Plano de curso 2013
I. IDENTIFICAÇÃO
| 
   
ESCOLA
  ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA 
 | 
 |||
| 
   | 
  
   | 
 ||
| 
   
CONTEÚDO: 
 | 
  
   
GEOGRAFIA 
 | 
  
   
TURMA: 9º
  ANO 
 | 
  
   
N° DE
  AULAS SEMANAIS: 
 | 
 
| 
   
PROFESSOR (ES): 
 | 
  
   | 
 ||
II. OBJETIVOS GERAIS
| 
   
·        
  Investigar
  fenômenos socioespaciais; 
·        
  Apreender
  a realidade sob o ponto de vista da espacialidade complexa; 
·        
  Compreender
  as práticas que sustentam o espaço geográfico como um espaço indissociável de
  objetos e ações; 
·        
  Analisar
  o papel e as possibilidades das práticas sociais na configuração do espaço
  geográfico, entendendo-o como produto de práticas espaciais; 
·        
  Possibilitar
  o estabelecimento de outras práticas espaciais percebendo-o como usuário do
  espaço nas práticas cotidianas do lugar; 
·        
  Auxiliar
  os alunos na construção da autonomia de pensar, no exercício do pensamento
  complexo e na busca de respostas para soluções de problemas locais, regionais
  e internacionais. 
·        
  Desenvolver
  um raciocínio geográfico complexo e, com ele, atitudes que sustentam uma nova
  lógica e uma nova ética ambiental e social;] 
·        
  Compreender
  a realidade implícita entre a lógica do consumo, consumismo e cidadania,
  formando atitudes e valores com vistas à construção de sociedades
  sustentáveis; 
·        
  Compreender
  a importância do desenvolvimento de habilidades relacionadas ao tratamento da
  informação na reflexão e ação cotidiana do espaço globalizado; 
·        
  Estabelecer
  outras práticas espaciais fazendo com que o aluno se perceba como usuário do
  espaço nas práticas cotidianas do lugar. 
 | 
 
III. DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
| 
   
TÓPICOS OBRIGATÓRIOS 
 | 
 
| 
    
Eixo temático 
 | 
   
    
Tema 
 | 
   
    
Tópico/Habilidade 
 | 
   
    
Objetivos Específicos 
 | 
   
    
N° de aulas 
 | 
  
| 
   
1 - Geografias do Cotidiano 
 | 
  
   
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer 
 | 
  
   
3 - Cidadania e direitos sociais 
 | 
  
   
Ler e interpretar em mapas, dados e tabelas os
  avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo 
 | 
  
   
4 
 | 
 
| 
   
1 - Geografias do Cotidiano 
 | 
  
   
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer 
 | 
  
   
4 - Lazer 
 | 
  
   
Explicar o lazer na sociedade atual tendo como
  referência a mundialização de fenômenos econômicos, tecnológicos e culturais 
 | 
  
   
6 
 | 
 
| 
   
1 - Geografias do Cotidiano 
 | 
  
   
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer 
 | 
  
   
6 - Redes e circulação 
 | 
  
   
Reconhecer as redes que possibilitam a
  circulação de informações, mercadorias e pessoas 
 | 
  
   
6 
 | 
 
| 
   
3 - Globalização e regionalização no mundo
  contemporâneo 
 | 
  
   
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas
  regionalizações 
 | 
  
   
11 - Regionalização e mercados 
 | 
  
   
Reconhecer nas formas de produção regional o
  desenvolvimento desigual do território brasileiro 
 | 
  
   
6 
 | 
 
| 
   
3 - Globalização e regionalização no mundo
  contemporâneo 
 | 
  
   
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas
  regionalizações 
 | 
  
   
13 - Revolução técnico-científica 
 | 
  
   
Compreender e aplicar noções e conceitos
  básicos relacionados aos sistemas técnicos em suas múltiplas temporalidades 
 | 
  
   
2 
 | 
 
| 
   
Ler e interpretar textos, documentos, vídeos
  que discutem avanço técnico e a pesquisa científica da terceira revolução
  industrial 
 | 
  
