terça-feira, 25 de março de 2014

Planejamento Anual de História - 1º ano do Ensino Médio - Pautado no CBC - Reiventando o Ensino Médio


PLANEJAMENTO ANUAL 2014

Fonte: Conteúdos Básicos Comuns (CBC) de História do Ensino Médio (pautado no CBC – Reinventando o Ensino Médio).

 

Escola: Escola Estadual Joaquim Delgado de Paiva                      Turma: ______        Disciplina: História

Professor:__________________________      Ano de Escolaridade: 1º ano do E. Médio

Número de aulas semanais:

Número de aulas anuais:

 

Eixo/Tema
Tópico(s)
Habilidade(s)
CH
Conteúdos,
Recursos e Estratégicas Didáticas
Avaliação
Período /
Bimestre
Eixo Temático I –A Formação do Mundo Burguês: Colonização, Revolução e Relações Étnico-Culturais
 
Tema 1 – A Burguesia
Origem e visão de mundo
• Situar historicamente o surgimento da burguesia.
• Caracterizar a visão de mundo do burguês.
• Estabelecer relação entre a mentalidade burguesa e o Renascimento.
• Identificar os elementos presentes na Reforma afeitos à visão de mundo do burguês.
10
 
 
 
Tema 2: O Encontro das Diferenças e a Construção da Imagem do Outro
O Novo Mundo nos
relatos dos europeus: mitos e visões
• Ler e analisar fontes: relatos dos cronistas dos impérios coloniais, descobridores, viajantes em geral , visando à construção de uma narrativa
histórica.
• Ler e analisar fontes iconográficas européias que evidenciem suas representações mentais sobre o Novo Mundo.
15
 
 
 
 
 
A conquista da América
• Analisar fontes sobre a estrutura social, de produção e cultura dos astecas, maias e incas.
• Localizar geograficamente os três impérios.
• Analisar a atitude de Montezuma em relação aos espanhóis.
• Interpretar as representações pictóricas elaboradas por artistas indígenas sobre a conquista.
• Analisar a atitude de Cortez em relação à cultura Asteca.
• Analisar os métodos utilizados por Cortez na conquista do Império Asteca.
• Identificar os interesses representados por Cortez no empreendimento da conquista.
 
 
 
“Tapuia” e Tupi
• Pesquisar sobre os diferentes grupos indígenas, suas especificidades e localização no território brasileiro.
• Elaborar gráficos sobre a quantidade de grupos indígenas antes da
chegada dos portugueses e atualmente.
• Analisar e interpretar fontes sobre a estrutura social e de produção do povo Tupi e de outros povos indígenas.
• Interpretar mitos que expressem diferentes visões de mundo entre os povos indígenas do Brasil.
• Problematizar as construções do Tupi histórico e do “Tapuia” feroz.
• Interpretar mitos que expressem diferentes visões de mundo entre os diferentes povos indígenas.
 
 
 
Os jesuítas e as missões
• Analisar filmes sobre o tema, identificando como índios, jesuítas e colonizadores são retratados.
• Interpretar os eventos da “Guerra dos Guaranis”.
• Analisar fontes que expressem o olhar jesuítico (e seus interesses) sobre os indígenas.
• Problematizar a aliança Estado-Igreja na conquista da América.
 
 
 
Tema 3: Escravidão e Comércio no Mundo Burguês
Circuitos do tráfico de
escravos (Novo Mundo,
África e Europa)
• Compreender e analisar a importância do alargamento das antigas rotas comerciais; o ressurgimento e expansão do comércio, as novas mercadorias e o tráfico de escravos.
• Caracterizar o continente africano antes do tráfico transatlântico de escravos.
• Ler mapas com as rotas do tráfico negreiro para o Brasil.
• Identificar a origem étnica e geográfica dos escravos trazidos para o Brasil.
• Estabelecer relações entre escravismo colonial e capitalismo.
• Produzir texto analítico relacionando tráfico negreiro e capital mercantil.
• Distinguir colônias de povoamento e colônias de exploração.
• Mapear o comércio triangular nas Treze Colônias inglesas.
• Analisar mapas situando os impérios coloniais dos séculos XVI e XVII.
• Conceituar o Antigo Sistema Colonial
10
 
 
 
 
 
 
 
 
Tema 4: As Revoluções
A Revolução Inglesa
• Contextualizar a revolução ante os interesses em disputa.
• Situar a presença do puritanismo na revolução.
• Relacionar a revolução com a forma de governo inglesa atual.
15
 
 
 
A Revolução Americana
• Identificar os interesses envolvidos.
• Identificar o ideário dos revolucionários.
• Caracterizar a democracia americana de hoje.
 
 
 
A Revolução Francesa
• Identificar a importância da revolução para a cidadania moderna.
• Caracterizar os grupos políticos envolvidos.
• Caracterizar as fases da revolução.
 
 
 
As Guerras de
Independência da
América Espanhola
• Identificar os diferentes grupos sociais envolvidos nas guerras pela independência.
• Identificar as razões da fragmentação do poder e da adoção do regime republicano.
• Caracterizar politicamente a América de língua espanhola na atualidade
 
 
 
Tema 5: Colonização Portuguesa e Resistência
Escravidão e liberdades
•Analisar as contradições entre trabalho escravo, mobilidade social e resistências à escravidão na sociedade colonial.
• . Ler e analisar fontes: correspondências, anúncios para captura de escravos, documentos oficiais e mapas identificando a localização dos
principais quilombos e seus efeitos sobre os colonos.
•Identificar e analisar diferentes formas e relações de trabalho escravo na América Portuguesa.
• Pesquisar manifestações culturais de origem africana no Brasil.
• Analisar a dinâmica das sociabilidades (o Congado) e do hibridismo cultural na América portuguesa (as religiões afro-brasileiras).
15
 
 
 
 
 
Tema 6: Das Crises no Sistema Colonial ao Período Joanino
Manifestações populares
e Conjuração Baiana;
elites coloniais e
Inconfidência Mineira
•Compreender e analisar a crise do sistema colonial em seus processos internos e em suas conexões com o ideário liberal.
• Estabelecer relações entre a Conjuração Baiana e a Revolução Francesa.
• Comparar os movimentos de resistência contra a colonização portuguesa, identificando suas especificidades.
15
 
 
 
 
 
Transferência da Corte
Portuguesa para o Brasil
•Compreender e analisar o processo de ruptura dos pactos coloniais, dinamização econômica e social e mudanças políticas; o anfiteatro da
Independência.
•Leitura e análise dos novos tratados comerciais firmados entre a Coroa portuguesa e as potências européias.
• Analisar os impactos da transferência da Corte Portuguesa sobre os hábitos e costumes da vida colonial.
• Analisar as imagens do Brasil produzidas pelos europeus no período Joanino e I Império.
• Situar as guerras de independência no Brasil.
• Identificar os interesses envolvidos na independência no Brasil.
 
 
 
 
 
 

 

 

 METODOLOGIA

Trabalho em grupo ( )
Debate ( )
Pesquisa de campo ( )
Feira de Cultural ( )
Aula expositiva dialógica ( )
Excursão ( )
Exercícios ( )
Exposição de Trabalhos ( )
Mídias ( )
Leituras ( )
Atividades em ambiente virtual ( )
Outros:

 

 

 RECURSOS

Caderno do aluno ( )
Datashow ( )
Quadro/giz ( )
Outros:
 
Livro didático ( )
 
Jornais, revistas ( )
 
Mídias ( )
 
Computador ( )
 

 

 

 

 

 AVALIAÇÃO

Diagnóstica ( )
Outros:
 
Oral ( )
Escrita ( )
Atitudinal ( )
Virtual ( )

 

 BIBLIOGRAFIA

Livro adotado – (Listar)
Blog SRE ( )
CBC  ( )
Outros:
 
 Orientações Pedagógicas( )
 
Roteiro de Atividades( )
 
 CRV ( )
 

 

MARIA HELENA DE PAULA MOREIRA

SUPERVISORA PEDAGÓGICA/2014

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário