sexta-feira, 3 de maio de 2013

Planejamento Anual de Ciências - 7º ano - De acordo com o CBC - MG


PLANO DE CURSO – ANO 2013

I- IDENTIFICAÇÃO

 

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA

CONTEÚDO: CIÊNCIAS    TURMA: 7º ano     N°DE AULAS SEMANAIS:

PROFESSOR (ES):


II- OBJETIVOS GERAIS

*Compreender o que é a ciência e como o conhecimento cientifico interfere em nossas relações com o mundo natural, com o mundo construído e com as outras pessoas.
*Discutir e examinar impactos de ciência e tecnologia na sociedade, envolvendo dimensões ética, estética, política, social, econômica e ambiental.
*Compreender o mundo em que vivemos de modo a orientar as ações em nível individual e social.
*Propor um modo de pensar, de chegar a conclusões coerentes a partir de proposições, de questionar preconceitos e hipóteses.
 

 
III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Programação Anual 7 º ano
Fonte : Conteúdos Básicos Comuns (CBC) de Ciências do Ensino Fundamental
Eixo Temático
Tema
Tópicos
Objetivos Específicos
Nº de aulas
I Ambiente e Vida
1. Diversidade da Vida nos Ambientes
2. Critérios de classificação de seres vivos
2.0. Compreender os modos adotados pela ciência para agrupar os seres vivos.
6
I Ambiente e Vida
1. Diversidade da Vida nos Ambientes
2. Critérios de classificação de seres vivos
2.1. Utilizar como características para agrupamento dos seres vivos os seguintes critérios: modo de nutrição, modo de  obtenção de oxigênio, modo de reprodução e tipo de sustentação do corpo.
6
I Ambiente e Vida
1. Diversidade da Vida nos Ambientes
2. Critérios de classificação de seres vivos
2.2. Idéia geral sobre os grandes reinos: Monera, Protista, Fungi, Plantae, Animalia; Plantas medicinais e Vírus.
6
I Ambiente e Vida
 1. Diversidade da Vida nos Ambientes
2. Critérios de classificação de seres vivos
2.3. Reconhecer alguns padrões adaptativos de grandes grupos de animais por meio de exemplares, com ênfase nas relações entre as estruturas adaptativas e suas funções nos modos de vida do animal em seu ambiente.
4
I Ambiente e Vida
 2: Diversidade dos Materiais
4. Materiais e suas propriedades
4.0. Identificar os conhecimentos químicos presentes em atividades do cotidiano.
2
I Ambiente e Vida
 2: Diversidade dos Materiais
5. Reações químicas: ocorrência,identificação e representação
5.0. Reconhecer a ocorrência de uma reação química por meio de evidências e da comparação entre sistemas inicial e final.
2
I Ambiente e Vida
 2: Diversidade dos Materiais
7. Ação de microrganismos na produção de alguns alimentos
7.0. Relacionar os fatores: presença de ar, luz, calor e umidade com o desenvolvimento de microrganismos, e a ação dos microrganismos com transformações dos alimentos, como produção de pães, coalhadas, iogurte, queijos e outros.
3
I Ambiente e Vida
 2: Diversidade dos Materiais
7. Ação de microrganismos na produção de alguns alimentos
7.1. Reconhecer, através da comparação entre sistemas, fatores que alteram a rapidez das reações químicas, como: temperatura, superfície de contato e catalisadores orgânicos e inorgânicos.
3
I Ambiente e Vida
 2: Diversidade dos Materiais
8. Ação de microrganismos na ciclagem de materiais
8.0. Relacionar o lixo com o papel dos microrganismos e de uma ampla fauna (vermes,larvas,insetos, moluscos) na decomposição de alimentos, restos de seres vivos e outros materiais.
4
I Ambiente e Vida
 5: Qualidade da Água e Qualidade de Vida
9. Disponibilidade e qualidade de água
9.3. Reconhecer a importância da água para os seres vivos.
2
I Ambiente e Vida
 6: Energia nos Ambientes
11. Transformações e transferências de energia
11.1. Reconhecer energia armazenada em sistemas (energia potencial gravitacional, energia potencial elástica, energia potencial química).
4
I Ambiente e Vida
 7: Evolução dos Seres Vivos
14. A Seleção natural
14.1. Associar processos de seleção natural à evolução dos seres vivos, a partir de descrições de situações reais.
4
I Ambiente e Vida
 7: Evolução dos Seres Vivos
15. Adaptações reprodutivas dos seres vivos
15.0. Compreender o papel da reprodução sexuada na evolução e diversidade das espécies.
4
I Ambiente e Vida
 7: Evolução dos Seres Vivos
15. Adaptações reprodutivas dos seres vivos
15.1. Diferenciar reprodução sexuada e assexuada.
4
I Ambiente e Vida
 7: Evolução dos Seres Vivos
15. Adaptações reprodutivas dos seres vivos
15.2. Reconhecer diferentes comportamentos de localização e atração de parceiros, compreendendo sua importância evolutiva para a espécie.
4
II Corpo Humano e Saúde
 8: A Dinâmica do Corpo
16. Sistemas do corpo humano e suas integrações
16.0. Identificar alguns sistemas ou órgãos do organismo humano em representações figurativas.
4
II Corpo Humano e Saúde
 8: A Dinâmica do Corpo
16. Sistemas do corpo humano e suas integrações
16.1. Analisar mecanismos de integração de sistemas em situações cotidianas.
4
II Corpo Humano e Saúde
 8: A Dinâmica do Corpo
17. Funções de nutrição no corpo humano
17.0. Reconhecer a importância da passagem de nutrientes e água do tubo digestório para os capilares sangüíneos.
4
II Corpo Humano e Saúde
 8: A Dinâmica do Corpo
17. Funções de nutrição no corpo humano
17.1. Reconhecer a importância do transporte e da absorção dos nutrientes na nutrição humana.
4
II Corpo Humano e Saúde
 8: A Dinâmica do Corpo
17. Funções de nutrição no corpo humano
17.2. Reconhecer que o sangue é composto, principalmente, por água, onde se encontram dissolvidos materiais nutritivos e resíduos metabólicos.
4
II Corpo Humano e Saúde
 8: A Dinâmica do Corpo
17. Funções de nutrição no corpo humano
17.3. Associar a manutenção das condições internas do corpo com a eliminação de resíduos através da urina e do suor.
4
II Corpo Humano e Saúde
 10: Interação do Corpo com Estímulos do Ambiente
22. Luz e visão
22.0. Associar a formação de sombras com a propagação retilínea da luz.
3
II Corpo Humano e Saúde
 10: Interação do Corpo com Estímulos do Ambiente
22. Luz e visão
22.1. Associar a reflexão da luz com as cores dos objetos e com a formação de imagens em espelhos.
3
Total de Aulas. 88
Avaliação: 12
Total de Aulas:100

 

        

IV-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – Tópicos Complementares

 

Programação Anual 7 º ano
Fonte : Conteúdos Básicos Comuns (CBC) de Ciências do Ensino Fundamental
Eixo Temático
Tema
Tópicos
Objetivos Específicos
Nº de aulas
I Ambiente e Vida
 2: Diversidade dos Materiais
II. O ar – propriedades e composição
• Reconhecer a presença de componentes do ar atmosférico em reações químicas como a combustão, fermentação, fotossíntese e respiração celular.
3
II Corpo Humano e Saúde
 8: A Dinâmica do Corpo
V. Saúde preventiva
• Reconhecer os fatores de risco associados às doenças circulatórias e formas de prevenção.
2
II Corpo Humano e Saúde
 8: A Dinâmica do Corpo
V. Saúde preventiva
• Reconhecer fatores ambientais (fumo e poluição) em doenças do sistema respiratório.
2
II Corpo Humano e Saúde
 8: A Dinâmica do Corpo
V. Saúde preventiva
• Examinar problemas no sistema excretor, formas de tratamento e cuidados de prevenção.
2
II Corpo Humano e Saúde
 9.Sexualidade
VI. Mudanças na adolescência
• Reconhecer e discutir mudanças físicas e psicológicas na adolescência.
2
II Corpo Humano e Saúde
 9.Sexualidade
VI. Mudanças na adolescência
• Diferenciar identidade pessoal e coletiva e sua importância na vida em sociedade.
2
II Corpo Humano e Saúde
 10: Interação do Corpo com Estímulos do Ambiente
VII. Produção e percepção de sons
• Identificar a presença de vibração em fenômenos de produção de sons.
3
II Corpo Humano e Saúde
 10: Interação do Corpo com Estímulos do Ambiente
VII. Produção e percepção de sons
• Utilizar o modelo ondulatório para descrever a propagação de sons.
3
Total de Aulas: 19

 

Obs : Os tópicos complementares e respectivos números de aulas serão ministrados

 e avaliados a critério do professor, de acordo com o desenvolvimento da turma,

priorizando os tópicos obrigatórios.

                                                                                                                                                                        
V- METODOLOGIA

Trabalho em grupo (   )
Debate (   )
Pesquisa de campo (   )
Feira de Cultural (   )
Aula prática (   )
Excursão (   )
Exercícios (   )
Exposição de Trabalhos (   )
Mídias (   )
Leituras (   )
Atividades em ambiente virtual (   )
Outros:

 
VI- RECURSOS

Caderno do aluno (   )
Datashow (   )
Quadro/giz (   )
Outros:
Laboratório (   )
Jornais, revistas (   )
 
Mídias (   )
 
Computador (   )
 

 
Obs.: O uso do livro didático e sua interface com o CBC

Passos:

1º- Selecionar os eixos temáticos e temas, tópicos e habilidades, referentes ao ano

 escolar no qual irá lecionar.

2º- Selecionar do livro didático adotado os textos, experiências, atividades que podem

 ser utilizadas para a concretização do conteúdo do CBC.

3º- Pesquisar em outros livros didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes e

 outros materiais as atividades que podem ser utilizadas para concretizar as habilidades

 selecionadas.

 

VII- AVALIAÇÃO

Diagnóstica (   )
Outros:
Oral (   )
Escrita (   )
Atitudinal (   )
 
Virtual (   )
 


VIII - BIBLIOGRAFIA

Livro Adotado (Listar)
Blog SRE (   )
CBC (   )
Outros:
Orientações Pedagógicas (   )
Roteiro de Atividades (   )
CRV (   )
 

 

 

 

 

 

2 comentários:

  1. ÓTIMO SEU BLOG, JÁ VOU USAR O SEU MODELO ESTE ANO, MUITO OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  2. Muito Legal, importante e instrutivo!!!

    ResponderExcluir