Plano de curso 2013
I. IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA
ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
|
|||
|
|
||
CONTEÚDO:
|
GEOGRAFIA
|
TURMA: 7º
ANO
|
N° DE
AULAS SEMANAIS:
|
PROFESSOR (ES):
|
|
||
II. OBJETIVOS GERAIS
·
Investigar
fenômenos socioespaciais;
·
Apreender
a realidade sob o ponto de vista da espacialidade complexa;
·
Compreender
as práticas que sustentam o espaço geográfico como um espaço indissociável de
objetos e ações;
·
Analisar
o papel e as possibilidades das práticas sociais na configuração do espaço
geográfico, entendendo-o como produto de práticas espaciais;
·
Possibilitar
o estabelecimento de outras práticas espaciais percebendo-o como usuário do
espaço nas práticas cotidianas do lugar;
·
Auxiliar
os alunos na construção da autonomia de pensar, no exercício do pensamento
complexo e na busca de respostas para soluções de problemas locais, regionais
e internacionais.
|
III. DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
TÓPICOS OBRIGATÓRIOS
|
Eixo temático
|
Tema
|
Tópico/Habilidade
|
Objetivos Específicos
|
N° de aulas
|
1 - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
1 - Território e territorialidade
|
Compreender no cotidiano as noções de
território e territorialidade, aplicando-as nas situações que produzem a vida
na cidade e no campo
|
6
|
1 - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
2 - Paisagens do Cotidiano
|
Interpretar as paisagens urbanas e rurais em
suas oportunidades de trabalho e lazer valendo-se de imagens/fotos de tempos
diferentes
|
2
|
Reconhecer nos cotidianos da paisagem urbana e
rural o que a cultura e o trabalho conferiram como identidade de um lugar
|
2
|
|||
1 - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
3 - Cidadania e direitos sociais
|
Reconhecer na paisagem urbana e rural, a
cultura, o trabalho e o lazer como identidade de um lugar e direitos à
cidadania
|
3
|
Ler e interpretar em mapas, dados e tabelas os
avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo
|
6
|
|||
1 - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
5 - Segregação espacial
|
Explicar os tipos de relações sociais
existentes no território relacionando-os com os lugares, suas estratégias de
segregação e exclusão das populações marginalizadas
|
4
|
Reconhecer a cidade na sua territorialidade de
bandos, gangues, identificando as demarcações no seu espaço de vivência e
relacionando-os com a singularidade ou generalidade de outros cotidianos
|
4
|
|||
2 - A Sociodiversidade das paisagens e suas
manifestações espaço-culturais
|
2 - Patrimônios ambientais do território
brasileiro
|
7 - Turismo
|
Distinguir parâmetros de turismo sustentável e
insustentável, explicando os impactos em nível sociocultural, socioambiental
e socioeconômico
|
4
|
2 - A Sociodiversidade das paisagens e suas
manifestações espaço-culturais
|
2 - Patrimônios ambientais do território
brasileiro
|
8 - Cultura e natureza
|
Reconhecer a dinâmica cultural moldada em
diferentes paisagens no Brasil e no mundo
|
6
|
2 - A Sociodiversidade das paisagens e suas
manifestações espaço-culturais
|
2 - Patrimônios ambientais do território
brasileiro
|
9 - Sociodiversidade
|
Compreender o conceito de sociodiversidade das
paisagens, identificando-o em sua espacialidade municipal e regional
|
6
|
Identificar, analisar e avaliar o impacto das
transformações culturais nas sociedades tradicionais provocadas pela mudança
nos hábitos de consumo
|
8
|
|||
Identificar em mapas, gráficos e fotos a
população brasileira e mundial, em seu crescimento, tendências e distribuição
|
6
|
|||
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
|
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
|
17 - Indústria e Meio Ambiente
|
Identificar e analisar os fatores
geoestratégicos que vêm determinando os espaços inteligentes da indústria de
alta tecnologia e suas novas exigências socioculturais
|
6
|
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
|
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
|
18 - Cidades sustentáveis
|
Explicar o significado do Orçamento
Participativo, Plano Diretor e o Código de Posturas avaliando as ações de
implementação em seu município
|
4
|
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
|
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
|
18 - Cidades sustentáveis
|
Identificar e explicar os desafios a serem
superados no caminho construtivo de cidades sustentáveis
|
4
|
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
|
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
|
20 - Padrão de produção e consumo
|
Identificar os padrões de produção e consumo
em diversas dimensões escalares avaliando-os sob a ótica da sustentabilidade
|
6
|
Total de aulas
|
77
|
OBS.:
·
A numeração acima segue os
parâmetros estabelecidos no CBC de
Geografia, a fim de facilitar a compreensão do
professor e a relação
com os tópicos do próprio CBC.
·
As habilidades e os objetivos
específicos acima são conteúdos obrigatórios,
devendo-se
observar o número de aulas destinadas a cada um.
·
Para a complementação das 120 aulas anuais (para professores com 3
aulas semanais), cada
professor poderá escolher os conteúdos dos tópicos
complementares estipulados pelo CBC, visto que
os tópicos obrigatórios já
estão contemplados neste planejamento.
·
Os
tópicos obrigatórios devem ser prioridade no ensino, reservando os
tópicos complementares (em anexo) para
aprofundamento quando o
tempo permitir.
·
Cartografia – Deve ser desenvolvida utilizando fundos de mapa em
todas
as habilidades e conteúdos, resguardando a
capacidade do estudante de
localizar e entender o que está localizando.
Ex: trabalhamos com
imagens de lugares e tempos diferentes e
posteriormente identificamos
tais lugares num fundo de mapa. Em cartografia
deve-se evitar que os
estudantes preencham um mapa de continente com
o nome de todos
os países em uma mesma aula, porque assim ele
não estará
relacionando a localização com um fenômeno
dificultando sua
memorização. É sempre indicado ir construindo
o mapa aos poucos,
durante cada estudo. Ex: ao estudar os
conflitos em um continente
eles localizariam primeiro
esses países. O mesmo pode ser feito quando
estiverem estudando as dificuldades naturais
de uma região.
·
Distribuição
dos Continentes - Sextos e sétimos anos: Brasil e Continente
americano.
(anexo I) III. DEMONSTRATIVO
DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
TÓPICOS COMPLEMENTARES
|
Eixo temático
|
Tema
|
Tópico/Habilidade
|
Objetivos Específicos
|
I - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
II - Espaços de convivência, de trabalho, de lazer: cidade e
urbanidade
|
Interpretar gráficos, fotos e tabelas que expressem fenômenos urbanos
da urbanidade e do entretenimento
|
I - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
Identificar, conhecer e avaliar os laços de identidade da cidade com o
cidadão, as manifestações populares e o trabalho, assim como a falta de
trabalho e a repressão às manifestações, em textos e fotos.
|
|
I - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
III - Patrimônio e ambiente
|
Analisar os impactos advindos das transformações no uso do patrimônio,
propondo soluções para os problemas ambientais urbanos.
|
I - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
IV - Espacialidade
|
Identificar os arranjos espaciais que se manifestam em cotidianos
urbanos sabendo categorizá-los e interpretá-los.
|
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações
Espaço-Culturais
|
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
|
V - Território e territorialidade
|
Identificar as fronteiras culturais do território brasileiro,
localizando-as no mapa
|
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações
Espaço-Culturais
|
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
|
Reconhecer a sociodiversidade da nação da nação brasileira, sua
localização no território e suas formas de manifestação e interação.
|
|
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações
Espaço-Culturais
|
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
|
VI - Populações tradicionais
|
Relacionar o conteúdo legal dos direitos constitucionais garantidos às
populações tradicionais do território brasileiro e seu cumprimento na prática
existencial.
|
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações
Espaço-Culturais
|
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
|
VI - Populações tradicionais
|
Analisar o modo de vida das populações tradicionais à luz dos padrões
de produção e consumo coerentes com uma vida sustentável.
|
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
|
XV - Diversidade cultural
|
Reconhecer os fenômenos culturais que explicam as identidades
regionais de vários povos da Terra avaliando-os em relação à sua extinção e
descaracterização do modo de vida.
|
IV - Meio Ambiente e Cidadania planetária
|
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
|
XVI - Sociedades sustentáveis
|
Avaliar alternativas de combate à exclusão social em nível escalar
referenciando-se em modelos de desenvolvimento social politicamente
sustentáveis.
|
IV - Meio Ambiente e Cidadania planetária
|
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
|
XVIII - Políticas públicas e meio ambiente no Brasil
|
Identificar as políticas públicas do Brasil que regulam o uso e o
consumo de recursos hídricos analisando a atuação dos órgãos governamentais
responsáveis por elas.
|
IV - Meio Ambiente e Cidadania planetária
|
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
|
|
Avaliar as políticas públicas que regulam o comportamento das empresas
em território nacional diante da necessidade de processos ambientalmente mais
sustentáveis.
|
IV- METODOLOGIA
Trabalho em grupo (
)
|
Debate ( )
|
Pesquisa de campo (
)
|
Feira de Cultural (
)
|
Aula expositiva dialógica ( )
|
Excursão ( )
|
Exercícios (
)
|
Exposição de Trabalhos ( )
|
Mídias ( )
|
Leituras ( )
|
Atividades em ambiente virtual ( )
|
Outros:
|
V- RECURSOS
Caderno do aluno (
)
|
Outros:
|
Datashow ( )
|
|
Quadro/giz (
)
|
|
Livro didático (
)
|
|
Jornais, revistas (
)
|
|
Mídias ( )
|
|
Computador (
)
|
|
VI- AVALIAÇÃO
Diagnóstica (
)
|
Outros:
|
Oral ( )
|
|
Writing ( )
|
|
Speaking ( )
|
|
Atitudinal (
)
|
|
VII - BIBLIOGRAFIA
Livro Adotado (Listar)
|
|
Blog SRE ( )
|
Outros:
|
CBC ( )
|
|
Orientações Pedagógicas ( )
|
|
Roteiro de Atividades ( )
|
|
CRV ( )
|
|
Muito bom
ResponderExcluir