PLANEJAMENTO ANUAL 2014
Fonte:
Conteúdos Básicos Comuns (CBC) de História do Ensino Médio (pautado no CBC –
Reinventando o Ensino Médio).
Escola: Escola Estadual Joaquim Delgado de Paiva Turma: ______ Disciplina: História
Professor:_________________________________ Ano de Escolaridade: 3º ano do Ensino
Médio
Número de aulas semanais:
Número de aulas anuais:
Eixo/Tema
|
Tópico(s)
|
Habilidade(s)
|
CH
|
Conteúdos,
Recursos e Estratégicas Didáticas
|
Avaliação
|
Período /
Bimestre
|
Eixo Temático III: A Construção da Cidadania no
Mundo Burguês
Tema 1: Democracia e Cidadania no Brasil
Republicano
|
Partidos políticos e a
democracia institucional
no Brasil
|
• Problematizar a “política do café com leite” e
a prática do liberalismo na Primeira República.
• Caracterizar o sistema político-partidário no
período constitucional de Vargas no Brasil.
• Comparar o funcionamento político no “Estado
Novo” e na ditadura militar pós-1964.
• Caracterizar os partidos políticos brasileiros
depois de 1984
• Investigar por meio de depoimentos na
comunidade as diversas visões a respeito dos programas e ações dos partidos
políticos.
|
50
|
|
|
|
Do Estado do Bem-Estar
Social ao
desenvolvimento das
políticas de assistência e
inclusão social
|
• Analisar as revoltas populares e movimentos operários
e seu papel no surgimento do Estado do Bem-Estar Social.
• Analisar o movimento operário no Brasil da 1ª.
República.
• Analisar a legislação trabalhista do período
Vargas.
• Identificar continuidades e rupturas entre o
trabalhismo e o novo sindicalismo.
• Ler e escrever textos sobre a abertura do
mercado brasileiro para o capital estrangeiro: do nacional-desenvolvimentismo
à implementação de políticas neoliberais.
• Debater, por meio do exame de jornais,
revistas, dados censitários, os impactos das políticas públicas de
assistência e de inclusão social sobre a realidade social.
• Discutir o papel das ONGs no mundo atual.
|
|
|
|
||
A redemocratização do
Brasil
|
• Produzir síntese histórica do processo de
redemocratização do Brasil (Movimento pela Anistia, greves do ABC, Movimento
Diretas-Já, eleição indireta de Tancredo Neves, Constituição de 1988),
utilizando diferentes fontes: escrita, oral, iconográfica, artística, etc.
• Discutir a criação e os trabalhos da Comissão
Nacional da Verdade.
• Operar com o conceito de democracia no mundo
atual.
|
|
|
|||
A cidadania no mundo
atual
|
• Operar com os conceitos de cidadania no mundo
atual (em sua forma expandida, envolvendo meio ambiente, direito de minorias,
justiça social,
participação direta nas políticas públicas, etc.)
e suas relações com o contexto de seu surgimento no mundo moderno (Revolução
Francesa).
|
Roteiro de Atividades 22 CRV - Investigar por meio de
depoimentos na comunidade as diversas visões a respeito dos programas e ações
dos partidos políticos e sindicatos.
|
|
|
||
O movimento indígena no
Brasil hoje
|
• Analisar notícias sobre a situação dos grupos
indígenas no Brasil e suas reivindicações.
• Compreender a relação natureza-cultura entre os
povos indígenas.
• Discutir a situação dos índios integrados e
assimilados à sociedade brasileira e as dificuldades de integração.
• Interpretar os conflitos entre fazendeiros e
grupos indígenas.
|
|
|
|
||
O movimento negro no
Brasil hoje
|
• Identificar as principais reivindicações e
estratégias adotadas pelo movimento negro no Brasil.
• Analisar e problematizar a ideia da existência
de uma democracia racial no Brasil.
|
|
|
|
||
Tema 2: Demarcação de Territórios de Identidades
Sócio-Culturais
|
Contestações político/culturais
na década de
1960
|
• Operar com o conceito de contracultura.
• Contextualizar o surgimento do movimento da
contracultura da década de 1960.
• Identificar as principais manifestações da
contracultura na década de 1960.
• Analisar músicas, filmes, poemas significativos
das reivindicações do movimento da contracultura.
• Analisar o contexto do surgimento do movimento
feminista contemporâneo nos EUA.
• Contextualizar o surgimento do Movimento pelos
Direitos Civis nos EUA.
• Analisar músicas, poemas, que expressem o olhar
do movimento tropicalista sobre o Brasil.
|
30
|
|
|
|
Indústria cultural x
identidades culturais
|
• Analisar a diluição das fronteiras econômicas
no mundo globalizado, em contraposição à busca de afirmação das identidades
culturais locais.
• Analisar manifestações de diluição de
fronteiras culturais e identitárias no mundo da comunicação virtual.
|
|
|
|
||
Fundamentalismos
étnicos e religiosos : o
choque entre o
multiculturalismo e a
intolerância
|
• Operar com conceitos ligados às convenções históricas
(mundo contemporâneo, mundo pós- moderno).
• Operar com os conceitos de etnia, cultura,
fundamentalismo, multiculturalismo e alteridade.
• Analisar filmes de diferentes nacionalidades,
como fontes históricas, contextualizando seu local/tempo de produção e
observando as especificidades desse tipo de linguagem.
|
|
|
|
||
A História sendo feita
|
• Analisar notícias das várias mídias atuais
sobre a cidade, o Brasil e o mundo.
• Investigar eventos através dos recursos da
história oral e entrevistas filmadas.
|
|
|
|
METODOLOGIA
Trabalho em grupo ( )
|
Debate ( )
|
Pesquisa de campo ( )
|
Feira de Cultural ( )
|
Aula expositiva dialógica ( )
|
Excursão ( )
|
Exercícios ( )
|
Exposição de Trabalhos ( )
|
Mídias ( )
|
Leituras ( )
|
Atividades em ambiente virtual ( )
|
Outros:
|
RECURSOS
Caderno do aluno ( )
|
Datashow ( )
|
|
Quadro/giz ( )
|
Outros:
|
|
Livro didático ( )
|
||
Jornais, revistas ( )
|
||
Mídias ( )
|
||
Computador ( )
|
AVALIAÇÃO
Diagnóstica ( )
|
Outros:
|
Oral ( )
|
|
Escrita ( )
|
|
Atitudinal ( )
|
|
Virtual ( )
|
BIBLIOGRAFIA
Livro adotado – (Listar)
|
Blog SRE ( )
|
|
CBC ( )
|
Outros:
|
|
Orientações
Pedagógicas( )
|
||
Roteiro de Atividades( )
|
||
CRV ( )
|
MARIA HELENA DE PAULA MOREIRA
SUPERVISORA PEDAGÓGICA/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário