terça-feira, 25 de março de 2014

Planejamento Anual de História - 3º ano do Ensino Médio - Pautado no CBC - Reiventando o Ensino Médio


 

PLANEJAMENTO ANUAL 2014

 Fonte: Conteúdos Básicos Comuns (CBC) de História do Ensino Médio (pautado no CBC – Reinventando o Ensino Médio).

 

Escola: Escola Estadual Joaquim Delgado de Paiva                      Turma: ______        Disciplina: História

Professor:_________________________________      Ano de Escolaridade: 3º ano do Ensino Médio

Número de aulas semanais:

Número de aulas anuais:

 

Eixo/Tema
Tópico(s)
Habilidade(s)
CH
Conteúdos,
Recursos e Estratégicas Didáticas
Avaliação
Período /
Bimestre
Eixo Temático III: A Construção da Cidadania no Mundo Burguês
 
Tema 1: Democracia e Cidadania no Brasil Republicano
Partidos políticos e a
democracia institucional
no Brasil
• Problematizar a “política do café com leite” e a prática do liberalismo na Primeira República.
• Caracterizar o sistema político-partidário no período constitucional de Vargas no Brasil.
• Comparar o funcionamento político no “Estado Novo” e na ditadura militar pós-1964.
• Caracterizar os partidos políticos brasileiros depois de 1984
• Investigar por meio de depoimentos na comunidade as diversas visões a respeito dos programas e ações dos partidos políticos.
50
 
 
Do Estado do Bem-Estar
Social ao
desenvolvimento das
políticas de assistência e
inclusão social
• Analisar as revoltas populares e movimentos operários e seu papel no surgimento do Estado do Bem-Estar Social.
• Analisar o movimento operário no Brasil da 1ª. República.
• Analisar a legislação trabalhista do período Vargas.
• Identificar continuidades e rupturas entre o trabalhismo e o novo sindicalismo.
• Ler e escrever textos sobre a abertura do mercado brasileiro para o capital estrangeiro: do nacional-desenvolvimentismo à implementação de políticas neoliberais.
• Debater, por meio do exame de jornais, revistas, dados censitários, os impactos das políticas públicas de assistência e de inclusão social sobre a realidade social.
• Discutir o papel das ONGs no mundo atual.
 
 
 
 
 
 
 
A redemocratização do
Brasil
• Produzir síntese histórica do processo de redemocratização do Brasil (Movimento pela Anistia, greves do ABC, Movimento Diretas-Já, eleição indireta de Tancredo Neves, Constituição de 1988), utilizando diferentes fontes: escrita, oral, iconográfica, artística, etc.
• Discutir a criação e os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade.
• Operar com o conceito de democracia no mundo atual.
 
 
A cidadania no mundo
atual
• Operar com os conceitos de cidadania no mundo atual (em sua forma expandida, envolvendo meio ambiente, direito de minorias, justiça social,
participação direta nas políticas públicas, etc.) e suas relações com o contexto de seu surgimento no mundo moderno (Revolução Francesa).
 
 
 
Roteiro de Atividades 22 CRV - Investigar por meio de depoimentos na comunidade as diversas visões a respeito dos programas e ações dos partidos políticos e sindicatos.
 
 
O movimento indígena no
Brasil hoje
• Analisar notícias sobre a situação dos grupos indígenas no Brasil e suas reivindicações.
• Compreender a relação natureza-cultura entre os povos indígenas.
• Discutir a situação dos índios integrados e assimilados à sociedade brasileira e as dificuldades de integração.
• Interpretar os conflitos entre fazendeiros e grupos indígenas.
 
 
 
O movimento negro no
Brasil hoje
• Identificar as principais reivindicações e estratégias adotadas pelo movimento negro no Brasil.
• Analisar e problematizar a ideia da existência de uma democracia racial no Brasil.
 
 
 
Tema 2: Demarcação de Territórios de Identidades Sócio-Culturais
Contestações político/culturais
na década de
1960
• Operar com o conceito de contracultura.
• Contextualizar o surgimento do movimento da contracultura da década de 1960.
• Identificar as principais manifestações da contracultura na década de 1960.
• Analisar músicas, filmes, poemas significativos das reivindicações do movimento da contracultura.
• Analisar o contexto do surgimento do movimento feminista contemporâneo nos EUA.
• Contextualizar o surgimento do Movimento pelos Direitos Civis nos EUA.
• Analisar músicas, poemas, que expressem o olhar do movimento tropicalista sobre o Brasil.
30
 
 
 
 
Indústria cultural x
identidades culturais
• Analisar a diluição das fronteiras econômicas no mundo globalizado, em contraposição à busca de afirmação das identidades culturais locais.
• Analisar manifestações de diluição de fronteiras culturais e identitárias no mundo da comunicação virtual.
 
 
 
Fundamentalismos
étnicos e religiosos : o
choque entre o
multiculturalismo e a
intolerância
• Operar com conceitos ligados às convenções históricas (mundo contemporâneo, mundo pós- moderno).
• Operar com os conceitos de etnia, cultura, fundamentalismo, multiculturalismo e alteridade.
• Analisar filmes de diferentes nacionalidades, como fontes históricas, contextualizando seu local/tempo de produção e observando as especificidades desse tipo de linguagem.
 
 
 
A História sendo feita
• Analisar notícias das várias mídias atuais sobre a cidade, o Brasil e o mundo.
• Investigar eventos através dos recursos da história oral e entrevistas filmadas.
 
 
 

 

METODOLOGIA

Trabalho em grupo ( )
Debate ( )
Pesquisa de campo ( )
Feira de Cultural ( )
Aula expositiva dialógica ( )
Excursão ( )
Exercícios ( )
Exposição de Trabalhos ( )
Mídias ( )
Leituras ( )
Atividades em ambiente virtual ( )
Outros:

 

 

 RECURSOS

Caderno do aluno ( )
Datashow ( )
Quadro/giz ( )
Outros:
 
Livro didático ( )
 
Jornais, revistas ( )
 
Mídias ( )
 
Computador ( )
 

 

 

 

 

 AVALIAÇÃO

Diagnóstica ( )
Outros:
 
Oral ( )
Escrita ( )
Atitudinal ( )
Virtual ( )

 

 BIBLIOGRAFIA

Livro adotado – (Listar)
Blog SRE ( )
CBC  ( )
Outros:
 
 Orientações Pedagógicas( )
 
Roteiro de Atividades( )
 
 CRV ( )
 

 

MARIA HELENA DE PAULA MOREIRA

SUPERVISORA PEDAGÓGICA/2014

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário