteiros
2.2 Operar com números inteiros: adicionar, multiplicar, subtrair, calcular potências
10 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
2. Conjunto dos Números Inteiros
2.3 Resolver problemas que envolvam operações com números inteiros
6 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
2. Conjunto dos Números Inteiros
2.4 Localizar números inteiros na reta numérica, utilizando a ordenação no conjunto
3 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
3. Conjunto dos números racionais
3.2 Operar com números racionais em forma decimal e fracionária: adicionar, multiplicar, subtrair, dividir e calcular potências e calcular a raiz quadrada de quadrados perfeitos
12 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
3. Conjunto dos números racionais
3.3 Associar uma fração à sua representação decimal e vice-versa
2 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
3. Conjunto dos números racionais
3.4 Resolver problemas que envolvam números racionar
8 aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
 
3. Conjunto dos números racionais
3.5 Localizar números racionais na reta numérica, utilizando a ordenação no conjunto
4 aulas
I-Números e Operações
2:Grandezas Proporcionais
4. Proporcionalidade direta e inversa
4.1 Identificar grandezas diretamente proporcionais
4 aulas
I-Números e Operações
2:Grandezas Proporcionais
4. Proporcionalidade direta e inversa
4.2 Identificar grandezas inversamente proporcionais
4 aulas
I-Números e Operações
2:Grandezas Proporcionais
4. Proporcionalidade direta e inversa
4.3 Resolver problemas que envolvam grandezas direta ou inversamente proporcionais
8 aulas
I-Números e Operações
2:Grandezas Proporcionais
5. Porcentagem
5.1 Interpretar e utilizar o símbolo %
2 aulas
I-Números e Operações
2:Grandezas Proporcionais
5. Porcentagem
5.2 Resolver problemas que envolvam o cálculo de porcentagem
6 aulas
II-Álgebra
1:Expressóes Algébricas
7. Linguagem Algébrica
7.1 Utilizar a linguagem algébrica para representar simbolicamente as propriedades das operações nos conjuntos numéricos e na geometria
4 aulas
II-Álgebra
1:Expressóes Algébricas
7. Linguagem Algébrica
7.2 Traduzir informações dadas em textos ou verbalmente para a linguagem algébrica
6 aulas
II-Álgebra
1:Expressóes Algébricas
8. Valor Numérico de uma Expressão
8.0 Conceituar
4 aulas
II-Álgebra
1:Expressóes Algébricas
8. Valor Numérico de uma Expressão
8.1 Calcular o valor numérico de uma expressão
3 aulas
II-Álgebra
1:Expressóes Algébricas
8. Valor Numérico de uma Expressão
8.2 Utilizar valores numéricos de expressões algébricas para constatar a falsidade de igualdade ou desigualdade
2 aulas
II-Álgebra
2:Equações Algébricas
10. Equações do Primeiro Grau
10.0 Conceituar
2 aulas
II-Álgebra
2:Equações Algébricas
10. Equações do Primeiro Grau
10.1 Identificar a raiz de uma equação do primeiro grau
1 aula
II-Álgebra
2:Equações Algébricas
10. Equações do Primeiro Grau
10.2 Resolver uma equação do primeiro grau
5 aulas
II-Álgebra
2:Equações Algébricas
10. Equações do Primeiro Grau
10.3 Resolver problemas que envolvam uma equação do primeiro grau
5 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
13. Figuras planas
13.0 Conceituar
8 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
13. Figuras planas
13.1 Reconhecer as principais propriedades dos triângulos isósceles e equiláteros, e dos principais quadriláteros: quadrado, retângulo, paralelogramo, trapézio, losango
7 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
13. Figuras planas
13.2 Identificar segmento, ponto médio de um segmento, triângulo e seus elementos, polígonos e seus elementos, circunferência, disco, raio, diâmetro, corda, retas tangentes e secantes
5 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
13. Figuras planas
13.6 Reconhecer a altura de um triângulo relativa a um de seus lados
2 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
16. Construções geométricas
16.1 Construir perpendiculares, paralelas e mediatriz de um segmento usando régua e compasso
5 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
16. Construções geométricas
16.2 Construir um triângulo a partir de seus lados, com régua e compasso
5 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões Algébricas
22. Medidas de ângulo
22.1 Utilizar o grau como unidade de medida de ângulo
3 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões Algébricas
22. Medidas de ângulo
22.2 Utilizar instrumentos para medir ângulos
4 aulas
IV-Tratamento de Dados
1:Representação Gráfica e Média Aritmética
23. Organização e apresentação de um conjunto de dados em tabelas ou gráficos
23.1 Organizar e tubular um conjunto de dados
2 aulas
IV-Tratamento de Dados
1:Representação Gráfica e Média Aritmética
23. Organização e apresentação de um conjunto de dados em tabelas ou gráficos
23.2 Interpretar e utilizar dados apresentados em tabelas
2 aulas
IV-Tratamento de Dados
1:Representação Gráfica e Média Aritmética
23. Organização e apresentação de um conjunto de dados em tabelas ou gráficos
23.6 Interpretar e utilizar dados apresentados num gráfico de colunas
4 aulas
IV-Tratamento de Dados
1:Representação Gráfica e Média Aritmética
24. Média Aritmética
24.1 Resolver problemas que envolvam a média aritmética
2 aulas
IV-Tratamento de Dados
2:Probabilidade
25. Contagem
25.1 Resolver problemas simples de contagem utilizando listagens ou o diagrama da árvore
6 aulas
TOTAL DE AULAS:
183 aulas
OBS.:
Para a complementação das aulas anuais (para professores com 5 aulas semanais), cada professor poderá escolher os conteúdos dos tópicos complementares estipulados pelo CBC, visto que os tópicos obrigatórios já estão contemplados neste planejamento.
Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos, e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
O projeto pedagógico para a Matemática deve ser elaborado de forma articulada com as outras disciplinas e que, sempre que possível, seja ressaltada a relação entre os conceitos abstratos com as suas aplicações e interpretações em situações concretas, tanto na aula de Matemática quanto na disciplina em que está sendo utilizada.