   
2 
 | 
 |||
| 
   
3 - Globalização e regionalização no mundo
  contemporâneo 
 | 
  
   
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas
  regionalizações 
 | 
  
   
14 - Redes técnicas das telecomunicações 
 | 
  
   
Reconhecer a velocidade e eficiência dos
  transportes e da comunicação em decorrência do desenvolvimento técnico
  científico e processo de globalização em curso 
 | 
  
   
4 
 | 
 
| 
   
3 - Globalização e regionalização no mundo
  contemporâneo 
 | 
  
   
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas
  regionalizações 
 | 
  
   
Diferenciar os processos de tecnificação do
  espaço em suas temporalidades 
 | 
  
   
6 
 | 
 |
| 
   
3 - Globalização e regionalização no mundo
  contemporâneo 
 | 
  
   
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas
  regionalizações 
 | 
  
   
Compreender a modernização resultante da
  revolução tecnológica, seus conflitos e contradições, gerados na forma como
  se distribuem seus benefícios pela humanidade 
 | 
  
   
6 
 | 
 |
| 
   
3 - Globalização e regionalização no mundo
  contemporâneo 
 | 
  
   
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas
  regionalizações 
 | 
  
   
15- Fragmentação 
 | 
  
   
Mapear as áreas de exclusão utilizando textos,
  gráficos, tabelas, mapas temáticos para analisar as regiões em conflito no
  mundo 
 | 
  
   
8 
 | 
 
| 
   
3 - Globalização e regionalização no mundo
  contemporâneo 
 | 
  
   
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas
  regionalizações 
 | 
  
   
Analisar os fenômenos culturais, ambientais e
  econômicos que conferem identidade às manifestações de regionalização e
  fragmentação no espaço mundial 
 | 
  
   
6 
 | 
 |
| 
   
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária 
 | 
  
   
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade 
 | 
  
   
17 - Indústria e meio ambiente 
 | 
  
   
Identificar e avaliar o comportamento das
  empresas diante da necessidade de se utilizar processos ambientalmente mais
  sustentáveis, tais como, o uso do solo, do subsolo, das águas 
 | 
  
   
4 
 | 
 
| 
   
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária 
 | 
  
   
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade 
 | 
  
   
17 - Indústria e meio ambiente 
 | 
  
   
Identificar e analisar os fatores
  geoestratégicos que vêm determinando os espaços inteligentes da indústria de
  alta tecnologia e suas novas exigências socioculturais 
 | 
  
   
6 
 | 
 
| 
   
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária 
 | 
  
   
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade 
 | 
  
   
19 - Agenda 21  
 | 
  
   
Conhecer na Agenda XXI, a importância de suas
  diretrizes, na construção de sociedades sustentáveis 
 | 
  
   
3 
 | 
 
| 
   
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária 
 | 
  
   
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade 
 | 
  
   
Analisar as políticas públicas que compõem o
  Programa Nacional da Biodiversidade 
 | 
  
   
3 
 | 
 
| 
   
Total de aulas 
 | 
  
   
72 
 | 
 
OBS.:
·        
A numeração acima segue os
parâmetros estabelecidos no CBC de
 Geografia, a fim de facilitar a compreensão do
professor e a relação
 com os tópicos do próprio CBC.
·        
As habilidades e os objetivos
específicos acima são conteúdos obrigatórios,
 devendo-se observar o número de aulas
destinadas a cada um.
·        
Para a complementação das 120 aulas anuais (para professores com 3
 aulas semanais), cada professor poderá
escolher os conteúdos dos tópicos
 complementares estipulados pelo CBC, visto que
os tópicos obrigatórios
 já estão contemplados neste planejamento.
·        
Os
tópicos obrigatórios devem ser prioridade no ensino, reservando os
 tópicos complementares (em anexo) para
aprofundamento quando o 
tempo permitir.
·        
Cartografia – Deve ser desenvolvida utilizando fundos de mapa em
todas as habilidades e
conteúdos, resguardando a capacidade do
 estudante de localizar e entender o que está
localizando. Ex:
 trabalhamos com imagens de lugares e tempos
diferentes e 
posteriormente
identificamos tais lugares num fundo de mapa. Em
 cartografia deve-se evitar que os estudantes
preencham um mapa de
 continente com o nome de todos os países em
uma mesma aula, 
porque assim ele não estará
relacionando a localização com um 
fenômeno dificultando sua
memorização. É sempre indicado ir
 construindo o mapa aos poucos, durante cada
estudo. Ex: ao estudar
 os conflitos em um continente eles
localizariam primeiro esses países.
 O mesmo pode ser feito quando estiverem
estudando as dificuldades
 naturais de uma região. 
·        
Distribuição dos Continentes - Europa,
Ásia e Oceania sempre
 relacionados com o Brasil e o município.
(anexo I) III. DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 
| 
   
TÓPICOS COMPLEMENTARES 
 | 
 
| 
    
Eixo temático 
 | 
   
    
Tema 
 | 
   
    
Tópico/Habilidade 
 | 
   
    
Objetivos Específicos 
 | 
  
| 
   
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações
  Espaço-Culturais 
 | 
  
   
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro 
 | 
  
   
VII - Sistemas técnicos 
 | 
  
   
Reconhecer nos fenômenos espaciais contemporâneos os sistemas técnicos
  que sinalizam para uma transformação das vivências cotidianas da sociedade de
  consumo. 
 | 
 
| 
   
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações
  Espaço-Culturais 
 | 
  
   
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro 
 | 
  
   
VIII - Paisagem cultural 
 | 
  
   
Reconhecer, em dimensão multiescalar, diferentes paisagens culturais
  distinguindo-as em sua singularidade. 
 | 
 
| 
   
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo 
 | 
  
   
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações 
 | 
  
   
XI - Fronteiras 
 | 
  
   
Identificar e mapear as fronteiras políticas, raciais, econômicas,
  religiosas, linguísticas, localizando suas territorialidades e
  desterritorialidades. 
 | 
 
| 
   
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo 
 | 
  
   
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações 
 | 
  
   
Problematizar as questões raciais, políticas, religiosas e de gênero
  analisando suas repercussões em escala nacional, local e internacional. 
 | 
 |
| 
   
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo 
 | 
  
   
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações 
 | 
  
   
XII - Impactos ambientais e sustentabilidade 
 | 
  
   
Identificar o uso sustentável dos recursos naturais e culturais por
  empresas que atuam no terceiro setor, modificando o comportamento empresarial
  diante da necessidade de processos ambientalmente mais sustentáveis. 
 | 
 
| 
   
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo 
 | 
  
   
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações 
 | 
  
   
XIII - Território e redes 
 | 
  
   
Identificar o conceito de território explicando-o através das noções
  de exclusão, marginalização, segregação, identidade, relacionando-o à
  complexidade das cotidianos das cidades em suas divisões e demarcações
  espaciais 
 | 
 
| 
   
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo 
 | 
  
   
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações 
 | 
  
   
XIII - Território e redes 
 | 
  
   
Compreender o papel das redes virtuais na vida dos adolescentes e
  analisar a exclusão e a inclusão digital. 
 | 
 
| 
   
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo 
 | 
  
   
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações 
 | 
  
   
XIV - Globalização 
 | 
  
   
Ler, analisar e interpretar s códigos específicos da Geografia (mapas,
  gráficos, tabelas etc.), na representação dos fatos e fenômenos relacionados
  À globalização política, econômica e cultural. 
 | 
 
| 
   
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo 
 | 
  
   
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações 
 | 
  
   
Selecionar temas e aspectos da espacialidade das cidades que informam
  as transformações sob a ótica da globalização. 
 | 
 |
| 
   
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo 
 | 
  
   
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações 
 | 
  
   
Analisar e comparar as singularidades e generalidades de cada lugar,
  paisagem, território, região no processo de globalização. 
 | 
 |
| 
   
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo 
 | 
  
   
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações 
 | 
  
   
XV - Diversidade cultural 
 | 
  
   
Localizar, identificar e descrever os fenômenos relevantes da paisagem
  cultural que se expressam no movimento da globalização. 
 | 
 
| 
   
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo 
 | 
  
   
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações 
 | 
  
   
Reconhecer os fenômenos culturais que explicam as identidades
  regionais de vários povos da Terra avaliando-os em relação à sua extinção e
  descaracterização do modo de vida. 
 | 
 |
| 
   
