terça-feira, 7 de maio de 2013

Planejamento Anual de Educação Física - 7º ano - De acordo com o CBC - MG


PLANO DE CURSO – ANO 2013

I- IDENTIFICAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA

CONTEÚDO: Educação Física  TURMA: 7º ano      NºDE AULAS SEMANAIS:

PROFESSOR (ES):

II- OBJETIVOS GERAIS
 
• Desenvolver a percepção do corpo em sua totalidade;
• Enfatizar a qualidade de vida como requisito para a vivência corporal plena;
• Explorar as práticas corporais como linguagem;
• Enfatizar a ludicidade como essência da vivência corporal;
• Proporcionar a prática dos esportes em sua totalidade ;
• Explorar a democracia como fundamento do exercício da cidadania;
• Desenvolver a  ética e a estética como princípios norteadores da formação humana.
 

 
III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Programação anual 7º ano  Fonte: CBC Educação Física
Eixo Temático
Tema
Tópico
Objetivos Especcíficos
N° de aulas
1 - Esporte
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
1 –História
1.1. Conhecer a história de cada
modalidade esportiva.
2
1 - Esporte
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
2. Elementos técnicos
Básicos
2.1- Identificar os elementos técnicos
básicos de cada modalidade
4
2.2. Executar os elementos técnicos
básicos de cada modalidade.
2
 
2.3. Aplicar os elementos técnicos básicos de cada modalidade em situações de jogo
2
1 - Esporte
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
3. Táticas das modalidades
esportivas
3.1. Aplicar táticas em situações de jogo
2
3.2. Conhecer as táticas de cada modalidade
2
1 - Esporte
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
 
4. Regra
4.1. Conhecer os objetivos das regras de cada modalidade.
1
 
4.2. Modificar as regras de acordo com as necessidades do grupo, do material e do espaço
2
 
4.3. Aplicar as regras em situações de jogo
1
1 - Esporte
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
 
5. Riscos e benefícios da
prática esportiva
5.1. Conhecer os benefícios da prática de cada modalidade esportiva
1
5.2. Conhecer os riscos presentes em cada modalidade desportiva
1
1 - Esporte
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
6. Diferença entre o esporte educacional, de rendimento e de participação
6.1.  Compreender as diferenças entre os esportes: educacional, de rendimento e de participação
1
6.3. Compreender a possibilidade do esporte como opção de lazer
1
6.4. Diferenciar cooperação e hipercompetitividade no esporte
1
 
 
 
 
1 - Esporte
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
 
 
 
7. Hidratação e vestuário nas práticas esportivas
7.2. Aplicar os conhecimentos sobre a hidratação durante a atividade esportiva
1
7.3. Compreender os benefícios do uso de vestuário adequado para a prática esportiva
1
7.4. Identificar o vestuário adequado para a prática de cada modalidade esportiva
1
1 - Esporte
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
 
8. A inclusão no esporte
8.1. Compreender o esporte na
perspectiva de inclusão/exclusão dos
sujeitos
2
8.2. Reconhecer as possibilidades
corporais de pessoas portadoras de
necessidades especiais nas práticas
esportivas
1
8.3. Compreender o esporte como espaço de respeito às diferenças.
1
8.4. Compreender as influências
históricoculturais na participação da
mulher no esporte
1
1 - Esporte
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
9. A importância do esporte no desenvolvimento de
atitudes e valores éticos e
democráticos
9.1. Identificar o esporte como meio de superação de limitações dos sujeitos
1
9.3. Adotar atitudes éticas em qualquer situação de prática esportiva.
1
2. Jogos e Brincadeiras
Jogos Populares, Jogos Esportivos, Jogos de Raquete Jogos de Salão, Capoeira.
10. O brincar na vida
dos sujeitos
10.1. Compreender a importância das
brincadeiras na vida dos sujeitos.
1
10.2. Diferenciar jogos e brincadeiras de cada tema
2
10.4. Vivenciar jogos e brincadeiras de cada tema
3
10.5. Identificar os jogos e brincadeiras da comunidade local
2
10.6. Identificar as implicações dos jogos eletrônicos e computadorizados na vida dos sujeitos
1
10.7. Identificar valortes éticos nos jogos e brincadeiras
2
2. Jogos e Brincadeiras
Jogos Populares, Jogos Esportivos, Jogos de Raquete Jogos de Salão, Capoeira.
 
11. (Re) construção de
jogos e brincadeiras
11.1. (Re)construir jogos e brincadeiras.
2
11.2. (Re)criar espaços para a vivência de jogos.
2
 
11.3. (Re)criar materiais para a vivência de jogos e brincadeiras
2
2. Jogos e Brincadeiras
Jogos Populares, Jogos Esportivos, Jogos de Raquete Jogos de Salão, Capoeira.
12. Origem e história da capoeira
12.1. Conhecer a origem e a história da capoeira.
1
12.2. Diferenciar a capoeira angola da capoeira regional.
1
2. Jogos e Brincadeiras
Jogos Populares, Jogos Esportivos, Jogos de Raquete Jogos de Salão, Capoeira.
 
13. Elementos básicos
da capoeira
 
13.1. Identificar os elementos básicos da capoeira
1
 
13.2. Vivenciar os elementos básicos da capoeira
2
3. Ginástica
Ginástica Geral, Ginástica de Solo, Movimentos Acrobáticos
 
14. Origem e história da Ginástica
 
14.1. Conhecer a história dos
temas estudados.
1
3. Ginástica
Ginástica Geral, Ginástica de Solo, Movimentos Acrobáticos
 
15. Características da Ginástica
15.1. Conhecer características de
cada modalidade de ginástica.
1
15.2. Vivenciar elementos
ginásticos de cada modalidade.
3
3. Ginástica
Ginástica Geral, Ginástica de Solo, Movimentos Acrobáticos
 
16. A Ginástica como promotora de
saúde, lazer e qualidade de vida
16.1. Compreender os benefícios
dos exercícios físicos na promoção
da saúde e qualidade de vida;
1
16.4. Compreender a relação entre exercício físico, crescimento e postura
1
4.Ginástica
Ginástica Geral, Ginástica de Solo, Movimentos Acrobáticos
17. Alimentação a Atividade Física
 
17.1. Compreender a relação entre a alimentação e a prática de atividade física
1
 
4.Dança e Movimentos Expressivos
Dança Criativa, Dramatização, Pantomima
18. Elementos constitutivos da dança: forma, espaço e tempo
18.1. Vivenciar os elementos constitutivos da dança
1
18.2. Identificar os elementos constitutivos da dança
1
4.Dança e Movimentos Expressivos
Dança Criativa, Dramatização, Pantomima
 
19. O corpo na dança e
nos movimentos
expressivos
19.2. Articular o gesto com sons e ritmos produzidos pelo próprio corpo, por diferentes
objetos e instrumentos musicais
1
19.3. Expressar sentimentos e idéias
utilizando as múltiplas linguagens do corpo
1
19.4. Conhecer as possibilidades do corpo na dança: impulsionar, dobrar, flexionar, contrair, elevar, alongar, relaxar, dentre outras
1
4.Dança e Movimentos Expressivos
Dança Criativa, Dramatização, Pantomima
20. Criação e
improvisação
20.1. Vivenciar processos de criação e improvisação
1
20.2. Compor pequenas coreografias a partir de temas, materiais ou músicas
4.Dança e Movimentos Expressivos
Dança Criativa, Dramatização, Pantomima
21. A diversidade cultural
nas danças brasileiras
21.2. Vivenciar diferentes manifestações da dança.
1
4.Dança e Movimentos Expressivos
Dança Criativa, Dramatização, Pantomima
23. Dança como meio de desenvolvimento de valores e atitudes
23.1. Compreender a dança como meio de desenvolvimento de valores a titudes (afetividade, confiança, criatividade, sensibilidade, respeito às diferenças e inclusão)
1
4.Dança e Movimentos Expressivos
Dança Criativa, Dramatização, Pantomima
24. Dança e relações de gênero
24.2. Compreender as relações sociais entre homens e mulheres na dança
1
Total de Aulas:
     69

 

OBS.:
·         Para a complementação das 80 aulas anuais , cada professor poderá utilizar os tópicos complementares estipulados pelo CBC, visto que os tópicos obrigatórios já estão contemplados neste planejamento.
 

 
IV- METODOLOGIA

Trabalho em grupo (   )
Debate (   )
Pesquisa de campo (   )
Feira de Cultural (   )
Aula expositiva dialógica (   )
Excursão (   )
Exercícios (   )
Exposição de Trabalhos (   )
Mídias (   )
Leituras (   )
Atividades em ambiente virtual (   )
Outros:

 

V- RECURSOS

Caderno do aluno (   )
Datashow (   )
Quadro/giz (   )
Outros:
Livro didático (   )
Jornais, revistas (   )
 
Mídias (   )
 
Computador (   )
 

 

Obs.: O uso do livro didático e sua interface com o CBC

Passos:

1º- Selecionar os eixos temáticos e temas, tópicos e habilidades, referentes ao

 ano escolar no qual irá lecionar.

2º- Selecionar do livro didático adotado os textos, mapas, atividades que podem

ser utilizadas para a concretização do conteúdo do CBC.

3º- Pesquisar em outros livros didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes e

 outros materiais as atividades que podem ser utilizadas para concretizar as

 habilidades selecionadas.


VI- AVALIAÇÃO

Diagnóstica (   )
Outros:
Oral (   )
Escrita (   )
Atitudinal (   )
 
Virtual (   )
 

 

VII - BIBLIOGRAFIA

Livro Adotado (Listar)
 
Blog SRE (   )
CBC (   )
Outros:
Orientações Pedagógicas (   )
Roteiro de Atividades (   )
CRV (   )
 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário