Plano de curso 2013
I. IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA
ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
|
|||
|
|
||
CONTEÚDO:
|
GEOGRAFIA
|
TURMA: 9º
ANO
|
N° DE
AULAS SEMANAIS:
|
PROFESSOR (ES):
|
|
II. OBJETIVOS GERAIS
·
Investigar
fenômenos socioespaciais;
·
Apreender
a realidade sob o ponto de vista da espacialidade complexa;
·
Compreender
as práticas que sustentam o espaço geográfico como um espaço indissociável de
objetos e ações;
·
Analisar
o papel e as possibilidades das práticas sociais na configuração do espaço
geográfico, entendendo-o como produto de práticas espaciais;
·
Possibilitar
o estabelecimento de outras práticas espaciais percebendo-o como usuário do
espaço nas práticas cotidianas do lugar;
·
Auxiliar
os alunos na construção da autonomia de pensar, no exercício do pensamento
complexo e na busca de respostas para soluções de problemas locais, regionais
e internacionais.
·
Desenvolver
um raciocínio geográfico complexo e, com ele, atitudes que sustentam uma nova
lógica e uma nova ética ambiental e social;]
·
Compreender
a realidade implícita entre a lógica do consumo, consumismo e cidadania,
formando atitudes e valores com vistas à construção de sociedades
sustentáveis;
·
Compreender
a importância do desenvolvimento de habilidades relacionadas ao tratamento da
informação na reflexão e ação cotidiana do espaço globalizado;
·
Estabelecer
outras práticas espaciais fazendo com que o aluno se perceba como usuário do
espaço nas práticas cotidianas do lugar.
|
III. DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
TÓPICOS OBRIGATÓRIOS
|
Eixo temático
|
Tema
|
Tópico/Habilidade
|
Objetivos Específicos
|
N° de aulas
|
1 - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
3 - Cidadania e direitos sociais
|
Ler e interpretar em mapas, dados e tabelas os
avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo
|
4
|
1 - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
4 - Lazer
|
Explicar o lazer na sociedade atual tendo como
referência a mundialização de fenômenos econômicos, tecnológicos e culturais
|
6
|
1 - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
6 - Redes e circulação
|
Reconhecer as redes que possibilitam a
circulação de informações, mercadorias e pessoas
|
6
|
3 - Globalização e regionalização no mundo
contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas
regionalizações
|
11 - Regionalização e mercados
|
Reconhecer nas formas de produção regional o
desenvolvimento desigual do território brasileiro
|
6
|
3 - Globalização e regionalização no mundo
contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas
regionalizações
|
13 - Revolução técnico-científica
|
Compreender e aplicar noções e conceitos
básicos relacionados aos sistemas técnicos em suas múltiplas temporalidades
|
2
|
Ler e interpretar textos, documentos, vídeos
que discutem avanço técnico e a pesquisa científica da terceira revolução
industrial
|
2
|
|||
3 - Globalização e regionalização no mundo
contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas
regionalizações
|
14 - Redes técnicas das telecomunicações
|
Reconhecer a velocidade e eficiência dos
transportes e da comunicação em decorrência do desenvolvimento técnico
científico e processo de globalização em curso
|
4
|
3 - Globalização e regionalização no mundo
contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas
regionalizações
|
Diferenciar os processos de tecnificação do
espaço em suas temporalidades
|
6
|
|
3 - Globalização e regionalização no mundo
contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas
regionalizações
|
Compreender a modernização resultante da
revolução tecnológica, seus conflitos e contradições, gerados na forma como
se distribuem seus benefícios pela humanidade
|
6
|
|
3 - Globalização e regionalização no mundo
contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas
regionalizações
|
15- Fragmentação
|
Mapear as áreas de exclusão utilizando textos,
gráficos, tabelas, mapas temáticos para analisar as regiões em conflito no
mundo
|
8
|
3 - Globalização e regionalização no mundo
contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas
regionalizações
|
Analisar os fenômenos culturais, ambientais e
econômicos que conferem identidade às manifestações de regionalização e
fragmentação no espaço mundial
|
6
|
|
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
|
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
|
17 - Indústria e meio ambiente
|
Identificar e avaliar o comportamento das
empresas diante da necessidade de se utilizar processos ambientalmente mais
sustentáveis, tais como, o uso do solo, do subsolo, das águas
|
4
|
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
|
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
|
17 - Indústria e meio ambiente
|
Identificar e analisar os fatores
geoestratégicos que vêm determinando os espaços inteligentes da indústria de
alta tecnologia e suas novas exigências socioculturais
|
6
|
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
|
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
|
19 - Agenda 21
|
Conhecer na Agenda XXI, a importância de suas
diretrizes, na construção de sociedades sustentáveis
|
3
|
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
|
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
|
Analisar as políticas públicas que compõem o
Programa Nacional da Biodiversidade
|
3
|
Total de aulas
|
72
|
OBS.:
·
A numeração acima segue os
parâmetros estabelecidos no CBC de
Geografia, a fim de facilitar a compreensão do
professor e a relação
com os tópicos do próprio CBC.
·
As habilidades e os objetivos
específicos acima são conteúdos obrigatórios,
devendo-se observar o número de aulas
destinadas a cada um.
·
Para a complementação das 120 aulas anuais (para professores com 3
aulas semanais), cada professor poderá
escolher os conteúdos dos tópicos
complementares estipulados pelo CBC, visto que
os tópicos obrigatórios
já estão contemplados neste planejamento.
·
Os
tópicos obrigatórios devem ser prioridade no ensino, reservando os
tópicos complementares (em anexo) para
aprofundamento quando o
tempo permitir.
·
Cartografia – Deve ser desenvolvida utilizando fundos de mapa em
todas as habilidades e
conteúdos, resguardando a capacidade do
estudante de localizar e entender o que está
localizando. Ex:
trabalhamos com imagens de lugares e tempos
diferentes e
posteriormente
identificamos tais lugares num fundo de mapa. Em
cartografia deve-se evitar que os estudantes
preencham um mapa de
continente com o nome de todos os países em
uma mesma aula,
porque assim ele não estará
relacionando a localização com um
fenômeno dificultando sua
memorização. É sempre indicado ir
construindo o mapa aos poucos, durante cada
estudo. Ex: ao estudar
os conflitos em um continente eles
localizariam primeiro esses países.
O mesmo pode ser feito quando estiverem
estudando as dificuldades
naturais de uma região.
·
Distribuição dos Continentes - Europa,
Ásia e Oceania sempre
relacionados com o Brasil e o município.
(anexo I) III. DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
TÓPICOS COMPLEMENTARES
|
Eixo temático
|
Tema
|
Tópico/Habilidade
|
Objetivos Específicos
|
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações
Espaço-Culturais
|
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
|
VII - Sistemas técnicos
|
Reconhecer nos fenômenos espaciais contemporâneos os sistemas técnicos
que sinalizam para uma transformação das vivências cotidianas da sociedade de
consumo.
|
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações
Espaço-Culturais
|
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
|
VIII - Paisagem cultural
|
Reconhecer, em dimensão multiescalar, diferentes paisagens culturais
distinguindo-as em sua singularidade.
|
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
|
XI - Fronteiras
|
Identificar e mapear as fronteiras políticas, raciais, econômicas,
religiosas, linguísticas, localizando suas territorialidades e
desterritorialidades.
|
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
|
Problematizar as questões raciais, políticas, religiosas e de gênero
analisando suas repercussões em escala nacional, local e internacional.
|
|
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
|
XII - Impactos ambientais e sustentabilidade
|
Identificar o uso sustentável dos recursos naturais e culturais por
empresas que atuam no terceiro setor, modificando o comportamento empresarial
diante da necessidade de processos ambientalmente mais sustentáveis.