IV - Meio Ambiente e Cidadania planetária 
 | 
  
   
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade 
 | 
  
   
XVII - Ordem Ambiental Internacional 
 | 
  
   
Explicar, no contexto do Protocolo de Kyoto, as vantagens de países
  emergentes, como o Brasil, participarem do Programa "Seqüestro de
  Carbono". 
 | 
 
| 
   
IV - Meio Ambiente e Cidadania planetária 
 | 
  
   
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade 
 | 
  
   
Identificar as políticas estabelecidas pela Conferência das Nações
  Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - CNUMAD - sobre mudanças
  climáticas avaliando os resultados do Protocolo de Kyoto em nível nacional e
  planetário. 
 | 
 |
| 
   
IV - Meio Ambiente e Cidadania planetária 
 | 
  
   
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade 
 | 
  
   
XVII - Ordem Ambiental Internacional 
 | 
  
   
Explicar a importância da Conferência das Nações Unidas para o Meio
  Ambiente e o Desenvolvimento - CNUMAD - na difusão da temática ambiental em
  nível planetário e como sistematizadora de uma ordem ambiental que regula as
  ações humanas e os impactos gerados por ela no ambiente 
 | 
 
| 
   
IV - Meio Ambiente e Cidadania planetária 
 | 
  
   
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade 
 | 
  
   
XVIII - Políticas públicas e meio ambiente no Brasil 
 | 
  
   
Explicar a questão da biosegurança no âmbito da CNUMAD avaliando seus
  avanços e retrocessos no cenário político e científico nacional. 
 | 
 
IV- METODOLOGIA 
| 
   
Trabalho em grupo (  
  ) 
 | 
  
   
Debate (   ) 
 | 
 
| 
   
Pesquisa de campo (  
  ) 
 | 
  
   
Feira de Cultural (  
  ) 
 | 
 
| 
   
Aula expositiva dialógica (   ) 
 | 
  
   
Excursão (   ) 
 | 
 
| 
   
Exercícios (  
  ) 
 | 
  
   
Exposição de Trabalhos (   ) 
 | 
 
| 
   
Mídias (   ) 
 | 
  
   
Leituras (   ) 
 | 
 
| 
   
Atividades em ambiente virtual (   ) 
 | 
  
   
Outros: 
 | 
 
V- RECURSOS
| 
   
Caderno do aluno (  
  ) 
 | 
  
   
Outros: 
 | 
 
| 
   
Datashow (   ) 
 | 
 |
| 
   
Quadro/giz (  
  ) 
 | 
  
   | 
 
| 
   
Livro didático (  
  ) 
 | 
 |
| 
   
Jornais, revistas (  
  ) 
 | 
  
   | 
 
| 
   
Mídias (   ) 
 | 
  
   | 
 
| 
   
Computador (  
  ) 
 | 
  
   | 
 
VI- AVALIAÇÃO
| 
   
Diagnóstica (  
  ) 
 | 
  
   
Outros:  
 | 
 
| 
   
Oral (   ) 
 | 
 |
| 
   
Writing (   ) 
 | 
 |
| 
   
Speaking (   ) 
 | 
  
   | 
 
| 
   
Atitudinal (  
  ) 
 | 
  
   | 
 
VII - BIBLIOGRAFIA
| 
   
Livro Adotado (Listar) 
 | 
 |
| 
   
Blog SRE (   ) 
 | 
  
   
Outros: 
 | 
 
| 
   
CBC (   ) 
 | 
 |
| 
   
Orientações Pedagógicas (   ) 
 | 
 |
| 
   
Roteiro de Atividades (   ) 
 | 
 |
| 
   
CRV (   ) 
 | 
  
   | 
 
Muito bom seu planejamento, parabéns.
ResponderExcluirGostei muito do seu planejamento ,me deu um horizonte para elaborar o meu já que não tenho experiencia.Obrigado.
ResponderExcluir