PLANEJAMENTO ANUAL 2014
Fonte:
Conteúdos Básicos Comuns (CBC) de História do Ensino Médio (pautado no CBC –
Reinventando o Ensino Médio).
Escola:
Escola Estadual Joaquim Delgado de Paiva
Turma: ______ Disciplina:
História
Professor:_________________________________ Ano de Escolaridade: 2º ano do Ensino Médio
Número
de aulas semanais:
Número
de aulas anuais:
Eixo/Tema
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Tópico(s)
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Habilidade(s)
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CH
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Conteúdos,
Recursos e
Estratégicas Didáticas
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Avaliação
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Período /
Bimestre
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Eixo
Temático II –A Consolidação do Mundo Burguês
Tema 1: Embates Políticos
e Culturais no Processo de Construção do Estado Nacional Brasileiro
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Estrutura constitucional,
agrupamentos políticos,
forças sociais e
simbologia do poder
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•Analisar as configurações das elites brasileiras no Império, seus
interesses e agrupamentos político-partidários.
• Analisar as posições das elites brasileiras frente ao ideal de
civilização nos trópicos e sua opção pelo sistema monárquico: acentuar a
singularidade dessa opção no contexto latino-americano.
• Analisar fontes (festas, monumentos, pinturas e fotografias): os
significados simbólicos da monarquia; o exercício e legitimação do poder; e
sua relação com as liturgias políticas ao longo da história
brasileira.
• Analisar fontes (jornais e revistas da época) que expressam as
sátiras ao poder: o Império em caricaturas.
• Situar Pedro II como um imperador burguês.
• Analisar a representação do indígena brasileiro no romantismo,
confrontando com a política indígena no governo imperial.
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Confrontos: fim da
monarquia no Brasil e
início da República
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•Analisar o conceito de liberalismo, suas apropriações no Império e
suas reapropriações ao longo da história brasileira.
• Confrontar os conceitos de Monarquia e República.
• Comparar a Constituição do Império (1824) com a primeira
Constituição Republicana (1891): o que se explicita, o que se silencia,
avanços e recuos
dos direitos de cidadania.
• Analisar o movimento abolicionista e republicano, suas características e efeitos
sobre a sociedade brasileira.
• Debater a inserção/exclusão das camadas populares no processo
político.
• Relacionar as políticas de imigração com o processo de abolição da
escravatura.
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Cidadania e racismo
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• Analisar o conceito de cidadania e sua historicidade.
• Estabelecer relações entre as teorias raciais e o ideário
civilizatório das elites brasileiras.
• Analisar fontes que expressam as teses sobre o branqueamento e a
mestiçagem no Brasil.
• Problematizar o enfoque do século XIX sobre o índio Tupi como matriz
da nacionalidade.
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Resistências e conflitos
na Primeira República
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• Discutir os movimentos sociais da época: exclusão social e poder
messiânico; questão fundiária, banditismo social e movimentos
místico/religiosos como reações às práticas liberais, em análise comparativa
com situações do tempo presente.
• Analisar as ações do Estado republicano em favor da modernização e
seus impactos sobre a população, considerando a reação ao papel do discurso
científico (higienismo).
• Analisar fontes (jornais e revista da época) sobre a Revolta da
Vacina.
• Analisar as diversas imagens sobre a Revolta da Chibata em fontes
como música, fotografias, jornais.
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Tema 2: Trabalho e
Produção na Sociedade Brasileira entre o Império e a Primeira República
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O Brasil no quadro do
capitalismo ocidental no
início do século XX
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• Produzir texto analítico sobre o processo de constituição do capital
industrial.
• Ler e interpretar documentos sobre a organização e o trabalho fabril
durante a Revolução Industrial.
• Analisar movimentos de resistência à industrialização e de
resistência à exploração fabril.
• Identificar e analisar por meio de dados quantitativos (dados
censitários na forma de gráficos e tabelas) a preponderância da cafeicultura
sobre os outros setores da economia brasileira.
• Caracterizar a indústria brasileira no início do século XX
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Tema 3: Conflitos no
Mundo Contemporâneo
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A expansão capitalista, o
imperialismo e a guerra
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• Conceituar capitalismo monopolista.
