PLANO DE CURSO – ANO 2013
I- IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
CONTEÚDO: CIÊNCIAS   
TURMA: 6º ano     Nº DE AULAS
SEMANAIS: 
PROFESSOR (ES):
II- OBJETIVOS GERAIS:
| 
*Compreender o que é a ciência e como o conhecimento
  cientifico interfere 
 em nossas relações
  com o mundo natural, com o mundo construído e com as 
 outras
  pessoas. 
*Discutir e examinar impactos de ciência e
  tecnologia na sociedade,  
envolvendo dimensões ética, estética, política,
  social, econômica e ambiental. 
*Compreender o mundo em que vivemos de modo a
  orientar as ações em nível 
 individual e
  social. 
*Propor um modo de pensar, de chegar a conclusões
  coerentes a partir de 
 proposições,
  de questionar preconceitos e hipóteses. | 
III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – Tópicos
Obrigatórios 
| 
Programação Anual 6 º ano | ||||
| 
Fonte : Conteúdos Básicos Comuns (CBC) de Ciências do Ensino
   Fundamental | ||||
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Eixo Temático | 
Tema | 
Tópicos | 
Objetivos Específicos | 
Nº de aulas | 
| 
I Ambiente e Vida | 
 1.
  Diversidade da Vida nos Ambientes  | 
1. A Vida nos ecossistemas brasileiros | 
1.0. Identificar ambientes brasileiros
  aquáticos e terrestres, a partir de características de animais e vegetais
  presentes nesses ambientes. | 
4 | 
| 
I Ambiente e Vida | 
 1.
  Diversidade da Vida nos Ambientes  | 
1. A Vida nos ecossistemas brasileiros | 
1.1. Reconhecer a importância da água, do
  alimento da temperatura e da luz nos ambientes. | 
4 | 
| 
I Ambiente e Vida | 
 1.
  Diversidade da Vida nos Ambientes  | 
1. A Vida nos ecossistemas brasileiros | 
1.2. Associar as estruturas e comportamentos
  de adaptação dos seres vivos com os ambientes que esses seres habitam. | 
4 | 
| 
I Ambiente e Vida | 
 1.
  Diversidade da Vida nos Ambientes  | 
1. A Vida nos ecossistemas brasileiros | 
1.3. Reconhecer a adaptação como um conjunto
  de características que aumentam as chances de sobrevivência dos seres vivos. | 
4 | 
| 
I Ambiente e Vida | 
 2:
  Diversidade dos Materiais | 
4. Materiais e suas propriedades | 
4.0. Identificar os conhecimentos químicos
  presentes em atividades do cotidiano. | 
3 | 
| 
I Ambiente e Vida | 
 3:
  Formação e Manejo dos Solos | 
6. Solos: formação,fertilidade e conservação | 
6.0. Associar a formação dos solos com a ação
  do intemperismo e dos seres vivos. | 
4 | 
| 
I Ambiente e Vida | 
 3:
  Formação e Manejo dos Solos | 
6. Solos: formação,fertilidade e conservação | 
6.1. Relacionar a presença de húmus com a
  fertilidade dos solos. | 
4 | 
| 
I Ambiente e Vida | 
 3:
  Formação e Manejo dos Solos | 
6. Solos: formação,fertilidade e conservação | 
6.4. Analisar ações humanas e efeitos de
  intemperismo à erosão do solo. | 
4 | 
| 
I Ambiente e Vida | 
 4:
  Decomposição de Materiais | 
8. Ação de microrganismos na ciclagem de materiais | 
8.1. Examinar o problema do lixo nas
  sociedades modernas e discutir as alternativas. | 
8 | 
| 
I Ambiente e Vida | 
 5:
  Qualidade da Água e Qualidade de Vida | 
9. Disponibilidade e qualidade de água | 
9.0. Identificar em textos e em esquemas a
  natureza cíclica das transformações da água na natureza. | 
4 | 
| 
I Ambiente e Vida | 
 5:
  Qualidade da Água e Qualidade de Vida | 
9. Disponibilidade e qualidade de água | 
9.1. Reconhecer as mudanças de estado da água
  em situações reais. | 
4 | 
| 
I Ambiente e Vida | 
 5:
  Qualidade da Água e Qualidade de Vida | 
9. Disponibilidade e qualidade de água | 
9.4. Descrever as etapas de tratamento, origem
  (captação) e tipo de tratamento. | 
4 | 
| 
I Ambiente e Vida | 
 5:
  Qualidade da Água e Qualidade de Vida | 
9. Disponibilidade e qualidade de água | 
9.5. Avaliar a importância da água tratada
  para o consumo humano. | 
4 | 
| 
I Ambiente e Vida | 
 5:
  Qualidade da Água e Qualidade de Vida | 
10. Doenças de veiculação hídrica | 
10.0. Relacionar, em situações-problema, a
  ocorrência de doenças veiculadas pela água, como a diarréia, à aglomeração
  humana, ao descuido com o saneamento ambiental e à existência de esgoto não
  tratado. | 
8 | 
| 
I Ambiente e Vida | 
 6.Energia nos Ambientes | 
11. Transformações e transferências de energia | 
11.0. Descrever fenômenos e processos em
  termos de transformações e  transferências
  de energia. | 
4 | 
| 
I Ambiente e Vida | 
 6.Energia nos Ambientes | 
12. Obtenção de energia pelos seres vivos:
  fotossíntese, respiração celular e fermentação | 
12.0. Identificar o Sol como fonte básica de
  energia na Terra, a presença de vegetais no início das teias alimentares. | 
3 | 
| 
I Ambiente e Vida | 
 7:
  Evolução dos Seres Vivos | 
13. Fósseis como evidências da evolução | 
13.0. Relacionar informações obtidas através
  do estudo dos fósseis a características da Terra no passado, seus habitantes
  e ambientes. | 
8 | 
| 
II Corpo Humano e Saúde  | 
 8: A
  Dinâmica do Corpo | 
18. Doenças infecciosas e parasitárias | 
18.0. Identificar as doenças humanas comuns
  veiculadas pela água, solo e ar. | 
4 | 
| 
II Corpo Humano e Saúde  | 
 8: A
  Dinâmica do Corpo | 
18. Doenças infecciosas e parasitárias | 
18.1. Relacionar os modos de evitar algumas
  doenças, como verminoses, protozoozes e bacterianas com o saneamento
  ambiental. | 
4 | 
| 
III Construindo modelos | 
 11: O
  Mundo Muito Grande | 
23. A Terra no espaço | 
23.0. Compreender que vivemos na superfície de
  uma Terra que é esférica e se situa no espaço. | 
4 | 
| 
Total de
  Aulas: 90 | 
| 
Avaliação: 12 | 
| 
Total de
  Aulas: 102 | 
IV-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – Tópicos
Complementares
| 
Programação Anual 6 º ano | ||||
| 
Fonte : Conteúdos Básicos Comuns (CBC) de Ciências do Ensino
   Fundamental | ||||
| 
Eixo Temático | 
Tema | 
Tópicos | 
Objetivos Específicos | 
Nº de aulas | 
| 
I Ambiente e Vida | 
2: Diversidade dos Materiais | 
II. O ar – propriedades e composição | 
• Compreender o ar atmosférico como mistura de
  gases.  | 
3 | 
| 
I Ambiente e Vida | 
 2:
  Diversidade dos Materiais | 
II. O ar – propriedades e composição | 
• Reconhecer que o ar exerce pressão em todas
  as direções nos objetos nele inseridos. | 
3 | 
| 
I Ambiente e Vida | 
2: Diversidade dos Materiais | 
II. O ar – propriedades e composição | 
• Explicar fenômenos diversos envolvendo a
  pressão atmosférica e pressão em líquidos. | 
3 | 
| 
I Ambiente e Vida | 
2: Diversidade dos Materiais | 
III. Reciclagem e preservação ambiental | 
• Relacionar a reciclagem dos materiais com a
  preservação ambiental. | 
3 | 
| 
I Ambiente e Vida | 
3: Formação e Manejo dos Solos | 
IV. Técnicas de conservação dos solos | 
• Explicar técnicas de conservação dos solos,
  como plantação em curva de nível, rotação de cultura e de pastagem, correção
  do solo, adubação verde e outras. | 
4 | 
| 
II Corpo Humano e Saúde  | 
8: A Dinâmica do Corpo | 
V. Saúde preventiva | 
• Identificar
  hábitos alimentares saudáveis. | 
4 | 
| 
II Corpo Humano e Saúde  | 
T 9: Sexualidade | 
VI. Mudanças na adolescência | 
• Reconhecer e valorizar hábitos de saúde
  relacionados ä alimentação, exercícios físicos e higiene corporal. | 
4 | 
| 
Total de
  aulas: 24 | ||||
Obs : Os tópicos complementares e respectivos números de
aulas serão ministrados e 
avaliados a critério do professor, de acordo com o
desenvolvimento da turma, priorizando
 os tópicos
obrigatórios.
V- METODOLOGIA 
| 
Trabalho em grupo (   ) | 
Debate (   ) | 
| 
Pesquisa de campo (   ) | 
Feira de Cultural (   ) | 
| 
Aula prática (   ) | 
Excursão (   ) | 
| 
Exercícios (   ) | 
Exposição de Trabalhos
  (   ) | 
| 
Mídias (   ) | 
Leituras (   ) | 
| 
Atividades em ambiente
  virtual (   ) | 
Outros: | 
VI- RECURSOS
| 
Caderno do aluno (   ) | 
Datashow (   ) | 
| 
Quadro/giz (   ) | 
Outros:  | 
| 
Livro didático (   ) | |
| 
Laboratório (   ) | |
| 
Mídias (   ) | |
| 
Computador (   ) | 
Obs.: O uso do livro didático
e sua interface com o CBC
Passos:
1º- Selecionar os eixos temáticos
e temas, tópicos e habilidades, referentes ao ano
 escolar no qual irá lecionar.
2º- Selecionar do livro didático
adotado os textos, experiências, atividades que podem
 ser utilizadas para a concretização do
conteúdo do CBC.
3º- Pesquisar em outros livros
didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes e 
outros materiais as atividades
que podem ser utilizadas para concretizar as habilidades
 selecionadas. 
VII- AVALIAÇÃO
| 
Diagnóstica (   ) | 
Outros:  | 
| 
Oral (   ) | |
| 
Escrita (   ) | |
| 
Atitudinal (   ) | |
| 
Virtual (   ) | 
VIII - BIBLIOGRAFIA
| 
Livro Adotado (Listar) | 
Blog SRE (   ) | 
| 
CBC (   ) | 
Outros: | 
| 
Orientações Pedagógicas
  (   ) | |
| 
Roteiro de Atividades (   ) | |
| 
CRV (   ) | 
 
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