Plano de curso 2013
I. IDENTIFICAÇÃO
| 
ESCOLA
  ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA | |||
|  |  | ||
| 
CONTEÚDO: | 
GEOGRAFIA | 
TURMA: 7º
  ANO | 
N° DE
  AULAS SEMANAIS: | 
| 
PROFESSOR (ES): |  | ||
II. OBJETIVOS GERAIS
| 
·        
  Investigar
  fenômenos socioespaciais; 
·        
  Apreender
  a realidade sob o ponto de vista da espacialidade complexa; 
·        
  Compreender
  as práticas que sustentam o espaço geográfico como um espaço indissociável de
  objetos e ações; 
·        
  Analisar
  o papel e as possibilidades das práticas sociais na configuração do espaço
  geográfico, entendendo-o como produto de práticas espaciais; 
·        
  Possibilitar
  o estabelecimento de outras práticas espaciais percebendo-o como usuário do
  espaço nas práticas cotidianas do lugar; 
·        
  Auxiliar
  os alunos na construção da autonomia de pensar, no exercício do pensamento
  complexo e na busca de respostas para soluções de problemas locais, regionais
  e internacionais. | 
III. DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
| 
TÓPICOS OBRIGATÓRIOS | 
| 
Eixo temático | 
Tema | 
Tópico/Habilidade | 
Objetivos Específicos | 
N° de aulas | 
| 
1 - Geografias do Cotidiano | 
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer | 
1 - Território e territorialidade | 
Compreender no cotidiano as noções de
  território e territorialidade, aplicando-as nas situações que produzem a vida
  na cidade e no campo | 
6 | 
| 
1 - Geografias do Cotidiano | 
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer | 
2 - Paisagens do Cotidiano | 
Interpretar as paisagens urbanas e rurais em
  suas oportunidades de trabalho e lazer valendo-se de imagens/fotos de tempos
  diferentes | 
2 | 
| 
Reconhecer nos cotidianos da paisagem urbana e
  rural o que a cultura e o trabalho conferiram como identidade de um lugar | 
2 | |||
| 
1 - Geografias do Cotidiano | 
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer | 
3 - Cidadania e direitos sociais | 
Reconhecer na paisagem urbana e rural, a
  cultura, o trabalho e o lazer como identidade de um lugar e direitos à
  cidadania | 
3 | 
| 
Ler e interpretar em mapas, dados e tabelas os
  avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo | 
6 | |||
| 
1 - Geografias do Cotidiano | 
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer | 
5 - Segregação espacial | 
Explicar os tipos de relações sociais
  existentes no território relacionando-os com os lugares, suas estratégias de
  segregação e exclusão das populações marginalizadas | 
4 | 
| 
Reconhecer a cidade na sua territorialidade de
  bandos, gangues, identificando as demarcações no seu espaço de vivência e
  relacionando-os com a singularidade ou generalidade de outros cotidianos | 
4 | |||
| 
2 - A Sociodiversidade das paisagens e suas
  manifestações espaço-culturais | 
2 - Patrimônios ambientais do território
  brasileiro | 
7 - Turismo | 
Distinguir parâmetros de turismo sustentável e
  insustentável, explicando os impactos em nível sociocultural, socioambiental
  e socioeconômico | 
4 | 
| 
2 - A Sociodiversidade das paisagens e suas
  manifestações espaço-culturais | 
2 - Patrimônios ambientais do território
  brasileiro | 
8 - Cultura e natureza | 
Reconhecer a dinâmica cultural moldada em
  diferentes paisagens no Brasil e no mundo | 
6 | 
| 
2 - A Sociodiversidade das paisagens e suas
  manifestações espaço-culturais | 
2 - Patrimônios ambientais do território
  brasileiro | 
9 - Sociodiversidade | 
Compreender o conceito de sociodiversidade das
  paisagens, identificando-o em sua espacialidade municipal e regional | 
6 | 
| 
Identificar, analisar e avaliar o impacto das
  transformações culturais nas sociedades tradicionais provocadas pela mudança
  nos hábitos de consumo | 
8 | |||
| 
Identificar em mapas, gráficos e fotos a
  população brasileira e mundial, em seu crescimento, tendências e distribuição | 
6 | |||
| 
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária | 
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade | 
17 - Indústria e Meio Ambiente | 
Identificar e analisar os fatores
  geoestratégicos que vêm determinando os espaços inteligentes da indústria de
  alta tecnologia e suas novas exigências socioculturais | 
6 | 
| 
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária | 
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade | 
18 - Cidades sustentáveis | 
Explicar o significado do Orçamento
  Participativo, Plano Diretor e o Código de Posturas avaliando as ações de
  implementação em seu município | 
4 | 
| 
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária | 
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade | 
18 - Cidades sustentáveis | 
Identificar e explicar os desafios a serem
  superados no caminho construtivo de cidades sustentáveis | 
4 | 
| 
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária | 
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade | 
20 - Padrão de produção e consumo | 
Identificar os padrões de produção e consumo
  em diversas dimensões escalares avaliando-os sob a ótica da  sustentabilidade | 
6 | 
| 
Total de aulas | 
77 | 
OBS.:
·        
A numeração acima segue os
parâmetros estabelecidos no CBC de
 Geografia, a fim de facilitar a compreensão do
professor e a relação
 com os tópicos do próprio CBC.
·        
As habilidades e os objetivos
específicos acima são conteúdos obrigatórios, 
devendo-se
observar o número de aulas destinadas a cada um.
·        
Para a complementação das 120 aulas anuais (para professores com 3
aulas semanais), cada
professor poderá escolher os conteúdos dos tópicos
 complementares estipulados pelo CBC, visto que
os tópicos obrigatórios já
 estão contemplados neste planejamento.
·        
Os
tópicos obrigatórios devem ser prioridade no ensino, reservando os
 tópicos complementares (em anexo) para
aprofundamento quando o
 tempo permitir.
·        
Cartografia – Deve ser desenvolvida utilizando fundos de mapa em
todas
 as habilidades e conteúdos, resguardando a
capacidade do estudante de
 localizar e entender o que está localizando.
Ex: trabalhamos com
 imagens de lugares e tempos diferentes e
posteriormente identificamos
 tais lugares num fundo de mapa. Em cartografia
deve-se evitar que os
 estudantes preencham um mapa de continente com
o nome de todos
 os países em uma mesma aula, porque assim ele
não estará
 relacionando a localização com um fenômeno
dificultando sua
 memorização. É sempre indicado ir construindo
o mapa aos poucos,
 durante cada estudo. Ex: ao estudar os
conflitos em um continente 
eles localizariam primeiro
esses países. O mesmo pode ser feito quando
 estiverem estudando as dificuldades naturais
de uma região. 
·        
Distribuição
dos Continentes - Sextos e sétimos anos: Brasil e Continente
 americano.
 (anexo I) III. DEMONSTRATIVO
DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 
| 
TÓPICOS COMPLEMENTARES | 
| 
Eixo temático | 
Tema | 
Tópico/Habilidade | 
Objetivos Específicos | 
| 
I - Geografias do Cotidiano | 
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer | 
II - Espaços de convivência, de trabalho, de lazer: cidade e
  urbanidade | 
Interpretar gráficos, fotos e tabelas que expressem fenômenos urbanos
  da urbanidade e do entretenimento | 
| 
I - Geografias do Cotidiano | 
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer | 
Identificar, conhecer e avaliar os laços de identidade da cidade com o
  cidadão, as manifestações populares e o trabalho, assim como a falta de
  trabalho e a repressão às manifestações, em textos e fotos. | |
| 
I - Geografias do Cotidiano | 
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer | 
III - Patrimônio e ambiente | 
Analisar os impactos advindos das transformações no uso do patrimônio,
  propondo soluções para os problemas ambientais urbanos. | 
| 
I - Geografias do Cotidiano | 
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer | 
IV - Espacialidade | 
Identificar os arranjos espaciais que se manifestam em cotidianos
  urbanos sabendo categorizá-los e interpretá-los. | 
| 
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações
  Espaço-Culturais | 
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro | 
V - Território e territorialidade | 
Identificar as fronteiras culturais do território brasileiro,
  localizando-as no mapa | 
| 
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações
  Espaço-Culturais | 
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro | 
Reconhecer a sociodiversidade da nação da nação brasileira, sua
  localização no território e suas formas de manifestação e interação. | |
| 
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações
  Espaço-Culturais | 
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro | 
VI - Populações tradicionais | 
Relacionar o conteúdo legal dos direitos constitucionais garantidos às
  populações tradicionais do território brasileiro e seu cumprimento na prática
  existencial. | 
| 
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações
  Espaço-Culturais | 
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro | 
VI - Populações tradicionais | 
Analisar o modo de vida das populações tradicionais à luz dos padrões
  de produção e consumo coerentes com uma vida sustentável. | 
| 
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo | 
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações | 
XV - Diversidade cultural | 
Reconhecer os fenômenos culturais que explicam as identidades
  regionais de vários povos da Terra avaliando-os em relação à sua extinção e
  descaracterização do modo de vida. | 
| 
IV - Meio Ambiente e Cidadania planetária | 
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade | 
XVI - Sociedades sustentáveis | 
Avaliar alternativas de combate à exclusão social em nível escalar
  referenciando-se em modelos de desenvolvimento social politicamente
  sustentáveis. | 
| 
IV - Meio Ambiente e Cidadania planetária | 
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade | 
XVIII - Políticas públicas e meio ambiente no Brasil | 
Identificar as políticas públicas do Brasil que regulam o uso e o
  consumo de recursos hídricos analisando a atuação dos órgãos governamentais
  responsáveis por elas. | 
| 
IV - Meio Ambiente e Cidadania planetária | 
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade |  | 
Avaliar as políticas públicas que regulam o comportamento das empresas
  em território nacional diante da necessidade de processos ambientalmente mais
  sustentáveis. | 
IV- METODOLOGIA 
| 
Trabalho em grupo (  
  ) | 
Debate (   ) | 
| 
Pesquisa de campo (  
  ) | 
Feira de Cultural (  
  ) | 
| 
Aula expositiva dialógica (   ) | 
Excursão (   ) | 
| 
Exercícios (  
  ) | 
Exposição de Trabalhos (   ) | 
| 
Mídias (   ) | 
Leituras (   ) | 
| 
Atividades em ambiente virtual (   ) | 
Outros: | 
V- RECURSOS
| 
Caderno do aluno (  
  ) | 
Outros: | 
| 
Datashow (   ) | |
| 
Quadro/giz (  
  ) |  | 
| 
Livro didático (  
  ) | |
| 
Jornais, revistas (  
  ) |  | 
| 
Mídias (   ) |  | 
| 
Computador (  
  ) |  | 
VI- AVALIAÇÃO
| 
Diagnóstica (  
  ) | 
Outros:  | 
| 
Oral (   ) | |
| 
Writing (   ) | |
| 
Speaking (   ) |  | 
| 
Atitudinal (  
  ) |  | 
VII - BIBLIOGRAFIA
| 
Livro Adotado (Listar) | |
| 
Blog SRE (   ) | 
Outros: | 
| 
CBC (   ) | |
| 
Orientações Pedagógicas (   ) | |
| 
Roteiro de Atividades (   ) | |
| 
CRV (   ) |  | 
 
Muito bom
ResponderExcluir