• Identificar as inovações tecnológicas que sustentaram a euforia
europeia no início do século XX.
• Caracterizar a Belle Époque, por meio da análise de diferentes
fontes iconográficas.
• Analisar o papel das teorias raciais na sustentação do imperialismo.
• Analisar mapas com a partilha da África e da Ásia.
• Analisar filmes que tratam da relação colonizador-colonizado.
• Analisar movimentos de resistência à expansão européia.
• Situar temporal e espacialmente os diferentes processos de
descolonização da África e da Ásia.
• Interpretar a multiplicidade étnico-cultural da África hoje e os
problemas enfrentados.
• Explicar como se definiram os dois blocos de nações rivais a partir
do início do século XX.
• Localizar geograficamente os principais impérios coloniais às
vésperas da Primeira Grande Guerra.
• Contextualizar a eclosão do conflito.
•Estabelecer relações entre a guerra e a Revolução Russa de 1917.
• Caracterizar a Revolução Russa de 1917.
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O período entre-guerras e
a Crise de 1929
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• Avaliar o impacto da Crise de 1929na economia brasileira e mundial.
• Relacionar a crise de 1929 com o enfraquecimento da democracia
liberal.
• Operar com os conceitos: regime totalitário, regime autoritário,
democracia liberal.
• Identificar e analisar por meio de dados quantitativos (dados
censitários na forma de gráficos e tabelas) impactos do processo de industrialização/
urbanização, imigração sobre a organização do trabalho e práticas sociais e
políticas no Brasil.
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A Segunda Grande
Guerra
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• Analisar charges que contextualizam a antevéspera da guerra.
• Caracterizar a ideologia nazista através da análise de discursos de
seus defensores.
• Analisar filmes, documentários, sobre o desenrolar da guerra.
• Analisar filmes, poemas, músicas, que retratam o impacto das bombas
atômicas, jogadas em Hiroshima e Nagasaki, sobre a consciência mundial.
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Guerra Fria e mundo bipolar
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• Analisar mapas com a situação geopolítica do mundo pós-guerra.
• Contextualizar a construção do Muro de Berlim.
•Analisar filmes sobre a Guerra do Vietnã.
• Situar a Revolução Chinesa no mundo bipolar.
• Situar a Revolução Cubana no contexto da Guerra Fria.
• Situar o Golpe de 1964 e a ditadura militar no Brasil no contexto da
Guerra Fria.
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A queda do Muro de
Berlim
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• Analisar os motivos da derrocada do sistema comunista.
• Analisar o impacto simbólico da queda do Muro de Berlim sobre as
esquerdas no mundo.
• Analisar a configuração geopolítica do mundo após o fim do império
soviético.
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Conflitos no mundo atual
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• Localizar, geograficamente, os principais conflitos no mundo
pós-queda do Muro de Berlim.
• Analisar conflitos contemporâneos que envolvam questões de ordem
étnica – cultural e religiosa.
• Identificar as motivações de conflitos no mundo pós-queda do Muro de
Berlim, por meio de reportagens e análises veiculadas por revistas, sites,
jornais.
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METODOLOGIA
Trabalho em grupo ( )
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Debate ( )
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Pesquisa de campo ( )
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Feira de Cultural ( )
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Aula expositiva dialógica ( )
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Excursão ( )
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Exercícios ( )
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Exposição de Trabalhos ( )
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Mídias ( )
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Leituras ( )
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Atividades em ambiente virtual
( )
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Outros:
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RECURSOS
Caderno do aluno ( )
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Datashow ( )
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Quadro/giz ( )
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Outros:
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Livro didático ( )
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Jornais, revistas ( )
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Mídias ( )
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Computador ( )
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AVALIAÇÃO
Diagnóstica ( )
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Outros:
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Oral ( )
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Escrita ( )
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Atitudinal ( )
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Virtual ( )
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BIBLIOGRAFIA
Livro adotado – (Listar)
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Blog SRE ( )
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CBC ( )
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Outros:
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Orientações Pedagógicas( )
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Roteiro de Atividades( )
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CRV ( )
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MARIA HELENA DE PAULA MOREIRA
SUPERVISORA PEDAGÓGICA/2014
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