terça-feira, 25 de março de 2014

Planejamento Anual de História - 2º ano do Ensino Médio - Pautado no CBC - Reiventando o Ensino Médio


PLANEJAMENTO ANUAL 2014

 

Fonte: Conteúdos Básicos Comuns (CBC) de História do Ensino Médio (pautado no CBC – Reinventando o Ensino Médio).

 

Escola: Escola Estadual Joaquim Delgado de Paiva         Turma: ______        Disciplina: História

Professor:_________________________________         Ano de Escolaridade: 2º ano do Ensino Médio

Número de aulas semanais:

Número de aulas anuais:

 

Eixo/Tema
Tópico(s)
Habilidade(s)
CH
Conteúdos,
Recursos e Estratégicas Didáticas
Avaliação
Período /
Bimestre
Eixo Temático II –A Consolidação do Mundo Burguês
 
Tema 1: Embates Políticos e Culturais no Processo de Construção do Estado Nacional Brasileiro
Estrutura constitucional,
agrupamentos políticos,
forças sociais e
simbologia do poder
•Analisar as configurações das elites brasileiras no Império, seus interesses e agrupamentos político-partidários.
• Analisar as posições das elites brasileiras frente ao ideal de civilização nos trópicos e sua opção pelo sistema monárquico: acentuar a singularidade dessa opção no contexto latino-americano.
• Analisar fontes (festas, monumentos, pinturas e fotografias): os significados simbólicos da monarquia; o exercício e legitimação do poder; e
sua relação com as liturgias políticas ao longo da história brasileira.
• Analisar fontes (jornais e revistas da época) que expressam as sátiras ao poder: o Império em caricaturas.
• Situar Pedro II como um imperador burguês.
• Analisar a representação do indígena brasileiro no romantismo, confrontando com a política indígena no governo imperial.
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Confrontos: fim da
monarquia no Brasil e
início da República
•Analisar o conceito de liberalismo, suas apropriações no Império e suas reapropriações ao longo da história brasileira.
• Confrontar os conceitos de Monarquia e República.
• Comparar a Constituição do Império (1824) com a primeira Constituição Republicana (1891): o que se explicita, o que se silencia, avanços e recuos
dos direitos de cidadania.
• Analisar o movimento abolicionista e  republicano, suas características e efeitos sobre a sociedade brasileira.
• Debater a inserção/exclusão das camadas populares no processo político.
• Relacionar as políticas de imigração com o processo de abolição da escravatura.
 
 
 
 
 
Cidadania e racismo
• Analisar o conceito de cidadania e sua historicidade.
• Estabelecer relações entre as teorias raciais e o ideário civilizatório das elites brasileiras.
• Analisar fontes que expressam as teses sobre o branqueamento e a mestiçagem no Brasil.
• Problematizar o enfoque do século XIX sobre o índio Tupi como matriz da nacionalidade.
 
 
 
Resistências e conflitos
na Primeira República
• Discutir os movimentos sociais da época: exclusão social e poder messiânico; questão fundiária, banditismo social e movimentos místico/religiosos como reações às práticas liberais, em análise comparativa com situações do tempo presente.
• Analisar as ações do Estado republicano em favor da modernização e seus impactos sobre a população, considerando a reação ao papel do discurso científico (higienismo).
• Analisar fontes (jornais e revista da época) sobre a Revolta da Vacina.
• Analisar as diversas imagens sobre a Revolta da Chibata em fontes como música, fotografias, jornais.
 
 
 