|
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
|
XIII - Território e redes
|
Identificar o conceito de território explicando-o através das noções
de exclusão, marginalização, segregação, identidade, relacionando-o à
complexidade das cotidianos das cidades em suas divisões e demarcações
espaciais
|
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
|
XIII - Território e redes
|
Compreender o papel das redes virtuais na vida dos adolescentes e
analisar a exclusão e a inclusão digital.
|
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
|
XIV - Globalização
|
Ler, analisar e interpretar s códigos específicos da Geografia (mapas,
gráficos, tabelas etc.), na representação dos fatos e fenômenos relacionados
À globalização política, econômica e cultural.
|
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
|
Selecionar temas e aspectos da espacialidade das cidades que informam
as transformações sob a ótica da globalização.
|
|
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
|
Analisar e comparar as singularidades e generalidades de cada lugar,
paisagem, território, região no processo de globalização.
|
|
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
|
XV - Diversidade cultural
|
Localizar, identificar e descrever os fenômenos relevantes da paisagem
cultural que se expressam no movimento da globalização.
|
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
|
Reconhecer os fenômenos culturais que explicam as identidades
regionais de vários povos da Terra avaliando-os em relação à sua extinção e
descaracterização do modo de vida.
|
|
IV - Meio Ambiente e Cidadania planetária
|
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
|
XVII - Ordem Ambiental Internacional
|
Explicar, no contexto do Protocolo de Kyoto, as vantagens de países
emergentes, como o Brasil, participarem do Programa "Seqüestro de
Carbono".
|
IV - Meio Ambiente e Cidadania planetária
|
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
|
Identificar as políticas estabelecidas pela Conferência das Nações
Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - CNUMAD - sobre mudanças
climáticas avaliando os resultados do Protocolo de Kyoto em nível nacional e
planetário.
|
|
IV - Meio Ambiente e Cidadania planetária
|
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
|
XVII - Ordem Ambiental Internacional
|
Explicar a importância da Conferência das Nações Unidas para o Meio
Ambiente e o Desenvolvimento - CNUMAD - na difusão da temática ambiental em
nível planetário e como sistematizadora de uma ordem ambiental que regula as
ações humanas e os impactos gerados por ela no ambiente
|
IV - Meio Ambiente e Cidadania planetária
|
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
|
XVIII - Políticas públicas e meio ambiente no Brasil
|
Explicar a questão da biosegurança no âmbito da CNUMAD avaliando seus
avanços e retrocessos no cenário político e científico nacional.
|
IV- METODOLOGIA
Trabalho em grupo (
)
|
Debate ( )
|
Pesquisa de campo (
)
|
Feira de Cultural (
)
|
Aula expositiva dialógica ( )
|
Excursão ( )
|
Exercícios (
)
|
Exposição de Trabalhos ( )
|
Mídias ( )
|
Leituras ( )
|
Atividades em ambiente virtual ( )
|
Outros:
|
V- RECURSOS
Caderno do aluno (
)
|
Outros:
|
Datashow ( )
|
|
Quadro/giz (
)
|
|
Livro didático (
)
|
|
Jornais, revistas (
)
|
|
Mídias ( )
|
|
Computador (
)
|
|
VI- AVALIAÇÃO
Diagnóstica (
)
|
Outros:
|
Oral ( )
|
|
Writing ( )
|
|
Speaking ( )
|
|
Atitudinal (
)
|
|
VII - BIBLIOGRAFIA
Livro Adotado (Listar)
|
|
Blog SRE ( )
|
Outros:
|
CBC ( )
|
|
Orientações Pedagógicas ( )
|
|
Roteiro de Atividades ( )
|
|
CRV ( )
|
|
Muito bom seu planejamento, parabéns.
ResponderExcluirGostei muito do seu planejamento ,me deu um horizonte para elaborar o meu já que não tenho experiencia.Obrigado.
ResponderExcluir