 

 

 
IV- DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO  -  TÓPICOS COMPLEMENTARES

 

Programação anual 7° ano      Fonte: CBC Matemática
Eixo Temático
Tema
Tópico
Objetivos Específicos
N° de aulas
III-Espaço e Forma
1: Relações Geométricas entre Figuras Planas
VII. Simetrias
*Identificar simetrias de figuras em relação a uma reta ou em relação a um ponto
 
III-Espaço e Forma
2: Expressões Algébricas
X. Áreas laterais e totais de figuras tridimensionais
*Calcular a área lateral ou total de figuras tridimensionais, bloco retangular, cilindro, pirâmide
 
III-Espaço e Forma
2: Expressões Algébricas
XI. Planificações de figuras tridimensionais
*Reconhecer a planificação de figuras tridimensionais – cubo, bloco retangular, cilindro, pirâmide
*Construir figuras tridimensionais a partir de planificações
*Calcular a área lateral ou total de uma figura tridimensional a partir da sua planificação
 

 

OBS: Os tópicos complementares e respectivos números de aulas serão ministrados

 e avaliados a critério do professor, de acordo com o desenvolvimento da turma,

priorizando os tópicos obrigatórios.

 

 

IV- METODOLOGIA

 

Trabalho em grupo (   )
Debate (   )
Pesquisa de campo (   )
Feira de Cultural (   )
Aula expositiva dialógica (   )
Excursão (   )
Exercícios (   )
Exposição de Trabalhos (   )
Mídias (   )
Leituras (   )
Atividades em ambiente virtual (   )
Outros:

 

V- RECURSOS

 

Caderno do aluno (   )
Datashow (   )
Quadro/giz (   )
Outros:
Livro didático (   )
Jornais, revistas (   )
 
Mídias (   )
 
Computador (   )
 

 

 

Obs.: O uso do livro didático e sua interface com o CBC

Passos:

1º- Selecionar os eixos temáticos e temas, tópicos e habilidades, referentes ao

 ano escolar no qual irá lecionar.

2º- Selecionar do livro didático adotado os textos, mapas, atividades que podem

 ser utilizadas para a concretização do conteúdo do CBC.

3º- Pesquisar em outros livros didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes e

 outros materiais as atividades que podem ser utilizadas para concretizar as

 habilidades selecionadas.

 

 

VI- AVALIAÇÃO

 

Diagnóstica (   )
Outros:
Oral (   )
Escrita (   )
Atitudinal (   )
 
Virtual (   )
 

 

 

 

VII – BIBLIOGRAFIA

 

Livro Adotado (Listar)
 
Blog SRE (   )
CBC (   )
Outros:
Orientações Pedagógicas (   )
Roteiro de Atividades (   )
CRV (   )
 

 

 

2 comentários:

  1. O plano está bem detalhado como deve ser trabalhado. excelenete

    ResponderExcluir
  2. O plano está bem detalhado como deve ser trabalhado. excelenete

    ResponderExcluir