Tema 2: Trabalho e Produção na Sociedade Brasileira entre o Império e a Primeira República
O Brasil no quadro do
capitalismo ocidental no
início do século XX
• Produzir texto analítico sobre o processo de constituição do capital industrial.
• Ler e interpretar documentos sobre a organização e o trabalho fabril durante a Revolução Industrial.
• Analisar movimentos de resistência à industrialização e de resistência à exploração fabril.
• Identificar e analisar por meio de dados quantitativos (dados censitários na forma de gráficos e tabelas) a preponderância da cafeicultura sobre os outros setores da economia brasileira.
• Caracterizar a indústria brasileira no início do século XX
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Tema 3: Conflitos no Mundo Contemporâneo
A expansão capitalista, o
imperialismo e a guerra
• Conceituar capitalismo monopolista.
• Identificar as inovações tecnológicas que sustentaram a euforia europeia no início do século XX.
• Caracterizar a Belle Époque, por meio da análise de diferentes fontes iconográficas.
• Analisar o papel das teorias raciais na sustentação do imperialismo.
• Analisar mapas com a partilha da África e da Ásia.
• Analisar filmes que tratam da relação colonizador-colonizado.
• Analisar movimentos de resistência à expansão européia.
• Situar temporal e espacialmente os diferentes processos de descolonização da África e da Ásia.
• Interpretar a multiplicidade étnico-cultural da África hoje e os problemas enfrentados.
• Explicar como se definiram os dois blocos de nações rivais a partir do início do século XX.
• Localizar geograficamente os principais impérios coloniais às vésperas da Primeira Grande Guerra.
• Contextualizar a eclosão do conflito.
•Estabelecer relações entre a guerra e a Revolução Russa de 1917.
• Caracterizar a Revolução Russa de 1917.
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O período entre-guerras e
a Crise de 1929
• Avaliar o impacto da Crise de 1929na economia brasileira e mundial.
• Relacionar a crise de 1929 com o enfraquecimento da democracia liberal.
• Operar com os conceitos: regime totalitário, regime autoritário, democracia liberal.
• Identificar e analisar por meio de dados quantitativos (dados censitários na forma de gráficos e tabelas) impactos do processo de industrialização/ urbanização, imigração sobre a organização do trabalho e práticas sociais e políticas no Brasil.
 
 
 
 
 
A Segunda Grande
Guerra
• Analisar charges que contextualizam a antevéspera da guerra.
• Caracterizar a ideologia nazista através da análise de discursos de seus defensores.
• Analisar filmes, documentários, sobre o desenrolar da guerra.
• Analisar filmes, poemas, músicas, que retratam o impacto das bombas atômicas, jogadas em Hiroshima e Nagasaki, sobre a consciência mundial.
 
 
 
Guerra Fria e mundo bipolar
• Analisar mapas com a situação geopolítica do mundo pós-guerra.
• Contextualizar a construção do Muro de Berlim.
•Analisar filmes sobre a Guerra do Vietnã.
• Situar a Revolução Chinesa no mundo bipolar.
• Situar a Revolução Cubana no contexto da Guerra Fria.
• Situar o Golpe de 1964 e a ditadura militar no Brasil no contexto da Guerra Fria.
 
 
A queda do Muro de
Berlim
• Analisar os motivos da derrocada do sistema comunista.
• Analisar o impacto simbólico da queda do Muro de Berlim sobre as esquerdas no mundo.
• Analisar a configuração geopolítica do mundo após o fim do império soviético.
 
 
 
Conflitos no mundo atual
• Localizar, geograficamente, os principais conflitos no mundo pós-queda do Muro de Berlim.
• Analisar conflitos contemporâneos que envolvam questões de ordem étnica – cultural e religiosa.
• Identificar as motivações de conflitos no mundo pós-queda do Muro de Berlim, por meio de reportagens e análises veiculadas por revistas, sites, jornais.
 
 
 

 

METODOLOGIA

Trabalho em grupo ( )
Debate ( )
Pesquisa de campo ( )
Feira de Cultural ( )
Aula expositiva dialógica ( )
Excursão ( )
Exercícios ( )
Exposição de Trabalhos ( )
Mídias ( )
Leituras ( )
Atividades em ambiente virtual ( )
Outros:

 

 

 RECURSOS

Caderno do aluno ( )
Datashow ( )
Quadro/giz ( )
Outros:
 
Livro didático ( )
 
Jornais, revistas ( )
 
Mídias ( )
 
Computador ( )
 

 

 

 

 

 AVALIAÇÃO

Diagnóstica ( )
Outros:
 
Oral ( )
Escrita ( )
Atitudinal ( )
Virtual ( )

 

 BIBLIOGRAFIA

Livro adotado – (Listar)
Blog SRE ( )
CBC  ( )
Outros:
 
 Orientações Pedagógicas( )
 
Roteiro de Atividades( )
 
 CRV ( )
 

 

MARIA HELENA DE PAULA MOREIRA

SUPERVISORA PEDAGÓGICA/2014

 

 

 

 

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