quinta-feira, 2 de maio de 2013

Planejamento Anual de Geografia - 9º ano - De acordo com o CBC - MG


                        Plano de curso 2013

 

I. IDENTIFICAÇÃO

 

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
 
 
CONTEÚDO:
GEOGRAFIA
TURMA: 9º ANO
N° DE AULAS SEMANAIS:
PROFESSOR (ES):
 

 

 

II. OBJETIVOS GERAIS

·         Investigar fenômenos socioespaciais;
·         Apreender a realidade sob o ponto de vista da espacialidade complexa;
·         Compreender as práticas que sustentam o espaço geográfico como um espaço indissociável de objetos e ações;
·         Analisar o papel e as possibilidades das práticas sociais na configuração do espaço geográfico, entendendo-o como produto de práticas espaciais;
·         Possibilitar o estabelecimento de outras práticas espaciais percebendo-o como usuário do espaço nas práticas cotidianas do lugar;
·         Auxiliar os alunos na construção da autonomia de pensar, no exercício do pensamento complexo e na busca de respostas para soluções de problemas locais, regionais e internacionais.
·         Desenvolver um raciocínio geográfico complexo e, com ele, atitudes que sustentam uma nova lógica e uma nova ética ambiental e social;]
·         Compreender a realidade implícita entre a lógica do consumo, consumismo e cidadania, formando atitudes e valores com vistas à construção de sociedades sustentáveis;
·         Compreender a importância do desenvolvimento de habilidades relacionadas ao tratamento da informação na reflexão e ação cotidiana do espaço globalizado;
·         Estabelecer outras práticas espaciais fazendo com que o aluno se perceba como usuário do espaço nas práticas cotidianas do lugar.

 

 

 

III. DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

TÓPICOS OBRIGATÓRIOS

 

 

Eixo temático
Tema
Tópico/Habilidade
Objetivos Específicos
N° de aulas
1 - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
3 - Cidadania e direitos sociais
Ler e interpretar em mapas, dados e tabelas os avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo
4
1 - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
4 - Lazer
Explicar o lazer na sociedade atual tendo como referência a mundialização de fenômenos econômicos, tecnológicos e culturais
6
1 - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
6 - Redes e circulação
Reconhecer as redes que possibilitam a circulação de informações, mercadorias e pessoas
6
3 - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
11 - Regionalização e mercados
Reconhecer nas formas de produção regional o desenvolvimento desigual do território brasileiro
6
3 - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
 
 
 
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
13 - Revolução técnico-científica
Compreender e aplicar noções e conceitos básicos relacionados aos sistemas técnicos em suas múltiplas temporalidades
2
Ler e interpretar textos, documentos, vídeos que discutem avanço técnico e a pesquisa científica da terceira revolução industrial
2
3 - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
14 - Redes técnicas das telecomunicações
Reconhecer a velocidade e eficiência dos transportes e da comunicação em decorrência do desenvolvimento técnico científico e processo de globalização em curso
4
3 - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
Diferenciar os processos de tecnificação do espaço em suas temporalidades
6
3 - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
Compreender a modernização resultante da revolução tecnológica, seus conflitos e contradições, gerados na forma como se distribuem seus benefícios pela humanidade
6
3 - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
15- Fragmentação
Mapear as áreas de exclusão utilizando textos, gráficos, tabelas, mapas temáticos para analisar as regiões em conflito no mundo
8
3 - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
Analisar os fenômenos culturais, ambientais e econômicos que conferem identidade às manifestações de regionalização e fragmentação no espaço mundial
6
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
17 - Indústria e meio ambiente
Identificar e avaliar o comportamento das empresas diante da necessidade de se utilizar processos ambientalmente mais sustentáveis, tais como, o uso do solo, do subsolo, das águas
4
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
17 - Indústria e meio ambiente
Identificar e analisar os fatores geoestratégicos que vêm determinando os espaços inteligentes da indústria de alta tecnologia e suas novas exigências socioculturais
6
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
19 - Agenda 21
Conhecer na Agenda XXI, a importância de suas diretrizes, na construção de sociedades sustentáveis
3
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
Analisar as políticas públicas que compõem o Programa Nacional da Biodiversidade
3

 

 

Total de aulas
72

OBS.:

·         A numeração acima segue os parâmetros estabelecidos no CBC de

 Geografia, a fim de facilitar a compreensão do professor e a relação

 com os tópicos do próprio CBC.

·         As habilidades e os objetivos específicos acima são conteúdos obrigatórios,

 devendo-se observar o número de aulas destinadas a cada um.

·         Para a complementação das 120 aulas anuais (para professores com 3

 aulas semanais), cada professor poderá escolher os conteúdos dos tópicos

 complementares estipulados pelo CBC, visto que os tópicos obrigatórios

 já estão contemplados neste planejamento.

·         Os tópicos obrigatórios devem ser prioridade no ensino, reservando os

 tópicos complementares (em anexo) para aprofundamento quando o

tempo permitir.

·         Cartografia – Deve ser desenvolvida utilizando fundos de mapa em

todas as habilidades e conteúdos, resguardando a capacidade do

 estudante de localizar e entender o que está localizando. Ex:

 trabalhamos com imagens de lugares e tempos diferentes e

posteriormente identificamos tais lugares num fundo de mapa. Em

 cartografia deve-se evitar que os estudantes preencham um mapa de

 continente com o nome de todos os países em uma mesma aula,

porque assim ele não estará relacionando a localização com um

fenômeno dificultando sua memorização. É sempre indicado ir

 construindo o mapa aos poucos, durante cada estudo. Ex: ao estudar

 os conflitos em um continente eles localizariam primeiro esses países.

 O mesmo pode ser feito quando estiverem estudando as dificuldades

 naturais de uma região.

·         Distribuição dos Continentes - Europa, Ásia e Oceania sempre

 relacionados com o Brasil e o município.

 

 

(anexo I) III. DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

TÓPICOS COMPLEMENTARES

 

Eixo temático
Tema
Tópico/Habilidade
Objetivos Específicos
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço-Culturais
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
VII - Sistemas técnicos
Reconhecer nos fenômenos espaciais contemporâneos os sistemas técnicos que sinalizam para uma transformação das vivências cotidianas da sociedade de consumo.
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço-Culturais
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
VIII - Paisagem cultural
Reconhecer, em dimensão multiescalar, diferentes paisagens culturais distinguindo-as em sua singularidade.
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
XI - Fronteiras
Identificar e mapear as fronteiras políticas, raciais, econômicas, religiosas, linguísticas, localizando suas territorialidades e desterritorialidades.
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
Problematizar as questões raciais, políticas, religiosas e de gênero analisando suas repercussões em escala nacional, local e internacional.
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
XII - Impactos ambientais e sustentabilidade
Identificar o uso sustentável dos recursos naturais e culturais por empresas que atuam no terceiro setor, modificando o comportamento empresarial diante da necessidade de processos ambientalmente mais sustentáveis.
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
 
 
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
XIII - Território e redes
Identificar o conceito de território explicando-o através das noções de exclusão, marginalização, segregação, identidade, relacionando-o à complexidade das cotidianos das cidades em suas divisões e demarcações espaciais
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
XIII - Território e redes
Compreender o papel das redes virtuais na vida dos adolescentes e analisar a exclusão e a inclusão digital.
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
XIV - Globalização
Ler, analisar e interpretar s códigos específicos da Geografia (mapas, gráficos, tabelas etc.), na representação dos fatos e fenômenos relacionados À globalização política, econômica e cultural.
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
Selecionar temas e aspectos da espacialidade das cidades que informam as transformações sob a ótica da globalização.
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
Analisar e comparar as singularidades e generalidades de cada lugar, paisagem, território, região no processo de globalização.
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
XV - Diversidade cultural
Localizar, identificar e descrever os fenômenos relevantes da paisagem cultural que se expressam no movimento da globalização.
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
Reconhecer os fenômenos culturais que explicam as identidades regionais de vários povos da Terra avaliando-os em relação à sua extinção e descaracterização do modo de vida.
IV - Meio Ambiente e Cidadania planetária
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
XVII - Ordem Ambiental Internacional
Explicar, no contexto do Protocolo de Kyoto, as vantagens de países emergentes, como o Brasil, participarem do Programa "Seqüestro de Carbono".
IV - Meio Ambiente e Cidadania planetária
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
Identificar as políticas estabelecidas pela Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - CNUMAD - sobre mudanças climáticas avaliando os resultados do Protocolo de Kyoto em nível nacional e planetário.
IV - Meio Ambiente e Cidadania planetária
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
XVII - Ordem Ambiental Internacional
Explicar a importância da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - CNUMAD - na difusão da temática ambiental em nível planetário e como sistematizadora de uma ordem ambiental que regula as ações humanas e os impactos gerados por ela no ambiente
IV - Meio Ambiente e Cidadania planetária
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
XVIII - Políticas públicas e meio ambiente no Brasil
Explicar a questão da biosegurança no âmbito da CNUMAD avaliando seus avanços e retrocessos no cenário político e científico nacional.

 

IV- METODOLOGIA

Trabalho em grupo (   )
Debate (   )
Pesquisa de campo (   )
Feira de Cultural (   )
Aula expositiva dialógica (   )
Excursão (   )
Exercícios (   )
Exposição de Trabalhos (   )
Mídias (   )
Leituras (   )
Atividades em ambiente virtual (   )
Outros:

 

V- RECURSOS

Caderno do aluno (   )
Outros:
Datashow (   )
Quadro/giz (   )
 
Livro didático (   )
Jornais, revistas (   )
 
Mídias (   )
 
Computador (   )
 

VI- AVALIAÇÃO

Diagnóstica (   )
Outros:
Oral (   )
Writing (   )
Speaking (   )
 
Atitudinal (   )
 

 

VII - BIBLIOGRAFIA

Livro Adotado (Listar)
 
 
Blog SRE (   )
Outros:
CBC (   )
Orientações Pedagógicas (   )
Roteiro de Atividades (   )
CRV (   )
 

 

 

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu planejamento ,me deu um horizonte para elaborar o meu já que não tenho experiencia.Obrigado.

    ResponderExcluir