quinta-feira, 2 de maio de 2013

Planejamento Anual de Geografia - 7º ano - De acordo com o CBC - MG


                                                  Plano de curso 2013

 

I. IDENTIFICAÇÃO

 

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
 
 
 
 
CONTEÚDO:
GEOGRAFIA
TURMA: 7º ANO
N° DE AULAS SEMANAIS:
PROFESSOR (ES):
 
 

 

II. OBJETIVOS GERAIS

·         Investigar fenômenos socioespaciais;
·         Apreender a realidade sob o ponto de vista da espacialidade complexa;
·         Compreender as práticas que sustentam o espaço geográfico como um espaço indissociável de objetos e ações;
·         Analisar o papel e as possibilidades das práticas sociais na configuração do espaço geográfico, entendendo-o como produto de práticas espaciais;
·         Possibilitar o estabelecimento de outras práticas espaciais percebendo-o como usuário do espaço nas práticas cotidianas do lugar;
·         Auxiliar os alunos na construção da autonomia de pensar, no exercício do pensamento complexo e na busca de respostas para soluções de problemas locais, regionais e internacionais.

 

III. DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

TÓPICOS OBRIGATÓRIOS

 

 

Eixo temático
Tema
Tópico/Habilidade
Objetivos Específicos
N° de aulas
1 - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
1 - Território e territorialidade
Compreender no cotidiano as noções de território e territorialidade, aplicando-as nas situações que produzem a vida na cidade e no campo
6
1 - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
2 - Paisagens do Cotidiano
Interpretar as paisagens urbanas e rurais em suas oportunidades de trabalho e lazer valendo-se de imagens/fotos de tempos diferentes
2
Reconhecer nos cotidianos da paisagem urbana e rural o que a cultura e o trabalho conferiram como identidade de um lugar
2
1 - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
3 - Cidadania e direitos sociais
Reconhecer na paisagem urbana e rural, a cultura, o trabalho e o lazer como identidade de um lugar e direitos à cidadania
3
Ler e interpretar em mapas, dados e tabelas os avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo
6
1 - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
5 - Segregação espacial
Explicar os tipos de relações sociais existentes no território relacionando-os com os lugares, suas estratégias de segregação e exclusão das populações marginalizadas
4
Reconhecer a cidade na sua territorialidade de bandos, gangues, identificando as demarcações no seu espaço de vivência e relacionando-os com a singularidade ou generalidade de outros cotidianos
4
2 - A Sociodiversidade das paisagens e suas manifestações espaço-culturais
2 - Patrimônios ambientais do território brasileiro
7 - Turismo
Distinguir parâmetros de turismo sustentável e insustentável, explicando os impactos em nível sociocultural, socioambiental e socioeconômico
4
2 - A Sociodiversidade das paisagens e suas manifestações espaço-culturais
2 - Patrimônios ambientais do território brasileiro
8 - Cultura e natureza
Reconhecer a dinâmica cultural moldada em diferentes paisagens no Brasil e no mundo
6
2 - A Sociodiversidade das paisagens e suas manifestações espaço-culturais
2 - Patrimônios ambientais do território brasileiro
9 - Sociodiversidade
Compreender o conceito de sociodiversidade das paisagens, identificando-o em sua espacialidade municipal e regional
6
Identificar, analisar e avaliar o impacto das transformações culturais nas sociedades tradicionais provocadas pela mudança nos hábitos de consumo
8
Identificar em mapas, gráficos e fotos a população brasileira e mundial, em seu crescimento, tendências e distribuição
6
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
17 - Indústria e Meio Ambiente
Identificar e analisar os fatores geoestratégicos que vêm determinando os espaços inteligentes da indústria de alta tecnologia e suas novas exigências socioculturais
6
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
18 - Cidades sustentáveis
Explicar o significado do Orçamento Participativo, Plano Diretor e o Código de Posturas avaliando as ações de implementação em seu município
4
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
18 - Cidades sustentáveis
Identificar e explicar os desafios a serem superados no caminho construtivo de cidades sustentáveis
4
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
20 - Padrão de produção e consumo
Identificar os padrões de produção e consumo em diversas dimensões escalares avaliando-os sob a ótica da  sustentabilidade
6

 

Total de aulas
77

 

OBS.:

·         A numeração acima segue os parâmetros estabelecidos no CBC de

 Geografia, a fim de facilitar a compreensão do professor e a relação

 com os tópicos do próprio CBC.

·         As habilidades e os objetivos específicos acima são conteúdos obrigatórios,

devendo-se observar o número de aulas destinadas a cada um.

·         Para a complementação das 120 aulas anuais (para professores com 3

aulas semanais), cada professor poderá escolher os conteúdos dos tópicos

 complementares estipulados pelo CBC, visto que os tópicos obrigatórios já

 estão contemplados neste planejamento.

·         Os tópicos obrigatórios devem ser prioridade no ensino, reservando os

 tópicos complementares (em anexo) para aprofundamento quando o

 tempo permitir.

·         Cartografia – Deve ser desenvolvida utilizando fundos de mapa em todas

 as habilidades e conteúdos, resguardando a capacidade do estudante de

 localizar e entender o que está localizando. Ex: trabalhamos com

 imagens de lugares e tempos diferentes e posteriormente identificamos

 tais lugares num fundo de mapa. Em cartografia deve-se evitar que os

 estudantes preencham um mapa de continente com o nome de todos

 os países em uma mesma aula, porque assim ele não estará

 relacionando a localização com um fenômeno dificultando sua

 memorização. É sempre indicado ir construindo o mapa aos poucos,

 durante cada estudo. Ex: ao estudar os conflitos em um continente

eles localizariam primeiro esses países. O mesmo pode ser feito quando

 estiverem estudando as dificuldades naturais de uma região.

·         Distribuição dos Continentes - Sextos e sétimos anos: Brasil e Continente

 americano.

 

 (anexo I) III. DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

TÓPICOS COMPLEMENTARES

 

Eixo temático
Tema
Tópico/Habilidade
Objetivos Específicos
I - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
II - Espaços de convivência, de trabalho, de lazer: cidade e urbanidade
Interpretar gráficos, fotos e tabelas que expressem fenômenos urbanos da urbanidade e do entretenimento
I - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
Identificar, conhecer e avaliar os laços de identidade da cidade com o cidadão, as manifestações populares e o trabalho, assim como a falta de trabalho e a repressão às manifestações, em textos e fotos.
I - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
III - Patrimônio e ambiente
Analisar os impactos advindos das transformações no uso do patrimônio, propondo soluções para os problemas ambientais urbanos.
I - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
IV - Espacialidade
Identificar os arranjos espaciais que se manifestam em cotidianos urbanos sabendo categorizá-los e interpretá-los.
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço-Culturais
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
V - Território e territorialidade
Identificar as fronteiras culturais do território brasileiro, localizando-as no mapa
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço-Culturais
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
Reconhecer a sociodiversidade da nação da nação brasileira, sua localização no território e suas formas de manifestação e interação.
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço-Culturais
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
VI - Populações tradicionais
Relacionar o conteúdo legal dos direitos constitucionais garantidos às populações tradicionais do território brasileiro e seu cumprimento na prática existencial.
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço-Culturais
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
VI - Populações tradicionais
Analisar o modo de vida das populações tradicionais à luz dos padrões de produção e consumo coerentes com uma vida sustentável.
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
XV - Diversidade cultural
Reconhecer os fenômenos culturais que explicam as identidades regionais de vários povos da Terra avaliando-os em relação à sua extinção e descaracterização do modo de vida.
IV - Meio Ambiente e Cidadania planetária
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
XVI - Sociedades sustentáveis
Avaliar alternativas de combate à exclusão social em nível escalar referenciando-se em modelos de desenvolvimento social politicamente sustentáveis.
IV - Meio Ambiente e Cidadania planetária
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
XVIII - Políticas públicas e meio ambiente no Brasil
Identificar as políticas públicas do Brasil que regulam o uso e o consumo de recursos hídricos analisando a atuação dos órgãos governamentais responsáveis por elas.
IV - Meio Ambiente e Cidadania planetária
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
 
Avaliar as políticas públicas que regulam o comportamento das empresas em território nacional diante da necessidade de processos ambientalmente mais sustentáveis.

 

IV- METODOLOGIA

Trabalho em grupo (   )
Debate (   )
Pesquisa de campo (   )
Feira de Cultural (   )
Aula expositiva dialógica (   )
Excursão (   )
Exercícios (   )
Exposição de Trabalhos (   )
Mídias (   )
Leituras (   )
Atividades em ambiente virtual (   )
Outros:

 

V- RECURSOS

Caderno do aluno (   )
Outros:
Datashow (   )
Quadro/giz (   )
 
Livro didático (   )
Jornais, revistas (   )
 
Mídias (   )
 
Computador (   )
 

 

 

VI- AVALIAÇÃO

Diagnóstica (   )
Outros:
Oral (   )
Writing (   )
Speaking (   )
 
Atitudinal (   )
 

 

VII - BIBLIOGRAFIA

Livro Adotado (Listar)
Blog SRE (   )
Outros:
CBC (   )
Orientações Pedagógicas (   )
Roteiro de Atividades (   )
CRV (   )
 

 

 

Um comentário: