PLANEJAMENTO ANUAL 2014
Fonte:
Conteúdos Básicos Comuns (CBC) de História do Ensino Médio (pautado no CBC –
Reinventando o Ensino Médio).
Escola:
Escola Estadual Joaquim Delgado de Paiva Turma: ______ Disciplina: História
Professor:__________________________ Ano de Escolaridade: 1º ano do E. Médio
Número
de aulas semanais:
Número
de aulas anuais:
Eixo/Tema
|
Tópico(s)
|
Habilidade(s)
|
CH
|
Conteúdos,
Recursos e
Estratégicas Didáticas
|
Avaliação
|
Período /
Bimestre
|
Eixo
Temático I –A Formação do Mundo Burguês: Colonização, Revolução e Relações
Étnico-Culturais
Tema 1 – A Burguesia
|
Origem e visão de mundo
|
• Situar historicamente o surgimento da burguesia.
• Caracterizar a visão de mundo do burguês.
• Estabelecer relação entre a mentalidade burguesa e o Renascimento.
• Identificar os elementos presentes na Reforma afeitos à visão de
mundo do burguês.
|
10
|
|
|
|
Tema 2: O Encontro das
Diferenças e a Construção da Imagem do Outro
|
O Novo Mundo nos
relatos dos europeus: mitos e visões
|
• Ler e analisar fontes: relatos dos cronistas dos impérios coloniais,
descobridores, viajantes em geral , visando à construção de uma narrativa
histórica.
• Ler e analisar fontes iconográficas européias que evidenciem suas representações
mentais sobre o Novo Mundo.
|
15
|
|
|
|
A conquista da América
|
• Analisar fontes sobre a estrutura social, de produção e cultura dos
astecas, maias e incas.
• Localizar geograficamente os três impérios.
• Analisar a atitude de Montezuma em relação aos espanhóis.
• Interpretar as representações pictóricas elaboradas por artistas
indígenas sobre a conquista.
• Analisar a atitude de Cortez em relação à cultura Asteca.
• Analisar os métodos utilizados por Cortez na conquista do Império
Asteca.
• Identificar os interesses representados por Cortez no empreendimento
da conquista.
|
|
|
|
||
“Tapuia” e Tupi
|
• Pesquisar sobre os diferentes grupos indígenas, suas especificidades
e localização no território brasileiro.
• Elaborar gráficos sobre a quantidade de grupos indígenas antes da
chegada dos portugueses e atualmente.
• Analisar e interpretar fontes sobre a estrutura social e de produção
do povo Tupi e de outros povos indígenas.
• Interpretar mitos que expressem diferentes visões de mundo entre os povos
indígenas do Brasil.
• Problematizar as construções do Tupi histórico e do “Tapuia” feroz.
• Interpretar mitos que expressem diferentes visões de mundo entre os diferentes
povos indígenas.
|
|
|
|
||
Os jesuítas e as missões
|
• Analisar filmes sobre o tema, identificando como índios, jesuítas e colonizadores
são retratados.
• Interpretar os eventos da “Guerra dos Guaranis”.
• Analisar fontes que expressem o olhar jesuítico (e seus interesses)
sobre os indígenas.
• Problematizar a aliança Estado-Igreja na conquista da América.
|
|
|
|
||
Tema 3: Escravidão e
Comércio no Mundo Burguês
|
Circuitos do tráfico de
escravos (Novo Mundo,
África e Europa)
|
• Compreender e analisar a importância do alargamento das antigas
rotas comerciais; o ressurgimento e expansão do comércio, as novas
mercadorias e o tráfico de escravos.
• Caracterizar o continente africano antes do tráfico transatlântico
de escravos.
• Ler mapas com as rotas do tráfico negreiro para o Brasil.
• Identificar a origem étnica e geográfica dos escravos trazidos para
o Brasil.
• Estabelecer relações entre escravismo colonial e capitalismo.
• Produzir texto analítico relacionando tráfico negreiro e capital
mercantil.
• Distinguir colônias de povoamento e colônias de exploração.
• Mapear o comércio triangular nas Treze Colônias inglesas.
• Analisar mapas situando os impérios coloniais dos séculos XVI e
XVII.
• Conceituar o Antigo Sistema Colonial
|
10
|
|
|
|
Tema 4: As Revoluções
|
A Revolução Inglesa
|
• Contextualizar a revolução ante os interesses em disputa.
• Situar a presença do puritanismo na revolução.
• Relacionar a revolução
com a forma de governo inglesa atual.
|
15
|
|
|
|
A Revolução Americana
|
• Identificar os interesses envolvidos.
• Identificar o ideário dos revolucionários.
• Caracterizar a
democracia americana de hoje.
|
|
|
|
||
A Revolução Francesa
|
• Identificar a importância da revolução para a cidadania moderna.
• Caracterizar os grupos políticos envolvidos.
• Caracterizar as fases da revolução.
|
|
|
|
||
As Guerras de
Independência da
América Espanhola
|
• Identificar os diferentes grupos sociais envolvidos nas guerras pela
independência.
• Identificar as razões da fragmentação do poder e da adoção do regime
republicano.
• Caracterizar politicamente a América de língua espanhola na
atualidade
|
|
|
|
||
Tema 5: Colonização
Portuguesa e Resistência
|
Escravidão e liberdades
|
•Analisar as contradições entre trabalho escravo, mobilidade social e resistências
à escravidão na sociedade colonial.
• . Ler e analisar fontes: correspondências, anúncios para captura de escravos,
documentos oficiais e mapas identificando a localização dos
principais quilombos e seus efeitos sobre os colonos.
•Identificar e analisar diferentes formas e relações de trabalho
escravo na América Portuguesa.
• Pesquisar manifestações culturais de origem africana no Brasil.
• Analisar a dinâmica das sociabilidades (o Congado) e do hibridismo cultural
na América portuguesa (as religiões afro-brasileiras).
|
15
|
|
|
|
Tema 6: Das Crises no
Sistema Colonial ao Período Joanino
|
Manifestações populares
e Conjuração Baiana;
elites coloniais e
Inconfidência Mineira
|
•Compreender e analisar a crise do sistema colonial em seus processos internos
e em suas conexões com o ideário liberal.
• Estabelecer relações entre a Conjuração Baiana e a Revolução
Francesa.
• Comparar os movimentos de resistência contra a colonização
portuguesa, identificando suas especificidades.
|
15
|
|
|
|
|
Transferência da Corte
Portuguesa para o Brasil
|
•Compreender e analisar o processo de ruptura dos pactos coloniais, dinamização
econômica e social e mudanças políticas; o anfiteatro da
Independência.
•Leitura e análise dos novos tratados comerciais firmados entre a
Coroa portuguesa e as potências européias.
• Analisar os impactos da transferência da Corte Portuguesa sobre os hábitos
e costumes da vida colonial.
• Analisar as imagens do Brasil produzidas pelos europeus no período Joanino
e I Império.
• Situar as guerras de independência no Brasil.
• Identificar os
interesses envolvidos na independência no Brasil.
|
|
|
|
METODOLOGIA
Trabalho em grupo ( )
|
Debate ( )
|
Pesquisa de campo ( )
|
Feira de Cultural ( )
|
Aula expositiva dialógica ( )
|
Excursão ( )
|
Exercícios ( )
|
Exposição de Trabalhos ( )
|
Mídias ( )
|
Leituras ( )
|
Atividades em ambiente virtual
( )
|
Outros:
|
RECURSOS
Caderno do aluno ( )
|
Datashow ( )
|
|
Quadro/giz ( )
|
Outros:
|
|
Livro didático ( )
|
||
Jornais, revistas ( )
|
||
Mídias ( )
|
||
Computador ( )
|
AVALIAÇÃO
Diagnóstica ( )
|
Outros:
|
Oral ( )
|
|
Escrita ( )
|
|
Atitudinal ( )
|
|
Virtual ( )
|
BIBLIOGRAFIA
Livro adotado – (Listar)
|
Blog SRE ( )
|
|
CBC ( )
|
Outros:
|
|
Orientações Pedagógicas( )
|
||
Roteiro de Atividades( )
|
||
CRV ( )
|
MARIA HELENA DE PAULA MOREIRA
SUPERVISORA PEDAGÓGICA/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário